Notícias

Aprovação de Ângelo chega a 81,1%, diz Múltipla

Por Nill Júnior

Em Sertânia, a gestão do prefeito Ângelo Ferreira (PSB) tem 81,1% de aprovação. É o que diz pesquisa realizada pelo Instituto Múltipla dias 2 e 3 de agosto, com 250 entrevistas. A margem de erro é de 6% para mais ou para menos.

Um total de 14,8% dizem reprovar a gestão e 4,1% não quiseram opinar. Quando a população é chamada a opinar dando uma nota, a média aferida é 7,9.

A população ouvida também foi chamada a classificar a gestão. Para 28,9% ela é ótima, contra 36,7% que acham boa, 24,4% regular, 1,5% ruim, 6,7% péssima e 1,8% que não opinaram.

No combate à pandemia, a aprovação chega  a 87,8%, contra 8,1% que desaprovam e 4,1% que não opinaram. Quanto ao ritmo de vacinação, que chegou à faixa dos 18 anos, para 53,7% ele é bom, contra 18,2% que avaliam como ótimo, 23,3% que dizem ser regular, 2,6% que avaliam como ruim e 2,2% que consideram péssimo.

Cenário eleitoral: o Múltipla quis saber o atual poder de transferência de Ângelo Ferreira e Guga Lins. Sobre o prefeito, 50,7% dizem votar com certeza no seu candidato a deputado, contra 24,1% que talvez votem, mesmo percentual dos que dizem não votar de jeito nenhum, 0,7% que não levam isso em consideração e 0,4% que não opinaram.

Sobre Guga,  21,1% dizem votar com certeza no candidato a deputado do ex-prefeito, contra 26,3% que talvez votem. Já os que dizem não votar de jeito nenhum são 49,6%. Um total de 1,9% não levam isso em consideração e 1,1% não opinaram.

Na corrida para presidência, Lula tem 81,1% contra 4,1% de Bolsonaro, 3,3% de Ciro Gomes, 2,2% que citaram outros, 4,4% que votam nulo ou branco, 3,7% indecisos e 1,2% que não opinaram.

Outras Notícias

Multidão festejou em Arcoverde os 88 anos do Homem da Meia-Noite

Arcoverde recebeu com uma grande festa popular, na tarde de domingo, 02 de fevereiro, o calunga Homem da Meia-Noite. Pela primeira vez fora de Olinda e no Sertão de Pernambuco – durante a data de aniversário – o boneco gigante e um dos Patrimônios Vivos da cultura estadual chegou aos 88 anos de tradição, demonstrando […]

Arcoverde recebeu com uma grande festa popular, na tarde de domingo, 02 de fevereiro, o calunga Homem da Meia-Noite.

Pela primeira vez fora de Olinda e no Sertão de Pernambuco – durante a data de aniversário – o boneco gigante e um dos Patrimônios Vivos da cultura estadual chegou aos 88 anos de tradição, demonstrando que ainda tem muitos carnavais pela frente, sendo acompanhado por várias gerações de seguidores.

Diversos artistas e grupos de cultura popular, não apenas arcoverdenses, como de Olinda, Recife e de outras cidades, estiveram misturados a uma multidão de participantes do cortejo pré-carnavalesco.

A concentração aconteceu no Largo do Cecora, seguindo até o Alto do Cruzeiro, onde aos pés da cruz, o Homem da Meia-Noite foi recebido pela prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, pelo vice-prefeito Wellington Araújo, pelo presidente da agremiação, Luiz Adolpho, por Rogério Rangel e Maestro Oséas, além de representantes da marca Período Fértil, de Olinda, responsável há vários anos pela composição do figurino especial do calunga gigante, que só será revelado ao público no próximo dia 22 de fevereiro, à meia-noite, em Olinda, como manda a tradição de desfiles da agremiação.

Em seguida, o cortejo se deslocou até o pátio montado onde no São João do município funciona o Polo Raízes do Coco, para apreciarem performances de Rogério Rangel, Maestro Oséas e Ed Carlos.  Com muito frevo, mangue beat e outros ritmos marcantes do Carnaval pernambucano, os músicos possibilitaram um aquecimento para uma das atrações mais aguardadas: o Cordel do Fogo Encantado, um dos homenageados nesta edição de celebração carnavalesca do Homem da Meia-Noite.

Com repertório iniciado pela mais recente produção artística, a composição ‘Homem da Meia-Noite ou É Carnaval no Sertão’, disponível em todas as plataformas de streaming, Lirinha, Clayton Barros e demais integrantes promoveram um verdadeiro passeio por novos e antigos sucessos, como ‘Chover’ e ‘Antes dos Mouros’, contando um pouco a trajetória cultural do grupo, originado no ano de 1997, em Arcoverde, e que após um período de intervalo, retornou aos palcos em fevereiro de 2018. Emocionado pela homenagem na terra natal prestada pelo boneco gigante mais antigo de Olinda, Lirinha recordou durante a apresentação que o dia 02 de fevereiro também coincidiu com os 23 anos da morte de Chico Science, uma das referências musicais do grupo arcoverdense.

Salgueiro: Audiência Pública discute calote de empresa a trabalhadores da Transposição

A Câmara de Vereadores de Salgueiro realiza na próxima sexta, dia 3 de agosto, Audiência Pública para discutir a polêmica dos pagamentos dos servidores e credores da Empresa Emza, no tempo em que a mesma esteve em atividade no município. Na última terça, ex-funcionários da Empresa, que era responsável pelas obras de transposição do rio […]

Ex-funcionários seguem acampados em frente ao escritório do Ministério da Integração Nacional. Foto: Robson de Souza

A Câmara de Vereadores de Salgueiro realiza na próxima sexta, dia 3 de agosto, Audiência Pública para discutir a polêmica dos pagamentos dos servidores e credores da Empresa Emza, no tempo em que a mesma esteve em atividade no município.

