Notícias

Águas da Transposição voltam a percorrer canais do Eixo Norte

Por Nill Júnior

A cidade de Terra Nova vai contar com reforço no abastecimento de suas residências ainda em fevereiro. Na última quinta-feira (8), as águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco voltaram a avançar pelos canais com o funcionamento da segunda estação de bombeamento (EBI-2) do trecho. A previsão é de que 9,2 mil pessoas do município sejam beneficiadas.

As equipes técnicas da empresa responsável pela primeira meta (1N) do Eixo Norte trabalharam sete dias em regime de 24 horas para que os reparos nas placas de concreto que foram movimentadas com a força da água, no último dia 2, fossem concluídos rapidamente.

Agora, com tudo normalizado, as águas do São Francisco continuarão a percorrer os canais até chegar ao reservatório Serra do Livramento do Projeto. Após o enchimento dessa estrutura, a água será disponibilizada para o açude Nilo Coelho, que atende o município de Terra Nova.

Pré-operação – As obras do Eixo Norte estão em fase de pré-operação. Nesta etapa, são realizados testes e verificações no funcionamento dos equipamentos hidromecânicos e das estruturas de engenharia que conduzem as águas.

A movimentação das placas de concreto dos canais (forebay – estruturas maiores que ficam após as elevatórias) poderá ocorrer, eventualmente, durante os acionamentos das bombas das estações de bombeamento devido à força com que água é liberada. Outro fator que também contribui é a exposição das estruturas mecânicas às altas e diferentes temperaturas da região Nordeste – calor durante o dia e frio à noite –, sem a proteção da água, que funciona como regulador térmico.

Contudo, não há comprometimento nas estruturas, porque as mantas que ficam embaixo das placas são as responsáveis pela impermeabilização dos canais. Essas mantas têm objetivo de garantir que não haja perda de água e nem infiltrações.

Eixo Norte – As obras do Eixo Norte estão em pleno andamento e apresentam 94,9% de finalização. Hoje, a primeira etapa (1N) está com 1.790 profissionais contratados nas 27 frentes de serviço do trecho, ao longo dos 140 quilômetros de extensão. O número do efetivo aumentará 20% neste mês, chegando a 2.148 carteiras de trabalho assinadas.

O trecho 1N captará a água em Cabrobó (PE) e a conduzirá até o Ceará, em Penaforte. De lá, as águas seguirão por meio das estruturas das outras duas etapas (2N e 3N) que compõem o eixo até os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte. As metas 2N e 3N estão com mais de 98% de finalização. Ao todo, o Eixo Norte tem 260 quilômetros de extensão, as três estações, 15 reservatórios, oito aquedutos e três túneis.

Outras Notícias

Artur Amorim participa de encontro do pacto nacional pela consciência vacinal

O Secretário de Saúde de Afogados da Ingazeira e presidente do COSEMS-PE, Artur Amorim, participou, em Brasília, nesta quarta-feira (30), de um encontro promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para o lançamento do Pacto Nacional pela Consciência Vacinal.  Artur Amorim participou da mesa principal do evento representando os secretários e secretárias municipais de […]

O Secretário de Saúde de Afogados da Ingazeira e presidente do COSEMS-PE, Artur Amorim, participou, em Brasília, nesta quarta-feira (30), de um encontro promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para o lançamento do Pacto Nacional pela Consciência Vacinal. 

Artur Amorim participou da mesa principal do evento representando os secretários e secretárias municipais de saúde de todo o Brasil. 

O objetivo da iniciativa é promover uma atuação nacional coordenada – Ministério Público, instituições e autoridades do SUS (União, Estados e Municípios) em busca da consciência sobre a importância das vacinas e da retomada dos índices seguros e homogêneos de cobertura de vacinas em todo o Brasil. 

Neste primeiro momento, o foco da atuação será a vacinação contra a poliomielite, cujos números estão em queda expressiva.

“Estivemos participando dessa importante iniciativa, representando todos os secretários e secretárias municipais de saúde do Brasil, o que muito me orgulha, representando também Afogados no cenário nacional. Esperamos que essa iniciativa possa ser a retomada das ações e campanhas de conscientização da nossa população sobre a importância das vacinas para a saúde da nossa população, para a garantia da vida,” destacou Artur Amorim.

O projeto será coordenado pelo CNMP, por meio do presidente, o procurador-geral da República, Augusto Aras, e pela Comissão da Saúde, presidida pelo conselheiro Jayme de Oliveira. 

Além de Augusto Aras e de Jayme de Oliveira, participaram da solenidade o  ministro da Saúde, Marcelo Queiroga; o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Richard Pae Kim; a representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil, Socorro Galiano.

