Araripina: prefeitos apresentam boas práticas em Workshop promovido por Amupe e Sebrae
Por Nill Júnior
Cerca de 150 gestores, prefeitos e servidores municipais participaram, nesta quinta-feira (7), do Workshop Gestão Inovadora, realizado em Araripina pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), em parceria com o Sebrae.
O evento teve como foco a apresentação de ferramentas e experiências voltadas à melhoria da gestão pública local.
Estiveram presentes os prefeitos de Araripina, Evilásio Mateus; de Cabrobó e diretor da Amupe, Galego de Nanai e de Granito, George de Sidney. Os gestores compartilharam boas práticas implementadas em seus municípios, abordando temas como inovação, tecnologia e atendimento ao cidadão.
Durante o evento, o prefeito de Cabrobó, Galego de Nanai, apresentou o aplicativo “Cabrobó na Palma da Mão”, uma plataforma digital desenvolvida para facilitar o acesso da população aos serviços de infraestrutura urbana. O aplicativo permite que os cidadãos visualizem e interajam com os serviços disponíveis diretamente pelo celular. Segundo ele, “essa ferramenta foi pensada para aproximar a gestão da população e melhorar o acompanhamento das demandas da cidade. É um passo importante para modernizar a administração e facilitar a vida de quem vive em Cabrobó”.
A programação incluiu ainda debates sobre soluções tecnológicas e estratégias de gestão pública voltadas à organização interna das prefeituras e ao atendimento mais eficiente das demandas municipais.
A PE-350, popularmente conhecida como Estrada do Brocotó, que foi inaugurada na última sexta, é uma das obras viárias mais emblemáticas da história de Triunfo. Construída em 1916, durante o governo de Manoel Borba, a estrada surgiu a partir de um investimento público voltado à abertura de um trecho de aproximadamente nove quilômetros, ligando Triunfo […]
A PE-350, popularmente conhecida como Estrada do Brocotó, que foi inaugurada na última sexta, é uma das obras viárias mais emblemáticas da história de Triunfo.
Construída em 1916, durante o governo de Manoel Borba, a estrada surgiu a partir de um investimento público voltado à abertura de um trecho de aproximadamente nove quilômetros, ligando Triunfo ao município de Flores.
A idealização do projeto teve participação decisiva dos primos Manoel de Siqueira Campos e Carolino Campos, comerciantes influentes e prósperos da região à época. Embora o Estado tenha financiado a maior parte da obra, os dois empresários contribuíram com recursos próprios para viabilizar a conclusão da estrada.
O interesse dos investidores estava diretamente relacionado ao escoamento de mercadorias. Com a nova via, produtos comercializados na região poderiam chegar com mais facilidade a Rio Branco, hoje Arcoverde, fortalecendo a economia local e ampliando as rotas comerciais.
Um registro fotográfico feito em 1955, 56 anos após a inauguração da estrada, revela um cenário bastante diferente do atual. Naquele período, o fluxo de veículos era reduzido, reflexo da pouca presença de automóveis no Sertão. O trecho, marcado por curvas sinuosas e perigosas entre serras e montanhas, representava tanto um desafio de engenharia quanto uma importante ligação regional.
Apesar de sua grandiosidade, a estrada beneficiou inicialmente um número restrito de pessoas, já que a circulação de carros ainda era rara no interior pernambucano.
Com o passar das décadas, no entanto, a PE-350 consolidou-se como uma via estratégica para a mobilidade e o desenvolvimento econômico da região. Hoje, ela recebe o nome Rodovia Estadual José Patriota, homenagem ao ex-prefeito de Afogados da Ingazeira e ex-deputado estadual, um entusiasta do desenvolvimento sustentável da região.
Na próxima terça-feira (8) acontece a aplicação das provas do SAEPE em todo o Estado. Participam das avaliações alunos do 2º, 5º e 9º anos da Rede Municipal de Ensino, assim como escolas do Ensino Médio e alunos do programa Travessia. Na manhã da quinta-feira (3), a secretária executiva de Educação de Carnaíba, Maria José […]
Na próxima terça-feira (8) acontece a aplicação das provas do SAEPE em todo o Estado.
Participam das avaliações alunos do 2º, 5º e 9º anos da Rede Municipal de Ensino, assim como escolas do Ensino Médio e alunos do programa Travessia.
