Notícias

Afogados se despede de Chico Flor

Por Nill Júnior

Faleceu no Hospital Regional Emília Câmara Francisco de Assis Florentino, o Chico Flor, 75 anos, nome conhecido em Afogados da Ingazeira.

Segundo a família, ele morreu de infarto fulminante.  Chico Flor é pai de Décio Petrônio, advogado do Blog do Magno e do Sindicato dos Radialistas de Pernambuco.

Como bem descreveu Magno Martins, Chico Flor era muito querido na cidade, dedicado à família e ao trabalho. Já foi funcionário público do Estado, mas se afastou para cuidar dos seus negócios. Deixa três filhos e a viúva Alda, diretora de uma escola da rede estadual de ensino.

O sepultamento acontece hoje no Cemitério São Judas Tadeu às quatro da tarde. A Petronio, Petrúcia, Francinaldo e Dona Alda, nossos sentimentos.

Outras Notícias

Passando para agradecer

Mais uma vez, recebo com muita honra a informação de ter meu nome escolhido como melhor radialista na pesquisa Binóculo/Blog do Itamar. Todo reconhecimento traz consigo mais responsabilidade para que possamos tocar nossa luta na Pajeú e no blog. Aproveito para falar do motivo que tem me afastado diariamente dos microfones da Pajeú, diante de […]

GEDC3536-660x330Mais uma vez, recebo com muita honra a informação de ter meu nome escolhido como melhor radialista na pesquisa Binóculo/Blog do Itamar. Todo reconhecimento traz consigo mais responsabilidade para que possamos tocar nossa luta na Pajeú e no blog.

Aproveito para falar do motivo que tem me afastado diariamente dos microfones da Pajeú, diante de tantas pessoas amigas que tem perguntado.

No início do mês de novembro, passei por uma artroscopia, procedimento considerado simples e pouco invasivo, para corrigir lesão no menisco, adquirida nas partidas de futebol na Foot Arena Society, de quem sou sócio e peladeiro.

Após o procedimento, já na fase de recuperação, uma intercorrência acabou gerando um quadro que me obrigou a voltar a Recife para acompanhamento, novo procedimento e tratamento de uma infecção localizada, mas que inspirava alguns cuidados.

Alguns dias depois, estou em fase final de recuperação e, acredito, próximo de alta hospitalar. Tão grande quanto o desafio de passar por uma internação – algo raro para alguém que como eu briga e tenta zelar por saúde e qualidade de vida – é administrar tudo isso longe dos microfones.

Aqui ao menos com um laptop pude retomar essa semana as atividades do blog, que vinha sendo conduzido com competência por nossa equipe em solo sertanejo. Dito isso, os agradecimentos às orações e torcida de todos. Um até breve, se Deus quiser!

Carnaval Tradição dos Tabaqueiros começa hoje em Afogados da Ingazeira

Por Juliana Lima Começa hoje (24), a programação oficial do Carnaval Tradição dos Tabaqueiros, em Afogados da Ingazeira, no Sertão pernambucano. A abertura oficial será às 19h, no polo Rio Branco, com desfile dos blocos Flor de Mandacaru, Melhor idade, Troças, Rei e Rainha 2017, Princesa do Carnaval, Tabaqueiros, Virgens, Passistas, Boi de Genésio, Bloco […]

Carnaval de Afogados da Ingazeira (Foto: Cláudio Gomes/ Prefeitura de Afogados da Ingazeira)

Por Juliana Lima

Começa hoje (24), a programação oficial do Carnaval Tradição dos Tabaqueiros, em Afogados da Ingazeira, no Sertão pernambucano.

A abertura oficial será às 19h, no polo Rio Branco, com desfile dos blocos Flor de Mandacaru, Melhor idade, Troças, Rei e Rainha 2017, Princesa do Carnaval, Tabaqueiros, Virgens, Passistas, Boi de Genésio, Bloco bando de loucos, Orquestra de Frevo e Foliões até à Praça de Alimentação.

Antes, às 16h, tem concentração do Bloco Amigos do Meury (Rua Professor Vera Cruz com a Avenida Rio Branco) e às 18h tem o Bloco Bando de Loucos (concentração em frente ao Bar do Pilão).

