Cidades da região do Pajeú, já registram chuvas nesta tarde. Em algumas áreas do Sertão chuvas vieram com fortes
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta de possibilidade de chuva de moderada a forte nas próximas 24 horas, no Agreste e Sertão do Estado.
O comunicado foi emitido pouco depois das 10h e vale até esta terça-feira (03.11).
Notícias de chuvas em várias áreas da região do Pajeú chegaram na tarde desta segunda (2). Em algumas áreas, as chuvas vieram com fortes ventos e casas foram destelhadas.
Em Petrolina, parte da estrutura do hospital de campanha montando pelo Governo de Pernambuco, na parte externa do Hospital Universitário (HU) desabou nesta segunda-feira (02), após a forte chuva que atingiu o município. O local cuida de pacientes em tratamento contra a Covid-19.
Segundo a direção do hospital, no momento do acidente a unidade abrigava nove pacientes na enfermaria e três na UTI. Os pacientes que estavam na enfermaria, foram transferidos para o Hospital de Campanha Monte Carmelo, administrado pela prefeitura.
Os pacientes que estavam na UTI foram levados para outros leitos de UTIs em outros hospitais da cidade. A diretoria do hospital ainda informou que os reparos estão sendo feitos na estrutura e nas máquinas, para que os pacientes possam voltar o mais rápido possível para a unidade.
Uma ameaça de estupro “corretivo” sofrida pela deputada Rosa Amorim (PT) repercutiu na Reunião Plenária desta terça (22). A parlamentar contou ter recebido mensagem no e-mail institucional contendo uma intimidação para reverter a orientação sexual dela. Segundo a petista, esse é mais um caso de LGBTfobia contra mulheres na política de todo o País. “Esse […]
Uma ameaça de estupro “corretivo” sofrida pela deputada Rosa Amorim (PT) repercutiu na Reunião Plenária desta terça (22). A parlamentar contou ter recebido mensagem no e-mail institucional contendo uma intimidação para reverter a orientação sexual dela. Segundo a petista, esse é mais um caso de LGBTfobia contra mulheres na política de todo o País.
“Esse tipo de ameaça não vai nos paralisar nem nos tirar da política. A gente sabe muito bem que a violência política de gênero afeta principalmente nós mulheres, parlamentares, e a disseminação do ódio que aconteceu nesses últimos quatro anos do Governo Bolsonaro só autoriza a iniciativa desses misóginos”, disse. Rosa Amorim informou que vai entrar com uma representação no Ministério da Justiça para denunciar a ameaça e garantir punição aos autores da mensagem LGBTfóbica.
No mesmo pronunciamento, a parlamentar ainda registrou a decisão do Tribunal Regional Federal que inocentou a ex-presidente Dilma Rousseff das acusações de pedaladas fiscais. Para a deputada, a sentença “merece entrar nos anais da democracia brasileira” pela reparação de uma covardia cometida contra a ex-presidente, que sofreu impeachment em maio de 2016.
Os resultados de um levantamento do Tribunal de Contas de Pernambuco sobre a situação do atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Estado mostraram que os municípios pernambucanos ainda estão na fase inicial para o estabelecimento de uma política pública voltada ao tema. Um dos motivos é a falta de dados sobre […]
Os resultados de um levantamento do Tribunal de Contas de Pernambuco sobre a situação do atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Estado mostraram que os municípios pernambucanos ainda estão na fase inicial para o estabelecimento de uma política pública voltada ao tema. Um dos motivos é a falta de dados sobre a quantidade de pacientes com o transtorno em cada localidade, e de ações eficazes para o diagnóstico e tratamento.
Outro problema observado é a ausência, ou insuficiência, de médico especialista e de uma equipe multidisciplinar mínima para realizar as terapias necessárias ao desenvolvimento da pessoa autista.
Os dados da pesquisa apontaram que 37% das 184 cidades pernambucanas (68 municípios) não possuem ao menos um profissional de saúde apto ao diagnóstico do transtorno, em sua rede de atendimento pública. O mesmo vale para terapeutas ocupacionais, onde somente 39 municípios contam com ao menos um em seu quadro de profissionais de saúde.
Em relação à capacitação, dos 846 profissionais que atendem usuários com TEA em Pernambuco, apenas 10% (82) possuem formação para essa finalidade.
Ainda, segundo o levantamento, 159 municípios (86%) informaram não ter realizado qualquer capacitação relacionada ao TEA aos seus profissionais, nos últimos três anos. A fila de espera para consulta com esses especialistas, hoje, é de cerca de 10 mil pessoas com indícios do transtorno, em 102 dos municípios do Estado.
Além disso, apenas 36,8% das localidades avaliadas realizam o atendimento em unidades de saúde especializadas e 30% (55) em unidades básicas de saúde (UBS), enquanto somente seis fazem atendimento em unidades exclusivas para pessoas autistas.
Os dados enviados pelas prefeituras foram comparados a indicadores elaborados pela equipe de auditoria do TCE. As cidades foram enquadradas em seis níveis de infraestrutura: “Alto”, “Muito Alto”, “Moderado” (2), “Baixo” (27), “Muito Baixo” (95) e “Crítico” (58). Nenhuma delas chegou aos níveis “Alto” ou “Muito Alto”.
“Essa é uma realidade que precisa ser mudada, porque trata da saúde e do futuro de pessoas até então esquecidas pelo Poder Público, incluindo os seus familiares”, destacou o auditor de Saúde do TCE, João Francisco Assis, um dos responsáveis pelo estudo. O autismo é uma das políticas públicas ligadas à Primeira Infância que vem sendo acompanhada pela instituição desde o ano de 2020, e uma das prioridades da atual gestão do presidente Ranilson Ramos.
