Notícias

Arcoverde promove 1º Colegiado de Gestores para início do ano letivo de 2021

Por André Luis

A Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Educação, promoveu na manhã da última sexta-feira, 22 de janeiro, o 1º Colegiado de Gestores de 2021, com a participação de gestores e educadores de apoio. A iniciativa tem por base promover o engajamento e alinhamento das ações que serão colocadas em prática no decorrer do novo ano letivo.

Na ocasião, foram apresentados os novos gestores que a partir deste ano integram o Colegiado, e também foi apresentado o Plano de Retomada das Atividades Pedagógicas, para que cada integrante pudesse adaptar a sua realidade, assim como o Calendário Escolar de 2021.

“Este primeiro Colegiado do ano, com a participação da Secretaria de Educação, através das equipes de ensino, inspeção escolar, de nutricionista e também do setor de convênios, foi dividido em duas etapas, sendo bastante produtivo e possibilitou a oportunidade de encaminhar, conhecer e redirecionar ações que vão acontecer já a partir do início próximo mês de fevereiro, na nossa rede municipal de ensino”, explicou o secretário de Educação de Arcoverde, professor Antônio Rodrigues Mendes Souza.

Outras Notícias

Afogados da Ingazeira: bolo de 114 anos homenageou o Colégio Normal

Uma tradição que já se consolidou em Afogados, o bolo de aniversário da cidade já homenageou a barragem de Brotas, o estádio Vianão e o cine São José, dentre outros. Este ano, na celebração dos 114 anos de emancipação política, a homenagem foi ao Colégio Normal – Escola Estadual de Referência em Ensino Médio Professora […]

Uma tradição que já se consolidou em Afogados, o bolo de aniversário da cidade já homenageou a barragem de Brotas, o estádio Vianão e o cine São José, dentre outros.

Este ano, na celebração dos 114 anos de emancipação política, a homenagem foi ao Colégio Normal – Escola Estadual de Referência em Ensino Médio Professora lone de Góes Barros.

Pesando 125 kg, dos quais 60 kg comestíveis, o projeto do bolo foi idealizado pelo artista plástico Edgley Brito, e preparado pela confeiteira Chriscia Martins, da Artes bolos Cris & Mô, com o apoio do marceneiro Júnior Brito, para a preparação da estrutura de apoio.

Um bolo extremamente detalhista quanto à representação do colégio, com a capela e portões de entrada iluminados, postes de iluminação, muros, detalhes da fachada, da quadra esportiva que foi recentemente construída. A parte musical ficou por conta dos músicos Chagas e Edinho. Após a distribuição do bolo, a maquete ficará exposta no colégio normal.

O Prefeito Alessandro Palmeira destacou em sua fala o desenvolvimento e crescimento da cidade, a formação do seu povo, e das lideranças, a exemplo de Dom Francisco, que ajudaram nesse processo. “Quero parabenizar a nossa cidade, o nosso povo, por esses 114 anos de emancipação, marcada por conquistas e avanços,” destacou Sandrinho. 

A solenidade contou com as presenças do deputado estadual José Patriota, do ex-prefeito Totonho Valadares, vice-prefeito Daniel, secretários municipais, Vereadores Erickson Torres, César Tenório, Raimundo Lima, Sargento Argemiro, Gal Mariano e Douglas eletricista, promotor público, Lúcio Luiz de Almeida, além das Professoras Nadja Almeida e Dercivânia Alves, representando toda a equipe do Colégio Normal. Após o corte do bolo, houve um show pirotécnico.

Veja vídeo com os detalhes, do Instagram do Blog:

 

Lula “não irá para o matadouro de cabeça baixa”, diz advogado

Segundo a Folha, os advogados que atuam na defesa de Lula estavam resistentes com o plano de ele não se entregar à Polícia Federal, mas mudaram de ideia a passaram a apoiá-lo. A estratégia de Lula é ficar na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, o marco zero da vida política de Lula, […]

Segundo a Folha, os advogados que atuam na defesa de Lula estavam resistentes com o plano de ele não se entregar à Polícia Federal, mas mudaram de ideia a passaram a apoiá-lo.

A estratégia de Lula é ficar na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, o marco zero da vida política de Lula, e esperar que a PF venha prendê-lo.

“Não haverá resistência, mas ele não irá para o matadouro de cabeça baixa, por livre e espontânea vontade”, disse à Folha José Roberto Batochio, que cuida da defesa de Lula junto com Cristiano Zanin Martins.

Não é rebelião”, prossegue Batochio. “É um direito da pessoa preservar a sua liberdade e não contribuir para qualquer ato que possa suprimi-la. Sem violência, é claro”.

A defesa do ex-presidente afirma que há uma doutrina prevendo que não pode ser aplicada uma punição extra a quem está defendendo seus princípios de liberdade.

Contas de 2016 de Guga Lins rejeitadas pelo TCE

A Primeira Câmara do TCE julgou o Processo 171000407, referente à Prestação de Contas de Governo da Prefeitura Municipal de Sertânia, relativas ao exercício financeiro de 2016. Como interessados, Guga Lins (então Prefeito), Wilmar Pires Bezerra (Contador) e Jucineide Pereira de Melo (Controle Interno). A Primeira Câmara, à unanimidade, emitiu parecer prévio recomendando à Câmara Municipal de […]

A Primeira Câmara do TCE julgou o Processo 171000407, referente à Prestação de Contas de Governo da Prefeitura Municipal de Sertânia, relativas ao exercício financeiro de 2016.

