Arcoverde, Triunfo e São José do Egito recebem ação de regularização fundiária
Por André Luis
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), em parceria com a Corregedoria Geral da Justiça estadual, realizará a “Semana de Mobilização Solo Seguro – Favelas e Núcleos Urbanos” entre os dias 3 e 7 de junho. Esta ação faz parte do Programa Moradia Legal Pernambuco (PMLPE) e tem como objetivo a regularização fundiária urbana, proporcionando segurança jurídica e justiça social para comunidades carentes.
A programação inclui eventos em diversas localidades do estado, destacando-se as entregas de títulos de propriedade, que oficializam a posse de terrenos e residências para muitos moradores. Dentre as cidades contempladas estão Arcoverde, no Sertão do Moxotó e Triunfo e São José do Egito, ambas no Sertão do Pajeú.
Em Arcoverde, no dia 5 de junho, às 10h, haverá a entrega de títulos de propriedade para a comunidade de Novo Veraneio. No mesmo dia, em Triunfo, às 17h, a comunidade Cansanção receberá seus títulos na Quadra Poliesportiva Clóvis Pereira de Almeida. Já em São José do Egito, a entrega ocorrerá no dia 6 de junho, às 10h, para os moradores do Conjunto Habitacional Júnior Valadares, na Escola Técnica Estadual Professora Célia Siqueira.
Esta iniciativa visa integrar os núcleos informais ao ordenamento urbano, promovendo ações jurídicas, sociais, urbanísticas e ambientais. O PMLPE, através da Semana de Mobilização Solo Seguro, busca não apenas a regularização de imóveis, mas também a melhoria da qualidade de vida das famílias beneficiadas, garantindo-lhes acesso a direitos fundamentais e fortalecendo a justiça social em Pernambuco.
A Prefeitura de Afogados da Ingazeira inaugurou na sexta-feira (26), mais uma academia da saúde na zona rural, dessa vez na comunidade do Alto vermelho. A um custo de R$ 23 mil, a Secretaria de Saúde instalou equipamentos para atividades físicas e brinquedos para o lazer das crianças. O equipamento também conta com piso intertravado […]
A Prefeitura de Afogados da Ingazeira inaugurou na sexta-feira (26), mais uma academia da saúde na zona rural, dessa vez na comunidade do Alto vermelho. A um custo de R$ 23 mil, a Secretaria de Saúde instalou equipamentos para atividades físicas e brinquedos para o lazer das crianças.
O equipamento também conta com piso intertravado produzido pela própria Prefeitura, o que diminuiu o custo da obra, além de iluminação em led.
A academia foi inaugurada sem a presença expressiva da comunidade, não foi distribuído convite e nem aviso no rádio, de modo a garantir um menor número de pessoas.
Estiveram presentes, além do Prefeito Alessandro Palmeira, o vice-prefeito, Daniel Valadares, o Secretário de Saúde, Artur Amorim, e os vereadores Raimundo Lima e Rubinho do São João.
“Essa é uma obra muito importante, que traz mais qualidade de vida, com mais saúde e área de lazer para as crianças. É uma das ações do nosso plano de 100 dias. Até o próximo dia 10 de abril teremos uma verdadeira maratona de inaugurações e entregas em nosso município,” destacou o Prefeito Alessandro Palmeira, fazendo referência ao plano anunciado na última semana, que prevê investimentos da ordem de mais de dois milhões de reais em obras e ações nas diversas áreas da gestão municipal.
G1 O Ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta terça-feira (27) prorrogar por 60 dias o inquérito que tem o presidente Michel Temer entre os investigados. A prorrogação das investigações foipedida pela Polícia Federal no último dia 20. Consultada, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, se manifestou favoravelmente. Sobre o diretor-geral […]
O Ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta terça-feira (27) prorrogar por 60 dias o inquérito que tem o presidente Michel Temer entre os investigados.
A prorrogação das investigações foipedida pela Polícia Federal no último dia 20. Consultada, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, se manifestou favoravelmente.
Sobre o diretor-geral da PF, Fernando Segovia, Barroso afirmou que ele já manifestou “por escrito nos autos, e oralmente perante este relator, o compromisso de não interferir em qualquer medida no inquérito em curso. Considero-o, portanto, devidamente ciente de que deve se abster de qualquer pronunciamento a respeito.”
O inquérito foi aberto em setembro do ano passado com base nas delações de Joesley Batista, dono do grupo J&F, e de Ricardo Saud, ex-executivo do grupo.
As investigações apuram o suposto pagamento de propina na edição, por Temer, de um decreto relacionado ao setor de portos.
De acordo com as investigações, a empresa Rodrimar, que atua no Porto de Santos (SP), teria sido beneficiada. Temer e a empresa negam a acusação.
O comerciante Alessandro Queiroz acaba de dizer ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, que não tem nenhuma pretensão de disputar as eleições em Carnaíba. Com 38 anos, há 12 anos responsável pela rede de supermercados Avistão, ele disse ser grato à lembrança, mas que seu foco e vocação está na condução de seus negócios. […]
O comerciante Alessandro Queiroz acaba de dizer ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, que não tem nenhuma pretensão de disputar as eleições em Carnaíba.
Com 38 anos, há 12 anos responsável pela rede de supermercados Avistão, ele disse ser grato à lembrança, mas que seu foco e vocação está na condução de seus negócios.
Alessandro Queiroz foi cotado por nomes da oposição para encabeçar uma chapa à Prefeitura de Carnaíba, mas nunca se manifestou a respeito.
