Notícias

Afogados: MAF, Beck Engenharia, Prefeitura e Câmara continuam gerando queixas por obra de saneamento

Por Nill Júnior
20140626_075758
Em plena Rio Branco, desnível gera grande risco para pedestres

O ouvinte da Rádio Pajeú e empresário Paulo André (SP Eletrônica) deu um exemplo de como MAF, BECK Engenharia, comissão da Câmara e Prefeitura não se entendem, não prestam um serviço de qualidade e gerenciam mal o cronograma da obra de saneamento global de Afogados da Ingazeira.

Em plena Avenida Rio Branco, essa calçada acima aguarda a dias a reposição por parte da empresa responsável pela obra. “Uma senhora chegou a cair e o risco de outros acidentes é iminente”. Ele dá um exemplo de que, na sua opinião,  falta rigor na fiscalização por parte da Prefeitura. “Quando a gente vai fazer qualquer serviço, basta deixar material na calçada que a fiscalização da Prefeitura dá 24 horas pra gente tirar. Isso já está assim a dias e não vi ninguém cobrar”, reclama.

Ele também reclamou da falta de visita da Comissão formada pela Câmara de Vereadores ao local. ”Aqui nessa área não veio nenhum. Parece que só tiraram uma foto pra sair nos blogs e não vieram verificar os problemas reais da obra”.

Pouco depois do início da obra, com os transtornos gerados e inúmeras reclamações da população, uma comissão de gerenciamento da obra foi formada por prefeitura, Câmara, MAF e Beck Engenharia. Dentre os pleitos, melhor sinalização das áreas interditadas, cronograma que defina período de conclusão dos trabalhos por área e maior prestação de contas à imprensa.

No último ponto, a relação com a imprensa piorou.A MAF, por exemplo, chegou a barrar a entrada em seu escritório de um repórter da Rádio Pajeú. E a Beck Engenharia, que ainda chegou a vir uma vez à emissora para ouvir os reclames da população,  agora foge da imprensa como o diabo da cruz, à medida que se avolumam as queixas.

Outras Notícias

Exponoivas vai à praça em sua terceira edição

Afogados da Ingazeira será sede da terceira edição da Exponoivas Sertão do Pajeú. O evento acontecerá de 18 a 20 de maio de 2017 na Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara. Para saber um pouco mais sobre a exposição, o blog entrevistou um dos idealizadores do evento, Glauco Queiroz. Ele é filho de  Eurides, responsável pela Liplig […]

Glauco Queiroz e Eurides Mendes: Exponoivas cresceu e vai acontecer na Praça Arruda Câmara

Afogados da Ingazeira será sede da terceira edição da Exponoivas Sertão do Pajeú. O evento acontecerá de 18 a 20 de maio de 2017 na Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara. Para saber um pouco mais sobre a exposição, o blog entrevistou um dos idealizadores do evento, Glauco Queiroz. Ele é filho de  Eurides, responsável pela Liplig Noivas.

Esta já é a 3ª edição do evento. Terá alguma novidade nesse ano em relação aos anteriores?

Esta edição está cheia de novidades. Em parceria com Sebrae e Senac conseguimos aumentar a quantidade de dias para três. Teremos palestras, cursos, oficinas, expositores, desfile e a grande surpresa desse ano é que daremos um casamento gratuito que será realizado no último dia do evento. Na quinta-feira, 18, teremos uma palestra com o renomado fotógrafo Fernando Siqueira e o sorteio do casamento; na sexta-feira 19, haverá o desfile com lançamento da coleção 2017 da Liplig Noivas e no sábado 20, será realizado o casamento ao vivo

Como serão as inscrições para participar dessa 3ª edição?

O acesso aos expositores será gratuito, mas para participar da palestra e assistir ao desfile o participante receberá uma “Senha – Convite” em troca de um 1 kg de alimento não perecível. Para concorrer ao casamento ao vivo é só se inscrever no nosso site www.exponoivassertaodopajeu.com.br/

Então teremos outras empresas do seguimento?

Sim, todos os dias, a partir das 19h haverá exposição nos estandes com mais de 20 empresas do seguimento com tudo para seu casamento e  qualquer tipo de festa, teremos também estandes da área de construção civil para quem tá pensando em construir ou reformar. Ou seja, desde do pré-casamento até o pós casamento.

Ainda há estandes disponíveis?

Colocamos à venda 23 estandes, já foram comercializados 20, só temos agora mais 3 estandes disponíveis. As vendas foram um sucesso. Quem estiver interessado em expor é só entrar em contato pelo site ou pelas redes sociais do evento: facebook/exponoivassertaodopajeu e ig @exponoivassertaodopajeu.

O Sebrae e o Senac oferecerá algum tipo de capacitação para as empresas do segmento?

Sim, nas semanas que antecedem o evento teremos uma vasta programação de cursos. Teremos cursos de doces, salgados, penteados, maquiagem, unhas de gel, cerimonial, arranjos florais e um workshop de fotografia com o renomado fotógrafo Fernando Siqueira. Logo divulgaremos as datas desses cursos.

