Anchieta Patriota comemora aprovação de contas pelo TCE
Por Nill Júnior
O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB) comemorou a aprovação de mais uma de suas contas pelo TCE.
A segunda turma da Corte de Contas de Pernambuco julgou e aprovou com ressalvas a prestação de Contas de Governo da Prefeitura Municipal de Carnaíba, relativas ao exercício financeiro de 2020.
A aprovação se deu à unanimidade. A recomendação pela aprovação será encaminhada à Câmara Municipal de Carnaíba.
Como costuma ocorrer, a aprovação se deu com ressalvas, fazendo algumas determinações à gestão para aprimoramento da gestão
Do Diário de Pernambuco Os deputados federais pernambucanos que foram favoráveis a regulamentação da terceirização, por meio da PL 4330, aparecem em um “mural da vergonha” colocado na parede do Banco do Brasil da Avenida Rio Branco no Recife. “Aqueles que estão no mural da vergonha são os inimigos. Temos que lutar contra isso”, afirmou […]
Os deputados federais pernambucanos que foram favoráveis a regulamentação da terceirização, por meio da PL 4330, aparecem em um “mural da vergonha” colocado na parede do Banco do Brasil da Avenida Rio Branco no Recife.
“Aqueles que estão no mural da vergonha são os inimigos. Temos que lutar contra isso”, afirmou o diretor executivo do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, João Rufino, ao microfone, dirigindo-se aos bancários presentes. No mural, além da foto e nome dos 18 deputados, o mural conta ainda com as siglas que “votaram contra o trabalhador”.
Ele destacou ainda a necessidade de enfrentar o “Congresso Nacional mais reacionário que o Brasil já teve”. No local, o Sindicato realizou um ato de enfrentamento ao projeto de lei durante a manhã e início da tarde desta quarta-feira (15).
Rufino ressaltou que é importante mostrar ao público quem foram os políticos que votaram pelo PL. “As pessoas elegem os políticos confiando que eles não farão coisas desse tipo. Quando ocorrem esses estelionatos, temos que reagir. Não podemos mas dizer apenas os nomes desses políticos, temos que dizer as legendas e a proposta política. Temos que estimular também a responsabilidade do voto dos trabalhadores”, apontou.
Durante o ato, representantes do sindicato fizeram questão de ressaltar que o fato de as empresas públicas estarem fora da regulamentação não pode servir de desculpa para desmobilizar parte do movimento. “Temos que unificar a classe, fazer uma luta única”, disse Rufino.
Na lista dos deputados presentes no “mural da vergonha”, Anderson Ferreira (PR), Augusto Coutinho (SD), Betinho Gomes (PSDB), Cadoca (PMDB), Daniel Coelho (PSDB), Eduardo da Fonte (PP), Fernando Coelho Filho (PSB), Fernando Monteiro (PP), Gonzaga Patriota (PSB), Jarbas Vasconcelos (PMDB), João Fernando Coutinho (PSB), Jorge Côrte Real (PTB), Kaio Maniçoba (PHS), Marinaldo Rosendo (PSB), Pastor Eurico (PSB) , Raul Jungmann (PPS), Ricardo Teobaldo (PTB) e Silvio Costa (PSC).
Basta uma foto nas redes sociais para alimentar especulação e imaginação. O Deputado Estadual Luciano Duque esteve cumprindo agendas em Serra Talhada, com o ex-presidente da CDL e empresário Marcos Godoy, o Marquinhos. Uma em Santa Cruz da Baixa Verde. Outro encontro em uma comunidade rural de Serra Talhada. Marquinhos nunca escondeu seu desejo de […]
Basta uma foto nas redes sociais para alimentar especulação e imaginação.
O Deputado Estadual Luciano Duque esteve cumprindo agendas em Serra Talhada, com o ex-presidente da CDL e empresário Marcos Godoy, o Marquinhos.
Uma em Santa Cruz da Baixa Verde. Outro encontro em uma comunidade rural de Serra Talhada.
Marquinhos nunca escondeu seu desejo de um dia, servir politicamente a Serra Talhada. Em 2020, teve o nome colocado no bloco de oposição e chegou a ser cotado para ser candidato a prefeito ou vice.
Claro, a especulação aumenta depois das declarações recentes de Duque reclamando da condução da prefeita Márcia Conrado. Nos bastidores, Duque invoca que teria uma base fiel a ele e que poderia abalar a ala governista, apesar de dizer não ser o seu objetivo.
Na manhã desta segunda-feira (15) o Prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB) esteve reunido com André Campos, da Casa Civil do governo de Pernambuco e Marcelo Canuto, buscando apoio para realização da 25ª edição da festa de Zé Dantas, programada para o início do mês de novembro. “Estivemos em Recife conversando com André Campos e […]
Na manhã desta segunda-feira (15) o Prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB) esteve reunido com André Campos, da Casa Civil do governo de Pernambuco e Marcelo Canuto, buscando apoio para realização da 25ª edição da festa de Zé Dantas, programada para o início do mês de novembro.
“Estivemos em Recife conversando com André Campos e Marcelo Canuto sobre o apoio do governo do estado para que possamos realizar uma grande festa em homenagem ao compositor carnaibano Zé Dantas. Tivemos a garantia do patrocínio do governo de Pernambuco”, disse Anchieta Patriota.