Atualmente, o Tribunal aguarda posicionamento do governo do Estado para a assinatura de um novo Termo de Ajuste de Gestão (TAG), como o que foi assinado pela gestão anterior, sob relatoria do conselheiro Dirceu Rodolfo, com propostas para melhorar o diagnóstico e o atendimento de autistas em Pernambuco.
“O Tribunal vai orientar o Poder Público nas políticas voltadas ao TEA, mas há duas premissas básicas que precisam constar nesse termo, que são o diagnóstico precoce e o tratamento precoce, para que os resultados no desenvolvimento dos pacientes possam acontecer”, disse o conselheiro Dirceu.
O assunto vem sendo discutido com a equipe de saúde do Governo Estadual, que ficou de avaliar o caso. O relator dos processos da Secretaria de Saúde em 2023 é o conselheiro Carlos Neves.
Essa semana, depois da correria para iniciar as operações da Rádio Pajeú em novo parque de transmissão, festa dos 64 anos, Asserpe, blog, programa, resolvi me esconder uma semana. Mas como tudo é assunto aqui, chamou a atenção o novo modelo de gestão de hotéis que já é uma realidade no Brasil. Esse, da rede […]
Essa semana, depois da correria para iniciar as operações da Rádio Pajeú em novo parque de transmissão, festa dos 64 anos, Asserpe, blog, programa, resolvi me esconder uma semana.
Mas como tudo é assunto aqui, chamou a atenção o novo modelo de gestão de hotéis que já é uma realidade no Brasil. Esse, da rede Liiv, fica em Natal, na área de Ponta Negra.
O hotel tem um formato 100% automático, sem funcionários na recepção, cozinha, ou outras áreas. Tem apenas o serviço de quarto.
Você acessa a unidade eletronicamente depois de ser atendido por uma pessoa (ou IA) por WhatsApp. Recebe senha de acesso ao prédio (são duas portas até o interior) e para o dispositivo de acesso às chaves.
A cozinha é compartilhada. Você faz seu café ou refeição, come, limpa e guarda. Ou seja, a “experiência compartilhada”, nome até legal, no fundo é você ser hóspede e ainda trabalhar para limpar o hotel, mantê-lo impecável porque outra pessoa virá depois.
O que mais levanta o debate é: esse tipo de hotel desemprega até quantas pessoas? Quantas funções deixaram de existir aqui entre recepcionistas, zeladores, segurança, cozinheiras…
É um debate sobre o capitalismo e suas consequências. Diante da Inteligência Artificial e da ótica de mercado competitivo, essa tendência tende a seguir para cidades menores. Vim conhecer e confirmei isso presencialmente.
O que você pensa disso? Enquanto pensa e reflete, sigo aqui lavando os pratos para agradar ao grupo empresarial que mantém a rede.
Sábado, retomo as atividades normais. Até lá, por aqui vamos mantendo contato, sem a mesma agonia, porque ninguém é de ferro.
Até lá, o blog segue sendo cuidado sob a coordenação do competente André Luiz.
O deputado federal Kaio Maniçoba (PHS-PE), eleito 3º vice-presidente na CPI da Petrobras, já teve dois requerimentos aprovados pelos integrantes da comissão na segunda reunião do colegiado realizada nesta quinta-feira (5), em Brasília. Um deles é sobre a convocação para a CPI do ex-gerente de Serviços da Petrobras, Pedro Barusco, quem acusou o PT, em […]
O deputado federal Kaio Maniçoba (PHS-PE), eleito 3º vice-presidente na CPI da Petrobras, já teve dois requerimentos aprovados pelos integrantes da comissão na segunda reunião do colegiado realizada nesta quinta-feira (5), em Brasília.
Um deles é sobre a convocação para a CPI do ex-gerente de Serviços da Petrobras, Pedro Barusco, quem acusou o PT, em delação premiada, de receber entre US$ 150 milhões e US$ 200 milhões em propina de 90 contratos da estatal entre 2003 e 2013. O presidente da CPI, Hugo Motta (PMDB-PB), quer ouvir Barusco ainda na próxima terça-feira (10), quando acontece a terceira comissão.
De acordo com o deputado Kaio Maniçoba, o depoimento do ex-gerente da Petrobras “vai ajudar a esclarecer um dos maiores escândalos de corrupção já visto na história do Brasil, e a atuação dos deputados segue firme em defesa do país”.
O outro requerimento do deputado pernambucano diz respeito à solicitação ao Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério Público Federal (MPF) e Controladoria Geral da União (CGU) para não fazerem acordo de leniência com empresas.
A Prefeitura de Afogados da Ingazeira promove neste sábado (25), a partir das 8h, um mutirão de vacinação destinado a atender às pessoas que estão no prazo para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Não é preciso agendamento. Basta se dirigir ao local do Dia D, na quadra da escola monsenhor Antônio […]
A Prefeitura de Afogados da Ingazeira promove neste sábado (25), a partir das 8h, um mutirão de vacinação destinado a atender às pessoas que estão no prazo para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19.
Não é preciso agendamento. Basta se dirigir ao local do Dia D, na quadra da escola monsenhor Antônio de Pádua Santos, e apresentar a carteira de vacinação e um documento de identificação. O horário será de 8 às 17h.
“A vacinação tem repercutido imensamente na diminuição do número de casos em Afogados. E com o esquema de vacinação completo, essa proteção aumenta ainda mais,” destacou o Secretário de Saúde, Artur Amorim.
Você precisa fazer login para comentar.