Notícias

Arcotrans divulga programação da Semana do Trânsito 2019

Por André Luis
Foto: Arcotrans/divulgação

A Arcotrans divulgou toda a programação da Semana do Trânsito que terá início, na próxima quarta-feira, 18 de setembro, às 9h, com palestra no Auditório da Secretaria de Educação, a cargo de técnicos do Sest e Senat voltada aos mototaxistas da cidade sobre Direção Defensiva.

Posteriormente, de acordo com Ângela Linhares e Ravenna Freitas (chefe de Departamento de Campanhas Educativas e gerente de Educação no Trânsito da Arcotrans – respectivamente) haverá também ação educativa no entorno do semáforo localizado no cruzamento entre o Largo do Livramento e Av. Antônio Japiassú.

“O enfoque deste ano é o respeito ao ciclista, afinal várias leis de trânsito deixam claro que lugar de bicicleta é na rua, precisamos atentar que as bicicletas têm a preferência sobre veículos automotores, que ameaçar ciclista ou pedestre com carro é infração gravíssima, ao ultrapassar o ciclista o motorista deve reduzir a velocidade de forma compatível; por fim o motorista deve manter pelo menos 1 metro e meio de distância ao passar um ciclista”, alerta o presidente da Arcotrans, Abel Ferreira Júnior citando os Artigos 59 (CTB), 58 (CTB), 170 (CTBC), 202 (CTBC) e 201 (CTB).

Na quinta-feira, 19 de setembro, pela manhã e à tarde, na Escola Barão do Rio Branco (São Miguel) acontecerá palestra sobre prevenção de acidentes e regras de circulação. No dia 21, às 9h, tem ação educativa no Beco do Buíque. A Semana do Trânsito se encerra no dia 25, às 19h, com mais uma ação educativa no entorno do semáforo da Praça da Bandeira.

Outras Notícias

Sudene formaliza contratos do Inova SUAS, em Brasília, durante encontro de gestores municipais

Assinatura inicia a implementação de projetos que vão modernizar a prestação de serviços de assistência social na área de atuação da Autarquia. Investimento é de R$ 730 mil Na manhã desta terça-feira (25), a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste e o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) realizaram a assinatura dos contratos […]

Assinatura inicia a implementação de projetos que vão modernizar a prestação de serviços de assistência social na área de atuação da Autarquia. Investimento é de R$ 730 mil

Na manhã desta terça-feira (25), a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste e o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) realizaram a assinatura dos contratos com as empresas vencedoras do edital Inova SUAS. O evento ocorreu durante a reunião colegiada de gestores municipais, marcando um passo importante para o fortalecimento da inovação nos serviços de assistência social na área de abrangência da Sudene. O edital, voltado para ampliar o impacto do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nos municípios, selecionou quatro projetos que, juntos, receberão R$ 730 mil em investimentos.

Lançado em julho de 2024, o edital Inova SUAS teve como objetivo identificar propostas inovadoras capazes de aprimorar a gestão e a prestação de serviços de assistência social em áreas vulneráveis do território nordestino. “A Sudene é muito conhecida pelos seus instrumentos de desenvolvimento econômico. Mas este processo, ao final, precisa melhorar a vida das pessoas. A proteção social é uma agenda igualmente estruturante para a Região e precisa ser entendida como um direito e não um favor. Então é importante trazer isso para o debate, empregando inovação nos serviços, na capacidade governativa do SUAS”, enfatizou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, durante a cerimônia.

A presidente do Congemas, Penélope Andrade, destacou que a parceria com a Sudene demonstra o compromisso com a inovação e a eficiência na oferta dos serviços de assistência social. “O Inova Suas fortalece o olhar de que o território da Sudene não é apenas um espaço para fomentar a economia. Sem o desenvolvimento social não há como potencializar o desenvolvimento da Região. A iniciativa fortalece a inovação na gestão municipal do SUAS”, comentou a presidente.

Entusiasmo para promover inovação no SUAS

Coordenadora da Pótere Social – empresa cearense que desenvolverá um dos projetos selecionados -, Erivânia Bernardino comentou que os investimentos irão viabilizar a construção de uma plataforma que complementa os indicadores de avaliação da prestação de serviços de assistência social. “A grande inovação do projeto é trazer um índice de efetividade da qualidade do serviço de assistência social. Vamos criar uma matriz de análise baseada em estatísticas para verificar se os recursos e ações estão sendo aplicados de forma efetiva, independente do porte do município. Estamos muito felizes por contribuir para que as pessoas, como disse o próprio Celso Furtado, sejam protagonistas do seu próprio destino”, explicou.

