Notícias

Amupe reúne prefeitos eleitos em Seminário de Novos Gestores

Por André Luis

Nos dias 11 e 12 de novembro de 2024, a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) realizará o Seminário Novos Gestores, no Hotel Canarius de Gravatá.

O evento tem como objetivo orientar os prefeitos eleitos sobre os principais desafios da administração pública municipal, preparando-os para uma gestão eficiente e sustentável.

A programação inclui palestras, painéis e workshops com foco em temas como finanças municipais, responsabilidade fiscal e parcerias estratégicas. Além disso, o seminário vai contar com a participação da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra e representantes do governo federal, além de parceiros como o Sebrae.

Durante o evento, a Amupe vai possibilitar a interação dos prefeitos e secretários com especialistas e expositores, que trarão a oportunidade aos gestores conhecerem soluções tecnológicas para as cidades, com o propósito de promover o desenvolvimento integrado dos municípios pernambucanos, colaborando para a melhoria da qualidade de vida da população.

“Nosso compromisso é oferecer aos novos gestores as ferramentas necessárias para que iniciem seus mandatos com uma visão clara e estratégias bem definidas. Queremos que cada prefeito e prefeita esteja preparado para enfrentar os desafios da administração pública. E a Amupe é um ponto de apoio para garantir que os municípios de Pernambuco possam avançar juntos, com sustentabilidade e integração”, destacou Marcelo Gouveia, presidente da Amupe e prefeito de Paudalho.

Outras Notícias

Álvaro Porto denuncia que “milícia digital” tem atuação de assessor do gabinete da governadora

Investigação da Alepe apontou Manoel Medeiros como autor de denúncia anônima contra Dani Portela O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (PSDB), informou em pronunciamento, nesta quarta-feira (20.08), que Manoel Pires Medeiros Neto, assessor do gabinete da governadora Raquel Lyra (PSD), é o autor da denúncia anônima enviada ao TCE e à […]

Investigação da Alepe apontou Manoel Medeiros como autor de denúncia anônima contra Dani Portela

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (PSDB), informou em pronunciamento, nesta quarta-feira (20.08), que Manoel Pires Medeiros Neto, assessor do gabinete da governadora Raquel Lyra (PSD), é o autor da denúncia anônima enviada ao TCE e à imprensa contra a deputada estadual Dani Portela (PSOL).

A constatação, segundo Porto, foi feita a partir de investigação da Superintendência de Inteligência Legislativa da Alepe (Suint). De acordo a investigação, no dia 09 deste mês Manoel usou uma lanhouse no Shopping RioMar para preparar o pendrive com o material contra Dani Portela.

Para o deputado, os fatos e a proximidade de Manoel com a governadora, indicam que a milícia digital palaciana vem sendo operada também pelo assessor do gabinete da gestora. “O tal gabinete do ódio parece ser, para a nossa surpresa, exatamente o gabinete da governadora. O ineditismo desta situação dentro da história do estado é lamentável e vergonhoso”, frisou.

O deputado lembrou que, conforme comunicado na semana passada, a Alepe não ia ficar assistindo parlamentares serem difamados e coagidos sem reagir. “A Superintendência de Inteligência foi acionada e as investigações revelaram que Manoel não é só o mentor intelectual, mas também executor de ações milicianas”, disse. “A Suint obteve imagens do assessor da governadora em ação na sua prática delituosa às custas do tesouro estadual”, completou.

Diante da realidade apurada, avalia Porto, a conclusão a que se pode chegar é que a denúncia contra a deputada Dani Portela foi uma clara tentativa de desmoralizar e coagir a parlamentar. A deputada é a autora do requerimento que criou a CPI que investigará contratos e aplicação dos recursos reservados à publicidade do governo.

“Tudo o que foi levantado na investigação está devidamente documentado. Com hora, local, imagem e cruzamento de dados e informações do computador utilizado e das mensagens enviadas pelo assessor. Não se trata, como gostam de classificar alguns governistas, de narrativas. Estamos tratando de fatos e de um acervo probatório contundente. O que não faltam são fatos determinados a serem investigados pela CPI da Publicidade instalada ontem nesta Casa”, observou.

