Notícias

Álvaro Porto assume comissão interventora no PSDB e gera debandada

Por Nill Júnior

Bloco ligado a Raquel emite nota e anuncia saída 

A Executiva Nacional do PSDB, resolveu intervir no Diretório Regional de Pernambuco.

Segundo nota, “constatou tanto ingerência externa e desvio da política nacional do partido, como aspectos que violaram a integridade partidária”.

“Fruto dessa decisão, houve por bem nomear uma comissão interventora presidida pelo deputado Álvaro Porto, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, para que, juntamente com os outros membros designados, num prazo de 180 dias – podendo este prazo ser prorrogado – tenham a atribuição de organizar e dirigir o partido no âmbito estadual”, diz em nota.

A Executiva Nacional determinou a alteração da composição do Diretório estadual junto à Justiça Eleitoral, inclusive no sistema de gerenciamento de informações partidárias, e designou também o secretário geral da Executiva Nacional, deputado Paulo Abi Ackel, como relator e responsável pelo acompanhamento do processo de forma permanente.

Fred Loyo e aliados de Raquel emitem nota:

Diante do anúncio da Executiva Nacional do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) de intervenção em Pernambuco, a presidência da legenda em nosso estado, que tem seu mandato constituído até novembro de 2025, ressalta que essa decisão é injustificável.

Representa um episódio de violência política e desrespeito na contramão de tudo o que sempre defendeu o PSDB: o respeito às regras, a decisões colegiadas e, acima de tudo, ao diálogo. 

Por discordarem fortemente desta decisão sem legitimidade política, a partir deste momento, o então presidente Fred Loyo, a vice-governadora Priscila Krause, prefeitos e prefeitas anunciam a saída do partido.

A escolha da presidência do Diretório Estadual foi unânime e, a partir dela, o PSDB emergiu da posição de 5 prefeitos para a maior legenda política de nosso Estado, tendo até hoje em seu quadro 32 prefeitos, 33 vice-prefeitos, mais de 220 vereadores, além de diretórios e comissões provisórias em 90 municípios.

É importante destacar que essa caminhada se deu através de diálogo, compromissos e convergências, fortalecendo o partido em todas as regiões do Estado.

Seguimos juntos e certos de que construímos um projeto vitorioso que continuará servindo a Pernambuco com coragem, integridade e compromisso com as pessoas.