Na manhã da quinta-feira (3), a secretária executiva de Educação de Carnaíba, Maria José Martins, reuniu todos os gestores das escolas que farão as provas, para orientações e entrega dos materiais.
Serra Talhada alcançou mais uma etapa importante para alavancar o turismo no município. O Ministério do Turismo, através do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do PRT, concedeu a Serra Talhada o certificado de participação no Mapa do Turismo Brasileiro, registrado no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro. Além do […]
Serra Talhada alcançou mais uma etapa importante para alavancar o turismo no município. O Ministério do Turismo, através do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do PRT, concedeu a Serra Talhada o certificado de participação no Mapa do Turismo Brasileiro, registrado no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro.
Além do certificado de integração no Mapa do Turismo, Serra Talhada também teve o seu Conselho Municipal de Turismo reconhecido pelo Ministério do Turismo e pela Secretaria de Sustentabilidade, Desenvolvimento Territorial e Infraestrutura em Turismo.
Criado recentemente a partir da iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o Conselho Municipal foi registrado no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Elyzandro Nogueira, explica a importância dos certificados para o crescimento do turismo na Capital do Xaxado. “É fundamental para o município a inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro, onde estamos na categoria B, o que representa um importante indicativo do crescimento turístico no estado de Pernambuco, uma vez que saímos da categoria C e avançamos para a B”, detalhou.
“Esse certificado é fruto de uma ação coletiva da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo junto aos meios de hospedagem, bares, restaurantes, segmentos culturais, atrativos turísticos, entidades da sociedade civil, associações de classe e comunidade em geral, fortalecendo nosso potencial turístico e econômico, principalmente porque Serra Talhada faz parte das oito cidades do estado com potencial para o turismo de aventura, sendo um município indutor do turismo em toda a região do Pajeú e municípios no entorno”, completou Elyzandro. .
Tendo como um dos principais atrativos a Rota Cangaço e Lampião, o turismo de Serra Talhada tem ainda pontos para visitação que incluem o turismo rural, turismo criativo, turismo religioso, além do turismo de eventos, como a Festa de Nossa Senhora da Penha, a Emancipação Política da cidade, o Massacre de Angico – A Morte de Lampião, que é o segundo maior espetáculo de teatro ao ar livre de Pernambuco, e o Encontro Nordestino de Xaxado, que já fazem parte do calendário estadual da Empetur.
Entre os atrativos do município estão praças e casarios históricos; as três primeiras mudas de algarobas plantadas no Brasil; o Parque Estadual da Mata da Pimenteira, que é uma reserva ambiental com trilhas, paredões de rapel e escalada, possibilitando a prática de esportes radicais; e o Museu do Cangaço, com o maior acervo da temática do cangaço no Brasil. A cidade também oferece uma rede hoteleira considerável, bons restaurantes e guias turísticos qualificados e reconhecidos pelo Ministério do Turismo.
Atento às iniciativas do governo do presidente não eleito Michel Temer (PMDB) contrárias aos índios, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), criticou, nesta quinta-feira (19), portaria publicada ontem pelo Ministério da Justiça que determina a criação de um grupo especial responsável por analisar a demarcação de terras indígenas no país. De acordo […]
Atento às iniciativas do governo do presidente não eleito Michel Temer (PMDB) contrárias aos índios, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), criticou, nesta quinta-feira (19), portaria publicada ontem pelo Ministério da Justiça que determina a criação de um grupo especial responsável por analisar a demarcação de terras indígenas no país.
De acordo com o senador, a medida vai atrasar processos que estão sob análise do governo, pois cria mais uma instância burocrática de inspeção em meio ao já demorado procedimento de reconhecimento de áreas indígenas.
“Depois de reduzir drasticamente o orçamento da Fundação Nacional do Índio (Funai) e chegar a cogitar a nomear um general para o comando do órgão, esse governo golpista dá mais uma demonstração de que menospreza os povos indígenas”, afirmou Humberto.
Segundo o parlamentar, além de adotar políticas que vão contra os interesses dos índios, o Palácio do Planalto também dá respaldo à sua base de sustentação no Congresso Nacional, defensora de propostas como a PEC n°251, que transfere do Executivo ao Legislativo a decisão final sobre a demarcação de terras indígenas.