O deputado ressaltou que sua presença na tribuna significa “a expressão da indignação e o veemente repúdio da Assembleia à criação da rede paga com dinheiro público para difamar, desonrar e caluniar deputados e outros segmentos da sociedade”. “Estou aqui para reafirmar, mais uma vez, o meu compromisso inabalável de defender a nossa instituição e atividade de todos parlamentares desta Casa”, acrescentou.

No discurso, Porto destacou que Manoel é o mesmo assessor que foi citado em denúncia grave apresentada à OAB, na semana passada. Naquela denúncia, Manoel e uma prima, a advogada Manoela Álvarez Medeiros, são acusados de atuar num esquema de obtenção irregular de informações para depreciar oponentes do governo.

Manoel Medeiros é jornalista e  economista e foi, inclusive, membro do comitê de transição da então governadora eleita, em novembro e dezembro de 2022. A ligação entre ele e a governadora se deu por intermédio da vice-governadora Priscila Krause, com quem Manoel mantém uma relação de longa data.

Entre entre 2011 e 2022 ele foi assessor de Priscila quando ela exerceu mandatos de vereadora do Recife e de deputada estadual. Além de assessor da governadora, é conselheiro da CEPE, órgão de publicidade do estado e da AGE- Agência de Empreendedorismo de PE.

O deputado informou, por fim, que todas as provas e documentos levantados pela Superintendência de Inteligência Legislativa serão disponibilizados para os deputados, para a CPI da Publicidade e para a Justiça.

“Nada nos intimidará. Não arredaremos o pé da defesa intransigente da independência desta casa e da atividade legislativa de cada um de nós, assegurada pela nossa Carta Magna. Por fim, independentemente de qualquer posição política, precisamos todos, deputados e deputadas, estar unidos na defesa das nossas prerrogativas”, finalizou.

Ônibus da Transcatedral tomba na Bahia

Informações preliminares indicam que não há feridos graves. Ônibus não tinha passageiros de Afogados, garante proprietário  Atualizado às 22h50 Um ônibus da empresa Transcatedral Turismo que vinha de São Paulo para Fortaleza e com passagens por outras cidades tombou na Bahia. O acidente ocorreu entre Belo Campo e Vitória da Conquista. Ainda não há muitos […]

Informações preliminares indicam que não há feridos graves. Ônibus não tinha passageiros de Afogados, garante proprietário 

Atualizado às 22h50

Um ônibus da empresa Transcatedral Turismo que vinha de São Paulo para Fortaleza e com passagens por outras cidades tombou na Bahia.

O acidente ocorreu entre Belo Campo e Vitória da Conquista. Ainda não há muitos detalhes sobre as circunstâncias do acidente,  mas não há informações sobre feridos graves.

O veículo tombou na pista. Segundo o blog apurou, a empresa está oferecendo alguma assistência aos passageiros. Ainda não há informações sobre a previsão de retomada da viagem.

Apesar de ser de empresa de Afogados, o proprietário, conhecido como Genival do Ônibus,  afirmou que o ônibus estava locado para a empresa Transbrasil. “Ele praticamente só encostou em uma barreira. A maioria iria desembarcar em Vitória da Conquista, Poções, Jequié e Feira de Santana”.

Ele disse entretanto que havia um passageiro de Serra Talhada, um de Salgueiro e o restante era de Fortaleza.  “Não havia passageiros de Afogados”, garante.

Há outros ônibus com destino a Afogados.  “Com eles,  tudo tranquilo”, garante.  A circulação da informação do acidente gerou apreensão de quem aguardava familiares na rota tradicional.  “Estão vindo sem problemas”, afirmou Genival.

Afogados: Câmara realizará sessão solene da emancipação

A Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira realizará na próxima quarta-feira (28), às 10h, uma sessão solene em homenagem aos ex-presidentes do Poder Legislativo e celebrará a passagem de mais uma emancipação política de Afogados da Ingazeira. A galeria é formada por todos os presidentes do Poder Legislativo de 1956 até os dias atuais, […]

A Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira realizará na próxima quarta-feira (28), às 10h, uma sessão solene em homenagem aos ex-presidentes do Poder Legislativo e celebrará a passagem de mais uma emancipação política de Afogados da Ingazeira.

