Notícias

Acidente também foi registrado na PE 320, entre São José do Egito e Tabira

Por Nill Júnior

Um segundo acidente na tarde deste sábado  foi registrado hoje na PE 320, entre São José do Egito e Tabira.

Segundo o médico João Veras em sua rede social, quatro colaboradores da empresa Project Eventos seguiam em um veículo Jeep Compass quando sofreram um acidente.

“Os quatro (Vinicius, Eduardo, Tales e Edson) estão bem e foram liberados após atendimento médico”.

Um quinto, identificado como Thiago, foi encaminhado para o Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada para exames complementares, mas segue consciente e estável.

“Agradecemos o apoio prestado por populares, GSVT e SAMUT, além do rápido atendimento médico. Agradecemos ao Hospital de Tabira pela presteza nos cuidados. Deus, obrigado por tamanho livramento”, disse em rede social.

Outras Notícias

Iguaracy recebeu Dia Nacional da Juventude

A Diocese de Afogados da Ingazeira esteve comemorando neste domingo o Dia Nacional da Juventude na Paróquia de São Sebastião em Iguaraci. A concentração aconteceu em frente à Matriz de São Sebastião de onde saíram em caminhada até a quadra da Escola Rosete Bezerra. Primeiramente aconteceu a missa que foi presidida pelo bispo dom Egídio […]

Com informações e foto do Afogados On Line
Com informações e foto do Afogados On Line

A Diocese de Afogados da Ingazeira esteve comemorando neste domingo o Dia Nacional da Juventude na Paróquia de São Sebastião em Iguaraci. A concentração aconteceu em frente à Matriz de São Sebastião de onde saíram em caminhada até a quadra da Escola Rosete Bezerra. Primeiramente aconteceu a missa que foi presidida pelo bispo dom Egídio Bisol e concelebrada pelos padres Erinaldo Sultério, Juacir Delmiro, Wanderson Eduardo, Daniel Gomes e Jorge Adjan. Jovens dos três zonais (Alto, Médio e Baixo Pajeú) da diocese estiveram participando.

Dom Egídio saudou todos os presentes naquele momento e orientou que todos têm que estar a serviço do próximo. “Precisamos seguindo a Jesus descobrir que quanto mais nos colocaremos a serviço dos irmãos dentro da comunidade, estaremos encontrando a felicidade. O caminho que busca a felicidade passa por esse serviço”, disse.

igra

O bispo também falou que aquele momento já seria uma preparação para as santas missões que ocorrerão no próximo ano com a peregrinação ocorrerá em toda a diocese com a imagem peregrina de Nossa Aparecida.

O padre Erinaldo Sultério do Setor Juventude da Diocese agradeceu a todos que colaboraram para fosse possível a realização do evento e disse que o encontro levou para aquela comunidade (São Sebastião) vários ensinamentos, entre eles, Deus pode tudo. “Ele É essência e o centro, e é por intermédio Dele que tudo acontece e somos eternamente gratos porque tudo foi por ele providenciado”, concluiu o padre.

Artigo: o louco mercado dos combustíveis

O que explica casos como o da refinaria que baixa o preço da gasolina e ela sobe nos postos. E a culpa sempre jogada equivocadamente pra quem fica na ponta do processo. Por Cayo Jéfferson Piancó* O mercado de combustíveis no Brasil teve mudanças fortes que nasceram em 2014 com a ação direta da operação […]

O que explica casos como o da refinaria que baixa o preço da gasolina e ela sobe nos postos. E a culpa sempre jogada equivocadamente pra quem fica na ponta do processo.

Por Cayo Jéfferson Piancó*

O mercado de combustíveis no Brasil teve mudanças fortes que nasceram em 2014 com a ação direta da operação Lava Jato no principal refinador de combustíveis brasileiro. Além do fator da corrupção, escancarou-se uma prática de mercado que mostrou ser muito mais danoso à empresa e ao sistema como um todo. Por exemplo,  represar os preços dos combustíveis como forma de controlar a inflação e como prática do populismo na gestão.

Os prejuízos foram enormes e muito superiores aos da corrupção. Em uma conta rápida, pode-se dizer que o Brasil não refina todo petróleo que extrai, por isso precisa exportar petróleo bruto pesado e importar petróleo bruto leve e refinado. Em 2015 devido à falta de caixa, a Petróleo Brasil S/A liberou, numa atitude informal, as distribuidoras de combustíveis para importar e um novo mercado se formou. Ao retomar as rédeas do refino, usando a máxima de que não poderia mais represar preços, ela começou a alterar os preços de refino aleatoriamente, o que matou o novo mercado de importações. Esse foi o real motivo político da criação da equiparação com preços internacionais: matar as ações do maior concorrente da Petrobrás, as commodities e o mercado global.

Temos um único player no mercado, um grande e poderoso refinador que manda e desmanda com o aval governamental. Simples assim.

Quanto ao etanol, importante saber que a gasolina é composta por 27% de etanol anidro. Este etanol fabricado nas usinas tinha dois grandes propósitos: primeiro, diminuir os altos preços da gasolina e, segundo, diminuir a poluição além de outros fatores técnicos.

