Arcoverde sobe no ranking de competitividade e alcança 12º lugar em Pernambuco
Levantamento do CLP aponta melhora do município em áreas como saúde, telecomunicações e economia.
Arcoverde avançou 49 posições no Ranking de Competitividade dos Municípios de 2026 e passou da 356ª para a 307ª colocação nacional. O levantamento, divulgado na última quinta-feira (27), avalia 423 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes.
No recorte de Pernambuco, Arcoverde subiu oito posições e ocupa agora o 12º lugar entre os municípios do estado incluídos no estudo. No Nordeste, aparece na 44ª colocação.
O ranking, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), reúne 65 indicadores distribuídos em 13 pilares nas áreas de instituições, sociedade e economia.
Entre os resultados de Arcoverde, um dos principais avanços ocorreu em Qualidade da Saúde. O município passou da 20ª para a 6ª posição em Pernambuco. Em Acesso à Saúde, manteve o 3º lugar estadual.
Nos indicadores específicos da área, Arcoverde aparece em 2º lugar em Pernambuco tanto em cobertura vacinal quanto em atendimento pré-natal.
Na educação, o município ocupa a 4ª posição estadual no pilar Qualidade da Educação. Apesar de permanecer entre os primeiros colocados, houve recuo em relação a 2025, quando Arcoverde aparecia em 1º lugar nesse quesito.
Outro avanço foi registrado em Telecomunicações. A cidade passou da 14ª para a 3ª colocação em Pernambuco.
Na dimensão Economia, Arcoverde saiu do 13º para o 5º lugar estadual. Também chegou à 7ª posição em Inserção Econômica e à 6ª em Capital Humano.
O prefeito Zeca Cavalcanti avaliou que o resultado reflete melhorias em diferentes áreas da administração municipal. “Esse avanço no Ranking de Competitividade mostra que Arcoverde voltou a crescer e a recuperar o protagonismo que sempre teve”, afirmou.
Arcoverde passou a integrar o Ranking de Competitividade dos Municípios em 2025, após entrar no grupo de cidades abrangidas pelo recorte populacional do levantamento.
Foto: Divulgação
Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr




Nesta quinta-feira (25), aconteceu a 2ª Oficina do Pacto Pajeú Sustentável para Avaliação de Oportunidades de Restauração com o tema “ROAM da Caatinga”. A atividade faz parte da programação do pacto assinado em dezembro, pelo Instituto de Desenvolvimento Humano (IDH) e a Prefeitura de Afogados da Ingazeira.

Hoje participo na TV Nova/TV Cultura do Roda Viva Pernambuco, com o Procurador Geral de Justiça de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros. Em Recife, acompanhe no canal digital 22.1. No blog, vamos disponibilizar link para você acompanhar. É às 20h.
Estadão












Você precisa fazer login para comentar.