Notícias

Afogados: Ação no Ministério Público irá questionar show religioso por falta de pluralidade

Por André Luis

Por André Luis

Circula na redes sociais um print de uma resposta do movimento Campo do Nascente Popular a uma postagem de uma internauta sobre o show gospel anunciado pela Prefeitura de Afogados da Ingazeira para a Expoagro de 2023.

Na resposta o movimento informa que uma ação será protocolada junto ao Ministério Público na próxima segunda-feira (19), questionando a legalidade show religioso que, segundo os envolvidos, não contempla a diversidade religiosa necessária para estar em conformidade com os princípios constitucionais. 

Os solicitantes defendem que o evento, no mínimo, deveria ter um caráter ecumênico e incluir outras religiões, como as de matriz africana, as espíritas e a católica, sob pena de cancelamento.

“A constituição é clara quando diz que o estado é laico e por tanto não pode privilegiar nenhuma religião”, diz o Movimento em seu texto.

O embasamento da ação se apoia na clara determinação da Constituição Federal, que estabelece o Estado brasileiro como laico, ou seja, desvinculado de qualquer religião específica e incapaz de privilegiar uma em detrimento de outras. De acordo com os proponentes, a falta de inclusão de religiões diferentes no evento em questão configura uma violação desse princípio.

Ao solicitar a intervenção do Ministério Público, o Movimento almeja que o órgão responsável pela fiscalização e defesa dos interesses da sociedade intervenha na situação. Eles requerem a inclusão de outras religiões no evento, de forma a garantir a representatividade e o respeito à diversidade religiosa existente no país.

A ação tem como objetivo garantir que o evento esteja em conformidade com os princípios constitucionais, assegurando a igualdade de direitos e a não discriminação religiosa. Além disso, os solicitantes enfatizam que a promoção de um ambiente inclusivo e respeitoso é fundamental para a construção de uma sociedade plural e democrática.

Cabe ao Ministério Público avaliar os argumentos apresentados na ação e decidir sobre as medidas a serem tomadas. A expectativa é que o órgão atue de forma imparcial e diligente, analisando a legalidade do evento e a necessidade de inclusão de outras religiões para assegurar a pluralidade e a liberdade religiosa.

A discussão levantada por essa ação reflete um debate mais amplo sobre a laicidade do Estado e a importância de garantir a diversidade religiosa em eventos e instituições públicas. É fundamental que o Estado cumpra seu papel de assegurar a liberdade religiosa, evitando qualquer tipo de privilégio ou discriminação, promovendo assim uma sociedade mais inclusiva e respeitosa com as crenças de todos os cidadãos.

O Campo do Nascente Popular é um movimento popular coletivo, que foi criado com a proposta de provocar as autoridades locais e a população para que a área do Campo do Nascente, em Afogados da Ingazeira, seja utilizada para a construção de moradias populares. “Trabalhador merece morar no Centro”, diz o slogan do movimento.

A área é frequentemente usada para a instalação de circos e eventos artísticos. Existe uma proposta para que seja transformada definitivamente em um pátio de eventos para a cidade.

Outras Notícias

TRE julga impugnação de vereadores do Republicanos de Pesqueira

Ação entrou na pauta e julgamento será nesta sexta-feira (23). A defesa dos vereadores já conseguiu sentença favorável em primeira instância e parecer no mesmo sentido, na procuradoria regional eleitoral, e mantém-se entusiasmada para o julgamento de sexta, uma vez que casos semelhantes em outras cidades tiveram decisões favoráveis do TRE. A ação questiona as […]

Ação entrou na pauta e julgamento será nesta sexta-feira (23).

A defesa dos vereadores já conseguiu sentença favorável em primeira instância e parecer no mesmo sentido, na procuradoria regional eleitoral, e mantém-se entusiasmada para o julgamento de sexta, uma vez que casos semelhantes em outras cidades tiveram decisões favoráveis do TRE.

A ação questiona as candidaturas das mulheres do partido republicanos à vereadoras na eleição de 2020, alegando fraude à lei de cotas de gênero, tendo como principal argumento a baixa votação das candidatas.