Ás 21 horas a folia será na Praça de Alimentação, o Polo do Frevo, comandada pela Orquestra de Frevo Jogando Brasa. Amanhã a folia começa logo cedo com o Carnaval na Feira, às 08h.

Confira a programação:

Sexta (24)

16h – Bloco Amigos do Meury; 1

8h – Bloco Bando de;

19h – Abertura (Polo Rio Branco);

21h – Orquestra de Frevo Jogando Brasa (Polo do Frevo)

Sábado (25) 

8h – Carnaval na feira;

11h- Bloco Asa no Frevo, com Orquestra Jogando Brasa & Quarteto do Samba;

14h – Banda Idem (Polo AABB);

15h – Edmilson e Banda Encantos Dourados (Sítio São João) e Bloco das Virgens;

18h – Entrega de certificados aos participantes das Oficinas de máscaras (Polo do Frevo);

19h – Apresentação de Maracatu (Polo do Frevo);

19h20 – Orquestra Show de Frevo (Polo do Frevo);

22h – Bloco A Onda – Trio da Huana (Polo Rio Branco)

Domingo (26) 

8h – Virgens do Sobreira;

10h – Gustavo Pinheiro (bairro Brotas) e Bloco Chupa Litro

12h – Genival (Polo Clube Campestre)

14h – Bloco Cazá Cazá e Bloco Leão do Norte

15h – Bloco Pererecas em Chamas e Bloco Enchendo e Derramando

16h – Bloco Unidunitê –

17h – Trio Elétrico Tradição dos Tabaqueiros (Polo Rio Branco)

19h – Desfile de Fantasia Infantil (Polo do Frevo)

20h – Orquestra Show de Frevo (Polo do Frevo)

22h – Bloco A Onda – Pedrinho Pegação (Polo Rio Branco)

Segunda (27)

10h – Bloco os Grilados

12h – Josimar Show (Polo AABB)

12h30 – Quarteto do Samba (Polo Campestre)

14h – Banda Metrópole (Polo Tradição dos Tabaqueiros) e Bloco Tô na Folia (Polo das Tradições)

15h – Concentração do Bloco dos Tabaqueiros, Bloco Mela-Mela e Bloco Pererecas em Chamas

17h – Fabiana Pimentinha – Trio Elétrico Tradição dos Tabaqueiros

19h – Concurso de Tabaqueiros (Polo do Frevo)

20h – Orquestra Show de Frevo (Polo do Frevo)

22h – Turma da Bregadeira – Bloco A Onda (Polo Rio Branco)

Terça (28) 

12h – Genival e Grupo Versátil em ritmo de Carnaval (Polo AABB)

12h30 – Paulo Márcio e banda (Polo Campestre)

14h – Concentração do Bloco A Cobra Vai Subir

15h – Bloco Pererecas em Chamas

16h- Bloco dos Lisos

17h – Bloco A Cobra Vai Subir

19h – Desfile das Virgens (Polo do Frevo)

20h – Orquestra Show de Frevo (Polo do Frevo)

22h – Ramon Schnayder – Bloco A Onda – (Polo Rio Branco)

Levantamento exclusivo: o Raio X da eleição de Raquel Lyra e o que faltou para João Campos

O Diretor do Instituto Múltipla,  Ronald Falabella,  se debruçou sobre os números da eleição deste domingo e produziu uma interessante análise para o blog. A governadora Raquel Lyra (PSD) garantiu a reeleição com 2.805.438 votos (53,27% dos válidos), superando o seu principal adversário, João Campos (PSB), que obteve 2.360.469 votos (44,82%). A vantagem final de […]

O Diretor do Instituto Múltipla,  Ronald Falabella,  se debruçou sobre os números da eleição deste domingo e produziu uma interessante análise para o blog.

A governadora Raquel Lyra (PSD) garantiu a reeleição com 2.805.438 votos (53,27% dos válidos), superando o seu principal adversário, João Campos (PSB), que obteve 2.360.469 votos (44,82%).

