Notícias

Afogados da Ingazeira dá sequência à distribuição de merenda escolar

Por André Luis

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira dá sequência, a partir desta segunda-feira (22), ao calendário de distribuição de merenda escolar com alunos que integram o cadastro do programa bolsa-família e que se encontram em condição de vulnerabilidade social. 

Serão 3.600 beneficiados, com cestas básicas que contem açúcar, arroz, macarrão, leite, flocos de cuscuz, biscoitos e sal. As escolas estarão abertas o dia inteiro para a distribuição, seguindo os protocolos de segurança sanitária.

Confira o calendário: 22/02 – Escolas Ana Melo, Domingos Teotônio e Padre Carlos Cottart; 23/02 – Centros de Educação Infantil Evangelina de Siqueira e São Sebastião, Escolas Petronila de Siqueira e Dom Mota; 24/02 – Centro de Educação Infantil José Rodrigues; 26/02 – Escola Maria Gizelda Simões e 01/03 – Escola Letícia de Campos Góes.

Nas escolas Francisca Lira e Geraldo Cipriano, a distribuição ocorreu na última sexta-feira. No Centro de Educação Infantil, Maria Genedi Magalhães, a distribuição ocorrerá nesta segunda até a próxima sexta (26). O calendário de distribuição na zona rural será divulgado nesta segunda.

Outras Notícias

Maria Augusta lidera pesquisa Simplex em Iati

Pesquisa do Instituto Simplex feita em Iati na última semana de 2023 apresentou liderança da pré-candidata Maria Augusta em todos os cenários. Em um dos cenários,  quando Camila Souza é apresentada como candidata do prefeito Tonho de Lula,  ela tem 37,8% contra 18,7% da opositora. Paulino Silva tem 3,6%; Cleber do Poço,  2,7%. Já Renato Almeida […]

Pesquisa do Instituto Simplex feita em Iati na última semana de 2023 apresentou liderança da pré-candidata Maria Augusta em todos os cenários.

Em um dos cenários,  quando Camila Souza é apresentada como candidata do prefeito Tonho de Lula,  ela tem 37,8% contra 18,7% da opositora. Paulino Silva tem 3,6%; Cleber do Poço,  2,7%. Já Renato Almeida aparece com 2,1% e Marcos Tenório,  1,5%. Brancos, nulos ou nenhum somam 9,5%. Não sabem ou não responderam,  24,1%.

A pesquisa também aponta Maria Augusta com a menor rejeição.

Espontânea

De acordo com a pesquisa espontânea, Maria Augusta tem 25,8% dos votos. Camila Souza tem 12,3%, Antônio José tem 4,7%, Marcos Tenório aparece com 0,5%, Cléber do Poço com 0,4%, Paulinho Souza com 0,4%. Brancos e nulos, 1,6% e Não sabem ou não responderam, 54,1%.

A Simplex ouviu 400 entrevistados eleitores no município e maiores de 16 anos entre os dias 26 e 28 de dezembro. O índice de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro de 4,84%.

Em 2022 Maria Augusta e seu grupo apoiaram Marilia Arraes. Ainda apoiou Dannilo Godoy e Waldemar Oliveira.

Vereadores de Iguaracy participam do Congresso Nacional de Agentes Públicos e Políticos em João Pessoa

João Pessoa está sediando desta quinta-feira (25) até o domingo (28) o Congresso Nacional de Agentes Públicos e Políticos.  O evento tem presenças confirmadas como palestrantes, entre outros, a senadora Teresa Leitão (PT/PE); o deputado federal Carlos Veras (PT/PE); o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino; e a presidente da Amupe e […]

João Pessoa está sediando desta quinta-feira (25) até o domingo (28) o Congresso Nacional de Agentes Públicos e Políticos. 

O evento tem presenças confirmadas como palestrantes, entre outros, a senadora Teresa Leitão (PT/PE); o deputado federal Carlos Veras (PT/PE); o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino; e a presidente da Amupe e prefeita de Serra Talhada, Marcia Conrado.

O presidente da Câmara de Vereadores de Iguaracy, Francisco Torres Martins (Chico Torres) se faz presente no evento, junto dos vereadores José Alex e Leonardo Magalhães

Também participam as servidoras do legislativo iguaraciense que buscarão orientações de guias práticos para o Poder Legislativo, Regimento Interno da Câmara de Vereadores, Regimento Previdenciário dos Vereadores, e muitas outras informações necessárias para o andamento dos trabalhos da Casa Sebastião Rafael Rodrigues. As informações são do PE Notícias.

Gilson Machado diz que Bolsonaro não vai a Belmonte

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, disse ao Blog do Magno que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não estará presente em São José do Belmonte, na próxima sexta-feira (9), para a inauguração de um complexo de energia solar. O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o próprio Gilson Neto estarão no […]

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, disse ao Blog do Magno que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não estará presente em São José do Belmonte, na próxima sexta-feira (9), para a inauguração de um complexo de energia solar.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o próprio Gilson Neto estarão no evento.

A empresa espanhola Solatio é responsável pelo projeto, cujo investimento chega a R$ 3,5 bilhões. A obra é tida como o maior parque solar do Brasil.

