Notícias

Aldo Rebelo defende aliança do PCdoB com PT e PSB em Pernambuco

Por Nill Júnior
Aldo Rebelo diz que alianças são negociadas e destaca afinidade com PT e PSB
Aldo Rebelo diz que alianças são negociadas e destaca afinidade com PT e PSB

Do JC Online

Um dos principais nomes nacionais do PCdoB, o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, deu a entender nessa terça-feira (12) que o partido pode abrir mão de encabeçar a chapa para a prefeitura de Olinda nas eleições municipais deste ano. Os comunistas estão à frente da cidade há 16 anos – oito com a hoje deputada federal Luciana Santos e oito com o atual prefeito Renildo Calheiros.

“A princípio, os partidos querem ter candidatos em todos os municípios. É uma pretensão natural do partido ter candidato a prefeito ou pelo menos a vice. Mas isso é o ponto de partida. Depois, as direções partidárias vão ajustando os acordos, os compromissos e, como acontece em toda eleição, as composições e as alianças ocorrem. Acho que Pernambuco haverá alianças do PCdoB com partidos com os quais temos afinidades como o PT e o PSB”, declarou.

Apesar da parceria com o PT nacionalmente e da união com o PSB no Recife, o PCdoB enfrenta problemas com os aliados em Olinda. Petistas e socialistas querem lançar candidaturas próprias, empurrando os comunistas para o posto de vice numa eventual chapa. No caso do PT, a pré-candidata é a deputada estadual Teresa Leitão. Já o advogado Antônio Campos, irmão do ex-governador Eduardo Campos, pleiteia a vaga pelo PSB.

Se resolver disputar a prefeitura de Olinda novamente, o PCdoB deve apostar em Luciana Santos. Nacionalmente, no entanto, a avaliação do partido é de que os comunistas perderiam um quadro importante no Congresso Nacional e sobrecarregariam a imagem da deputada uma vez que ela já comandou a cidade em outras oportunidades.
Caso abra mão de encabeçar a chapa em Olinda este ano, o PCdoB investiria na reciclagem de seus quadros para eleições futuras na cidade e tentaria se deslocar da imagem de desgaste por “fadiga de material”.

Apesar das críticas de petistas e socialistas à gestão Renildo Calheiros, o PCdoB é visto como um parceiro importante. Em entrevista ao JC no último domingo, o presidente estadual do PT, Bruno Ribeiro, declarou que vai oferecer aos comunistas a vaga de vice na chapa que será montada.

Já as negociações entre socialistas e comunistas passam pelo Recife. Em jogo, a decisão se o prefeito Geraldo Julio (PSB) disputará a reeleição mantendo o vice Luciano Siqueira (PCdoB) em sua chapa.

Outras Notícias

Deu Clebel em Salgueiro

Em Salgueiro,  Clebel Cordeiro(PMDB) venceu as eleições. O empresário que é proprietário do plano SAF e um dos Diretores do Salgueiro Atlético Clube sempre liderou as pesquisas de opinião. Bateu o governista  Marcelo Sá (PSB), com 54,39%, contra 42,88% do socialista. Nemédio (PR) teve 2,73%.

clebelEm Salgueiro,  Clebel Cordeiro(PMDB) venceu as eleições. O empresário que é proprietário do plano SAF e um dos Diretores do Salgueiro Atlético Clube sempre liderou as pesquisas de opinião.

Bateu o governista  Marcelo Sá (PSB), com 54,39%, contra 42,88% do socialista. Nemédio (PR) teve 2,73%.

São José do Egito: secretário se manifesta sobre auditoria do transporte escolar

O Secretário de Finanças de São José do Egito emitiu nota sobre a  auditoria especial realizada pelo TCE na contratação de transporte escolar na Prefeitura em 2014, noticiada pelo blog há duas semanas. Leia os argumentos na nota: a) Sob instrução de súmula nº31 do STJ a Prefeitura Municipal de São José do Egito não reteve valores […]

audO Secretário de Finanças de São José do Egito emitiu nota sobre a  auditoria especial realizada pelo TCE na contratação de transporte escolar na Prefeitura em 2014, noticiada pelo blog há duas semanas. Leia os argumentos na nota:

a) Sob instrução de súmula nº31 do STJ a Prefeitura Municipal de São José do Egito não reteve valores referentes a ISS da Empresa BPM referentes ao contrato de transporte escolar durante o período de junho de 2013 a junho de 2014.

b) Procedimentos do Setor de Contabilidade identificaram a falha e a partir julho de 2014 o imposto foi devidamente retido pelo Secretário de Finanças – Antônio Alexandre dos Santos Neto.

c) Para assegurar que o erário municipal não tivesse nenhum prejuízo a Secretaria Municipal de Finanças chegou a reter valores bem superiores ao estimado débito de ISS da Empresa BPM.

d) Com efeito, em procedimento próprio, a Prefeitura Municipal de São José do Egito apurou o valor devido do tributo, inclusive aplicando a oportuna correção e atualização monetária, e fez o conveniente encontro de contas, de sorte de o erário não teve dano e as finanças municipais se mantiveram ilesas.

e)Entretanto é de se evidenciar que não se apontam, em nenhuma oportunidade, qualquer tipo de superfaturamento, quilometragem inexistente ou rotas fantasmas. Quanto ao apontamento da auditoria do TCE-PE, se tem por sanado o ponto de retenção tributária sem dano aos cofres públicos. Assim se põe a salvo a lisura do procedimento e o respeito ao dinheiro público.

