Notícias

Afogados: Prefeitura promove terceira semana do bebê

Por Nill Júnior

entrega de kits às escolas

Colaborou Rodrigo Lima

Coordenada pelas Secretarias Municipais de Educação e de Saúde, a Prefeitura de Afogados realizou ontem (19), no auditório do centro tecnológico, a abertura da semana do bebê. A programação também inclui atividades relacionadas à semana de educação infantil.

Este ano, o tema é “infância em movimento”, buscando divulgar a importância da atividade física no desenvolvimento psicomotor das crianças. Mais de 500 professores, educadores, diretores de escola, profissionais de saúde e assistentes sociais lotaram o local do evento. Logo de início, o educador físico Elias Mendes, promoveu uma sessão de aquecimento. Em seguida, crianças do Centro de Educação Infantil Maria Genedi Magalhães, localizado no Bairro Padre Pedro Pereira, participaram de uma apresentação musical.

O fisioterapeuta e osteopata, Marcel Nogueira, fez uma palestra sobre o tema da semana do bebê 2016. A secretária de educação, Veratânia Moraes, e de Saúde, Artur Amorim, entregaram kits com brinquedos para serem utilizados nas escolas. As creches ainda receberão uma casinha infantil de madeira para que as crianças possam brincar nos horários de intervalo entre as atividades escolares.

apresentação das crianças

“A programação deste ano foi elaborada com muito carinho para que possamos enfatizar o movimento como um importante instrumento para o desenvolvimento pleno das crianças atendidas em nossa rede de saúde e nas escolas,”enfatizou Veratânia.

Durante toda a semana serão realizadas palestras, oficinas, sessões de contação de histórias e atividades físicas tanto nas escolas quanto nas unidades de saúde. A culminância se dará no sábado com a apresentação do bebê-prefeito e a entrega simbólica das chaves da cidade pelo Prefeito José Patriota.

Outras Notícias

Cobrança da vereadora Célia sobre o SASSEPE é enviada ao IRH

Nas próximas semanas o presidente do Instituto de Recursos Humanos – IRH, André Longo Araújo de Melo, deverá dar uma posição sobre a denúncia e pedidos da vereadora e presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Arcoverde, Célia Almeida Galindo, relativo a situação de abandono da unidade do SASSEPE no município. Segundo informações da vereadora […]

Nas próximas semanas o presidente do Instituto de Recursos Humanos – IRH, André Longo Araújo de Melo, deverá dar uma posição sobre a denúncia e pedidos da vereadora e presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Arcoverde, Célia Almeida Galindo, relativo a situação de abandono da unidade do SASSEPE no município.

Segundo informações da vereadora Célia, assim que recebeu o ofício enviado ao Palácio do Campo das Princesas em 23 de novembro passado, o governador Paulo Câmara telefonou para ela e disse que estava passando o documento para o presidente do IRH para que fosse dada uma solução ao problema.

No ofício encaminhado pela presidente da Câmara de Arcoverde, ela relata ao governador que a situação do SASSEPE pode ocasionar algo pior devido a situação da falta de pessoal. Ela diz que o órgão ‘funciona numa boa estrutura física espaçosa, bem localizada, equipada, com servidores aptos, entretanto sem o elementar: médicos’.

No documento a vereadora Célia relata ao governador que a unidade tem hoje ‘apenas dois cardiologistas que atendem como clínico geral, sendo que um entrará de licença e outro atende três dias da semana, uma hora por dia. A única dentista que havia pediu transferência e um ginecologista se aposentou resumindo-se ao atendimento de alguns exames laboratoriais para poucas especificidades. Os assegurados ao realizarem os exames e levá-los a um médico são obrigados a se dirigirem a outro município’.

No final do ofício, a presidente da Câmara Municipal Vereadora Célia Almeida Galindo diz que ‘diante do vexatório quadro explanado é que a população de nosso município e região, através de sua representante constituída, pede uma solução a autoridade maior do Estado, na qual depositamos tanta confiança e esperança no último pleito realizado’.

‘Temos a esperança de que o governador será sensível ao nosso pleito e vai atender ao apelo do povo de Arcoverde e de nossa região, principalmente dos servidores públicos estaduais que tem no SASSEPE a opção de atendimento médico gratuito. Tenho certeza de que novos médicos serão contratados e o atendimento vai melhorar. Se Deus quiser’! Disse a vereadora Célia Almeida Galindo.

PGR pede condenação de líder da bancada da bala por cobrança de propina

Congresso em Foco A Procuradoria Geral da República pediu ao Supremo Tribunal Federal a condenação do deputado Alberto Fraga (DEM-DF) pelo crime de concussão – extorsão praticada por funcionário público. Presidente da Frente Parlamentar da Segurança Pública, mais conhecida como bancada da bala, Fraga é acusado de cobrar propina de uma empresa de micro-ônibus quando […]

Congresso em Foco

A Procuradoria Geral da República pediu ao Supremo Tribunal Federal a condenação do deputado Alberto Fraga (DEM-DF) pelo crime de concussão – extorsão praticada por funcionário público.

