Notícias

Arcoverde conquista medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Foguetes

Por André Luis

A Escola Técnica Estadual (ETE) Arcoverde conquistou, pela primeira vez, a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBFEP). A competição ocorreu em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, e reuniu 84 equipes de diferentes regiões do país.

Representando a instituição, os estudantes Gabriel Pereira e Ivanildo, orientados pelo professor Marcos Cavalcante, alcançaram 308,1 metros no melhor lançamento. No segundo disparo, o foguete atingiu 266 metros, desempenho que garantiu a pontuação máxima do torneio.

O professor Marcos Cavalcante afirmou que o resultado é reflexo da preparação realizada ao longo dos últimos anos. “A vitória nacional mostra o esforço de Gabriel e Ivanildo em cada etapa da preparação. Foi uma experiência de grande aprendizado para todos e reforça a importância de investir em ciência e educação no Sertão”, declarou.

Os estudantes também comentaram sobre a conquista. “Competir entre 84 equipes e conquistar o ouro com lançamentos de 308,1 e 266 metros foi um marco para nós e para a escola. Mais do que os resultados, levamos dessa jornada disciplina, dedicação e paixão pela ciência”, afirmaram.

A participação teve apoio da Prefeitura de Arcoverde, de vereadores, de parceiros educacionais e da comunidade escolar. Segundo a gestão, o feito reforça a inserção da cidade no cenário nacional da educação científica.

Outras Notícias

PSD filia Túlio Gadêlha nesta quinta-feira

O deputado federal Túlio Gadêlha será filiado ao Partido Social Democrático (PSD) nesta quinta-feira (2), em ato que será comandado pela governadora Raquel Lyra. A filiação será realizada no Monte Bom Jesus, em Caruaru, e vai reunir lideranças políticas e apoiadores. Serviço: Filiação do deputado federal Túlio Gadêlha ao PSD Data: Quinta-feira, 2 de abril […]

O deputado federal Túlio Gadêlha será filiado ao Partido Social Democrático (PSD) nesta quinta-feira (2), em ato que será comandado pela governadora Raquel Lyra.

A filiação será realizada no Monte Bom Jesus, em Caruaru, e vai reunir lideranças políticas e apoiadores.

Serviço: Filiação do deputado federal Túlio Gadêlha ao PSD

Data: Quinta-feira, 2 de abril de 2026

Horário: 11h55

Local: Monte Bom Jesus, em Caruaru

Zeca e Júlio anunciaram emendas e ações no Agreste

Os deputados Júlio Cavalcanti (estadual) e Zeca Cavalcanti (federal), percorreram duas cidades no Agreste pernambucano, Itaíba e Garanhuns, participando de eventos com prefeitos, vereadores e lideranças ao lado do senador Armando Monteiro (PTB) e do deputado federal Silvio Costa (PTdoB). Na primeira visita, em Itaíba, os parlamentares trabalhistas foram recepcionados pela prefeita Regina da Saúde (PTB), […]

Os deputados Júlio Cavalcanti (estadual) e Zeca Cavalcanti (federal), percorreram duas cidades no Agreste pernambucano, Itaíba e Garanhuns, participando de eventos com prefeitos, vereadores e lideranças ao lado do senador Armando Monteiro (PTB) e do deputado federal Silvio Costa (PTdoB).

Na primeira visita, em Itaíba, os parlamentares trabalhistas foram recepcionados pela prefeita Regina da Saúde (PTB), que promoveu evento de prestação de contas de seus primeiros 100 dias de Governo no Ginásio de Esportes do município. Antes, os parlamentares visitaram a obra de limpeza da Barragem da Cisagro, o maior reservatório de água do município e que há mais de 30 anos não passava por uma limpeza. Após a visita, participaram de entrevista na Rádio Açurema FM.

Durante o evento de prestações de contas, o deputado Júlio Cavalcanti anunciou a liberação de R$ 150 mil para a compra de uma ambulância. Os recursos já estão disponíveis na Secretaria de Saúde do Estado. Segundo o parlamentar, “a parceria com a prefeita Regina será ainda mais intensa e sempre que for preciso estaremos aqui para debater com o povo os projetos que Itaíba precisa”.

Já o deputado federal Zeca Cavalcanti anunciou também a liberação de recursos da ordem de R$ 800 mil que serão utilizados na construção e equipamentos de unidades de saude, além de emendas para a compra de trator de arado, perfuração de poços e pavimentação. Outros R$ 250 mil também foram disponibilizados através de emenda do Senador Armando Monteiro para aquisição de equipamentos para as unidades de saúde do município. Outra grande novidade anunciada pelo deputado Zeca Cavalcanti foi a aprovação pelo Ministério da Agricultura do galpão disponibilizado pela Prefeitura para a instalação do Polo da Conab em Itaíba.

A noite, os deputados Júlio e Zeca Cavalcanti participaram, ao lado do senador Armando Monteiro, de evento em Garanhuns com lideranças de 20 municípios do Agreste Meridional. O encontro, que teve como anfitrião o Prefeito Izaías Régis (PTB), aconteceu no Restaurante Napolitana, e contou com a presença de cerca de 100 pessoas, entre Prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e outras lideranças políticas. Também estavam presentes em Garanhuns os deputados estaduais Álvaro Porto (PSD) e Silvio Costa Filho (PRB).

Em Afogados, simpósio debateu inovações na saúde municipal

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira promoveu nesta segunda (16), o I Simpósio de saúde pública, com o tema “inovação na saúde municipal. O evento aconteceu no cineteatro São José, e reuniu gestores e profissionais de saúde que atuam em Afogados da Ingazeira. O simpósio teve como pauta a apresentação das experiências e inovações vivenciadas […]

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira promoveu nesta segunda (16), o I Simpósio de saúde pública, com o tema “inovação na saúde municipal. O evento aconteceu no cineteatro São José, e reuniu gestores e profissionais de saúde que atuam em Afogados da Ingazeira.

