O deputado Henrique Queiroz Filho (PR) ocupou a tribuna, nesta quinta (13), para parabenizar a população de Triunfo, no Sertão do Pajeú, pelos 135 anos de emancipação política do município. O parlamentar destacou o potencial turístico e falou da relação afetiva que possui com a localidade.
“Fica o registro do aniversário de emancipação dessa cidade que me formou e me ensinou, entre várias coisas, este desejo do povo sertanejo de sempre lutar pelo melhor”, disse. O deputado ainda fez elogios à arquitetura do Cineteatro Guarany, que recebe, entre outras atrações, o Festival de Cinema do município.
Emancipada de Flores em 1870 e elevada à categoria de cidade em 13 de junho de 1884, a cidade de Triunfo é um dos principais destinos turísticos de Pernambuco. Os seus visitantes são atraídos principalmente por seu clima ameno e sua arquitetura icônica e histórica, bem como por sua culinária, seus festivais e também por sua geografia.
História: sabe-se que no início do século XIX, provavelmente no ano de 1802, chegou ao local um missionário italiano, o capuchinho frei Vital de Frascarolo, ou frei Vital da Penha, acompanhado de alguns índios e carregando de imagens de alguns santos, entre eles a imagem de Nossa Senhora das Dores, que viria a tornar-se padroeira do local.
Frei Vital da Penha conseguiu do proprietário das terras da Baixa Verde, um terreno, no qual montou neste espaço um aldeamento para os índios que vieram com ele em sua missão.
Em novembro de 1803 Frei Vital da Penha deixou o local e foi substituído por frei Ângelo Maurício Niza, que tratou de construir na Baixa Verde uma capelinha que serviu de matriz do povoado durante muito tempo. Após a construção da capela, frei Ângelo buscou a legalização da posse do terreno dos índios, junto ao governador-geral da Capitania, Dr. Caetano Pinto de Miranda Montenegro.
As condições favoráveis dos solos para práticas agrícolas, suas fontes perenes de água e vegetação sempre verde atraíram outras pessoas para o local, fazendo com que ele passasse de um núcleo de casas esparsas para um povoado com casas próximas umas das outras e alinhadas.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou em nota ao blog que os serviços de recuperação e adequação de capacidade viária da Rodovia PE-264, no trecho com 13 quilômetros, entre a PE-275, no distrito de Grossos, em São José do Egito, e a divisa com a Paraíba, estão sendo executados com um tipo de […]
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou em nota ao blog que os serviços de recuperação e adequação de capacidade viária da Rodovia PE-264, no trecho com 13 quilômetros, entre a PE-275, no distrito de Grossos, em São José do Egito, e a divisa com a Paraíba, estão sendo executados com um tipo de asfalto conhecido como tratamento superficial duplo (TSD).
“A decisão do pavimento utilizado na obra foi resultado de análises técnicas realizadas previamente para indicar o tipo de material adequado para suportar a carga identificada nas rodovias”, diz a nota.
“Com a intervenção, a via, que estava bastante degradada, passará a oferecer as condições de trafegabilidade necessárias para garantir a segurança e o conforto de quem transita pelo local. O DER reforça que o trabalho na PE-264, que teve início em setembro, deve ser concluído até o início de março, dentro do prazo inicial estipulado de seis meses. A iniciativa faz parte do Programa Caminhos de Pernambuco e integra o Plano Retomada da economia, a um investimento de R$ 8 milhões”, garante.
“É importante destacar, ainda, que a obra obedece todas as normas técnicas de engenharia e conta com fiscalização por parte da equipe do DER. Além disso, no caso de qualquer dano eventualmente identificado no pavimento, a empresa responsável pela intervenção é imediatamente acionada para executar a correção sem custo adicional à administração estadual”, conclui.
Vereadores de São José do Egito que estiveram fiscalizando as obras da PE 264 lançaram uma carta aberta à população e nas redes sociais . A Câmara de Vereadores de São José do Egito fez e deverá entregar ao Governador Paulo Câmara a carta questionando a qualidade do asfalto usado na recuperação da PE 264.
Somos um mesmo povo O debate ideológico chegou a tal ponto que questões essenciais na nossa formação social, cultural e humana estão sendo deixadas de lado. Queiramos ou não, sempre tivemos mais coisas em comum que diferenças. Somos todos do mesmo Sertão, pais e filhos da mesma formação cultural, temos o mesmo cheiro, o mesmo […]
O debate ideológico chegou a tal ponto que questões essenciais na nossa formação social, cultural e humana estão sendo deixadas de lado.
Queiramos ou não, sempre tivemos mais coisas em comum que diferenças. Somos todos do mesmo Sertão, pais e filhos da mesma formação cultural, temos o mesmo cheiro, o mesmo jeito de falar, sofremos o mesmo preconceito do Sul Maravilha, em muito nos vendo como inferiores, com a ignorância de quem não conhece como é valioso e gratificante ser desse chão.