A galeria é formada por todos os presidentes do Poder Legislativo de 1956 até os dias atuais, o Presidente Igor Mariano falou sobre a importância do momento.

“É um reconhecimento da história, todos que passaram pela casa ao seu tempo puderam contribuir com o fortalecimento do poder legislativo. Uma celebração também pela emancipação política da nossa querida Afogados da Ingazeira, a câmara não poderia deixar de participar oficialmente desta data”, destacou Igor.

Sessão Cancelada – A sessão ordinária que seria realizada na data de hoje (26) foi cancelada pelo Presidente devido aos preparativos para sessão solene. Em breve deverá ser remarcada.

Profissionais da educação participaram de curso sobre linguagem brasileira de sinais

Com o objetivo de fortalecer a educação inclusiva, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira promoveu um curso de linguagem brasileira de sinais (libras), direcionado aos professores da rede municipal de ensino. As aulas aconteceram de forma remota, e também presencial, e tiveram início em Agosto. Com uma carga horária de sessenta horas, o curso foi […]

Com o objetivo de fortalecer a educação inclusiva, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira promoveu um curso de linguagem brasileira de sinais (libras), direcionado aos professores da rede municipal de ensino. As aulas aconteceram de forma remota, e também presencial, e tiveram início em Agosto.

Com uma carga horária de sessenta horas, o curso foi ministrado pela professora Valderez de Queiroz, que atua no Centro de Apoio Pedagógico Multidisciplinar Nívea Galindo.

As aulas terminaram na última segunda. E na manhã desta Quinta (28), no auditório da educação, o Prefeito Alessandro Palmeira, e a Secretária de Educação, Wivianne Fonseca, fizeram a entrega dos certificados aos participantes.

A cerimônia contou com a presença dos vinte e quatro professores formados, do vereador César Tenório, da coordenadora do Centro de Apoio Pedagógico Multidisciplinar, Rejane Aparecida.

Segundo a Secretária de Educação de Afogados, foi um momento bastante rico e repleto de emoção. “Todo esse trabalho visa levar dignidade, respeito e uma educação de qualidade para nossas crianças com necessidades especiais”, destacou Wivianne.

“Fizemos hoje a entrega dos certificados do primeiro curso de Libras para os professores das escolas municipais. Essa é uma ação fundamental para fortalecer a nossa política de uma educação cada vez mais inclusiva”, afirmou o Prefeito Alessandro Palmeira.

Para Magno Martins, Internet vai ter peso determinante na campanha

O blogueiro Magno Martins acredita que o fato novo desta campanha será o poder da Internet, que será bastante explorada pelos candidatos. Magno esteve batendo um papo sobre o processo eleitoral no Debate das Dez desta sexta-feira, na Rádio Pajeú. “Eu acho que o fator novo desta campanha vai ser a consolidação da internet, das […]

IMG_2222

O blogueiro Magno Martins acredita que o fato novo desta campanha será o poder da Internet, que será bastante explorada pelos candidatos. Magno esteve batendo um papo sobre o processo eleitoral no Debate das Dez desta sexta-feira, na Rádio Pajeú.

“Eu acho que o fator novo desta campanha vai ser a consolidação da internet, das redes sociais. Hoje virou uma febre o Instagram, o Twitter e o Facebook, todo mundo hoje é um repórter, um jornalista que dá a sua informação. O povo vai se sentir importante em poder dar a sua opinião aos políticos”.

Pra Magno, a Internet será a saída para candidatos como Eduardo Campos, com pouco tempo de guia. Essa aliás, a necessidade de mais exposição, será o desafio de Campos segundo ele. Já Dilma tentará evitar polarização com o ex-governador de Pernambuco. “Ela buscará uma comparação com os governos do PSDB”.

Magno falou ainda da batalha pelo Governo de Pernambuco entre Paulo Câmara, Armando Monteiro e os demais candidatos. Clique no link abaixo e ouça o Debate na íntegra, através do Portal Pajeú Radioweb.

Portal Pajeú Radioweb : Para Magno Martins, Internet será diferencial nas eleições 2014