Tentaram até colocar seu nome em pesquisa, mas ele diz preferir dar sequência ao seu negócio. “Tenho como ajudar o município de outras formas. Sempre estarei aberto para ajudar a população de Carnaíba, como já faço gerando emprego e renda na cidade”, disse.
Por André Luis Uma postagem feita por um internauta na última sexta-feira (22), no Facebook, levantou um debate sobre o custo de vida, mais precisamente sobre os valores dos aluguéis e venda de imóveis no município de Afogados da Ingazeira. Na postagem o internauta reclama dos valores de imóveis à venda no município. Segundo ele: […]
Uma postagem feita por um internauta na última sexta-feira (22), no Facebook, levantou um debate sobre o custo de vida, mais precisamente sobre os valores dos aluguéis e venda de imóveis no município de Afogados da Ingazeira.
Na postagem o internauta reclama dos valores de imóveis à venda no município. Segundo ele: “o povo de Afogados coloca preço em imóvel achando que vai vender no sonho de ficar rico” e completa: “Afogados é um interior sem nada a oferecer e sem emprego. Ninguém vai pagar o dobro do valor do seu imóvel, cai na real”, criticou o internauta.
A postagem repercutiu e levantou um importante debate sobre o custo de vida no município. Vários outros internautas se juntaram as críticas e aproveitaram para colocar no bojo das especulações os valores de aluguéis de imóveis, da venda de móveis, peças para motos e carros, valores de terrenos, dentre outros itens.
Em um dos comentários um internauta faz uma comparação entre alugar uma casa em Afogados da Ingazeira com o aluguel de um flat em Boa Viagem, no Recife. Segundo ele, com R$800,00 – valor de muitos aluguéis em pontos estrategicamente geográficos no município, dá para alugar um flat, em Boa Viagem, à trinta metros da praia.
Outra comparação feita pelo mesmo internauta é com relação ao valor de um terreno no bairro Morada Nova. Segundo ele, pesquisou um terreno próximo ao estádio Vianão e o valor seria de R$90 mil. “Um apartamento beira mar custa R$135 mil, aí eu me pergunto, será que vale a pena comprar o terreno em Afogados ou o apartamento em Boa Viagem”, ironizou.
Outro comentário feito por outro internauta levantou a questão de preço em peças para motos. Segundo ele, em Afogados da Ingazeira se paga o dobro do valor de Recife. Ele listou como exemplo que teria pago em um pneu de uma determinada moto R$75,00 no Recife, enquanto o mesmo pneu custa R$150,00 em Afogados. “O pneu de uma CB300 em Afogados custa R$380,00 em Recife fica por R$120,00 é um absurdo”, reclama.
Reclamação confirmada por outro usuário supostamente dono de uma CB 300. “Tenho uma CB300 também e é isso mesmo, tudo aqui é caro, deixei de comprar aqui pra comprar na net já tem muito tempo”, afirmou.
Uma outra internauta reclamou: “Um lugar que se conta nos dedos quem ganha um salário e trabalha de carteira assinada… é tudo caro, imóvel, aluguel, carro, tudo. Quem tem um pouco a mais humilha os outros que morrem de trabalhar e não tem nada”.
A grande maioria dos comentários reclamam dos valores de venda e aluguel de imóveis. Para eles o que se vê são imóveis que não valem nem um terço do valor pedido e por isso “viram floresta, mas não vende.
Mas houve também quem defendeu os valores praticados e criticaram a postagem. Alguns internautas sugeriram aos que estavam reclamando que se mudassem. Em um outro comentário, um internauta disse que quisessem imóveis baratos que os reclamantes fizessem eles mesmos. “Ninguém é obrigado a comprar, da mesma forma que ninguém é obrigado a vender barato só porque vocês querem. Mas e aí? Querem imóvel barato? Façam vocês mesmos”, retrucou.
Encerrando a semana que marcou a celebração dos 70 anos de nascimento do Mestre Salustiano, o governador Paulo Câmara e a primeira-dama do Estado, Ana Luiza Câmara, prestigiaram uma homenagem promovida pela família do mestre, na Casa da Rabeca, em Olinda, neste sábado (14). Ao pontuar a importância do artista para a cultura popular, Paulo […]
Encerrando a semana que marcou a celebração dos 70 anos de nascimento do Mestre Salustiano, o governador Paulo Câmara e a primeira-dama do Estado, Ana Luiza Câmara, prestigiaram uma homenagem promovida pela família do mestre, na Casa da Rabeca, em Olinda, neste sábado (14).
Ao pontuar a importância do artista para a cultura popular, Paulo Câmara disse que, como pernambucano, tinha muito orgulho de ter acompanhado a trajetória de Mestre Salustiano. “Ele defendeu a cultura com muito afinco, mostrando a todos nós a importância de valorizar as nossas tradições”, afirmou.
Em nome da família, falou a filha Imaculada Salustiano. Ela destacou o esforço do pai em promover a cultura pernambucana e criar os 15 filhos. “Mestre Salustiano também foi um grande pai. Ele estará sempre vivo em nossos corações”, disse.
Ao término das apresentações, o chefe do Executivo estadual recebeu uma rabeca da família do homenageado, que faleceu em 2008.
Estiveram presentes no ato o vice-governador Raul Henry; o prefeito do Recife, Geraldo Julio; o de Olinda, Renildo Calheiros; secretários e deputados, estaduais e federais. A ex-primeira-dama do Estado, Renata Campos, e seu filho João Campos também prestigiaram o encontro.
Você precisa fazer login para comentar.