Frederico Loyo Filho 

Vice- Governadora Priscila Krause 

André Raimundo – prefeito de Cachoeirinha

Aninha da Ferbom – prefeita de Nazaré da Mata

Berg de Hacker – prefeito de Rio Formoso

Beto do Sargento – prefeito de Belém de Maria

Biu Abreu – prefeito de Orobó

Dió Filho – prefeito de Riacho das Almas

Diógenes Patriota – prefeito de Tuparetama

Diogo – prefeito de Barra de Guabiraba

Dona Graça – prefeita de Catende

Dr. Pedro Alves – prefeito de Iguaracy

Duguinha – prefeito de São Joaquim do Monte

Eder – prefeito de Vicência

Elizinho – prefeito de Carnaubeira da Penha

Fátima Borba – prefeita de Cortês

Izalta – prefeita de Ibirajuba

Joelda Pereira – prefeita de Tacaimbó

Joia – prefeito de Salgadinho

Júnior de Rivaldo – prefeito de Saloá

Júnior Pinto – prefeito de Exu

Luciano Bonfim – prefeito de Triunfo

Márcia Barreto- prefeita de Joaquim Nabuco 

Marlos Henrique – prefeito de Maraial

Paulo Galvão – prefeito de Itamaracá

Pollyanna Abreu – prefeita de Sertânia

Professora Elcione – prefeita de Igarassu

Rael- prefeito de Vertentes 

Ramos – prefeito de Paulista

Rodrigo Pinheiro – prefeito de Caruaru

Simãozinho – prefeito de Alagoinha

Teto Teixeira – prefeito de Moreilândia

Wellington – prefeito de Ibimirim

Xicão Tavares – prefeito de Verdejante

Outras Notícias

Prefeitura de Solidão entrega oficialmente o Portal do Trevo

Obra valoriza a entrada do município, fortalece a mobilidade e marca um novo momento para um dos principais acessos de Solidão. A Prefeitura de Solidão realizou, neste sábado, 4 de julho, a entrega oficial do Portal do Trevo, uma importante obra localizada em um dos principais acessos do município, que liga Solidão às cidades de […]

Obra valoriza a entrada do município, fortalece a mobilidade e marca um novo momento para um dos principais acessos de Solidão.

A Prefeitura de Solidão realizou, neste sábado, 4 de julho, a entrega oficial do Portal do Trevo, uma importante obra localizada em um dos principais acessos do município, que liga Solidão às cidades de Tabira e Afogados da Ingazeira.

“O novo portal transforma a entrada da cidade, valoriza a identidade do povo solidanense e representa mais um avanço na infraestrutura urbana do município. Além de funcionar como um novo cartão de visitas para quem chega a Solidão, a obra também contribui para a mobilidade, a segurança e o fortalecimento do desenvolvimento local”, diz a municipalidade em nota.

A solenidade contou com a presença do prefeito Mayco Araújo, do ex-prefeito e assessor especial Djalma Alves, vereadores, suplentes, secretários municipais, lideranças políticas, autoridades e moradores que prestigiaram o momento. A obra foi viabilizada por meio de emenda parlamentar do deputado federal Carlos Veras.

“Agradeço ao autor da emenda parlamentar, deputado federal Carlos Veras, aos vereadores, suplentes, secretários, lideranças, autoridades e a todos os solidanenses que estiveram presentes para celebrar este momento tão importante. Seguimos trabalhando, com responsabilidade e dedicação, para construir uma Solidão cada vez melhor para todos”, disse o prefeito.

Prefeitura de Solidão anuncia atrações para a Festa dos Romeiros

A prefeita de Solidão Cida Oliveira anunciou ontem as atrações musicais da programação da 45ª edição da Festa dos Romeiros, que acontecerá no mês de outubro. A informação é de Anchieta Santos. No Dia 16, sexta-feira, sobem ao palco Flavinho dos Teclados e Caninana do Forró. Dia 17, sábado,  Sandryno Ferraz e Banda Moleca 100 Vergonha. […]

SAM_8948A prefeita de Solidão Cida Oliveira anunciou ontem as atrações musicais da programação da 45ª edição da Festa dos Romeiros, que acontecerá no mês de outubro. A informação é de Anchieta Santos.

No Dia 16, sexta-feira, sobem ao palco Flavinho dos Teclados e Caninana do Forró. Dia 17, sábado,  Sandryno Ferraz e Banda Moleca 100 Vergonha.

A programação termina no domingo, dia 18, com   Toninho dos Teclados e Banda Encanto de Mulher, atrações que se apresentam na parte da tarde.

Prefeitura de Petrolina prepara Vila do N-5 para 6ª Festa do Trabalhador

Um dos momentos festivos mais esperados na vila do Núcleo 5 do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, zona rural de Petrolina, é a Festa do Trabalhador, que há cinco anos acontece no feriado de 1º de maio, quando se celebra internacionalmente o Dia do Trabalho. Para garantir que a festa desse ano aconteça ainda melhor, […]

Foto: Jaquelyne Costa

Um dos momentos festivos mais esperados na vila do Núcleo 5 do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, zona rural de Petrolina, é a Festa do Trabalhador, que há cinco anos acontece no feriado de 1º de maio, quando se celebra internacionalmente o Dia do Trabalho.