Também a presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG), Norma Angélica Cavalcanti; o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Nésio de Medeiros; o diretor do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), e Secretário Municipal de Saúde de Afogados da Ingazeira (PE), Artur Amorim; e a diretora da Escola Fiocruz de Governo, Luciana Sepúlveda.

Polícia Civil deflagra operação contra roubo de cargas na região de Serra Talhada

A Operação Ligação Errada cumpriu mandados nas cidades de São José do Belmonte, Lagoa Grande, Belém do São Francisco e Orocó.  A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou ontem (21) a Operação de Intervenção Tática denominada Ligação Errada, vinculada a DINTER II, AIS-21, 177ª Circunscrição de Polícia em Serra Talhada. A operação objetiva combater os crimes de […]

A Operação Ligação Errada cumpriu mandados nas cidades de São José do Belmonte, Lagoa Grande, Belém do São Francisco e Orocó. 

A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou ontem (21) a Operação de Intervenção Tática denominada Ligação Errada, vinculada a DINTER II, AIS-21, 177ª Circunscrição de Polícia em Serra Talhada.

A operação objetiva combater os crimes de roubo de cargas, porte e posse ilegais de arma de fogo e receptação dolosa no município de Serra Talhada e na região do Sertão de Pernambuco.

Na operação foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Serra Talhada, para cumprimento nas cidades de São José do Belmonte, Lagoa Grande, Belém do São Francisco e Orocó, e outros mandados de busca para cumprimento nos estados da Bahia e Rio de Janeiro.

Na execução da operação foram empregados cerca de 30 policiais e 07 viaturas na missão policial. Foram recuperados celulares roubados pertencentes à carga tomada pelos criminosos. Uma pessoa foi presa em flagrante delito.

A operação foi coordenada pelo Delegado Marcos Virgínio, titular da 21ª Delegacia Seccional de Serra Talhada, vinculada a DINTER 2 e presidida pelo delegado Alexandre Barros , titular da 177ª Circunscrição Policial em Serra Talhada.

​​Petrolina: terreno abandonado será transformado em praça multiuso

Num espaço de terra batida onde atualmente existe apenas uma estátua depredada do bispo Dom Avelar, será construída uma praça com diversos equipamentos de esportes, lazer e cuidados com a saúde. O anúncio do novo atrativo da comunidade do Dom Avelar foi realizado, na noite desta terça-feira (12), pelo prefeito Miguel Coelho. As obras de […]

Num espaço de terra batida onde atualmente existe apenas uma estátua depredada do bispo Dom Avelar, será construída uma praça com diversos equipamentos de esportes, lazer e cuidados com a saúde. O anúncio do novo atrativo da comunidade do Dom Avelar foi realizado, na noite desta terça-feira (12), pelo prefeito Miguel Coelho. As obras de construção do Clube do Bairro começam já na próxima semana e receberão investimento de R$ 461 mil.

A intervenção vai transformar o descampado que dá acesso ao bairro. Além de restaurar a estátua de Dom Avelar, será construído um amplo espaço multifuncional com iluminação especial para abrigar quadra esportiva, pista de caminhadas, equipamentos para exercícios, bancos e mesas para jogos. Ainda serão plantadas árvores para arejar o clube do Bairro Dom Avelar e instalados brinquedos para a criançada, beneficiando os públicos de todas as idades.

Durante o anúncio, o prefeito Miguel Coelho ressaltou a importância social da obra para a comunidade. “O Dom Avelar é um dos bairros com maior carência de infraestrutura em Petrolina. Esse Clube vai valorizar a região, movimentar e elevar a autoestima dos moradores e propiciar mais dignidade. Quero voltar daqui a seis meses para entregar essa obra e anunciar novas intervenções para melhorar a qualidade de vida da comunidade do Dom Avelar.”

Na oportunidade, o prefeito ainda assinou o termo para a construção de um viveiro de mudas municipal. A estrutura será feita no Parque Josepha Coelho com capacidade de até 40 mil mudas de espécies nativas como ipês. A construção do viveiro municipal não terá investimento da Prefeitura, pois será custeado por dois parceiros da iniciativa privada. O equipamento além de gerar novas árvores para a cidade, vai receber visitas de escolas e outros interessados em aprender sobre meio ambiente.

Fernando Monteiro viabiliza estradas para o Sertão do São Francisco

Entre as obras está a pavimentação da “Estrada da Cebola”, entre Terra Nova e Cabrobó, aguardada há mais de 40 anos Esta sexta-feira (13) foi marcada por inaugurações e anúncios de obras viárias no Sertão do São Francisco. O deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE), que trabalhou para viabilizar os avanços, seja por emendas ou articulando […]

Entre as obras está a pavimentação da “Estrada da Cebola”, entre Terra Nova e Cabrobó, aguardada há mais de 40 anos

Esta sexta-feira (13) foi marcada por inaugurações e anúncios de obras viárias no Sertão do São Francisco. O deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE), que trabalhou para viabilizar os avanços, seja por emendas ou articulando a liberação dos recursos nas esferas competentes, esteve, ao lado do governador Paulo Câmara, acompanhando os trabalhos em Cabrobó, Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande.