A vantagem final de Raquel Lyra foi de 444.969 votos (8,45 pontos percentuais), garantindo uma folga de 172.011 votos acima do limite necessário para liquidar a fatura sem a necessidade de um segundo turno. Entre as demais candidaturas, Ivan Moraes (PSOL) ficou na terceira colocação com 77.699 votos (1,48%).

Ao todo, 5.905.236 eleitores compareceram às urnas (81,82%), registrando-se uma abstenção de 18,18% (1.311.753 eleitores). Os votos nulos somaram 481.903 (8,16% do comparecimento), enquanto os brancos totalizaram 156.481 (2,65%).

O mapa do voto: Lyra dominou mesorregiões; Campos reage em redutos

A liderança de Raquel Lyra consolidou-se no interior, com vitórias expressivas em todas as quatro mesorregiões do estado e em 133 dos 185 municípios pernambucanos.

O grande motor da vitória da governadora foi o Agreste, que lhe garantiu uma vantagem de 254.589 votos sobre Campos. Só no Agreste Central (impulsionado por Caruaru), Lyra abriu a sua maior vantagem regional: +178.073 votos (+28,01%). Ela também venceu com folga na Zona da Mata (+112.018 votos).

João Campos concentrou suas forças na Capital (Recife), onde venceu com uma frente de 36.693 votos (49,94% x 46,07%). No entanto, a força do candidato do PSB na capital foi neutralizada pela Região Metropolitana expandida, já que Lyra venceu na Região Metropolitana sem a capital por uma diferença de 85.808 votos, terminando a mesorregião Metropolitana no azul por mais de 49 mil votos de margem.

Campos também conseguiu superar a candidata do PSD em outras três Regiões de Desenvolvimento: Sertão do Araripe (+11.005), Sertão de Itaparica (+6.484) e Agreste Meridional (+2.204).

Desempenho por porte de município e extremos urbanos

A análise dos dados técnicos mostra que o eleitorado se comportou de forma bastante distinta a depender do tamanho das cidades:

Interior e pequenas cidades: Raquel Lyra venceu em cinco das seis faixas de porte populacional. Teve 115.789 votos de frente nos municípios de até 30 mil habitantes e registrou o seu maior saldo absoluto na faixa de cidades entre 200 mil e 500 mil habitantes, acumulando 123.818 votos de vantagem.

Grandes centros: Campos só conseguiu vencer na faixa de municípios com mais de 500 mil habitantes (composta por Recife e Jaboatão juntos), onde acumulou uma frente total de 18.849 votos (+1,45%).

Os extremos das 30 maiores: Caruaru deu a Lyra a sua vitória mais avassaladora, com uma diferença de 101.552 votos (75,22% contra 23,10% de Campos). Proporcionalmente, a maior goleada ocorreu em Santa Cruz do Capibaribe, onde Lyra cravou 83,25% dos votos válidos. Por outro lado, o melhor terreno proporcional de Campos foi Araripina, onde ele bateu a governadora por 64,82% a 34,29%.

Raio-X do Recife: Divisão por Regiões Político-Administrativas (RPAs)

Dentro da capital, o voto revelou uma divisão geográfica muito clara entre as seis Regiões Político-Administrativas (RPAs):

João Campos venceu em cinco das seis RPAs da capital. Seus melhores desempenhos ocorreram na RPA 2 – Norte (bairros como Arruda, Água Fria e Campo Grande), onde acumulou sua maior vantagem em votos (+15.588), e na RPA 1 – Centro (Boa Vista, Santo Amaro), onde abriu a maior vantagem em pontos percentuais (+14,54%).

Raquel Lyra venceu apenas na RPA 6 – Sul (bairros como Boa Viagem, Pina, Imbiribeira e Ibura). Trata-se da maior zona eleitoral do Recife, concentrando 26% de todo o eleitorado da cidade, o que rendeu à governadora uma vantagem local de 6.673 votos.