Nos alegramos com o que nos orgulha, sofremos juntos com o que nos dói, sabemos ser solidários como povo nenhum no mundo.
Demos ao mundo Moacir Santos, Maciel Melo, Zé Dantas, Yane Marques, os Irmãos Batista, Rogaciano Leite, Dedé Monteiro, Zé Marcolino, Agamenon Magalhães, só para dar alguns exemplos.
Resumindo, não devemos nada a ninguém.
Mas nossas escolhas ideológicas, o tempo extremista, nossa dificuldade em aceitar o contraditório, respeitar o diferente, está jogando irmãos contra irmãos no Pajeú. E os alvos não tem nenhuma restrição. Basta pensar diferente, o que norteia é o divergir.
Como explicar qualquer tentativa de agredir a arte de Ederck José? Por fazer de um tronco de árvore morta um símbolo pela igualdade e contra o racismo, apareceu quem o apedrejasse.
Ederck, um ser humano inatacável, que escolheu o seu Pajeú pra viver, podendo ter escolhido qualquer local do mundo, com peças espalhadas da Europa à América, chegou a ser alvo da intolerância. Quer a paz, vive a paz e virou alvo da imbecilidade dos tempos.
Ao centro, esquerda, direita, nunca importou o momento, sempre tivemos mais em comum que as diferenças que são alimentadas hoje.
O mais engraçado, Lula, Bolsonaro, Câmara, Armando, Ciro, Amoêdo, todos, com suas virtudes e defeitos, vão passar.
Alguns deles sem saber onde moramos, o que comemos, qual a cor do mocó ou do Galo de Campina, muito menos a grandeza dos versos que nascem aqui. Hoje, muitos morrem e matam por eles, agredindo irmãos de terra, suor e sangue. Sem saber, agridem a si próprios. Como grita a canção, sem amor por quem somos, estamos sós, morremos nós…
Bastidores do debate
Pelo modelo híbrido, com uma candidata oficializada e outros três ainda pré-candidatos, não foi simples fechar um modelo que permitisse o Debate da Cultura FM com postulantes de Serra Talhada. A semana pré-encontro envolveu negociações para garantir os quatro.
Tensão antes
Marquinhos Dantas confirmou de pronto, dia 31, quando saiu o convite. Socorro Brito era dúvida pela data da alta de Carlos Evandro. Confirmou dia 2. Márcia Conrado tinha outra agenda e sua assessoria, dúvidas pelo fato de já ter feito convenção, mas fechou na véspera, mesma data de Victor Oliveira.
Alô
Surpresa foi a decisão do candidato do PL de participar por telefone, o que informou a um minuto do encontro. Como a mesma possibilidade de participação no fio fora oferecida às duas candidatas, a produção aceitou para garantir todos no embate.
Queixas
Socorro Brito e Carlos Evandro cobraram rigor mas regras que proibiram assessores no estúdio. Josemberg Melo quis vetar a participação de Victor por telefone. Houve queixas da presença de militantes da petista Márcia. E Marquinhos Dantas cobrou uma jarra de café…
Debate
A Rádio Pajeú convida hoje os pré-candidatos a prefeito de Afogados da Ingazeira para o primeiro encontro dos postulantes, na sexta, dia 11, às 10h . Serão convidados Alessandro Palmeira, Capitão Sidney Cruz e Zé Negão.
Lá vem a pesquisa
Pela ordem, as primeiras pesquisas em parceria entre o blog e o Instituto Múltipla a serem divulgadas serão dos municípios de Carnaíba, Custódia e Serra Talhada. A parceria foi fechada quinta passada.
Assessor
A campanha de Márcia Conrado tem a coordenação de João Kosta, marqueteiro recifense. Todas as decisões ligadas à campanha da petista, do drive in da convenção à ida ao debate da Cultura FM passaram por ele.
Dia 15 sai o nome do 15…
Dia 15 acaba o mistério. O ex-prefeito Dinca Brandino convocou para essa data a convenção que homologará a chapa do MDB para as eleições desse ano. Aí vamos saber se Dinca é Dinca ou se Dinca é Nicinha…
Comigo não violão
Em Afogados, a CDL bateu o pé e sinalizou que não aceitará passiva pagar o preço por um novo fechamento. Cobra mais fiscalização local. Em Serra, CDL e Sindicom reafirmam que há é mais transparência pela alta testagem e cobram que isso seja destacado.
Frase da semana:
“Não tenho nada a esconder”.
Do Senador Flávio Bolsonaro (RJ) enquanto escondia tudo e recorria a uma juíza para proibir que documentos da rachadinha fossem mostrados no Jornal Nacional.