Presidente da Frente Parlamentar da Segurança Pública, mais conhecida como bancada da bala, Fraga é acusado de cobrar propina de uma empresa de micro-ônibus quando era secretário de Transportes no governo de José Roberto Arruda.

A pena prevista no Código Penal varia de dois a oito anos de reclusão, além do pagamento de multa. A ação penal está nas mãos do ministro Alexandre de Moraes, que deve fazer o seu voto e submetê-lo aos demais integrantes da Primeira Turma.

Esse é um dos quatro processos a que o deputado responde no Supremo. Em um dos casos, ele tenta anular, no tribunal, uma condenação imposta pela Justiça Federal em Brasília.

Gravações

De acordo com a denúncia, áudios obtidos com autorização judicial, em 2009, mostram Alberto Fraga reclamando que seu subsecretário recebia valores mais altos de uma cooperativa do que ele, que era o chefe da pasta, em troca de favorecimento em processo licitatório de substituição das vans por micro-ônibus.

“Agora tá explicado, as coisas acontecendo e eu com cara de babaca aqui, entendeu? E o cara, você veja, o cara ganhou com isso aí, o que acontece? Ele ganhou muito mais dinheiro, vamos dizer assim, do que o próprio secretário”, diz o deputado no áudio divulgado pela Rede Globo no ano passado. Alexandre de Moraes requisitou a inclusão das gravações no processo.

Segundo a PGR, Fraga, o ex-subsecretário de Transportes Júlio Urnau e o ex-assessor do então secretário José Geraldo de Oliveira Melo receberam da cooperativa um total de R$ 800 mil, em valores da época.

A denúncia sustenta que o pagamento foi feito por meio de três parcelas, uma paga no estacionamento do Aeroporto Internacional de Brasília, outra no Zoológico e a última no Núcleo Bandeirante.

Ainda conforme a acusação, a cooperativa voltou ao processo de licitação após o pagamento da primeira parcela. Fraga, Urnau e Melo foram denunciados pelo Ministério Público do Distrito Federal em 2011, mas o caso foi remetido ao Supremo em 2014 após a eleição do líder da bancada da bala na Câmara.

Diplomatas e ministros de 6 países protestam contra Temer na ONU

G1 Alvo de manifestações nas ruas do Brasil que pedem sua saída da Presidência, o presidente Michel Temer também foi pivô de um protesto diplomático silencioso no plenário da Organização das Nações Unidas (ONU) na sessão de abertura da Assembleia Geral nesta terça-feira (20). Tradicionalmente, cabe ao presidente do Brasil fazer o discurso de abertura […]

teeraG1

Alvo de manifestações nas ruas do Brasil que pedem sua saída da Presidência, o presidente Michel Temer também foi pivô de um protesto diplomático silencioso no plenário da Organização das Nações Unidas (ONU) na sessão de abertura da Assembleia Geral nesta terça-feira (20).

Tradicionalmente, cabe ao presidente do Brasil fazer o discurso de abertura da reunião.

Em sua fala, Temer afirmou a chefes de Estado do mundo inteiro que o processo de impeachment que culminou no afastamento de Dilma Rousseff da Presidência”transcorreu dentro do mais absoluto respeito à ordem constitucional”.

O peemedebista comentou o impeachment de Dilma quase ao final de seu discurso de 20 minutos na tribuna da ONU.

No momento em que o presidente brasileiro subia à tribuna da ONU para discursar, os representantes de Venezuela, Equador e Nicarágua se levantaram e deixaram o plenário. A maioria dos integrantes da delegação da Costa Rica também abandonou a sala quando o novo presidente brasileiro se preparava para discursar.

Nenhum dos chefes de Estado destes países estava presente no plenário. O protesto silencioso foi realizado por diplomatas e ministros.

Os diplomatas da Bolívia e de Cuba haviam se retirado do plenário um pouco antes e se recusaram a entrar enquanto Temer estava discursando. Eles retornaram ao recinto somente após o peemedebista concluir sua fala.

Temer também foi alvo de protestos nas ruas de Nova York ao chegar no último domingo (18) ao hotel onde está hospedado na metrópole norte-americana.

Um grupo de manifestantes o recepcionou em frente ao hotel com cartazes e faixas pedindo a saída dele da Presidência e o chamando de “golpista”.

