Notícias

Advogado carnaibano defende o nome de Danilo Cabral para governador

Por André Luis

“É um gestor técnico, político e um dos melhores quadros do PSB”

O jovem advogado carnaibano, Renan Walisson, saiu em defesa do nome do deputado federal Danilo Cabral para a sucessão do governador Paulo Câmara.

Renan, que foi aluno da primeira turma da história da ETE Paulo Freire, em Carnaíba, não esconde a admiração pelo parlamentar que, segundo ele, é um grande defensor da educação pública.

“Conheço Danilo Cabral desde a minha infância. É um gestor técnico, com perfil político, e um dos melhores quadros do PSB. Danilo está pronto para ser governador de Pernambuco. Quando Secretário de Estado da Educação de Pernambuco, fez uma excelente gestão, sobretudo no fortalecimento da educação em tempo integral. Na Câmara dos Deputados, nunca escondeu seu amor à educação pública, propondo projetos de lei e atuando firmemente em defesa da educação”, disse Renan.

Uma das duas primeiras turmas da história da ETE Paulo Freire, em Carnaíba, homenageou Danilo. À época, Renan entregou pessoalmente o convite ao parlamentar.

“As forças progressistas de Pernambuco devem envidar esforços em defesa do nome de Danilo para ser o sucessor do governador Paulo Câmara. Juntamente com Lula governando o Brasil, Danilo fará muito por Pernambuco, não tenho a menor dúvida” concluiu Renan.

Outras Notícias

MPPE investiga gestão da ex-prefeita de Brejinho por suposta entrega irregular de dinheiro em espécie

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) abriu inquérito civil para apurar suspeitas de repasse irregular de valores em espécie durante a gestão da ex-prefeita de Brejinho, Tânia Maria dos Santos (2013-2020). O procedimento tem como base informações da Operação Couraça, da Polícia Federal, que em 2016 flagrou dezenas de moradores em fila dentro da prefeitura, […]

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) abriu inquérito civil para apurar suspeitas de repasse irregular de valores em espécie durante a gestão da ex-prefeita de Brejinho, Tânia Maria dos Santos (2013-2020). O procedimento tem como base informações da Operação Couraça, da Polícia Federal, que em 2016 flagrou dezenas de moradores em fila dentro da prefeitura, recebendo dinheiro sem qualquer formalidade.

De acordo com a portaria assinada pelo promotor Samuel Farias, da Promotoria de Justiça de Itapetim, os pagamentos ocorreriam entre 2015 e 2017 “sem formalização, cadastramento, empenho prévio ou recibo”. Em alguns casos, segundo a apuração, os valores teriam sido entregues pela própria prefeita, sem respaldo legal ou ligação com programas sociais instituídos.

O material foi encaminhado ao MPPE pela Procuradoria Regional da República da 5ª Região, com base no Inquérito Policial Federal nº 108/2016. Para o promotor, as condutas apontadas “em tese, configuram atos de improbidade administrativa” e podem ser enquadradas como peculato, associação criminosa, lavagem de dinheiro e crimes de responsabilidade.

O MPPE determinou uma série de medidas para aprofundar as investigações:

envio do caso ao Centro de Apoio Operacional às Promotorias Criminais (CAOP Criminal), para análise da tipificação penal e da robustez das provas;

expedição de ofícios à Prefeitura de Brejinho, à Câmara Municipal e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) para verificar a existência de normas que autorizem repasses diretos, além de obter listas de pagamentos realizados entre 2015 e 2017 e a identificação dos beneficiários;

checagem se os repasses constam na prestação de contas municipal do período.

Após a chegada das respostas ou o término dos prazos, o MPPE deve deliberar sobre oitivas, perícias ou novas providências. O inquérito segue sob sigilo e tramita na Promotoria de Justiça de Itapetim, com acompanhamento do CAOP Criminal para avaliar eventual ajuizamento de ação penal.

Veja fotos: eleitores vão às ruas em Afogados da Ingazeira
DSC05309
No Colégio Normal, onde se agrupa o maior número de seções do município, o delegado de prédio ,Luciano Goes, informou ao blog que a votação está calma. Foto: Bruna Verlene
DSC05318
Ainda segundo Luciano os eleitores estão levando em torno de um minuto e meio para votar. Foto: Bruna Verlene
DSC05321
Na Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira – FAFOPAI, a votação está tranquila. Até o momento não houve nenhum problema com identificação de eleitores no sistema biométrico. Foto: Bruna Verlene
DSC05327
Alguns eleitores ainda procuram se informar os locais das seções de votação. Foto: Bruna Verlene
DSC05330
No Colégio Monsenhor Antônio de Pádua Santos, a votação também está sendo normal, e o tempo estimado pelo TRE para o eleitor votar é de dois minutos no máximo. Foto: Bruna Verlene
DSC05336
Na Escola Municipal Ana Melo alguns eleitores reclamaram da demora na fila, além do local ser muito apertado, algumas pessoas não estão tendo as digitais reconhecida no leitor biométrico. Foto: Bruna Verlene
DSC05325
As ruas de Afogados estão com verdadeiros “tapetes” de santinhos e panfletos. Foto: Bruna Verlene
Procuradora da Lava Jato pede desculpas a Lula por ironizar morte de Marisa

Alex Tajra do UOL A procuradora Jerusa Viecili, da Força-Tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba, publicou um pedido de desculpas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em suas redes sociais na noite de hoje. “Errei. E minha consciência me leva a fazer o correto: pedir desculpas à pessoa diretamente afetada, o ex-presidente […]

Foto: Geraldo Bubniak/AGB

Alex Tajra do UOL

A procuradora Jerusa Viecili, da Força-Tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba, publicou um pedido de desculpas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em suas redes sociais na noite de hoje.