Outras três empresas também firmaram compromisso no desenvolvimento das soluções submetidas. A pernambucana Virtual Vision vai desenvolver uma ferramenta tecnológica para aperfeiçoar os serviços de média complexidade, em especial a abordagem social, permitindo georreferenciamento e análise de dados dos usuários de forma mais efetiva. 

Já a empresa Sênior Instituto de Educação em Gestão Publica viabilizará o Aquilomba PAIF, uma solução que constrói metodologia específica para efetivação do trabalho social junto às famílias quilombolas considerando as especificidades da sua cultura e tradições. Também mineira, a Jungle Consultoria oferece um produto que fortalece as atividades de vigilância socioassistencial através da qualificação dos registros feitos durante o atendimento às famílias.

Com a formalização desses contratos, a Sudene busca reafirmar seu papel como instituição de fomento à inovação e ao desenvolvimento regional, utilizando a assistência social como eixo estratégico para a redução das desigualdades. A expectativa é que os projetos contemplados reflitam uma nova fase na gestão pública da assistência social, aliando tecnologia, políticas baseadas em evidências e metodologias inovadoras para fortalecer a capacidade de resposta dos municípios no enfrentamento das vulnerabilidades sociais.

O secretário nacional de Assistência Social, André Quintão, lembrou que uma das principais características da constituição brasileira, que tem o 25 de março como sua data célebre no calendário nacional, é refletir um estado de bem-estar social. “São ações como essa da Sudene que fortalecem a instituição desse objetivo de maneira republicana”, destacou.

Cine Família Proteção foi um sucesso em Itapetim

Na noite desta sexta-feira, dia 17, o Governo Municipal de Itapetim, através da Secretaria de Assistência Social, promoveu o Cine Família Proteção, coordenado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). O evento, que ocorreu na Praça Padre João Leite, foi parte das atividades do Maio Laranja, uma campanha nacional de combate ao abuso […]

Na noite desta sexta-feira, dia 17, o Governo Municipal de Itapetim, através da Secretaria de Assistência Social, promoveu o Cine Família Proteção, coordenado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

O evento, que ocorreu na Praça Padre João Leite, foi parte das atividades do Maio Laranja, uma campanha nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

A principal atração da noite foi a exibição do filme “Elementos”, que atraiu uma grande quantidade de pessoas transformando a praça em um verdadeiro cinema ao ar livre. Ainda houve distribuição de pipoca para as crianças.

O evento também contou com apresentações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, distribuição de pipoca, além da participação do psicólogo Francisco Morais, do Creas, que abordou a importância do dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Com uma praça lotada de crianças e adultos, o Cine Família Proteção foi um grande sucesso, proporcionando não apenas entretenimento, mas também reforçando a importância da proteção e do cuidado com as crianças e adolescentes itapetinenses.

Côrte Real: obras do Arco, BR-232 e em Suape melhoram infraestrutura de Pernambuco

O deputado federal Jorge Côrte Real (PTB) prestigiou, nesta terça-feira (9), o lançamento do Plano de Investimento em Logística 2 (PIL 2), do governo federal. O programa prevê investimentos na ordem de R$ 198,4 bilhões em rodovias, ferrovias, portos e aeroportos. Pernambuco será beneficiado no PIL2, com a construção do Arco Metropolitano, a duplicação da […]

jcr 1_Crédito _Beto Oliveira- Divulgação Câmara dos DeputadosO deputado federal Jorge Côrte Real (PTB) prestigiou, nesta terça-feira (9), o lançamento do Plano de Investimento em Logística 2 (PIL 2), do governo federal. O programa prevê investimentos na ordem de R$ 198,4 bilhões em rodovias, ferrovias, portos e aeroportos. Pernambuco será beneficiado no PIL2, com a construção do Arco Metropolitano, a duplicação da BR-232 e três terminais do Porto de Suape.

Jorge Côrte Real realçou que as obras selecionadas para Pernambuco são importantes para melhorar a infraestrutura no Estado. Segundo o petebista, as intervenções, quanto entregues, contribuirão para ampliar a produção e aumentar a competitividade da indústria pernambucana no resto do País.

“Vejo o plano com bons olhos. É uma tentativa de melhorar a condição de infraestrutura, principalmente as rodovias, as ferrovias, portos e aeroportos em todo o País. Em Pernambuco, o pacote vai ajudar a aumentar a nossa competitividade”, afirmou o deputado petebista.

Jorge Côrte Real, no entanto, realçou que ainda faltam complementos, como as garantias de financiamentos, a segurança jurídica nos contratos e os marcos regulatórios nas concessões. “A iniciativa válida, sobretudo numa hora em que o governo busca retomar o crescimento da economia” concluiu o parlamentar.

