Apoiadores de Bolsonaro no Recife pedem voto impresso
Por André Luis
Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se encontraram na Avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, em um protesto para pedir a volta do voto impresso nas eleições brasileiras.
A manifestação começou por volta das 14h de hoje e, às 14h30, o grupo saiu em caminhada pela via. As informações são do G1-PE.
O ato, realizado simultaneamente em outras cidades brasileiras, foi convocado pelo próprio presidente nas redes sociais. O objetivo é demonstrar pressão popular favorável à Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que tramita na Câmara.
A concentração do protesto foi em frente à Padaria de Boa Viagem. O protesto ocorre com manifestantes a pé, de carro e de moto.
Os participantes do protesto, a maioria deles vestindo camisas nas cores verde e amarela, em referência à bandeira brasileira, fecharam a avenida por alguns momentos.
Muitos manifestantes estavam sem máscaras de proteção contra a Covid-19 e houve aglomeração, desrespeitando o distanciamento social necessário devido à pandemia.
Trios elétricos também foram levados até o local. Em alguns deles, havia faixas com mensagens sobre o pedido da volta do voto impresso.
Apoio de Bolsonaro vira encosto, dizem pesquisas A mais recente pesquisa Datafolha sobre as eleições deste ano no estado de São Paulo indica que Jair Bolsonaro é o padrinho político que mais atrai rejeição entre os paulistas. Segundo o instituto, 64% dos eleitores não votariam em nenhum candidato, independentemente do cargo em disputa, se for apoiado pelo atual presidente […]
A mais recente pesquisa Datafolha sobre as eleições deste ano no estado de São Paulo indica que Jair Bolsonaro é o padrinho político que mais atrai rejeição entre os paulistas.
Segundo o instituto, 64% dos eleitores não votariam em nenhum candidato, independentemente do cargo em disputa, se for apoiado pelo atual presidente da República.
Em contrapartida, 17% afirmam que votarão de acordo com a indicação de Bolsonaro, enquanto que outros 17% alegam talvez o fazer e 2% não souberam responder. O dado foi determinante para a desistência de José Luiz Datena para disputar ao Senado, além de críticas de bolsonaristas. O ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas nem vai tão mal assim nas pesquisas, com 12%, mas pode ser puxado pra baixo diante do crescimento de Fernando Haddad (28%) e com Márcio França (16%) em segundo.
No Rio, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes (PSD), são os dois padrinhos políticos que mais atrapalham os seus respectivos candidatos na disputa pelo Palácio Guanabara.
De acordo com o levantamento, 58% dos ouvidos disseram que “não votariam de jeito nenhum” no candidato apoiado por Bolsonaro, enquanto 55% deram a mesma resposta sobre um nome apadrinhado por Paes. Bolsonaro apoia a candidatura de Cláudio Castro (PL), enquanto Paes endossa o nome de Felipe Santa Cruz (PSD).
Em Minas, 55% dos entrevistados não votariam de forma alguma em um nome apoiado pelo presidente.
De acordo com a pesquisa, 22% talvez apoiariam um candidato apoiado pelo presidente. Outros 15% com certeza seguiriam a indicação. Já 43% responderam que não votariam em um indicado de Lula (PT), e 27% indicaram que iriam atender ao ex-presidente. 24% disseram “talvez”.
Em Pernambuco, segundo o instituto Paraná Pesquisas, Jair Bolsonaro (PL) tem rejeição de 62,6% contra 34% que aprovam. Incrivelmente ganha de Paulo Câmara, desaprovado por 67,3%, enquanto a aprovação é de 27,7%. Daí a estratégia de Danilo Cabral de colar em Lula, desvinculando da imagem do governador. E Anderson Ferreira tem no bolsonarismo os votos que podem levá-lo ao segundo turno, mas tem que buscar estadualizar o debate no segundo.
Resumindo, pelo que dizem as pesquisas, Bolsonaro não é bom apoio para nenhum dos seus candidatos país afora. Daí o contragolpe com pacote de bondades como o Auxílio Brasil de R$ 600,o auxílio caminhoneiro e taxista. Tem pouco tempo para sair dessa condição. Por isso, seu apoio, gostem dele ou não, no momento virou encosto. Não levanta ninguém.