No entanto, A defesa do REPUBLICANOS realizou um apanhado da votação recebida por candidato em cada partido (ID. Nesse sentido, constatou-se que os partidos PATRIOTA, PDSB, PSOL, PTC, PL, PT, PTB e REPUBLICANOS tiveram candidatos com baixa votação). Dentre esses, foram constatados ao menos seis candidatos do sexo marculino com votação baixa e nem por isso acusações de fraudes foram contra os mesmos dirigidas pelo recorrente e seu partido. 

Além disso, de uma análise dos votos recebidos no pleito de 2016, também se verificou que o município de Pesqueira-PE teve seis candidatos com votação zerada, sem que isso importasse qualquer tipo de fraude, nem tivesse como consequência uma ação como essa.

Outro fato interessante é que o partido REPUBLICANOS contou com uma candidatura de uma mulher transgênero, porém seu registro de candidatura foi feito como do sexo masculino, mesmo tendo sido solicitado a candidatura como mulher. Porém, O TSE já decidiu que as cotas de candidatos dos partidos políticos são de gênero, e não de sexo biológico. Isso quer dizer que a opção de gênero dessas pessoas deve ser respeitada, de acordo com o que se identificam.

Segundo a defesa, “não há nos autos qualquer indício de fraude à cota de gênero, vez que o partido REPUBLICANOS proporcionou às candidatas meios legítimos para disputar a eleição. No mais, a jurisprudência é pacífica no sentido de que em razão das graves consequências que a predita actio proporciona, como a declaração de inelegibilidade e cassação de diploma e mandatos, a acusação deve, necessariamente, ter esteio em um conjunto probatório extremante robusto, livre de dúvidas quanto à ocorrência dos fatos e quanto a sua efetiva gravidade, de forma a ensejar o comprometimento da normalidade e legitimidade do pleito, o que não é o caso dos autos.”

Depois de almoço com Renata Campos, Júlio Delgado encontra-se com Câmara e Geraldo Júlio

Em campanha para a presidência da Câmara Federal, o deputado Júlio Delgado (PSB-MG)acaba de chegar à casa de recepções em Boa Viagem, onde vai se reunir com o governador eleito Paulo Câmara (PSB), o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), e com parlamentares pernambucanos do PSB e do PSDB, partido que já declarou apoio à […]

20141222175449787359e

Em campanha para a presidência da Câmara Federal, o deputado Júlio Delgado (PSB-MG)acaba de chegar à casa de recepções em Boa Viagem, onde vai se reunir com o governador eleito Paulo Câmara (PSB), o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), e com parlamentares pernambucanos do PSB e do PSDB, partido que já declarou apoio à candidatura do socialista.

O tucano Daniel Coelho, que sempre fez oposição à gestão de Geraldo Julio no Recife, esteve presente ao local do encontro, mas saiu assim que Julio Delgado chegou. Apesar de ter sido o primeiro a sair, Daniel informou que a bancada do PSDB vai votar no socialista.

O nome do deputado mineiro é uma alternativa à disputa entre o PMDB e PT pela presidência da Câmara, com Arlindo Chinaglia e Eduardo Cunha respectivamente.  Delgado começa a campanha por Pernambuco e deve circular outros estados ao longo dos próximos dias. A eleição ocorre no mesmo dia da posse dos deputados federais.

Delgado almoçou com a ex-primeira-dama do estado Renata Campos, com Paulo Câmara e Geraldo Julio. Também estiveram presentes no almoço os futuros secretários do Governo de Pernambuco, Danilo Cabral (Planejamento), Antônio Figueira (Casa Civil) e Felipe Carreras (Turismo), além do vice-presidente estadual do PSB e deputado federal eleito, Tadeu Alencar.

Danilo Simões: “muita gente da Frente Popular quer vir pra cá”

Da Rádio Pajeú No Debate das Dez, dentro do Manhã Total desta segunda-feira (20), na Rádio Pajeú, o comunicador Nill Júnior conversou com o pré-candidato a deputado federal pelo PSD e líder da oposição em Afogados da Ingazeira, Danilo Simões, sobre a adesão do suplente de vereador pelo PSB e ex-secretário de Agricultura Rivelton Santos […]

Da Rádio Pajeú

No Debate das Dez, dentro do Manhã Total desta segunda-feira (20), na Rádio Pajeú, o comunicador Nill Júnior conversou com o pré-candidato a deputado federal pelo PSD e líder da oposição em Afogados da Ingazeira, Danilo Simões, sobre a adesão do suplente de vereador pelo PSB e ex-secretário de Agricultura Rivelton Santos ao seu grupo político.

Durante a entrevista, Danilo afirmou que a chegada de Rivelton não é um caso isolado. Segundo ele, outras pessoas ligadas à Frente Popular e à gestão municipal também têm procurado o grupo de oposição para dialogar sobre o cenário político local.

O líder da oposição disse que há conversas com pessoas que ocupam cargos importantes na administração municipal e atribuiu esse movimento ao que classificou como um sentimento de insatisfação de parte dos integrantes da base governista. Apesar disso, ressaltou que uma eventual mudança de grupo envolve fatores políticos e pessoais, o que faz com que essas decisões sejam tomadas com cautela. Confira a entrevista completa com Danilo Simões nas plataformas da Rádio Pajeú.

Criminosos explodem agência e fazem reféns em Águas Belas

Criminosos explodiram uma agência bancária na madrugada deste domingo (30) em Águas Belas, Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, cerca de 10 homens participaram da ação e fizeram uso de explosivos. Por e-mail, o G1 PE solicitou um posicionamento à assessoria de imprensa do Banco Bradesco. Até a publicação da matéria, não obteve nenhuma […]

Criminosos explodiram uma agência bancária na madrugada deste domingo (30) em Águas Belas, Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, cerca de 10 homens participaram da ação e fizeram uso de explosivos.

Por e-mail, o G1 PE solicitou um posicionamento à assessoria de imprensa do Banco Bradesco. Até a publicação da matéria, não obteve nenhuma resposta.

Ainda segundo a PM, o grupo chegou ao banco em dois veículos e fez duas pessoas que estavam em uma praça reféns. Os criminosos furtaram uma quantia em dinheiro não informada.

Após o crime, os homens colocaram grampos nas estradas que dão acesso ao município e fugiram. O Instituto de Criminalística irá realizar uma perícia no local. A Delegacia de Polícia Civil irá investigar o caso.

Toffoli é alvo de inquérito da PF por suspeita de recebimento milionário em troca de benefício

Tendo como base o acordo de colaboração premiada do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, a Polícia Federal (PF), em episódio inédito, encaminhou, nesta terça-feira, ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido de abertura de inquérito contra o ministro e ex-presidente do STF, Dias Toffoli. De acordo com informações da Folha de São Paulo,  Toffoli […]

Tendo como base o acordo de colaboração premiada do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, a Polícia Federal (PF), em episódio inédito, encaminhou, nesta terça-feira, ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido de abertura de inquérito contra o ministro e ex-presidente do STF, Dias Toffoli.

De acordo com informações da Folha de São Paulo,  Toffoli pode ter chegado a receber R$ 4 milhões em troca de benefícios políticos.

Segundo informações obtidas pela Folha, Cabral informou, em delação, que Toffoli recebeu R$ 4 milhões, no período de 2014 a 2015, para beneficiar prefeitos de cidades fluminenses em processos no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Os pagamentos teriam sido operacionalizados pelo ex-secretário de Obras do Rio de Janeiro, Hudson Braga.

Ainda de acordo com o delator, os repasses também envolvem a advogada Roberta Rangel, esposa de Dias Toffoli.

A ação da PF é considerada inédita, isso porque é a primeira vez que a Polícia Federal solicita ao STF uma investigação envolvendo um ministro do Supremo. O pedido integra uma nova rodada de inquéritos que foram solicitados pela PF baseados nas informações repassadas por Sérgio Cabral.

O material foi entregue ao relator do caso, ministro Edson Fachin, que enviou a PGR (Procuradoria-Geral da República) para que o órgão se manifeste.

Através de assessoria, Dias Toffoli informou não ter conhecimento sobre as informações reveladas pelo ex-governador do Rio, negando as atuações em favorecimento de políticos e o recebimento dos valores milionários.