Segundo blogueiro, Márcia teria sido sondada para vice de João. Problema é o “fator Faeca”

O blogueiro Júnior Campos afirmou que houve convite feito pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB), para que Márcia componha como vice uma eventual chapa ao Governo do Estado, numa disputa contra a atual governadora, Raquel Lyra (PSDB). A informação, apurada com fontes próximas à gestão petista na Capital do Xaxado, revela que Márcia não […]

O blogueiro Júnior Campos afirmou que houve convite feito pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB), para que Márcia componha como vice uma eventual chapa ao Governo do Estado, numa disputa contra a atual governadora, Raquel Lyra (PSDB).

A informação, apurada com fontes próximas à gestão petista na Capital do Xaxado, revela que Márcia não aceitou o convite de imediato. O motivo? O dilema que envolve seu vice-prefeito, Faeca Melo (Avante), figura de confiança de Sebastião Oliveira, presidente estadual da legenda e ex-deputado federal.

É de conhecimento público que o nome de Faeca não foi a escolha preferencial de Márcia para a vice-prefeitura em 2024. A indicação, costurada como parte da aliança com o Avante, foi um trunfo de Sebastião, que impôs o empresário como condição para fechar apoio à petista. A relação política entre Márcia e Faeca nunca foi das mais entusiasmadas, e a possibilidade de entregar o comando da prefeitura a um nome fora do seu núcleo de confiança pesa — e muito — em qualquer tomada de decisão que envolva abrir mão do cargo.

A equação se complica ainda mais diante da pré-candidatura de seu esposo, Dr. Breno Araújo, à Assembleia Legislativa de Pernambuco. Breno é presidente do PSB em Serra Talhada e vem ganhando protagonismo à medida que o PSB ensaia reconstruir palanques no Sertão, mirando em 2026.

A dúvida que paira é se Márcia aceitará o papel de vice de João Campos, abrindo mão de seu protagonismo local e entregando a prefeitura ao Avante de Sebastião. Em tempos de recomposição política, essa decisão não é apenas pessoal, mas estratégica: envolve cálculo de poder, futuro político e a manutenção da hegemonia petista em um dos maiores colégios eleitorais do Sertão.

Enquanto isso, os bastidores seguem fervilhando. A aproximação com João Campos, somada ao avanço da pré-candidatura de Breno, mostra que Márcia está no centro de uma engrenagem maior, que passa por alianças interpartidárias e disputas internas silenciosas. Em Serra Talhada, os gestos falam mais alto que os discursos — e cada visita, foto ou recusa pode ser a chave de leitura para entender quem vai mover a próxima peça no jogo de 2026.

Santa Cruz da Baixa Verde participa da Ação Cidadania

Uma série de ações integradas para a cidadania do programa Governo Presente, da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas do Estado de Pernambuco, chega a Santa Cruz da Baixa Verde, no Sertão do Pajeú, nesta quarta-feira (04.08). Os serviços serão realizados na Escola Francisca Flor, localizada na Rua José Timóteo de […]

Uma série de ações integradas para a cidadania do programa Governo Presente, da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas do Estado de Pernambuco, chega a Santa Cruz da Baixa Verde, no Sertão do Pajeú, nesta quarta-feira (04.08).

Os serviços serão realizados na Escola Francisca Flor, localizada na Rua José Timóteo de Lima, 65 – Centro, das 13h às 17h, o evento conta com a parceria do Governo Municipal, através das diversas secretarias.

Os serviços oferecidos são – Emissão de RG e CPF; 2ª via de certidões de nascimento, casamento e de óbito; assistência para CadÚnico e Bolsa Família, vacinação contra Influenza, teste do Covid-19, teste para HIV e hepatite B e C; aferição de pressão e da glicemia, além de um posto de atendimento do Detran, Defensoria Pública e Procon e da Compesa, serão alguns dos serviços disponibilizados.

Para usufruir das ações é necessário fazer o agendamento pelo site www.pecidadao.pe.gov.br/#/agendamento, ou na sede da Prefeitura e na sede da Secretaria de Assistência Social, localizada na Rua José Nunes Sobrinho, 74 – Centro. É preciso trazer originais e cópias dos documentos básicos.

“Vale ressaltar que o evento é gratuito e qualquer pessoa terá acesso, porém precisa fazer um agendamento. Basta se dirigir a Prefeitura ou a Secretaria de Assistência Social, nesses dois lugares temos pessoas treinadas para auxiliar no que for preciso”, disse o prefeito Irlando Parabólicas.

Em tempo o prefeito falou da importância da ação “Essa ação representa cidadania. A integração do Estado com município fortalece as instituições e dá ao cidadão o direito às políticas públicas. O mutirão coloca o governo estadual e municipal a disposição de todos”, finalizou o gestor municipal.