Para garantir que a festa desse ano aconteça ainda melhor, equipes da prefeitura estão dedicadas, desde esta quinta-feira (25), na limpeza da vila do Núcleo e também estão envolvidas na articulação do evento. A Secretaria de Governo e Agricultura disponibilizará a estrutura de fechamento, palco, toldos, banheiros químicos, som e uma atração musical.

A 6ª Festa do Trabalhador tem em sua programação para o dia 30 de abril momentos como shows do Forrozão Sensação e Trio Granah, sorteio de brindes, torneio de futebol com mais de 30 equipes inscritas. Já no dia 1ª de maio a comunidade poderá conferir os shows de Mauro Lima, Bené Vaqueiro e Forrozão Sensação.

“Nessa semana começamos o primeiro trabalho na área irrigada fazendo essa limpeza da vila do N-5 como também estamos ajudando a realizar a Festa do Trabalhador, para que seja um grande momento de confraternização entre os trabalhadores que moram tanto nesta vila quanto nas outras mais próximas”, disse o secretário da pasta, Simão Durando.

A festa acontecerá com o apoio da Prefeitura de Petrolina, do vereador Osório Siqueira e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais (STTAR).

Casos de Covid-19 entre agentes de saúde podem causar transtornos à população, diz presidente do Sindracs

Jota Oliveira tomou posse como presidente do Sindracs nesta sexta-feira (14) Por André Luis O presidente do Sindicato Regional dos Agentes Comunitários de Saúde de Pernambuco – Sindrac-PE, Rogério Jesuíno, o Jota Oliveira, alertou, durante entrevista ao programa Manhã Total da Rádio Pajeú, nesta sexta-feira (14), sobre os problemas que podem ser causados pela contaminação […]

Jota Oliveira tomou posse como presidente do Sindracs nesta sexta-feira (14)

Por André Luis

O presidente do Sindicato Regional dos Agentes Comunitários de Saúde de Pernambuco – Sindrac-PE, Rogério Jesuíno, o Jota Oliveira, alertou, durante entrevista ao programa Manhã Total da Rádio Pajeú, nesta sexta-feira (14), sobre os problemas que podem ser causados pela contaminação por Covid-19, em agentes comunitários de saúde.

Segundo Jota, que falou um pouco antes de tomar posse na Presidência do Sindracs – evento que aconteceu pela manhã no Cine Teatro São José -, os transtornos podem ser muitos, mas o principal é a falta das visitas por parte do agente porta a porta. “A população fica, de certa forma, desinformada, visto que o agente é o elo da pessoa com os serviços de saúde do município. Para se ter uma ideia, cinco membros da nova diretoria que toma posse hoje, não puderam comparecer por terem testado positivo para a Covid-19. Até o prefeito Alessandro Palmeira, que foi convidado, não pode comparecer por estar de quarentena”, informou.

A fala do novo presidente do Sindracs se junta a preocupação de outros setores, como do diretor do Hospital Regional Emília Câmara – HREC, que já demonstrou preocupação com esse aumento de casos e os riscos de profissionais da saúde se contaminarem e terem que se afastar para cumprir a quarentena deixando a unidade descoberta.

O promotor de Justiça, Lúcio Luiz de Almeida Neto, também já externou a sua preocupação com relação às baixas, que vários setores, inclusive econômicos, podem sofrer por conta do afastamento de profissionais que contraírem Covid-19.

Jota Oliveira também aproveitou para chamar a atenção da necessidade de agentes que precisam estar monitorando pacientes que estão cumprindo quarentena residencial, por Covid. “Veja só! É um absurdo o agente ter que vigiar uma pessoa que testou positivo, que sabe que tem que ficar em casa guardando quarentena para não contaminar outras pessoas. Ter que ir lá três vezes ao dia pra ver se o cidadão está em casa, se não está na casa de um vizinho, ou passeando na rua. Nada disso seria preciso se as pessoas tivessem consciência”, criticou Jota.