Antônio Alexandre dos Santos Neto – Secretário Municipal de Finanças

Augusto Cury cumpre agenda no Recife na próxima sexta-feira (25) ao lado de Waldemar e Sebastião Oliveira

Candidato à Presidência pelo Avante terá encontro com candidatos, lideranças e apoiadores do partido na capital pernambucana. O candidato à Presidência da República Augusto Cury (Avante) cumpre agenda no Recife na próxima sexta-feira (25), acompanhado de Waldemar Oliveira e Sebastião Oliveira. A programação prevê a chegada de Cury à capital pernambucana pela manhã. Às 9h, […]

Candidato à Presidência pelo Avante terá encontro com candidatos, lideranças e apoiadores do partido na capital pernambucana.

O candidato à Presidência da República Augusto Cury (Avante) cumpre agenda no Recife na próxima sexta-feira (25), acompanhado de Waldemar Oliveira e Sebastião Oliveira.

A programação prevê a chegada de Cury à capital pernambucana pela manhã. Às 9h, ele participa de um encontro no comitê de Waldemar e Sebastião, localizado na Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem.

Segundo a organização, a atividade reunirá candidatos, apoiadores e lideranças do Avante de diferentes regiões de Pernambuco.

O encontro deverá abordar temas relacionados ao cenário político nacional, às eleições deste ano e à participação do partido na disputa eleitoral.

Augusto Cury concorre à Presidência da República pelo Avante. Em Pernambuco, Waldemar Oliveira é candidato a deputado federal e Sebastião Oliveira disputa uma vaga na Assembleia Legislativa.

A agenda ocorre na reta final da campanha para o primeiro turno das eleições, marcado para 4 de outubro.

Foto: Reprodução

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr

Itapetim divulga programação da Festa de Nossa Senhora da Piedade 

A Prefeitura de Itapetim divulgou a programação da Festa de Nossa Senhora da Piedade, que acontece de 8 a 11 de outubro no Distrito de Piedade do Ouro. O evento inclui atrações musicais e atividades religiosas. A programação artística será a seguinte: 09/10 – Júlio Farra 10/10 – Juarez, Cavalo de Pau e Doutorzin 11/10 […]

A Prefeitura de Itapetim divulgou a programação da Festa de Nossa Senhora da Piedade, que acontece de 8 a 11 de outubro no Distrito de Piedade do Ouro. O evento inclui atrações musicais e atividades religiosas.

A programação artística será a seguinte:

09/10 – Júlio Farra

10/10 – Juarez, Cavalo de Pau e Doutorzin

11/10 – Padre Fabrício Timóteo

As celebrações religiosas em homenagem à padroeira se estendem de 8 a 17 de outubro, com missas e momentos de devoção. Todas as noites haverá quermesse com comidas típicas e apresentações culturais.

Realizada pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, a festa também deve movimentar o comércio, gerar renda para moradores e incentivar o turismo local.

Butantan recebe 12 mil litros de IFA para produção da CoronaVac

Carregamento é suficiente para a produção de 20 milhões de doses da vacina Nesta terça-feira (13), chegou a São Paulo uma carga contendo 12 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) necessários para a produção da CoronaVac, vacina do Butantan e da biofarmacêutica chinesa Sinovac contra a Covid-19.  O carregamento é suficiente para a produção […]

Carregamento é suficiente para a produção de 20 milhões de doses da vacina

Nesta terça-feira (13), chegou a São Paulo uma carga contendo 12 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) necessários para a produção da CoronaVac, vacina do Butantan e da biofarmacêutica chinesa Sinovac contra a Covid-19. 

O carregamento é suficiente para a produção de 20 milhões de doses da vacina e é o maior recebido até agora pelo Butantan.

Estiveram no aeroporto de Guarulhos para acompanhar a chegada da matéria-prima o governador de São Paulo, João Doria, o secretário estadual de saúde, Jean Gorinchteyn, a coordenadora geral do Programa Estadual de Imunização, Regiane Cardoso de Paula, e o superintendente da Fundação Butantan, Reinaldo Noboru Sato.

O voo que transportou o IFA chegou a Guarulhos às 4h30, tendo saído de Pequim, na China, no domingo (11), e feito escala em Zurique (Suíça).

Desde janeiro, o Butantan já entregou ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, 53,149 milhões de doses da CoronaVac. Com as 20 milhões de vacinas que serão produzidas a partir da nova carga de IFA, o instituto fica próximo de completar o contrato para o fornecimento de 100 milhões de doses ao PNI até o final de agosto.

A previsão é que uma nova carga de 12 mil litros de matéria-prima chegue da China nas próximas semanas.