Humberto ressalta que cabe exclusivamente à Funai apresentar relatórios de demarcação, com base em laudos técnicos sobre o local, e submetê-los ao Ministério da Justiça, que referenda a decisão e a encaminha à Casa Civil da Presidência da República. Atualmente, aproximadamente 300 demarcações estão em andamento.
“Todo esse trâmite é estabelecido por lei e deve ser respeitado pelo Estado. As manobras criadas por esse governo golpista para atropelá-lo devem ser repelidas pela sociedade brasileira. Os índios e os quilombolas, que também são constantemente atingidos, são um patrimônio humano do Brasil”, ressalta.
A portaria nº 68, assinada pelo ministro da Justiça, Alexandre de Moraes (PSDB), cria, no âmbito da pasta, o “Grupo Técnico Especializado (GTE), com o objetivo de fornecer subsídios para a decisão do ministério em assuntos que envolvam demarcação de terra indígena”.
Pela portaria, o grupo poderá recomendar a realização de diligências, a serem cumpridas no prazo de 90 dias, e realizar audiência pública para debates sobre a matéria do processo. Além disso, deverá verificar, em relatórios, provas da ocupação e do uso históricos das terras e dos recursos por membros da comunidade, bem como da reunião das condições necessárias para a caracterização do território para o desenvolvimento da comunidade.
Lesmaniose é realidade, segundo levantamento A participação da equipe da Vigilância Sanitária do Debate das Dez de hoje da Rádio Pajeú trouxe uma constatação: praticamente dois meses depois da promessa de ampliação no controle de cães soltos na cidade diante do aumento confirmado de animais com leishmaniose, o que se viu foi uma redução da […]
A participação da equipe da Vigilância Sanitária do Debate das Dez de hoje da Rádio Pajeú trouxe uma constatação: praticamente dois meses depois da promessa de ampliação no controle de cães soltos na cidade diante do aumento confirmado de animais com leishmaniose, o que se viu foi uma redução da estrutura informada. O que houve de fato foi um desdobramento maior de quatro profissionais que já trabalham na entidade na apreensão de cães nas ruas e evolução dos testes rápidos para identificar a doença.
A responsável pelo Setor de Vigilância em Saúde, Madalena Brito, reconheceu as dificuldades, alegando contingenciamento de recursos e atrasos de repasses do Ministério da Saúde. Em março, houve a promessa de reforço na fiscalização de apreensão de cães e controle de zoonoses como a leishmaniose. A informação foi de contatação de quatro técnicos, reforço na equipe com profissionais residentes, um veterinário, aquisição de uma L-200, mais contratação de uma empresa para controle.
Outra ação foi a adaptação de uma área no prédio do antigo matadouro para abrigar cães saudáveis, mas abandonados. Eles serão castrados, receberão tratamento e serão colocados para adoção.
De toda essa ação, não atuam mais os residentes, parceria existente com a Geres, nem a tal empresa de controle. Resultado: apesar da ação merecedora de registro da equipe da Vigilância, que tem se desdobrado para aumentar o controle, a impressão na opinião é de que o trabalho lembra o ato de enxugar gelo. Isso porque a demanda reprimida é enorme. Há anos, Afogados da Ingazeira é casa de muitos animais de rua, problema potencializado com a chegada da leishmaniose, que já causou transmissão para humanos por aqui.
O problema, somado à falta de colaboração de parte da comunidade, potencializa a questão: todos os ouvintes que ligaram para a Rádio Pajeú alertaram que a dificuldade continua. São muitos os grupos de cães soltos. Espaços públicos como o parque infantil da Praça Arruda Câmara, Praça de Alimentação, bairros e áreas comerciais tem registros de inúmeros cães soltos. Muitos com suspeita da doença. Madalena admitiu, por exemplo, que não tem como manter animais apreendidos. Há seis cães no espaço do Matadouro Público. Um canil particular que abrigava parte desses cães praticamente encerrou as atividades. Alegou falta de apoio público e da sociedade.
Em opinião assinada por este blogueiro com base nos relatos de ouvintes, é determinante uma ação emergencial do governo, capitaneada pelo Secretário Arthur Belarmino e pelo prefeito José Patriota para enfrentar o problema, com apoio da população que é parte da questão. Se não, evitar pregar e anunciar mudanças substanciais na política de controle será o melhor caminho.
Você precisa fazer login para comentar.