Sertânia registra três homicídios em uma semana

Sertânia ainda está impactada com os crimes registrados nos últimos dias. Foram três homicídios até agora com autoria desconhecida. A primeira vítima foi Romário Silva, morto dia 6 no centro de Sertânia por elementos em um carro Hb20 prata. eles dispararam contra a vítima matando-a com vários tiros. O outro crime ocorreu ontem, dia 8. Pai […]

Sertânia ainda está impactada com os crimes registrados nos últimos dias. Foram três homicídios até agora com autoria desconhecida. A primeira vítima foi Romário Silva, morto dia 6 no centro de Sertânia por elementos em um carro Hb20 prata. eles dispararam contra a vítima matando-a com vários tiros.

O outro crime ocorreu ontem, dia 8. Pai e filho foram mortos sem direito a defesa. Por volta das 10h20, nas proximidades do Sítio Jequiri, os dois transitavam em uma motocicleta pela rodovia que liga Sertânia a Pernambuquinho e que iam para o Sítio Cacimbinha. No meio da pista na altura do Sítio Jiquiri, foram alcançados e alvejados por indivíduos em um veículo não identificado.

Segundo o Tribuna do Moxotó, Marcos Pereira, o Marcos Mototaxi e o filho, José Iago Pereira morreram no local, onde foi encontrada a motocicleta utilizada pelas vítimas. Os corpos foram encaminhadas para o Instituto de Medicina Legal de Caruaru e o sepultamento de ambos deverá acontecer na tarde desta quinta-feira, em Sertânia.

Concursos: 7 órgãos abrem inscrições para mil vagas no início da semana

G1 Pelo menos 7 órgãos abrem inscrições, na segunda (1º) e terça-feira (2), para 1.033 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários chegam a R$ 12 mil na Prefeitura de Santaluz (BA). Somente na Prefeitura de Sirinháem (PE) são 315 vagas. CONFIRA AQUI A LISTA […]

G1

Pelo menos 7 órgãos abrem inscrições, na segunda (1º) e terça-feira (2), para 1.033 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários chegam a R$ 12 mil na Prefeitura de Santaluz (BA). Somente na Prefeitura de Sirinháem (PE) são 315 vagas.

Nos concursos para formação de cadastro de reserva, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.

Veja os concursos abaixo:

Exército

O Exército abriu concurso público para 400 vagas para a Escola Preparatória de Cadetes (EsPCEx), para o curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico. As inscrições devem ser feitas de 1º de maio a 20 de junho pelo site www.espcex.ensino.eb.br. A prova objetiva será aplicada nos dias 30 de setembro e 1º de outubro. O curso, de nível superior, será realizado em 5 anos em regime de internato (veja a matéria completa).

Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp)

A Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), em São Paulo, vai abrir processos seletivos para um total de 28 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. As remuneração vão de R$ 957,54 a R$ 7.171,85. Os candidatos podem se inscrever de 2 a 12 de maio pelo site www.famesp.org.br. As provas objetivas serão aplicadas em 18 de maio (veja os editais no site da Famesp).

Prefeitura de Matupá (MT)

A Prefeitura de Matupá (MT) divulgou edital de concurso público para 82 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão de R$ 881,25 a R$ 10.060,56. As inscrições estarão abertas de 2 a 21 de maio pelo site www.masterzconcursos.com.br. A prova objetiva está prevista para o dia 4 de junho (veja o edital no site da organizadora).

Prefeitura de Rochedo de Minas (MG)

A Prefeitura de Rochedo de Minas (MG) vai abrir processo seletivo para 4 vagas em cargos de níveis médio e superior. As remunerações variam de R$ 1.392,74 a R$ 9.070,93. As inscrições podem ser feitas pelo site www.rochedodeminas.mg.gov.br entre 2 e 4 de maio. A prova objetiva será aplicada em 20 de maio. O período de contratação é de 12 meses e poderá ser prorrogado uma vez (veja o edital no site da prefeitura).

Prefeitura de Santaluz (BA)

A Prefeitura de Santaluz (BA) fará um processo seletivo para 134 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. As remunerações vão de R$ 937 a R$ 12 mil. As inscrições podem ser feitas de 2 a 12 de maio no site www.santaluz.ba.gov.br. A seleção será feita por meio de análise curricular, prova de títulos e entrevista (veja o edital no site do Diário do Município).

Prefeitura de Seritinga (MG)

A Prefeitura de Seritinga (MG) fará concurso público para 30 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 937 a R$ 7.812,27. As inscrições podem ser feitas de 2 de maio a 8 de junho pelo site www.idecan.org.br. Todos os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva (veja o edital no site da organizadora).

Prefeitura de Sirinháem (PE)

A Prefeitura de Sirinháem (PE) vai abrir um novo processo seletivo para 315 vagas em cargos de níveis fundamental e médio. Os salários são de R$ 937 para nível fundamental e de R$ 10,68 por hora-aula para nível médio. As inscrições podem ser feitas pelo site www.sirinhaem.pe.gov.br no período de 2 a 26 de maio. A prova será aplicada em 11 de junho. A seleção terá validade de 12 meses (veja o edital no site da prefeitura).