No mesmo dia, Bolsonaro cumprirá agenda em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, segundo Machado. A informação de que Bolsonaro iria a Belmonte partiu de assessores do prefeito Romonilson Mariano.

Atraso de quase quatro horas gera questionamentos no último ato do carnaval

De forma unânime, o atraso para o início da apresentação de Fulô de Mandacaru foi bastante questionado pelos que estavam na Avenida Rio Branco na última noite do carnaval de Afogados da Ingazeira. Isso porque a programação oficial marcava a concentração e descida do trio às oito da noite. Muitos pais trouxeram crianças, outros participaram […]

De forma unânime, o atraso para o início da apresentação de Fulô de Mandacaru foi bastante questionado pelos que estavam na Avenida Rio Branco na última noite do carnaval de Afogados da Ingazeira.

Isso porque a programação oficial marcava a concentração e descida do trio às oito da noite. Muitos pais trouxeram crianças, outros participaram do bloco A Cobra Vai Subir e resolveram emendar com a  apresentação final.

As versões de atraso e horário de início mudavam a cada minuto, vindo da organização, que cabia à prefeitura de Afogados da Ingazeira. A informação ainda não confirmada oficialmente dá conta de que o atraso teve como motivos a troca de equipamentos no trio entre banda Vizu e Mandacaru Elétrico. Também a chegada da banda ao local.

O fato é que foram quase quatro horas de atraso em relação ao horário oficial. De 20h, a programação só começou às 23h40. Até vaias chegaram a ser ouvidas. Pais com crianças e quem tinha que trabalhar hoje já tinham ido pra casa. Outros aguardavam reclamando. A única exceção era de ambulantes que, com a demora, lucraram mais. Ainda assim, uma multidão permaneceu no local. Muitos recorreram cedo à Rádio Pajeú para reclamar.

João Campos assina carta do UNICEF com compromissos para proteção de crianças e adolescentes

Documento propõe medidas de prevenção à violência, fortalecimento das políticas para a infância e maior transparência na aplicação de recursos públicos. O candidato ao Governo de Pernambuco João Campos (PSB) assinou, nesta terça-feira (22), uma carta-compromisso apresentada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) com propostas voltadas à proteção de crianças e adolescentes. […]

Documento propõe medidas de prevenção à violência, fortalecimento das políticas para a infância e maior transparência na aplicação de recursos públicos.

O candidato ao Governo de Pernambuco João Campos (PSB) assinou, nesta terça-feira (22), uma carta-compromisso apresentada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) com propostas voltadas à proteção de crianças e adolescentes.

Segundo a campanha, João foi o primeiro candidato ao Governo de Pernambuco a aderir ao documento nesta eleição.

A carta apresentada pelo UNICEF estabelece três prioridades para o próximo governo: enfrentamento à violência contra crianças dentro de casa, prevenção à violência extrema contra crianças e adolescentes e transparência na utilização dos recursos públicos destinados à infância.

“Nós firmamos hoje uma carta-compromisso com o UNICEF. Em todas as eleições que eu disputei, assinei e tive a oportunidade de cumprir no mandato. Agora somos a primeira candidatura ao Governo de Pernambuco a assinar”, afirmou João.

O candidato recebeu Immaculada Prieto, chefe do escritório do UNICEF responsável por Pernambuco, Paraíba e Alagoas, e Luísa Leitão, consultora em Projetos Sociais e Prevenção de Acidentes na Infância e Adolescência da entidade.

Entre as recomendações do documento está a incorporação de medidas de parentalidade protetiva às políticas estaduais, além da capacitação de profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social e de integrantes dos Conselhos Tutelares.

O UNICEF também propõe ampliar a estrutura de atendimento às crianças vítimas de violência e criar uma política estadual permanente de prevenção às diferentes formas de violência contra crianças e adolescentes, articulando áreas como educação, saúde, assistência, trabalho e segurança pública.

Outro eixo da carta trata do orçamento destinado à infância. A proposta é que os recursos direcionados a crianças e adolescentes possam ser identificados com maior clareza nas contas públicas e considerados na elaboração do próximo Plano Plurianual.

Ao assinar o documento, João relacionou os compromissos a propostas que pretende implementar caso seja eleito. Entre elas estão a expansão da rede de creches, a criação de um Centro de Referência da Primeira Infância, a implantação de praças da infância e ações de urbanismo social.

“A gente firma um compromisso de cuidar das crianças, de ter políticas de proteção contra a violação de direitos de mulheres e crianças e fazer com que a política pública chegue na ponta”, declarou.

O candidato também promete fortalecer o programa Mãe Coruja e criar o chamado Mãe Coruja Atípica, direcionado a famílias de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições do neurodesenvolvimento.

Segundo a proposta apresentada pela campanha, o programa teria ações de orientação sobre direitos e benefícios, apoio psicossocial e em saúde mental e iniciativas de qualificação e geração de renda compatíveis com a rotina das famílias.

João já manteve parceria com o UNICEF durante sua gestão à frente da Prefeitura do Recife. Em abril de 2022, a capital e a organização assinaram acordo de cooperação para implantação da Agenda Cidade UNICEF, inicialmente com ações concentradas no Ibura. A iniciativa integrou um projeto desenvolvido em oito capitais brasileiras.

Fotos: Edson Holanda

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr