Notícias

Alunos de SJE perdem título da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa por “não” de poeta ao uso de imagem

Por Nill Júnior
Os alunos da EREM Oliveira Lima: por um não de um poeta, perderam título nacional. Saíram como campeões morais.

Poeta não autorizou uso de imagem após ser gravado para um documentário e alegou que “a juventude não gosta de poesia”. Disse também que foi desvalorizado em São José, que não merece título de Capital da Poesia

Especial do Blog com colaboração de Marcelo Patriota

No Erem Oliveira Lima, alunos do 2º Ano da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa bateram na trave no direito de ir à finalíssima do certame em São Paulo, depois do destaque na etapa Pernambuco. A equipe, formada por Franciele Batista , Gilmário de Araújo e Diogo Freitas, elaborou com a participação da professora Ayesa Gomes um documentário sobre a cidade, a cultura, o dia a dia de São José do Egito, a poesia popular e a relação com  a língua portuguesa.

Só que o poeta Gilberto Alves, ouvido pelos alunos no documentário, negou-se a autorizar, pasmem, a veiculação do documentário. Em suma, à escola o poeta disse que o material seria explorado comercialmente, o que não procede. “É lamentável o que aconteceu. Mas não posso deixar de parabenizar os alunos e a professora Ayesa pelo trabalho”, afirmou o Diretor Fábio Renato.

No material, foram feitas tomadas da cidade e gravação nos estúdios da Gazeta FM. Foi em uma dessas visitas à rádio que o poeta Gilberto Alves foi gravado. Com o trabalho,  passaram pela fase local, estadual e chegaram à nacional. “Tinham toda a chance de se campeões”, garantiu o Diretor.

Precisavam só da autorização do uso da imagem do poeta. “Um poeta que teria a divulgação de sua arte no universo acadêmico e se nega, a gente só pode lamentar. Expliquei a ele e ele disse que precisava de uma ajuda de custo para autorizar. Bastava dizer em uma gravação de WhattsApp que autorizava a gravação. Foram dezenas de contatos. É um termo de autorização padrão que vinha no Edital da Olimpíada de Português”.

O poeta Gilberto Alves e a autorização que não assinou. Poeta diz estar sendo apedrejado, mas não se arrepende

Até a Comissão Nacional da Olimpíada, que viu a qualidade do trabalho e premiaria os alunos, explicou que só precisava de um sim ou de um não do artista. Ouviu um não. “Recebi uma ligação da professora Rosinete, da Secretaria de Educação Estadual indignada com o que tinha acontecido, dizendo ter ouvido da Comissão Julgadora Nacional de que eles teriam ganho o prêmio nacional . O poeta foi até grosseiro com a comissão”, reclamou o Diretor.

“Foi um não à cultura, à educação. Ele dizia que a Olimpíada geraria recursos, lucro, o que não aconteceu. É lamentável”. As crianças estão inconsoláveis. “Ele não sabe o que causou a esses meninos”, diz indignado o Diretor.

O poeta disse que não autorizou porque os jovens “não se interessam por cantoria”. Disse também que pelas empresas envolvidas no prêmio “de graça isso não é”. Ao blog,

Ao blog, disse ainda que São José do Egito não pode ser colocada como “Berço Mortal da Poesia” pela desvalorização da poesia. Que morou nove meses na cidade e não se sentiu valorizado.  Sobre as críticas que vem recebendo, disse: “pra mim isso é a mesma coisa de um jornal que fala mal de você hoje e amanhã está enrolando peixe”. Ao final o blog perguntou: “se sabia que não iria autorizar, porque o senhor se deixou filmar”? Até agora ele não respondeu à pergunta.

Para muitos a direção de Gilberto foi a oposta da que se esperava. Em contraponto, quando há um sopro de juventude do Pajeú valorizando a arte regional, a inversão de valores do poeta disse não ao movimento. Nossa solidariedade aos alunos, professora e Direção da Erem Oliveira Lima. E que não desanimem. São campeões morais da Olimpíada Brasileira de língua Portuguesa.

Outras Notícias

Calumbi realiza Campanha de Multivacinação no próximo sábado

A Prefeitura de Calumbi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza no próximo sábado (18) a Campanha de Multivacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A ação tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Durante a mobilização, também será disponibilizada a […]

A Prefeitura de Calumbi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza no próximo sábado (18) a Campanha de Multivacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A ação tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Durante a mobilização, também será disponibilizada a vacina contra o HPV para jovens de até 19 anos. O atendimento acontecerá das 8h às 15h, em todas as UBSs.

Para participar, é necessário levar a criança ou adolescente, a caderneta de vacinação e o Cartão do SUS ou CPF.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a campanha reforça o compromisso do município com a prevenção de doenças e a proteção da população jovem. “Vacinar é um ato de cuidado e responsabilidade com a saúde de todos”, destacou a gestão municipal.