As ações, executadas pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra), com a secretária Fernandha Batista, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), integram o Programa Caminhos de Pernambuco.

Entre as boas notícias para a melhoria da mobilidade na região, Fernando Monteiro participou da assinatura da ordem de serviço para a pavimentação de 31 quilômetros da PE-499. O trecho, conhecido como a “Estrada da Cebola”, entre os municípios de Cabrobó e Terra Nova, foi orçado em R$ 48,5 milhões e deve ser concluído em 12 meses.

O deputado pernambucano comemorou a conquista, aguardada há mais de 40 anos, com o ex-prefeito de Cabrobó, Auricélio Torres, e os vereadores João Pedro Novaes, Paulo Gonçalves, Glênio Rodrigues e Wagner de Sarapó. Ainda em Cabrobó, a comitiva checou de perto as obras na Escola Técnica Estadual Professora Maria Amélia.

Em Santa Maria da Boa Vista, Fernando Monteiro também esteve ao lado do chefe do Executivo estadual para vistoriar as obras de requalificação da PE-550, entre Urimamã a Caraíbas. Este pleito dos sertanejos e do ex-prefeito Humberto Mendes é mais um abraçado pelo deputado e que se encontra em plena execução. O trecho, que abrange uma extensão de 46,5 quilômetros e investimentos de R$ 26,6 milhões, deve ficar pronto em janeiro.

O início das obras de recuperação e adequação de capacidade rodoviária da PE-574, entre os municípios de Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande, também entrou no roteiro desta sexta-feira.

A rodovia, conhecida como a “Estrada da Uva e do Vinho”, tem participação estratégica no escoamento da produção da fruticultura irrigada da região do Vale do São Francisco. A melhoria, que prevê a reconstrução de 62,1 quilômetros e que contará com recursos na ordem de R$ 23 milhões, foi celebrada também com o prefeito de Lagoa Grande, Vilmar Cappellaro.

Senac oferta curso gratuito de Agente de Informações Turísticas em Serra Talhada

As vagas estão sendo oferecidas por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG). Inscrições podem ser feitas até o próximo dia 7 O Senac Pernambuco está com inscrições abertas para o curso gratuito de Agente de Informações Turísticas para o município de Serra Talhada. A oferta é por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG) […]

As vagas estão sendo oferecidas por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG). Inscrições podem ser feitas até o próximo dia 7

O Senac Pernambuco está com inscrições abertas para o curso gratuito de Agente de Informações Turísticas para o município de Serra Talhada. A oferta é por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG) e estão sendo disponibilizadas 15 vagas. As inscrições começaram terça-feira (2) e podem ser realizadas até o dia 7/8.

Para concorrer a uma das vagas, os alunos deverão comprovar que se encaixam nos pré-requisitos do PSG. Entre eles, está o de ter renda familiar per capita (por pessoa) de até dois salários mínimos. Também é necessário atender pré-requisitos como ter Ensino Fundamental incompleto.

As programações serão vivenciadas por meio de uma metodologia teórico-prática e interdisciplinar. O Agente de Informações Turísticas está apto a atender e prestar informações aos turistas, visitantes e moradores locais em atrativos e equipamentos turísticos.

Calendário – O resultado dos aprovados será divulgado no dia 8 de agosto. Os aprovados poderão realizar as suas matrículas nos dias 8 e 9 de agosto, no Posto Avançado Senac Serra Talhada, localizado à Praça Barão do Pajeú, nº 911, Centro, das 8h às 18h. O edital completo está disponível pelo endereço www.pe.senac.br/psg.

Inscrições e informações – As inscrições para a oferta podem ser realizadas no site do Senac Pernambuco, pelo endereço  www.pe.senac.br/psg/#/consulta-de-vagas (Programa Senac de Gratuidade). Mais informações sobre a seleção podem ser obtidas pelos telefones (87) 3929-2350/ whatsapp (87) 98874-8477   ou pelo endereço www.pe.senac.br/psg.

Serviço:

Programa Senac de Gratuidade (PSG) | Edital 2022.24 complemento 01

Curso: Agente de Informações Turísticas

Inscrições: 2 de agosto a 7 de agosto

Divulgação dos aprovados: 8 de agosto

Matrículas: 8 e 9 de agosto

Inscrições: www.pe.senac.br/psg/#/consulta-de-vagas

Informações:  (87) 3929-2350/ whatsapp (87)98874-8477