Com o agravamento da crise financeira nos municípios, prefeitos da região do Pajeú estão entre os que estão cansados de esperar que o Supremo Tribunal Federal (STF) aprecie a matéria que trata das mudanças promovidas pelo parlamento sobre a redistribuição dos recursos arrecadados com a exploração dos royalties de petróleo, prevista na Lei 12.734/2012. A espera […]
Com o agravamento da crise financeira nos municípios, prefeitos da região do Pajeú estão entre os que estão cansados de esperar que o Supremo Tribunal Federal (STF) aprecie a matéria que trata das mudanças promovidas pelo parlamento sobre a redistribuição dos recursos arrecadados com a exploração dos royalties de petróleo, prevista na Lei 12.734/2012. A espera se estende desde 2013!
Marconi Santana, prefeito do município de Flores, no sertão do Pajeú e que preside um consórcio de prefeitos – na mesma região diz que a população sertaneja pode ter os serviços essenciais minimizados, em virtude dos efeitos causados pela queda de receitas.
Some-se a isso a liminar concedida pela atual presidente do Supremo, Cármen Lúcia, na época relatora da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4917/2013, ajuizada pelo Estado do Rio de Janeiro. Ele tem defendido que os gestores municipais acampem em frente à sede do STF – Supremo Tribunal Federal e cobrem da Corte apreciação da matéria.
“Nossas cidades já sofrem com a queda de mais de 13% no repasse do FPM. Nós temos que lutar para que essa matéria ande e, que tenhamos uma decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal. Não podemos é ficar reféns de único Estado da Federação; o Rio de Janeiro. Nosso povo, que é de uma região pobre é quem sofre”, advertiu Santana.
A decisão monocrática da Ministra Cármen Lúcia, atingiu em cheio os fundos financeiros de todas as cidades, inclusive as (17 cidades) da região do sertão do Pajeú, que já acumula uma perda no Fundo Especial do Petróleo – FEP, de R$ 43.747.015,49 (quarenta e três milhões, setecentos e quarenta e sete mil, quinze reais e quarenta e nove centavos).
O prefeito da Pedra, Osório Filho (PSB), fechou hoje a chapa que deverá ser apresentada nas eleições deste ano rumo ao projeto de reeleição. Após longas conversas, o vice-prefeito Emerson Gomes (Mecinho) abriu mão da vaga de vice e sairá candidato a vereador no pleito de outubro próximo. No encontro também ficou definido que o […]
O prefeito da Pedra, Osório Filho (PSB), fechou hoje a chapa que deverá ser apresentada nas eleições deste ano rumo ao projeto de reeleição. Após longas conversas, o vice-prefeito Emerson Gomes (Mecinho) abriu mão da vaga de vice e sairá candidato a vereador no pleito de outubro próximo.
No encontro também ficou definido que o vereador Rivanilson Alves (PR), popularmente conhecido por Riva e representante do distrito de São Pedro do Cordeiro, será o pré-candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Osório Filho.
“Estamos construindo uma chapa de consenso. O vice-prefeito Mecinho deu uma demonstração de grandeza e num gesto de fortalecimento de nosso grupo político, grupo que vem transformando a Pedra para melhor, abriu mão de sua posição e será candidato a vereador e para seu lugar, como pré-candidato a vice, vamos ter nosso amigo Riva”, afirmou Osório Filho.
A decisão foi tomada num encontro em São Pedro do Cordeiro com as presenças do atual vive-Prefeito Mecinho; do ex-Prefeito Francisco Braz; o Secretário de Desenvolvimento Social, Warton Brito; e o suplente de vereador e liderança política, Buga Brito.
Para o prefeito, essa união, demonstra que a nova política, feita com honestidade, transparência, conversa olho no olho da população, sem máscaras e sem colocar ‘preço’ nas pessoas como fazem os outros, está no caminho certo na construção de um novo tempo para a política e a administração do município.
A presidente da Amupe e prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado participou nesta quarta-feira, 08 de novembro, em Brasília, ao lado do presidente Lula e da governadora Raquel Lyra, da cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço da duplicação da BR 423, entre Lajedo e São Caetano. No total, serão R$ 330,3 milhões de reais […]
A presidente da Amupe e prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado participou nesta quarta-feira, 08 de novembro, em Brasília, ao lado do presidente Lula e da governadora Raquel Lyra, da cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço da duplicação da BR 423, entre Lajedo e São Caetano.
No total, serão R$ 330,3 milhões de reais investidos numa obra que conta com mais de 43km de extensão.
A cerimônia reuniu também o ministro dos Transportes, Renan Filho, os senadores Humberto Costa e Teresa Leitão, o deputado federal Fernando Monteiro, além de prefeitos e prefeitas de Pernambuco.
Nas redes sociais, a prefeita comemorou o novo encontro, na mesma linha da governadora Raquel Lyra. Já o presidente Lula disse que não trata a gestão olhando o aspecto político e sim institucional.
Quando eu encontrei pela primeira vez a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, eu falei para ela ficar tranquila porque o nosso governo não faria distinção por conta de partido político. É parte da relação de respeito que tenho com todos os governadores e prefeitos. É o exercício da democracia que guia o governo federal.
Você precisa fazer login para comentar.