A conta certa do espetinho
O assessor de comunicação de Petrolina, Júnior Macedo, esclareceu à Coluna que o prefeito Simão Durando se equivocou ao dizer que um só vendedor de espetinhos havia vendido 50 mil unidades em um dia. “Na verdade, a informação era de que um vendedor apurou R$ 50 mil nos nove dias de evento”. A fala de Simão virou meme na cidade.
Ele dizia, “ainda é cedo”
Chamou atenção na entrevista de Totonho Valadares à Rádio Pajeú ele dizer que ainda é cedo para cravar como natural a candidatura a reeleição de Sandrinho Palmeira e seu filho, Daniel Valadares. O ex-prefeito diz que ainda precisam vencer a barreira do meio mandato para se começar a fazer essa avaliação.
A conta de Pacheco
O vereador Luciano Pacheco, em seu sexto mandato, será lançado dia 7 candidato a Deputado Estadual com apoio do prefeito Wellington Maciel (MDB). Pra quem acha aventura, Pacheco é filiado ao Patriota, cuja conta indica que 18 mil podem fazer um Deputado. Pode sair bem de Arcoverde e beliscar em cidades como Buíque e entorno.
Estrategy
A entrega do PSB a Breno Araújo foi mais um passo para fortalecimento e protagonismo de Márcia Conrado na ligação com Paulo Câmara e Danilo, enquanto todos os outros nomes de peso migraram para Marília Arraes. Curioso que mesmo com Carlos Evandro, o partido nunca teve protagonismo em Serra Talhada, tendo passado por Ronaldo de Dja e outros nomes.
Coadjuvante
O PSB curiosamente não tem tradição de fazer prefeito na principal cidade da região. Em 1992, Augusto César foi eleito pelo PDT. Em 1996, Tião Oliveira era do PFL. Em 2000, Geni Pereira foi eleito pelo PSDB. Em 2004, Carlos Evandro foi eleito pelo PFL, sendo reeleito pelo PR. Luciano Duque (2012 e 2016) e Márcia Conrado (2020) foram eleitos pelo PT.
Vixe
O presidente do MDB de Flores, Pablo Andrada, entrou em contato com a Coluna para criticar a postura de Marconi Santana em uma das noites do São João da cidade. “Deu gritos obrigando o público a bater palmas, chamou o povo de desanimado, esmurrou um computador e deu uma dura no operador do painel de LED e chutou um veículo estacionado próximo à prefeitura”.
Pidão de título
O blogueiro Júnior Finfa estava arretado com o que chamou de “pidão de título”. Diz que pelo menos um dos agraciados com título de cidadão afogadense na solenidade de sexta foi atrás de vereador pra pedir até por Deus a comenda. Cobrou rigor pleno no critério de escolha.
Fé e ciência
Pessoas próximas a Anchieta Patriota reafirmam a sua confiança no procedimento para retirada do nódulo de 2,5 centímetros identificado na cauda do pâncreas conforme noticiado. A localização ajuda no procedimento, não há comprometimento de outros órgãos e foi identificado no início.
Do jogo
Pra quem ficou surpreso com o recuo de Dudu da Fonte ao voltar atrás da decisão de se alinhar com Marília Arraes e seguir com Danilo Cabral, ele já circulou pelas mais variadas correntes e alianças, sem nenhuma preocupação com imagem. É por exemplo enfiado na turma do Centrão aliada a Bolsonaro, mas aqui vai fazer “L” de “Lula lá”.
Frase da semana:
“Não vou avisar a data”.
De Wallace Landim, principal líder dos caminhoneiros e presidente da Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores (Abrava), prometendo paralisação nacional pela alta desenfreada do diesel. Ele diz que o auxílio anunciado por Bolsonaro é claramente eleitoreiro e não atende aos motoristas rodoviários.