Eleições 2026 – Governador (a)

PSB anuncia oposição ao governo Temer

O presidente do PSB, Carlos Siqueira, e o secretário-geral do partido, José Renato Casagrande, informaram neste sábado (20) que a legenda decidiu fazer oposição ao governo e passará a defender a renúncia do presidente Michel Temer. Atualmente, a legenda comanda o Ministério de Minas e Energia. Siqueira e Casagrande deram a informação à imprensa após […]

O presidente do PSB, Carlos Siqueira, e o secretário-geral do partido, José Renato Casagrande, informaram neste sábado (20) que a legenda decidiu fazer oposição ao governo e passará a defender a renúncia do presidente Michel Temer.

Atualmente, a legenda comanda o Ministério de Minas e Energia. Siqueira e Casagrande deram a informação à imprensa após reunião da Executiva Nacional do partido, em Brasília.

Segundo o presidente e o secretário-geral da legenda, o PSB também passará a defender a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para a realização de eleições diretas no caso de vacância do cargo de presidente da República.

A decisão do PSB é anunciada em meio à maior crise política enfrentada por Temer desde que ele assumiu a Presidência da República, causada pelas delações dos empresários Joesley e Wesley Batista, donos da JBS, e de Ricardo Saud, diretor da J&F.

Em razão do que foi informado pelos delatores, o ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato, autorizou a abertura de um inquérito para investigar o presidente, que nega as acusações.

“Nós nunca fomos governo porque, desde o começo, nos negamos a indicar cargos, muito embora tenha o ministro indicado por setores do partido. Mas a decisão de hoje, primeiro, é sugerir ao presidente que, para facilitar a solução para o nosso país, que ele renuncie o mais rápido possível. Segundo, foi referendado meu ato de já ter assinado o impeachment contra o presidente Temer com outros partidos”, declarou Carlos Siqueira.

“O PSB tomará uma decisão de sugerir a renúncia do presidente, porque ele perdeu as condições de governar o país. (…) Quem conclui que o presidente não tem mais condições de liderar um projeto nacional se coloca de fato na oposição”, disse Casagrande, ex-governador do Espírito Santo, momentos antes de Siqueira fazer o anúncio.

As medidas fazem parte de uma resolução da Executiva, divulgada após a reunião. No documento, o partido diz ser “inevitável, nestas circunstâncias, que o sistema político e a sociedade civil, até mesmo para preservar níveis mínimos de coesão, se ponham em busca de soluções, emergindo neste contexto o que seria a alternativa mais simples e natural, ou seja, a grandeza da renúncia, quando se caracteriza o esgotamento da governabilidade”.

Ministério de Bezerra Filho:  Sobre se o chefe da pasta, Fernando Coelho Filho, permanecerá no cargo, Casagrande avaliou que a nomeação foi uma escolha pessoal de Temer, não uma indicação do partido.

Portanto, a decisão de Coelho Filho de permanecer ou deixar o cargo devará caber ao próprio ministro, na avaliação do secretário-geral do PSB.

Ao final da reunião, o presidente nacional do PSB voltou a dizer que a legenda considera importante que o ministro de Minas e Energia deixe o cargo. “Se o partido pediu o impeachment do presidente a quem ele serve, se o partido pede a renúncia de quem ele serve, se o partido pede pressa para que o presidente, que já não tem condições nem políticas, nem morais, nem éticas, nem administrativas de continuar… o que ele [ministro] está fazendo lá? Já deveria ter saído”, afirmou Siqueira.

Itapetim abre licitação para compra de UTI Móvel

A Prefeitura Municipal de Itapetim anunciou em nota que abriu um Pregão Eletrônico para a compra de uma UTI móvel com respirador mecânico móvel para suporte avançado. O prefeito Adelmo Moura esteve reunido com a secretária de Saúde, Jussara Araújo, e com a pregoeira Laiane Brito para tratarem do assunto. “Vamos comprar a melhor ambulância […]

A Prefeitura Municipal de Itapetim anunciou em nota que abriu um Pregão Eletrônico para a compra de uma UTI móvel com respirador mecânico móvel para suporte avançado.

O prefeito Adelmo Moura esteve reunido com a secretária de Saúde, Jussara Araújo, e com a pregoeira Laiane Brito para tratarem do assunto.

“Vamos comprar a melhor ambulância disponível no mercado para enfrentarmos esse momento. Tenho fé que vamos vencer essa batalha”, disse Adelmo.