Estado recupera ponte na PE 275, em Brejinho

Uma ponte que estava em péssimo estado na PE 275, alvo de denúncias do blog,  teve o início do processo de recuperação. Segundo a Secretária Fernandha Batista,  a recuperação estrutural da ponte está em fase avançada. Ela destacou que estão sendo investidos R$ 21 milhões em várias pontes no estado. O trabalho é parte do […]

Uma ponte que estava em péssimo estado na PE 275, alvo de denúncias do blog,  teve o início do processo de recuperação.

Segundo a Secretária Fernandha Batista,  a recuperação estrutural da ponte está em fase avançada.

Ela destacou que estão sendo investidos R$ 21 milhões em várias pontes no estado. O trabalho é parte do programa Caminhos de Pernambuco.

Em abril de 2018, por exemplo, o blog denunciou que além da necessidade de recapeamento asfáltico urgente, havia preocupação com a ponte no Povoado de Placas de Piedade, em Brejinho.

Nas imagens era possível ver a armação exposta, com a estrutura da ponte em colapso progressivo, gerando risco de isolamento. O Secretário cobrado à época era Sebastião Oliveira.

Prefeitura de Brejinho conclui terceira fase de recapeamento asfáltico e anuncia nova etapa

A Prefeitura de Brejinho finalizou a terceira fase da obra de recapeamento asfáltico no município. Nesta etapa, foram pavimentadas 17 ruas, totalizando cerca de 15 mil metros de asfalto. A iniciativa, conduzida pela atual gestão, tem como foco melhorar a mobilidade urbana, com atenção à acessibilidade para pedestres, incluindo pessoas com mobilidade reduzida. De acordo […]

A Prefeitura de Brejinho finalizou a terceira fase da obra de recapeamento asfáltico no município. Nesta etapa, foram pavimentadas 17 ruas, totalizando cerca de 15 mil metros de asfalto.

A iniciativa, conduzida pela atual gestão, tem como foco melhorar a mobilidade urbana, com atenção à acessibilidade para pedestres, incluindo pessoas com mobilidade reduzida.

De acordo com o prefeito Gilson Bento, a expectativa agora é dar início à quarta fase do projeto. “Queremos deixar todas as ruas de Brejinho asfaltadas. Esse é um compromisso com a população e uma resposta a uma demanda antiga, que por muitos anos foi deixada de lado”, afirmou.

Além da melhoria no tráfego de veículos, o recapeamento tem impacto direto no deslocamento de serviços, no comércio e na valorização de imóveis. A obra é acompanhada de perto pela população, que observa as mudanças na infraestrutura urbana da cidade.

Sexta de Cantilena em Ingazeira

Por Anchieta Santos Nesta sexta (06), acontece mais uma edição da Cantilena de Ingazeira. Na programação de hoje, às 18h, apresentações do Grupo de Chorinho de Carnaíba, Padre Luizinho e Ronaldo. Ainda  os repentistas Duedo, Geraldo Pessoa, Moacir Gomes e declamadores da região. A Cantilena acontece ao lado da Igreja Matriz de Ingazeira e é uma […]

roda em carnaíbaPor Anchieta Santos

Nesta sexta (06), acontece mais uma edição da Cantilena de Ingazeira. Na programação de hoje, às 18h, apresentações do Grupo de Chorinho de Carnaíba, Padre Luizinho e Ronaldo.

Ainda  os repentistas Duedo, Geraldo Pessoa, Moacir Gomes e declamadores da região. A Cantilena acontece ao lado da Igreja Matriz de Ingazeira e é uma realização da FARPI-Freguesia de Arte Popular de Ingazeira.

Aline Mariano se solidariza com vítimas das chuvas

Num momento tão dramático que o mundo vive hoje, especialmente nosso País com a disseminação da Covid-19, o vírus que já tirou a vida milhares de pessoas com preocupante incidência em território nacional, Afogados da Ingazeira se vê ameaçada duplamente pelo coronavirus e as enchentes no Rio Pajeú. Por meio desta, me solidarizo com meus […]

Num momento tão dramático que o mundo vive hoje, especialmente nosso País com a disseminação da Covid-19, o vírus que já tirou a vida milhares de pessoas com preocupante incidência em território nacional, Afogados da Ingazeira se vê ameaçada duplamente pelo coronavirus e as enchentes no Rio Pajeú.

Por meio desta, me solidarizo com meus irmãos sertanejos. Chuva, a gente pede no Pajeú e no Sertão em geral como súplica, para banir os efeitos da seca, drama secular que persiste ano após ano, incessantemente, de forma inclemente.

Mas, quando cai além da conta, como agora, ao invés de devolver alegria, felicidade e esperança, causa aflição e temor. É o caso de Afogados da Ingazeira, com chuvas acima da média prevista.

A cidade já contabiliza muitas perdas, com pontes destruídas, açudes estourando e famílias desabrigadas às margens do Rio Pajeú.

Rogo a Deus que a situação não fuja do controle e apelo ao governador Paulo Câmara para que providências urgentes sejam tomadas para atender de imediato e em caráter de urgência as famílias atingidas.

Aline Mariano