Notícias

Afogados: COMPESA retoma abastecimento em áreas afetadas por tromba d’água

Por Nill Júnior
Chuva rompeu pista e tubulação

A Compesa investiu R$ 30 mil nas intervenções necessárias para retomar o abastecimento dos bairros Borges e Brotas, em Afogados da Ingazeira, após danos provocados pelas enxurradas das últimas semanas.

O rompimento de uma barragem particular, localizada na zona rural, danificou a rede de distribuição de água de 150 milímetros que atende as duas localidades. A Compesa realizou a substituição de 80 metros de tubulação, serviço que já foi concluído, beneficiando mais de quatro mil pessoas que residem nos dois bairros.

Segundo nota, os moradores de Afogados da Ingazeira já convivem, desde o início do ano, com um novo rodízio de distribuição de água que foi reduzido de dois dias com água e cinco sem para 5 dias com X 2 sem. A mudança foi possível graças ao investimento realizado pela Compesa na implantação da Estação de Tratamento de Água (ETA) em Tabira, que até então era atendida com água que vinha de Afogados da Ingazeira.

Além disso, desde março quando foram iniciados os testes da segunda etapa da Adutora do Pajeú, já se verifica melhorias na oferta de água para o município.  “Fizemos uma obra que beneficiou duas cidades ao mesmo tempo, Tabira e Afogados da Ingazeira, um investimento total de R$ 1,5 milhão de reais, e também estamos testando a segunda etapa da Adutora do Pajeú. Estamos com nossa equipe técnica trabalhando duro para encontrar alternativas para melhorar o abastecimento nas cidades que têm rodízio”, afirmou a presidente da Compesa, Manuela Marinho.

Outras Notícias

Música Gospel: Marília Marques lança novo CD

Marília Grasiela Marques Ferreira da Silva, ou  Marília Marques é natural de Serra Talhada. Nascida em um lar cristão desde cedo participa de louvores em sua Igreja. Casada com Marcos Júnior da Silva, produtor e companheiro no Ministério, tem dois Cds gravados. Neles,  expressa sua adoração a Deus com canções que falam de fé. Desde […]

947331_506335206087782_1824464962_nMarília Grasiela Marques Ferreira da Silva, ou  Marília Marques é natural de Serra Talhada. Nascida em um lar cristão desde cedo participa de louvores em sua Igreja. Casada com Marcos Júnior da Silva, produtor e companheiro no Ministério, tem dois Cds gravados.

Neles,  expressa sua adoração a Deus com canções que falam de fé. Desde o final de 2012 ela está empenhada em projetos de evangelização. O segundo CD, “Rendido em Adoração”, foi apresentado ao blog. Com doze faixas, algumas autorais, diz que é uma bênção poder levar à região e fora dela mensagens de fé. “Muitas vezes, elas falam mais direto ao coração”, argumenta.

Marília esteve recentemente  na África, em Malawi, para trabalho missionário e social, trabalhando com crianças órfãs e tribos africanas.

foto 1

Marília Marques está divulgando seu trabalho em cidades da região. Na foto, quando esteve na Rádio Pajeú com este blogueiro e Jota Oliveira.
Marília Marques está divulgando seu trabalho em cidades da região. Na foto, quando esteve na Rádio Pajeú com este blogueiro e Jota Oliveira.

Agende-se:  No próximo dia 27 de setembro, Marília Marques estará lançando o seu novo Cd “Rendido em Adoração” no 1º Encontro de Adoradores em Serra Talhada. Será no pátio da Estação do Forró e contará com outras atrações da música Gospel. Aos sábados, Marília ainda apresenta um programa na Rádio Gospel FM, sempre às 11h.

Marília pode ser contatada para levar sua mensagem através dos fones (87) 8837-1837, (87) 9998-4815 ou na Fanpage Ministério Marília Marques. Ouça o papo de Marília falando à Rádio Pajeú, clicando aqui.