“Errei. E minha consciência me leva a fazer o correto: pedir desculpas à pessoa diretamente afetada, o ex-presidente Lula”, escreveu a procuradora na noite de hoje em seu Twitter.

Ela foi uma das citadas na reportagem do UOL que mostrou que membros do Ministério Público Federal (MPF) ironizaram a morte da esposa de Lula, Marisa Letícia, em 2017, e os pedidos do ex-presidente para ir aos enterros de familiares que morreram neste ano.

“Querem que fique para o enterro?”

A reportagem publicada hoje, em parceria com o The Intercept Brasil, mostra comentários jocosos dos membros da Lava Jato sobre a morte da ex-primeira-dama e os pedidos de Lula para deixar a cadeia e ir aos enterros do irmão Vavá e do neto Arthur.

Em uma das conversas, de 3 de de fevereiro de 2017, Jerusa escreveu “Querem que eu fique pro enterro?” e colocou um emoji sorrindo logo depois de outro procurador, Julio Noronha, publicar notícia sobre a morte de Marisa.

Itapetim: prefeitura entrega ciclovia

O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, inaugurou a primeira etapa da Ciclovia Professor Heráclio Felipe Barbosa, que liga a ponte ao hospital. A inauguração também contou com o 1° Pedal das Umburanas com a participação de mais de 100 ciclistas de Itapetim e região. A programação teve bênção com o Padre Jorge dias, descerramento da […]

O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, inaugurou a primeira etapa da Ciclovia Professor Heráclio Felipe Barbosa, que liga a ponte ao hospital.

A inauguração também contou com o 1° Pedal das Umburanas com a participação de mais de 100 ciclistas de Itapetim e região.

A programação teve bênção com o Padre Jorge dias, descerramento da placa de inauguração e saída para o Pedal, com trechos de 24 e 34 quilômetros.

A ciclovia recebeu o nome do Professor Heráclio Felipe Barbosa, uma pessoa que tanto contribuiu com a educação do município.

“Uma importante área de lazer para caminhada e prática do ciclismo, trazendo mais segurança no trânsito, além de proporcionar saúde e mais qualidade de vida às pessoas”, destacou Adelmo Moura.

Petrolina: Miguel Coelho comemora filiação ao MDB

Ex-prefeito de Afogados da Ingazeira e recém filiado ao partido, Totonho Valadares prestigiou o evento. Por André Luis Nesta segunda-feira (11) a Fundação Nilo Coelho, em Petrolina foi o lugar escolhido para o ato de filiação do prefeito Miguel Coelho ao MDB. Prestigiado, o evento reuniu figuras da política nacional, estadual e municipais. Além do […]

Foto: Facebook/Divulgação
Foto: Facebook/Divulgação

Ex-prefeito de Afogados da Ingazeira e recém filiado ao partido, Totonho Valadares prestigiou o evento.

Por André Luis

Nesta segunda-feira (11) a Fundação Nilo Coelho, em Petrolina foi o lugar escolhido para o ato de filiação do prefeito Miguel Coelho ao MDB. Prestigiado, o evento reuniu figuras da política nacional, estadual e municipais.

Além do senador Fernando Bezerra Coelho, o deputado federal Raul Henry, o presidente nacional do partido, deputado Baleia Rossi e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, o evento foi prestigiado por prefeitos e ex-prefeitos, como Totonho Valadares, ex-prefeito de Afogados da Ingazeira e recém filiado ao partido, dezenas de vereadores dentre outras lideranças políticas.

Defensor de um rompimento do MDB com o PSB em Pernambuco, o senador Fernando Bezerra Coelho aproveitou o ato de filiação de Miguel Coelho ao seu partido para lançar a pré-candidatura do deputado federal Raul Henry a prefeito do Recife.

No Facebook, Miguel Coelho comemorou a filiação. “A partir de hoje, caminho pelo MDB ao lado de grandes líderes do presente, sigo a trajetória iniciada por figuras emblemáticas do nosso passado e avanço, com muito orgulho, para um futuro de mais força para Petrolina. A união de muitas pessoas nos trouxe até aqui, e vai ser com a força de todas elas que avançaremos ainda mais! Que sejam mais dias de trabalho, de resultados, que continuemos construindo juntos o novo tempo”, comemorou.

*Com informações do blog de Edmar Lyra