Como interessados, Guga Lins (então Prefeito), Wilmar Pires Bezerra (Contador) e Jucineide Pereira de Melo (Controle Interno).

A Primeira Câmara, à unanimidade, emitiu parecer prévio recomendando à Câmara Municipal de Sertânia a rejeição das contas de Guga relativas ao exercício financeiro de 2016.

O relator foi o Conselheiro Ranilson Ramos, seguido pelos pares à unanimidade. O ano foi o último de Guga a frente da prefeitura. Candidato a reeleição, foi derrotado pelo atual prefeito, Ângelo Ferreira.

Azul oferece voo de Petrolina a São Raimundo Nonato (PI)

A Azul está ampliando a sua malha de voos regionais no Nordeste, desta vez, ligando o Recife ao município de São Raimundo Nonato, no sudeste do Piauí, município onde está localizado o Parque Nacional Serra da Capivara, onde está o maior complexo de sítios arqueológicos da América. A rota irá funcionar num “modelo triangular” incluindo também o município de Petrolina, distante cerca de 300 […]

A Azul está ampliando a sua malha de voos regionais no Nordeste, desta vez, ligando o Recife ao município de São Raimundo Nonato, no sudeste do Piauí, município onde está localizado o Parque Nacional Serra da Capivara, onde está o maior complexo de sítios arqueológicos da América.

A rota irá funcionar num “modelo triangular” incluindo também o município de Petrolina, distante cerca de 300 quilômetros do município piauiense.

A nova frequência, com saídas às quintas-feiras e aos domingos do Recife, busca atender um mercado turístico com forte apelo internacional, trazendo visitantes, por meio do hub que a companhia mantém na capital pernambucana, ao Parque Nacional Serra da Capivara, que entre outros motivos, atrai dezenas de estudantes universitários de todo o mundo.

A rota será operada da seguinte forma: Recife (12h45), com chegada em São Raimundo Nonato às 14h45, na quinta-Feira. Em seguida, o mesmo avião sai de São Raimundo Nonato, às 15h25, em direção a Petrolina (16h25). Da cidade sertaneja, a aeronave retorna ao Recife às 17h05, chegando na capital por volta das 18h45.

Já aos domingos, o voo sai do Recife às 12h45. Chega em Petrolina às 14h25 e sai em seguida, às 15h05, para São Raimundo Nonato (16h05). Do Piauí, a aeronave retorna às 16h45, chegando ao Recife às 18h45. As frequências são operadas por um ATR 600, que comporta até 70 passageiros.

Apesar de ser mais uma alternativa para chegar e sair de Petrolina, tanto para o Recife quanto para São Raimundo Nonato, a rota lançada pela Azul não deve baratear, por enquanto, baratear as passagens para quem deseja chegar à cidade do Sertão pernambucano.

O trecho Recife-São Raimundo Nonato já pode ser encontrado por R$ 632,64 (dia 19 de janeiro de 2023). A volta, no dia 22 de janeiro, sai por R$ 266,90, por exemplo. A informação é do JC Online.

Salgueiro adere ao processo de concessão de serviços da Compesa

O prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro, participou na última terça-feira, 7, em Petrolina, do ato de assinatura da concessão parcial dos serviços da Compesa para a iniciativa privada. Na ocasião, a governadora Raquel Lyra assinou o contrato com o consórcio VITA Sertão, que ficou responsável pelos dois serviços na microrregião do Sertão, composta por 24 […]

O prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro, participou na última terça-feira, 7, em Petrolina, do ato de assinatura da concessão parcial dos serviços da Compesa para a iniciativa privada.

Na ocasião, a governadora Raquel Lyra assinou o contrato com o consórcio VITA Sertão, que ficou responsável pelos dois serviços na microrregião do Sertão, composta por 24 municípios, incluindo Salgueiro, que aderiu ao processo.

Após acompanhar a assinatura, Fabinho disse que discutirá com a concessionária investimentos em saneamento básico em áreas carentes de rede de esgoto na cidade, como os loteamentos criados nos últimos anos sem exigência de calçamento e saneamento. Em 2025 a atual gestão determinou que só vai liberar novos loteamentos 100% saneados e com, no mínimo, 50% de pavimentação.

“Nossa prioridade na discussão com a concessionária será investimento em saneamento básico onde não tem: loteamentos novos, que por omissão da gestão do PSB, autorizaram loteamentos sem nenhum percentual em saneamento”, disse o prefeito.

Segundo informações do processo de concessão, entre 2026 e 2033 a concessionária tem que investir mais de R$ 120 milhões nos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário em Salgueiro. Além disso, existe a previsão de R$ 50.127.702,44 de investimentos na zona rural até 2060.

Fabinho destaca que os investimentos em saneamento também trarão melhorias para a infraestrutura urbana. “Teremos a certeza de que os buracos hoje existentes na cidade, a grande maioria causada por conta da ausência de saneamento ou mal conservação do saneamento, agora terão recursos garantidos para evitar e corrigir o problema”, afirmou.