O novo CD, Rendido em Oração
O novo CD, Rendido em Adoração
Educação de Betânia celebra resultado no IDEB

O município de Betânia celebra um momento histórico na educação com o desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O resultado divulgado nesta quarta-feira (14), através do Ministério da Educação, aponta Betânia com o 3º melhor índice do estado de Pernambuco nos Anos Iniciais (7,9) e também nos Anos Finais (6,4), ficando entre […]

O município de Betânia celebra um momento histórico na educação com o desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O resultado divulgado nesta quarta-feira (14), através do Ministério da Educação, aponta Betânia com o 3º melhor índice do estado de Pernambuco nos Anos Iniciais (7,9) e também nos Anos Finais (6,4), ficando entre as 50 melhores do Brasil. 

“O crescimento no IDEB é um testemunho da qualidade do ensino em Betânia, que vem sendo construída ao longo dos últimos anos com dedicação e inovação. A gestão municipal tem investido de forma consistente na melhoria das condições das escolas, na formação contínua dos professores e no apoio aos alunos, criando um ambiente propício para o aprendizado”, diz nota da assessoria.

A nota destaca que o apoio das famílias também se mostrou fundamental nesse processo. O envolvimento dos pais na educação de seus filhos é um dos pilares que sustentam o progresso observado. “Juntos, escola e família formam uma parceria sólida, essencial para o desenvolvimento integral dos estudantes. Betânia é um exemplo de que, com planejamento, investimento e união, é possível transformar a realidade da educação e oferecer um futuro melhor para as novas gerações”, afirma a nota.

Ainda segundo a nota, o prefeito Mário Flor agradeceu aos professores, gestores escolares, coordenadores, estudantes e demais profissionais da Rede Municipal de Ensino comprometidos com a educação e o cotidiano escolar. “Estendo também meus parabéns às famílias betanienses pela parceria de sucesso. Que este seja apenas o começo de uma trajetória brilhante e cada vez maior na educação Municipal de Betânia”, destacou Mário.

Prefeito de Itapetim diz que troca de Deputados não atrapalhará votação

O Prefeito de Itapetim Adelmo Moura, disse hoje em entrevista ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, que lamenta o fato de que a região do Pajeú não terá candidato a Estadual nas eleições deste ano. E que não vê dificuldade na troca de candidato a estadual, de Nilton Mota para Aglailson Victor. “O PSB […]

O Prefeito de Itapetim Adelmo Moura, disse hoje em entrevista ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, que lamenta o fato de que a região do Pajeú não terá candidato a Estadual nas eleições deste ano. E que não vê dificuldade na troca de candidato a estadual, de Nilton Mota para Aglailson Victor.

“O PSB detém o maior numero de prefeitos na região. Era pra ter nome da região, isso era pra ter sido construído lá atrás”, disse sobre o fato de a região não ter um nome da terra.

Ele explicou a troca de Deputados. “Nilton Mota se prontificou para nos ajudar em Itapetim. Me ajudou na nossa eleição e na Secretaria de Agricultura, construiu açudes grandes para as comunidades, foi atuante”, justificou. “Mas houve uma discussão em torno de João Campos. Nilton estava fazendo um gesto com João, para ceder algumas bases para votar em Aglailson Victor. Com isso teria o apoio do grupo dele em Vitória”.

Adelmo diz não ver problemas. “Nilton era de fora e Aglailson Victor também. Disse abertamente ao meu grupo e não teve problema”, argumentou. O prefeito irá apoiar Gonzaga Patriota para Federal. “Esse meu gesto com João Campos foi uma espécie de apoio indireto. Mas voto em Gonzaga que me ajuda muito. Itapetim tem uma extensão do meu gabinete em Brasília com ele”.

Gilmar Mendes defende soltura de Lula, e Supremo inicia julgamento do caso

Defesa alega no processo que o ex-juiz Sergio Moro não foi imparcial na condução da Lava Jato Reynaldo Turollo Jr./Folha de São Paulo O ministro Gilmar Mendes (STF) propôs à Segunda Turma da corte no início da sessão desta terça-feira (25) que conceda uma medida para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aguarde […]

Foto: STF/Divulgação

Defesa alega no processo que o ex-juiz Sergio Moro não foi imparcial na condução da Lava Jato

Reynaldo Turollo Jr./Folha de São Paulo

O ministro Gilmar Mendes (STF) propôs à Segunda Turma da corte no início da sessão desta terça-feira (25) que conceda uma medida para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aguarde em liberdade o julgamento de um habeas corpus em que a defesa dele alega falta de imparcialidade do ex-juiz Sergio Moro.

