Notícias

Aécio e Marina trocam elógios

Por Nill Júnior

d05dfcb77e6af7204c88aa30013700ff

No primeiro evento oficial ao lado de Marina Silva (PSB) após receber o apoio da ex-ministra no segundo turno, o candidato à Presidência Aécio Neves (PSDB) reforçou mensagens ligadas à sustentabilidade em seu discurso. “Nenhum avanço será completo sem a sustentabilidade, por isso a nossa parceria”, disse, ao se dirigir a Marina.

Aécio citou o desenvolvimento sustentável como um dos três eixos fundamentais para a parceria. Os outros dois foram o respeito à democracia – momento em que o candidato citou a liberdade de imprensa em uma alfinetada à proposta do PT de regular a mídia – e o avanço de políticas sociais, com institucionalização de programas de renda. “Os programas de transferência de renda não são dádiva, nem favor, são direitos e serão mantidos. As contribuições de Marina foram essenciais para esse foco na inclusão social que vai prevalecer no nosso programa”, disse Aécio sem citar nominalmente o Bolsa Família.

O tucano voltou a defender o combate à inflação e retomada do crescimento econômico, com recuperação da credibilidade internacional do País. No início de seu discurso, Aécio fez deferências à ex-ministra. “Esse é o momento mais importante da nossa caminhada.” Ele também citou o candidato que morreu em acidente aéreo, Eduardo Campos, e repetiu a mensagem de ser o candidato de um projeto de mudança. “Não sou candidato de um só partido, mas da transformação”, afirmou. Ao final ele voltou a agradecer Marina e seu “gesto generoso” de participar de um projeto de construção para o País que fará “valer a pena vencer a eleição”.

Marina também fez agradecimentos, a Deus, ao tucano pela forma generosa com que a tratou, e ao senador Pedro Simon (PMDB-RS), que estava no evento e a quem Marina chamou de pessoa “muito especial”. Sobre a parceria com Aécio, Marina disse que foi possível graças ao compromisso programático “corajoso” assumido pelo candidato na carta divulgada no Recife, no último sábado, 11. Ela frisou a importância da sustentabilidade e a possibilidade de ecologia e economia andarem lado a lado. “O desenvolvimento econômico e social com proteção ambiental é essencial no Brasil”, disse a ex-ministra. Ela também falou sobre a institucionalização dos programas sociais. “Políticas públicas não podem ser ‘fulanizadas’ e partidarizadas. Honrar o Bolsa Família é um passo significativo.”

A ex-ministra também ressaltou o compromisso de Aécio em manter a demarcação de terras indígenas como prerrogativa do Executivo – sem deixar que se passe a responsabilidade para o Congresso. Ela chegou a se confundir, dizendo que a demarcação seguiria sob responsabilidade do Congresso, mas logo se corrigiu alegando que todos sabem sua posição. O candidato tucano não falou sobre o tema.

Outras Notícias

Serra Talhada anuncia 460 novas vagas de creche 

Conforme a prefeita Márcia Conrado já havia anunciado no último dia 11 de janeiro durante a ordem de serviço da Escola Barão do Pajeú em Bernardo Vieira, a Prefeitura de Serra Talhada, através da Secretaria Municipal de Educação, confirmou na manhã desta sexta-feira (20) a abertura de 460 novas vagas em creches para atender à […]

Conforme a prefeita Márcia Conrado já havia anunciado no último dia 11 de janeiro durante a ordem de serviço da Escola Barão do Pajeú em Bernardo Vieira, a Prefeitura de Serra Talhada, através da Secretaria Municipal de Educação, confirmou na manhã desta sexta-feira (20) a abertura de 460 novas vagas em creches para atender à demanda da população serra-talhadense.

As novas vagas serão abertas a partir do próximo dia 1º de março no Centro de Educação Infantil, que funcionará na antiga Escola Santa Isabel, no bairro Ipsep, com 380 vagas; e na Creche Municipal de Varzinha, que ofertará 80 vagas. 

O Centro de Educação Infantil do Ipsep atenderá crianças do Maternal III ao Pré II, ou seja, crianças de três a cinco anos, conforme explica o secretário de Educação, Erivonaldo Alves. 

“O Centro de Educação Infantil começará a funcionar no próximo mês de março, enquanto isso os pais que tiverem alunos no banco de reserva deverão procurar a Creche São João Batista para matricular as crianças do Maternal III e Pré I e a Escola Zuleide Feitosa para crianças do Pré II; já em Varzinha as vagas serão para crianças do Maternal ao Pré II a partir de março”, orientou o secretário. 

CALENDÁRIO ESCOLAR 2023

A Secretaria de Educação divulgou, ainda, o calendário do Ano Letivo 2023, que terá início no próximo dia 23 de janeiro, quando haverá devolutiva das avaliações do Educar pra Valer. 

Nos dias 26 e 27 de janeiro haverá formação para os professores, ministrada pela Secretaria de Educação e Instituto Qualidade de Ensino (IQE); e no dia 30 de janeiro tem formação com todas as merendeiras do município. 

Dia 2 de fevereiro haverá Jornada Pedagógica para todos os professores da Rede Municipal de Ensino; e nos dias 3 e 5 de fevereiro haverá encontros pedagógicos e administrativos nas escolas e creches. 

O início das aulas será no dia 7 de fevereiro (exceto no Centro de Educação Infantil do IPSEP e na Creche de Varzinha).