Carnaíba: prefeitura diz que doses foram ministradas dentro do prazo

Carnaíba informou em nota que recebeu dois dos lotes anunciados com problema de vencimento, porém os mesmos foram administrados dentro do prazo de validade. “Recebemos os lotes 4120Z005 com validade para 14/04/2021 em 27 e 29/01, e essas doses foram utilizadas nos dias 27 de janeiro a 15 de fevereiro”. Já o lote CTMAV505 com […]

Carnaíba informou em nota que recebeu dois dos lotes anunciados com problema de vencimento, porém os mesmos foram administrados dentro do prazo de validade.

“Recebemos os lotes 4120Z005 com validade para 14/04/2021 em 27 e 29/01,
e essas doses foram utilizadas nos dias 27 de janeiro a 15 de fevereiro”.

Já o lote CTMAV505 com validade 31/05/2021, foi utilizado nos dias 29 de março e 07 abril, informam.

“Portanto, todas as doses desses lotes foram administradas dentro do prazo da validade. Ressaltamos que todas as doses de vacina recebidas pelo município são administradas logo em seguida do seu recebimento”.

“Após o MS divulgar a relação dos municípios que estariam com esse problema, verificamos os registros manuais feito pelos vacinadores e confrontos com as informações do sistema e identificamos que houve erro no registro de algumas doses. Essas informações já estão sendo corrigidas”.

E conclui: “o erro no registro das doses ocorreram na digitação de 9 doses de vacina da UBS do povoado de Serra Branca e 1 dose da UBS do Distrito Ibitiranga”.

15 mil pés de maconha são queimados em Cabrobó, no Sertão do Estado

Aproximadamente 15 mil pés de maconha foram encontrados e queimados pela Companhia Independente de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga da Polícia Militar (Ciosac), em parceria com a Polícia Federal (PF), entre os dias 13 (quarta-feira) e 17 (domingo) deste mês em Cabrobó. Segundo informações repassadas pelo Ciosac, os pés do entorpecente estavam distribuídos […]

653

Aproximadamente 15 mil pés de maconha foram encontrados e queimados pela Companhia Independente de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga da Polícia Militar (Ciosac), em parceria com a Polícia Federal (PF), entre os dias 13 (quarta-feira) e 17 (domingo) deste mês em Cabrobó.

Segundo informações repassadas pelo Ciosac, os pés do entorpecente estavam distribuídos em três roças situadas nas proximidades da ilha de Assunção.

Além da maconha incinerada, pouco mais de mil sementes da erva também foram localizadas pelos órgãos de polícia. Ainda de acordo com o Ciosac, outras quatro roças de maconha devem ser erradicadas durante esta segunda-feira (18).

Prefeitura de Itapetim e Funasa iniciam construção de vinte melhorias sanitárias domiciliares

A Prefeitura de Itapetim, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), iniciou a construção de vinte melhorias sanitárias domiciliares nos sítios Cacimba Nova e Oiteiro. De acordo com a secretária de Saúde, Jussara Araújo, as famílias beneficiadas estão em situação de vulnerabilidade e necessidades essenciais. “Essa é uma ação de grande importância, pois […]

sani-3A Prefeitura de Itapetim, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), iniciou a construção de vinte melhorias sanitárias domiciliares nos sítios Cacimba Nova e Oiteiro.

De acordo com a secretária de Saúde, Jussara Araújo, as famílias beneficiadas estão em situação de vulnerabilidade e necessidades essenciais. “Essa é uma ação de grande importância, pois além de melhorar a higiene, previne muitas doenças”, frisou.

Segundo o prefeito Arquimedes Machado, as melhorias visam atender as necessidades básicas de saneamento das famílias beneficiadas, que foram identificadas através de levantamento.

Cada melhoria sanitária domiciliar compreende um banheiro de alvenaria com vaso sanitário, pia, chuveiro, caixa de água, tanque de lavar roupas, fossa séptica e sumidouro.

Em delação, Fernando Baiano diz que pagou despesas pessoais de filho de Lula

Da Coluna de Lauro Jardim – O Globo Está destinada a causar um estrondoso tumulto a delação premiada de Fernando Baiano, cuja homologação foi feita pelo ministro Teori Zavascki na sexta-feira. O operador (de parte) do PMDB na Petrobras pôs no olho do furacão nada menos do que Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha. Baiano […]

2010123021324

Da Coluna de Lauro Jardim – O Globo

Está destinada a causar um estrondoso tumulto a delação premiada de Fernando Baiano, cuja homologação foi feita pelo ministro Teori Zavascki na sexta-feira.

O operador (de parte) do PMDB na Petrobras pôs no olho do furacão nada menos do que Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha.

Baiano contou que pagou despesas pessoais do primogênito de Lula no valor de cerca de R$ 2 milhões. Ao contrário dos demais delatores, que foram soltos logo após a homologação das delações, Baiano ainda fica preso até 18 de novembro, quando completa um ano encarcerado. Voltará a morar em sua cobertura de 800 metros quadrados na Barra da Tijuca.

A propósito, quem teve acesso ao conteúdo da delação conta que Eduardo Cunha é, sim, citado por Baiano, que reconhece suas relações com o presidente da Câmara. Mas não entrega nada arrasador contra Cunha.