O simpósio teve como pauta a apresentação das experiências e inovações vivenciadas pela Secretaria de Saúde durante o período de 2021 a 2024, além da atualização dos conhecimentos técnicos e a utilização de novas tecnologias.

O Secretário Municipal de Saúde, Artur Amorim, destacou os avanços obtidos na primeira gestão do Prefeito Sandrinho Palmeira, como a ampliação da atenção básica, com a criação de novas unidades de saúde, a utilização da tecnologia, através do centro de telemedicina, e a conquista de verbas garantidas para mais obras importantes na área da saúde, a exemplo da clínica ortopédica e de mais uma unidade básica de saúde para ampliar o atendimento aos bairros de Afogados.

Durante o simpósio, alguns integrantes da equipe da Secretaria Municipal de saúde apresentaram para o público as experiências vivenciadas e seus resultados nos diversos setores da gestão em saúde, a exemplo da  Atenção Básica, Atenção Especializada, Vigilância em Saúde, Rede de Atenção Psicossocial e Assistência Farmacêutica.

“A gente fica muito feliz com todas as ações realizadas nessa nossa primeira gestão. E quero aqui parabenizar a todos que fazem a Secretaria de Saúde pelo trabalho realizado e que foi destaque na Folha de São Paulo. Nessa próxima gestão vamos trabalhar ainda mais para melhorar a qualidade no atendimento em saúde para o nosso povo de Afogados,” destacou o vice-prefeito de Afogados, Daniel Valadares, que representou o Prefeito Sandrinho Palmeira durante o simpósio.

Raquel resiste

Da Coluna do Domingão Em mais de uma oportunidade, essa Coluna analisou cenários e perspectivas para o segundo turno. Tem previsto, por exemplo, que estará com Marília Arraes no segundo turno um nome puxado pela nacionalização da campanha. Assim, Anderson Ferreira ou Danilo Cabral ganharão capilaridade até a reta final para o primeiro turno, de […]

Da Coluna do Domingão

Em mais de uma oportunidade, essa Coluna analisou cenários e perspectivas para o segundo turno. Tem previsto, por exemplo, que estará com Marília Arraes no segundo turno um nome puxado pela nacionalização da campanha.

Assim, Anderson Ferreira ou Danilo Cabral ganharão capilaridade até a reta final para o primeiro turno, de acordo com os prognósticos.

Mas, registre-se, há um elemento que precisa ser considerado e registrado: o fator Raquel Lyra. Isso porque, mesmo sem um puxador de votos no plano nacional, com o PSDB apoiando Simone Tebet, sem força para reverberar no estado, a candidata tem mantido sua robustez numérica de acordo com os últimos levantamentos.

Consegue se manter disputando o segundo lugar mesmo contra o voto do bolsonarismo, migrando pra Anderson, e aquele que se alinha a Lula e o chamado voto de estrutura, indo pra Danilo. Nas últimas pesquisas, ou está na segunda colocação, ou brigando para manter-se.

Na IPEC, divulgada pela Globo, ela se mantém em segundo, com 13%, mesmo que tenha Anderson encostado, com 12%. Na Real Big Data com as intenções de voto para o Governo de Pernambuco. Segundo o levantamento, Marília Arraes (Solidariedade), registrou 36%, Raquel Lyra (PSDB) e Anderson Ferreira (PL) estão empatados, ambos com 15%.

Na do Paraná Pesquisas,  Anderson detém 14,7%, enquanto Raquel está com 13,8%. Ou seja, ainda empatada tecnicamente. Na pesquisa de hoje, do Instituto Opinião, segura o segundo lugar, com 14,7%, seguida de Anderson Ferreira (PL), com 11,6%, e Miguel Coelho (União Brasil), com 10,4%.

Assim, cabe um registro da bravura de uma candidatura que resiste ao óbvio e mantém força quando já não deveria pelos prognósticos. Se chegará ao segundo é outra história. Mas Raquel merece reconhecimento pela força e resistência até agora, aconteça o que acontecer…

Estúdio 2 da Rádio Pajeú montado para mais uma Expoagro

A Rádio Pajeú já fala direto do seu Estúdio 2, montado na área de stands da Expoagro, desde a última sexta. Durante esses dias, cerca de 15 profissionais estarão envolvidos na cobertura do evento. De lá, a movimentação da exposição, entrevistas com os artistas, criadores e personagens do evento. Só vai haver dificuldade para conversar […]

Celso Brandão e este blogueiro, ontem a tarde
Celso Brandão e este blogueiro, ontem a tarde

A Rádio Pajeú já fala direto do seu Estúdio 2, montado na área de stands da Expoagro, desde a última sexta. Durante esses dias, cerca de 15 profissionais estarão envolvidos na cobertura do evento. De lá, a movimentação da exposição, entrevistas com os artistas, criadores e personagens do evento.

Foi dizer
Foi dizer “xis” e o bicho fez pose

Só vai haver dificuldade para conversar com outras grandes estrelas da festa, os animais. Ainda assim, os de alta linhagem genética são quase que treinados para estes grandes eventos. A impressão que passam é que, ao perceberem nossa aproximação, fazem pose para a foto. É só dizer “xis”…

foto 3

Acompanhe a Expoagro 2015 na Rádio Pajeú: você pode ouvir  sintonizando AM 1500, pela Internet nowww.radiopajeu.com.br ou em celulares com Android, pelo aplicativo da emissora disponível no Google Play. Basta procurar Pajeu e baixá-lo. Para Iphone, há aplicativos como o Tunein Rádio. Em breve a emissora lançará aplicativo também para esta plataforma.