Na última terça, ex-funcionários da Empresa, que era responsável pelas obras de transposição do rio São Francisco, completaram sete dias de protesto em Salgueiro, no Sertão Pernambucano. Eles estão acampados em frente ao escritório do Ministério da Integração Nacional.

Os trabalhadores reivindicam o restante do pagamento das rescisões dos contratos. De acordo com os ex-funcionários, cerca de 1.600 pessoas esperam o acerto de contas com a empresa.

Até a publicação desta matéria a EMSA não se manifestou sobre o assunto. Em nota, o Ministério da Integração Nacional informou que “Não há pagamentos pendentes do Ministério para o consórcio Emsa-Siton, que era o responsável pela primeira etapa (1N) das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco”.

Ainda que “os funcionários que já atuaram ou atuam na execução das obras do Projeto São Francisco são contratados diretamente pelas construtoras/consórcios, responsáveis pelo pagamento de salários e direitos de cada trabalhador. Sendo assim, essa é uma atribuição direta das empresas.”

Santa Cruz: Cristian Marques desiste de sua candidatura e anuncia apoio a prefeito

Em Santa Cruz da Baixa Verde o Pré Candidato Cristian Marques, retirou sua candidatura para apoiar a reeleição do prefeito Tássio Bezerra. Cristian que é presidente do PRÓS no município, trouxe lideranças importantes para reforçar o palanque do PTB, a exemplo dos irmãos Niniu e Nanau da Vila de Jatiúca. Com o retorno dos irmãos […]

IMG_4261

Em Santa Cruz da Baixa Verde o Pré Candidato Cristian Marques, retirou sua candidatura para apoiar a reeleição do prefeito Tássio Bezerra.

Cristian que é presidente do PRÓS no município, trouxe lideranças importantes para reforçar o palanque do PTB, a exemplo dos irmãos Niniu e Nanau da Vila de Jatiúca.

Com o retorno dos irmãos ao grupo de Tássio e Zé Bezerra, as maiores lideranças do distrito estão apoiando a reeleição do prefeito Tássio.

O PTB faz sua convenção política nesta quinta feira (04), às 16 horas no Clube Tropical Dance, no centro do município.

2026 e a eleição do fim do mundo

Falando às rádios Cultura FM de Serra Talhada e Itapuama FM, de Arcoverde,  analisei porque 2026 é o ano das “eleições do fim do mundo”. Em Pernambuco, a disputa entre João Campos e Raquel Lyra. O socialista lidera os cenários,  mas há quem aposte na virada da governadora. Na eleição nacional,  aposto no crescimento de […]

Falando às rádios Cultura FM de Serra Talhada e Itapuama FM, de Arcoverde,  analisei porque 2026 é o ano das “eleições do fim do mundo”.

Em Pernambuco, a disputa entre João Campos e Raquel Lyra. O socialista lidera os cenários,  mas há quem aposte na virada da governadora.

Na eleição nacional,  aposto no crescimento de Flávio Bolsonaro como o “ungido” na direita para enfrentar Lula. Mesmo com o favoritismo do presidente,  não há eleição ganha de véspera.

Aproveitei o comentário para informar de minhas férias.

Depois de ano cheio e duas transições, na Rádio Pajeú e ASSERPE, entro de férias e retorno às atividades plenas mês que vem. Na Pajeú, a Manhã Total será tocada por Juliana Lima e Júnior Cavalcanti. Tem ainda o novo programa A Tarde é Sua, com Alyson Nascimento, estreando dia 12. Já no blog, André Luiz coordena as atividades e assinará essa Coluna.

Só volto a ter trabalho e dar trabalho nesse ano de eleições mês que vem. Quando fevereiro chegar, saudade já não mata a gente.

Assembleia: anulada eleição de Uchoa para presidente

Do Blog da Folha O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) determinou, nesta segunda-feira (11), que a eleição do deputado Guilherme Uchoa (PDT) para a presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), ocorrida ainda em fevereiro de 2015, seja anulada. A ação, feita pela Ordem de Advogados do Brasil – seccional Pernambuco (OAB-PE), relata que […]

Do Blog da Folha

uchoaO Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) determinou, nesta segunda-feira (11), que a eleição do deputado Guilherme Uchoa (PDT) para a presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), ocorrida ainda em fevereiro de 2015, seja anulada.

A ação, feita pela Ordem de Advogados do Brasil – seccional Pernambuco (OAB-PE), relata que é preciso de uma alternância de poder citando que o pedetista já está no cargo pelo quinto mandato consecutivo. O órgão usa argumentos baseados na Emenda nº 33/2011.

O processo nº 0008758-92.2015.8.17.0001, distribuído para a 2ª Vara da Fazenda Pública Estadual, também atinge o 4º secretário Eriberto Medeiros (PTC). Este está no seu terceiro mandato no cargo.

A redação da petição inicial teve a participação dos integrantes da Comissão de Estudos Constitucionais (CEC), e a impetração foi deliberada por votação unânime na sessão do Conselho Pleno da OAB-PE. A decisão já está no site do TJPE.

Uchoa já tinha recorrido e derrubado uma decisão da própria OAB-PE contra a sua posse ainda em abril de 2015.