Fisioterapeuta traz para o Pajeú tecnologia americana no tratamento das hérnias de disco

POSTAGEM PATROCINADA O fisioterapeuta Cleiton Leite que chegou recentemente dos Estados Unidos, traz para afogados e região o centro especializado no tratamento da dor. Especialista nas lesões biomecânicas da coluna vertebral, reabilitação de joelhos e quadril. Com formação pela faculdade Einstein de salvador, traz para nossa região novos conhecimentos e tecnologia americana de ponta. Entre […]

POSTAGEM PATROCINADA

O fisioterapeuta Cleiton Leite que chegou recentemente dos Estados Unidos, traz para afogados e região o centro especializado no tratamento da dor.

Especialista nas lesões biomecânicas da coluna vertebral, reabilitação de joelhos e quadril. Com formação pela faculdade Einstein de salvador, traz para nossa região novos conhecimentos e tecnologia americana de ponta.

Entre os recursos terapêuticos está a Mesa de Tração Eletrônica para pacientes com hérnias de disco. Assista o vídeo logo abaixo.

Cleiton Leite está atendendo com hora marcada na policlínica Bandeirantes, Rua Aparício veras 583. Centro – Afogados. Telefone: 9.9605-6454.

Em entrevista a TV, Patriota estima demissões em 50 prefeituras de Pernambuco

Do G1 A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) estima que, ao menos, 50 cidades de Pernambuco precisarão demitir funcionários, no fim deste ano, por causa da crise financeira que afeta os municípios. O presidente da entidade, José Patriota, afirmou nesta terça-feira (14) ao Bom dia Pernambuco que os cortes, que já começaram a ser feitos, […]

Do G1

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) estima que, ao menos, 50 cidades de Pernambuco precisarão demitir funcionários, no fim deste ano, por causa da crise financeira que afeta os municípios. O presidente da entidade, José Patriota, afirmou nesta terça-feira (14) ao Bom dia Pernambuco que os cortes, que já começaram a ser feitos, atingem cargos comissionados e funcionários contratados e temporários de diversas áreas.

“A medida mais dramática é a demissão de pessoal. Então, nós calculamos que cerca de 50 municípios já começaram a promovê-las e vão anunciar mais uma quantidade grande de demissões para enxugamento da folha de pagamento. É a última medida a ser tomada para a busca do equilíbrio fiscal das contas do município. É fundamental que a empregabilidade permaneça, entretanto, chegamos ao limite. As contas não fecham da forma que estão”, disse.

Um encontro entre os prefeitos, organizado pela Amupe, vai ser realizado às 10h desta terça-feira (14), na sede da associação, na Zona Oeste do Recife, para falar sobre a crise financeira e as medidas drásticas que serão tomadas pelos gestores, além da demissão de pessoal, como redução dos serviços prestados à população.

“Estamos com uma situação muito dramática em relação ao orçamento da assistência social para 2018. Além do mais, já temos uma grande quantidade de obras paralisadas. Então, os serviços de apoio à comunidade, de transporte, e muitos outros serviços essenciais começam a ser ameaçados com os cortes drásticos que os municípios precisam fazer”, disse.

Em Pernambuco, segundo a Amupe, R$ 196 milhões são necessários para fechar as contas. No Brasil inteiro são R$ 4 bilhões.

“A partir daqui, vamos promover uma mobilização para Brasília, no dia 22, onde todos os prefeitos do Brasil vão ao Congresso Nacional, exigir uma posição de solidariedade. O governo federal se fechou de tal forma que não está dando para os municípios serem gerenciados com os serviços básicos, essenciais”, finalizou.

Motoristas tem prejuízos na PE 275

As péssimas condições da estrada que liga Albuquerque Né a Cruzeiro do Nordeste continuam causando danos em veículos. Esse flagrante foi enviado hoje ao blog. O motorista, claro, estava indignado com o dano e perda de tempo na estrada. Ele teve o pneu estourado devido ao acúmulo de buracos na rodovia, quase causando um acidente. […]

As péssimas condições da estrada que liga Albuquerque Né a Cruzeiro do Nordeste continuam causando danos em veículos.

Esse flagrante foi enviado hoje ao blog. O motorista, claro, estava indignado com o dano e perda de tempo na estrada.

Ele teve o pneu estourado devido ao acúmulo de buracos na rodovia, quase causando um acidente.

O MP já havia solicitado à Secretaria de Transportes do Estado melhorias na PE 275. Não é a primeira vez que isso acontece.

De olho na eleição, Jarbas e Geraldo definem agenda conjunta

Do blog de Jamildo O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB) e o deputado federal Jarbas Vasconcelos (MDB) definiram uma agenda conjunta de visita a obras e localidades no Recife. A iniciativa partiu após uma reunião entre eles que aconteceu na tarde da quinta-feira  (5), na sede da prefeitura. O deputado federal é pré-candidato ao […]

Do blog de Jamildo

O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB) e o deputado federal Jarbas Vasconcelos (MDB) definiram uma agenda conjunta de visita a obras e localidades no Recife. A iniciativa partiu após uma reunião entre eles que aconteceu na tarde da quinta-feira  (5), na sede da prefeitura.

O deputado federal é pré-candidato ao Senado na chapa do governador Paulo Câmara (PSB) e busca estreitar os laços com os líderes socialistas em Pernambuco, já que estarão no mesmo palanque na campanha que se aproxima. Historicamente, Jarbas e o PSB ficaram ‘afastados’ por quase 20 anos, quando, em 1993, Jarbas se aliou à direita criando a “União por Pernambuco”, que o elegeu governador do Estado em 1994.

Os locais e datas das visitas serão definidos nos próximos dias. Além do prefeito e do pré-candidato, participaram do encontro Marconi Muzzio, chefe de gabinete do prefeito, Fred Oliveira, chefe da Assessoria Especial da prefeitura, Sileno Guedes, Secretário de Governo e Participação Social e Presidente Estadual do PSB, além de João Braga Secretário de Mobilidade e Roberto Pandolfi, ex-sectetario de Finanças da prefeitura.