Oliveira também chamou a atenção da dificuldade no combate à pandemia causada pelo discurso negacionista do presidente Jair Bolsonaro. “Tem casa que a gente chega para explicar da importância da vacina, que o cara é seguidor do presidente e não quer ouvir o que a gente tem pra dizer. Só falta expulsar a gente”, destacou.

O novo presidente do Sindracs comparou a dificuldade do cenário a outro já conhecido, que é o combate ao aedes aegypti – mosquito responsável por transmitir a dengue, o zica e a chikungunya.

“A gente chega na casa pergunta e a pessoa diz que está seguindo todas as recomendações certinho, quando entramos damos logo de cara com um tanque descoberto, vasos de plantas cheios de água… a mesma quanto ao lixo. Explicamos dos riscos de se jogar lixo em terrenos baldios, que não há necessidade, visto que a caçamba passa, mas ainda assim as pessoas jogam”, desabafou Jota.

Governo de Pernambuco decreta intervenção na UPAE Grande Recife por seis meses

Foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (8) um decreto que determina que a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) Grande Recife, localizada no município de Abreu e Lima, será gerida diretamente pelo Governo de Pernambuco pelo período de seis meses. A decisão da governadora Raquel Lyra estabelece uma intervenção estadual, prevista em […]

Foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (8) um decreto que determina que a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) Grande Recife, localizada no município de Abreu e Lima, será gerida diretamente pelo Governo de Pernambuco pelo período de seis meses.

A decisão da governadora Raquel Lyra estabelece uma intervenção estadual, prevista em lei para situações emergenciais, após o Instituto de Gestão Aliança (IGA), organização responsável pela administração da unidade, solicitar a rescisão contratual, alegando dificuldades financeiras e bloqueios judiciais. As informações são do Diario de Pernambuco.

“O pedido formal de Rescisão Contratual Consensual nº 001/2018 apresentado pela OSS Instituto de Gestão Aliança, [ocorreu] em 2 de outubro de 2025, motivado por um quadro de grave crise de liquidez e inviabilidade financeira, originado por fatores externos à execução contratual em Pernambuco”, diz um trecho do documento.

Medidas administrativas urgentes 

Ainda de acordo com o decreto, para que a UPAE continue em pleno funcionamento, se faz necessária a “adoção de medidas administrativas urgentes para assegurar a continuidade, eficiência e regularidade dos serviços públicos de saúde que autorizam a intervenção estatal na hipótese de risco à continuidade”. O texto destaca que esse cenário autoriza a intervenção estatal em caso de risco à continuidade dos serviços, conforme o §1º do artigo 17 da Lei nº 15.210, de 2013.

Dessa forma, o Governo de Pernambuco passa a assumir, de forma imediata, o controle e a gestão da UPAE Grande Recife durante o período de intervenção. A medida visa garantir a reorganização administrativa da UPAE, além da manutenção do atendimento à população enquanto a situação contratual da unidade é reavaliada pelo Governo do Estado.

Nova gestão

Conforme o decreto, o gestor designado para conduzir a unidade durante os seis meses de intervenção é Douglas Roberto de Paula Rodrigues, presidente do Instituto de Recursos Humanos do Estado de Pernambuco (IRH/PE).

Rodrigues possui graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Humanas de Pernambuco (2002) e possui experiência na área de administração e no setor de saúde.

UPAE Grande Recife

A Unidade Pernambucana de Atenção Especializada de Abreu e Lima, no bairro do Desterro, foi inaugurada em 13 de setembro de 2018,  oferecendo consultas com especialistas e exames para todo o Grande Recife, beneficiando cerca de 4 milhões de pessoas.

Com atendimentos de segunda a sexta-feiras, das 7h às 17h, a unidade oferece diversas consultas médicas nas especialidades de Cardiologia, Clínica Geral, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Nutrição, Otorrinolaringologia, Reumatologia, Urologia e Vascular. As informações são do blog do Magno.