Entre os dias 5 e 6 de novembro, os bispos católicos de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte – Estados sob a responsabilidade da CNBB/NE2 (Conferência Nacional dos Bispos, Região Nordeste 2) – comparecerão à cidade de Floresta (PE), Sertão de Itaparica, para participar do evento “O Rio São Francisco e suas energias: […]
Projeção da Eletronuclear, para a usina em Itacuruba, com seis reatores
Entre os dias 5 e 6 de novembro, os bispos católicos de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte – Estados sob a responsabilidade da CNBB/NE2 (Conferência Nacional dos Bispos, Região Nordeste 2) – comparecerão à cidade de Floresta (PE), Sertão de Itaparica, para participar do evento “O Rio São Francisco e suas energias: impactos e desafios”, promovido pela Diocese de Floresta, em conjunto com a Comissão Regional Pastoral para a Ação Sociotransformadora da CNBB. O evento debaterá a possibilidade de instalação de uma usina nuclear no município de Itacuruba.
O objetivo é que os bispos presentes conheçam os argumentos, contrários e favoráveis, à instalação da uma usina nuclear na região. A Diocese de Floresta adverte que, além dos especialistas, também serão ouvidas as comunidades da região que vivem da pesca e da agricultura e todos que podem ser impactados por um empreendimento desta magnitude.
A criação da fonte atômica de energia foi sinalizada no Plano Nacional de Energia 2050, elaborado pelo Ministério de Minas e Energia (MME). Além de Itacuruba, outras oito localidades no Nordeste e Sudeste do país estão sendo estudadas para abrigar usinas.
De acordo com informações da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia e divulgadas pela imprensa, a Eletronuclear já concluiu estudos que indicam Itacuruba como a área ideal para a construção do empreendimento com seis reatores e que custaria R$ 30 bilhões.
Apesar da intenção do Governo Federal, a legislação estadual proíbe a instalação de uma usina atômica em Pernambuco. De acordo com o Artigo 216 da Constituição Estadual, está proibida a instalação de usinas nucleares no Estado enquanto não se esgotarem toda a capacidade de produzir energia hidrelétrica e de outras fontes.
Na Carta Encíclica Laudato Si’, de 2015, o Papa Francisco aconselha a Igreja a discutir com a sociedade os temas de interesse de nossa “Casa Comum”, como diz o texto. “Quando surgem eventuais riscos para o meio ambiente que afetam o bem comum presente e futuro, esta situação exige que as decisões sejam baseadas num confronto entre riscos e benefícios previsíveis para cada opção alternativa possível”.
O Encontro “O Rio São Francisco e suas energias: impactos e desafios” ocorrerá no Centro de Formação da Diocese de Floresta, na Avenida Manoel Alves de Carvalho, S/N, entre os dias 5 e 6 de novembro de 2019 e será, também, aberto ao público.
Somente em outubro, foram 227 crimes de estupro reportados à SDS. A Secretaria Estadual de Defesa Social (SDS) registrou um aumento nos casos de estupro e de violência doméstica em outubro. No mês passado, 4.184 denúncias de violência doméstica chegaram a delegacias. Esse número é 10,4% superior aos 3.790 casos de outubro de 2021. Desde o […]
Somente em outubro, foram 227 crimes de estupro reportados à SDS.
A Secretaria Estadual de Defesa Social (SDS) registrou um aumento nos casos de estupro e de violência doméstica em outubro.
No mês passado, 4.184 denúncias de violência doméstica chegaram a delegacias. Esse número é 10,4% superior aos 3.790 casos de outubro de 2021.
Desde o início do ano, 35.615 crimes de violência doméstica foram registrados no estado. Em comparação aos 34.542 crimes deste tipo cometido nos dez primeiros meses do ano passado, o número representa um aumento de 3,11%.
No caso do estupro, 227 crimes foram reportados no mês passado. São 6,07% mais casos do que os 214 episódios registrados em outubro de 2021. No acumulado do ano, 2.135 violações deste tipo ocorreram no estado, resultado 2,33% menor do que os 2.186 estupros denunciados entre janeiro e outubro de 2021.
Pernambuco registrou uma queda no número de feminicídios. Foram quatro assassinatos de mulheres motivados pela questão de gênero em outubro de 2022, uma queda de 50% em relação aos oito casos registrados no mesmo mês de 2021. Entre janeiro e outubro, os registros deste crime caíram de 76 para 60 entre o ano passado e o atual; uma redução de 21,1%.