Além dos shows musicais com artistas locais e nacionais, a festa de Zé Dantas promove oficinais de música na escola Maestro Israel Gomes com nomes consagrados no cenário nacional. A realização é da Diretoria de Cultura do Governo municipal.
Para grande atração, está sendo ventilada a possibilidade de vinda de um nome da MPB. Na bolsa de apostas, pode estar vindo um renomado grupo da Música Popular Brasileira.
“Um filme nunca é ‘só um filme’: é uma janela para o mundo”, afirma José Eduardo, aluno do IFPE que busca apoio para cobrir o maior evento de cinema da França O estudante José Eduardo Eufrázio do Nascimento, do curso Técnico Integrado em Informática do IFPE Campus Afogados, está quebrando as barreiras geográficas e sociais […]
“Um filme nunca é ‘só um filme’: é uma janela para o mundo”, afirma José Eduardo, aluno do IFPE que busca apoio para cobrir o maior evento de cinema da França
O estudante José Eduardo Eufrázio do Nascimento, do curso Técnico Integrado em Informática do IFPE Campus Afogados, está quebrando as barreiras geográficas e sociais do Sertão pernambucano através da sétima arte. Aos 18 anos, o jovem crítico de cinema acaba de ser credenciado para cobrir o Festival de Cannes, um dos eventos mais prestigiados do cinema mundial.
Bolsista do projeto de extensão Cine IF, coordenado pelo professor de história Juarlyson Jhones, José Eduardo já é uma figura carimbada nas cabines de imprensa de gigantes como Universal, Warner e Sony. Suas críticas, publicadas em portais como O Cinema É e Peliplat, garantiram-lhe o acesso antecipado a grandes lançamentos mundiais, consolidando sua voz como um novo talento da crítica cinematográfica brasileira.
A barreira do custo e a democratização do acesso
Embora tenha conquistado a prestigiada credencial para a cobertura online do festival francês, o estudante enfrenta agora o desafio financeiro. O custo da taxa de participação é de 189 euros (cerca de R$ 1.290,00), valor necessário para que ele possa acompanhar, de forma remota, as exibições e coletivas que ditam os rumos do cinema global entre os dias 12 e 23 de maio.
Para viabilizar a participação, uma campanha de mobilização foi lançada. José Eduardo vê nessa oportunidade não apenas um crescimento pessoal, mas uma forma de ocupar espaços historicamente restritos às elites dos grandes centros.
“Para mim, um filme nunca é ‘só um filme’ — é uma janela para o mundo”, destaca o estudante, reforçando a importância da representatividade sertaneja em eventos internacionais.
Como apoiar
Interessados em contribuir com a formação do jovem crítico e garantir que o Sertão esteja presente nos debates de Cannes podem realizar doações através da plataforma Vakinha ou diretamente via Pix.
“Terra devastada”. Foi o que disse ter encontrado em Santa Terezinha o Prefeito Vaninho de Danda da antiga gestão de Delson Lustosa, durante entrevista a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM. “Município no CAUC, frota destruída, impedimento de celebrar convênio para aquisição do Programa Minha Casa Minha Vida e toda cidade sem água do Sistema […]
“Terra devastada”. Foi o que disse ter encontrado em Santa Terezinha o Prefeito Vaninho de Danda da antiga gestão de Delson Lustosa, durante entrevista a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM.
“Município no CAUC, frota destruída, impedimento de celebrar convênio para aquisição do Programa Minha Casa Minha Vida e toda cidade sem água do Sistema Adutor do São Francisco”, foi o que encontrei, disse.
A prioridade da gestão foi buscar uma saída para o abastecimento. O prefeito foi ao Governador Paulo Câmara, conseguiu a tubulação e a Prefeitura fez a perfuração. Hoje Santa Terezinha tem água duas vezes por mês na torneira e logo o abastecimento vai melhorar com a chegada da segunda etapa da Adutora do Pajeú.
Sobre salários, Vaninho informou estar com o 13º e efetivos em dia, mas admitiu atraso de comissionados e contratados por dois meses, dizendo pagar em janeiro de 2020.
Informou não ter o que reclamar da Câmara, mesmo com minoria governista. “Todas a matérias de interesse da população a Câmara tem aprovado e isso é bom”, declarou.
Além da água, o prefeito falou que priorizou a saúde onde o investimento atingiu 22% e em alguns aspectos se tornou a quarta melhor da região e a Educação a segunda mais bem posicionada. A folha de pessoal te m respeitado a Lei de Responsabilidade Fiscal, somando em torno de 53%.
O calo da gestão, diz, foi a herança recebida de servidores com salários de R$ 60,00, R$ 70,00 e R$ 80,00 que são completados com abonos para atingir o mínimo.
O vice-prefeito Adarivan Santos depois de falar sobre as ações na infraestrutura foi provocado pelo apresentador a falar sobre a cisterna do Programa Água para Todos, instalada no muro de sua residência. Adarivan mostrou irritação e disse já ter respondido sobre o assunto a quem merecia a resposta. Diante da insistência, concluiu dizendo: “Na época eu me encaixava nos critérios para receber a cisterna como agricultor”.
Falando sobre sucessão, o prefeito Vaninho prometeu fazer melhor em um futuro governo, mas disse que o grupo é que vai decidir sobre a chapa governista. Revelou querer enfrentar o ex-prefeito Delson Lustosa. “Mas ele está impedido pela justiça e isso não será possível”.
Você precisa fazer login para comentar.