O julgamento se refere à atuação de Moro na condução do caso do tríplex de Guarujá (SP), no qual Lula foi condenado e está preso desde abril do ano passado.

A proposta de Gilmar veio após o advogado de Lula, Cristano Zanin, pedir que o julgamento do habeas corpus fosse realizado nesta terça, como estava previsto inicialmente.

Diante da proposta de Gilmar, a presidente da Segunda Turma, ministra Cármen Lúcia, colocou em julgamento dois pedidos de habeas corpus — o que trata da suposta falta de imparcialidade de Moro, que havia sido tirado da pauta nesta segunda-feira (24), e outro que discute decisão do ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Felix Fischer que negou, em decisão individual, o recurso de Lula àquela corte.

Após debate, a Segunda Turma começou os julgamentos por esse segundo habeas corpus. A expectativa é que o que discute a atuação de Moro seja julgado em seguida. A defesa queria que os dois julgamentos fossem conjuntos, mas não teve sucesso.

“O que nós pedimos, inclusive por petição protocolada ontem [segunda-feira], é que sejam dadas as prioridades regimentais, uma vez que já paciente preso há mais 400 dias, e estamos diante de um caso cujo julgamento já foi iniciado. Há preferências regimentais que deveriam, a nosso ver, ensejar a continuidade do julgamento para que sejam apreciadas as teses defensivas que foram colocadas em novembro do ano passado”, afirmou Zanin.

No rádio, Madalena faz balanço positivo de gestão em Arcoverde

Depois da Prefeitura de Arcoverde realizar uma Audiência Pública de Prestação de Contas, na Câmara de Vereadores, na semana passada, a Prefeita Madalena Britto participou de entrevista na Rádio Independente, nesta quarta-feira (28), para balanço do 1º mandato (2013/2016). Acompanhada do vice-prefeito Wellington Araújo, a gestora falou dos desafios de administrar uma cidade do porte de […]

madalena-entrevisaDepois da Prefeitura de Arcoverde realizar uma Audiência Pública de Prestação de Contas, na Câmara de Vereadores, na semana passada, a Prefeita Madalena Britto participou de entrevista na Rádio Independente, nesta quarta-feira (28), para balanço do 1º mandato (2013/2016).

Acompanhada do vice-prefeito Wellington Araújo, a gestora falou dos desafios de administrar uma cidade do porte de Arcoverde com poucos recursos, mas defendeu a gestão alegando que “graças a uma política de planejamento e um minucioso trabalho desempenhado pela equipe de Finanças, a Prefeitura conseguiu realizar obras e honrar com os compromissos com os servidores”.

“Aqui em Arcoverde pagamos o 13º salário, coisa que 92 municípios não estão conseguindo pagar nem as folhas muito menos o 13º.”, enfatizou a prefeita, que completou: “ainda somos o 5º município mais transparente do Estado, quer dizer, temos responsabilidade e compromisso com o nosso povo.”.

Ela defendeu as ações e parcerias. “Com o apoio do Governo do Estado, construímos grandes obras como o Pátio da Feira e participamos da grande mudança no Hospital Regional com a vinda da Organização Social do Tricentenário. Era uma antiga reivindicação nossa e, hoje, o povo já sente a diferença e está satisfeito”, pontuou.

A prefeita citou obras e ações nas áreas de Educação, Saúde, Assistência Social e também na Zona Rural. Destaque para a Educação, carro-chefe da gestão, que teve altos índices de progresso. “Os números do IDEB, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, recém-divulgados, comprovam: a qualidade da educação nunca foi tão boa quanto na nossa gestão. Tivemos o maior crescimento de todo o estado.”, explicou.

Para o próximo mandato, Madalena destacou a entrega das 929 casas do Residencial Maria de Fátima Freire, das três Unidades Básicas de Saúde – UBS (jardim Petrópolis, Cidade Jardim e São Geraldo), a revitalização do Mercado Público com aCriação do Centro de Gastronomia e Artesanato e a construção da Praça da Juventude, no antigo Centro de Educação Física.