A governadora Raquel Lyra acompanhou nesta sexta-feira (10), a 39ª edição da Festa do Abacaxi, em Pombos, na Mata Sul do Estado. No Pátio de Eventos, a gestora estadual visitou comerciantes locais e ressaltou a importância da festa para a economia da cidade. As festividades seguem até o próximo domingo (12). “Momento lindo aqui em […]
A governadora Raquel Lyra acompanhou nesta sexta-feira (10), a 39ª edição da Festa do Abacaxi, em Pombos, na Mata Sul do Estado. No Pátio de Eventos, a gestora estadual visitou comerciantes locais e ressaltou a importância da festa para a economia da cidade. As festividades seguem até o próximo domingo (12).
“Momento lindo aqui em Pombos, na Festa do Abacaxi. Vi muitos agricultores e agricultoras que plantam o melhor abacaxi do Brasil e do mundo, e que fazem deste evento um grande encontro. O Governo de Pernambuco está junto, garantindo segurança e trabalhando em parceria com a prefeitura para que o povo possa estar mais feliz aqui na cidade de Pombos”, destacou a governadora Raquel Lyra.
Realizada no Pátio de Eventos da cidade, a tradicional Festa do Abacaxi reflete a vocação agrícola do município, expoente na produção da fruta na região. Ao longo dos anos, o evento consolidou-se como parte do calendário cultural, turístico e econômico local, valorizando a agricultura familiar e o potencial produtivo da cidade.
Anfitrião do evento, o prefeito Elias Meu Fii ressaltou a presença do Governo do Estado. “É uma honra receber nossa governadora aqui, prestigiando a nossa tradicional Festa do Abacaxi, a melhor festa do interior de Pernambuco. Para mim, é um prazer enorme recebê-la na nossa cidade que já tem diversas parcerias com a gestão estadual”, afirmou.
A festividade conta com shows de artistas regionais e nacionais, feira gastronômica e concursos culturais.
Acompanharam a agenda o senador Fernando Dueire; os secretários estaduais André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura) e o coronel Hercílio Mamede (Casa Militar); os prefeitos Chaparral (Surubim), Juliana de Chaparral (Casinhas) e Fátima Borba (Cortês); além do diretor-presidente da Cehab, Paulo Lira; o vereador do Recife, Fred Ferreira; e vereadores e lideranças locais.
O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e presidente estadual do PSDB, Álvaro Porto, comentou a possível candidatura do prefeito do Recife, João Campos (PSB), ao Governo do Estado em 2026. A declaração foi feita durante entrevista ao programa Ponto de Encontro da CBN Recife, neste domingo (13), apresentado pelo jornalista Elielson Lima. Segundo […]
O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e presidente estadual do PSDB, Álvaro Porto, comentou a possível candidatura do prefeito do Recife, João Campos (PSB), ao Governo do Estado em 2026.
A declaração foi feita durante entrevista ao programa Ponto de Encontro da CBN Recife, neste domingo (13), apresentado pelo jornalista Elielson Lima.
Segundo Álvaro, o desempenho de João Campos à frente da Prefeitura do Recife e a maneira como o prefeito conduz sua política têm gerado receio entre adversários. “A gente nota que isso é um medo de que João venha disputar a eleição. A classe política vê isso aí. É um medo de disputar eleição com João, porque a gente está vendo que as pesquisas no estado hoje, se a eleição fosse hoje, não tinha nem graça a eleição no estado”, afirmou.
De acordo com o presidente da Alepe, o favoritismo de João Campos nas pesquisas reflete o trabalho realizado na capital pernambucana e a aceitação popular.
Álvaro ressaltou ainda que, independentemente das siglas partidárias, o mais importante são as pessoas. “Ficam criticando porque é partido A, partido B, mas para mim o que vale são as pessoas. E se realmente ele for candidato a governador, vai ser uma disputa forte. Não tem eleição fácil”, disse.
Ainda segundo Álvaro Porto, embora reconheça a dificuldade natural de qualquer campanha, acredita que João Campos teria uma vitória tranquila se o pleito fosse realizado hoje. “Vai ser uma campanha difícil, mas eu tenho certeza que vai ser uma vitória fácil de João”, concluiu.
Você precisa fazer login para comentar.