Assim, além de impostos, custos de refino, dólar, preço de barril de petróleo, logística, dentre  outros fatores, existe a questão do preço do etanol que impacta diretamente em 27% do preço final da gasolina. Assim, diversas variantes impactam no preço final da gasolina. A variação depende de safra, PMPF, especulação, mercado internacional, demanda entre outros.

Preço baixa nas refinarias e sobe nos postos

Um caso raro, mas acontece quando uma das variantes mais importantes tem baixa, mas outra sobe desproporcionalmente gerando uma compensação e até ultrapassando a maior, como está acontecendo agora.

A Petrobrás anunciou baixa na refinaria e essa baixa foi engolida pela subida desenfreada do etanol anidro que já vinha dando sinais de alta. Pode-se destacar o preço internacional do açúcar, diminuição na produtividade da safra de cana nas regiões sudeste e centro-oeste além da linha especulativa utilizada pelas usinas para acompanhar as altas anteriores da gasolina.

Quem é do ramo pode verificar de forma mais incisiva que todas as vezes que a refinaria aumentava o preço da gasolina, nos períodos compreendidos entre agosto de 2020 e abril de 2021, as usinas aproveitavam essa alta e reposicionavam seus preços mantendo certa distância do preço da gasolina, prática aceitável que já existe no mercado.

Se for perguntar para a UNICA – órgão defensor do setor de usinas, eles dirão que não se trata disso. Porém, é feito de forma tão descarada que o impacto da alta da gasolina acabou fazendo sombra para essa movimentação do etanol.

Assim, não existe fórmula exata. Muitos pontos dessas variáveis que impactam nessa alta de preço são postos a prova e o que se pode identificar, sem a mínima chance de erro, é a falta de gestão pública sobre o mercado. Pessoal qualificado a Agência Nacional de Petróleo tem. O mercado está recheado de especialistas que contribuem em muito com a consolidação do segmento. O que falta? Acredita-se que um olhar profissional e vontade política.

Se existe pressão setorial ou lobby das empresas que ganham rios de dinheiro com essa ineficiência energética brasileira não se tem como evidenciar, mas o poder de fogo dessas organizações é grande e mesmo sem dados específicos, verifica-se a movimentação clara de seus representantes rebatendo qualquer forma nova de se regular o mercado em benefício do consumidor e não dos agentes.

No final das contas o contribuinte, o cliente, o consumidor, a ponta da cadeia assumem todo o custo, mas o reflexo sobe afeta toda pirâmide limitando ganhos, diminuindo competitividade, aumentado as diferenças de renda e impossibilitando o crescimento. É como se algumas empresas vivessem numa bolha rentável, mas que para melhorar precisa renunciar a um pouco, inovar e se tornar mais competitivo. Algumas empresas resistem a isso.

Fica para a conta dos postos revendedores que na ponta encaram os consumidores e repassam os preços, virando os vilões. Se o consumidor não sabe a quem culpar, se não consegue brigar com o usineiro, joga sua insatisfação ao posto revendedor, a ponta dessa cadeia complexa, mal organizada e cara.

*Cayo Jefférson Piancó é empresário do setor de combustíveis, responsável pelos postos Do Trevo São José do Egito, e Petrovia  em São José do Egito, Itapetim e Brejinho.

Pernambuco lança nova versão do Programa Todos com a Nota

Torcedores do Estado voltam a poder trocar notas fiscais por ingressos de partidas de futebol profissional já a partir da rodada de jogos deste fim de semana O Programa Todos com a Nota está oficialmente de volta aos estádios de futebol pernambucanos. O governador Paulo Câmara lançou nesta sexta-feira (22.07) a nova versão da iniciativa, […]

Torcedores do Estado voltam a poder trocar notas fiscais por ingressos de partidas de futebol profissional já a partir da rodada de jogos deste fim de semana

O Programa Todos com a Nota está oficialmente de volta aos estádios de futebol pernambucanos. O governador Paulo Câmara lançou nesta sexta-feira (22.07) a nova versão da iniciativa, que passa a valer já para as rodadas deste fim de semana. Os torcedores poderão realizar o cadastro pelo aplicativo “Todos com a Nota” ou através do site www.tcn.pe. Depois da confirmação dos dados, é só registrar a nota fiscal por QR Code ou digitando a numeração do documento.

A cada R$1,00 em notas fiscais é gerado um ponto na plataforma. Ao juntar 200 pontos, o torcedor poderá selecionar um jogo de sua preferência e seu ingresso já estará reservado. O limite é de cinco entradas por CPF, o que equivale a 1.000 pontos. Outra modificação é a inclusão do Retrô FC e do Afogados da Ingazeira como clubes participantes do programa em seus respectivos estádios, Arena de Pernambuco e Vianão.

“A gente sabe que a torcida é o que faz toda a diferença e garante a estabilidade do clube. Ajudar o futebol é sempre muito importante porque, além de ser uma diversão para a população, gera renda e movimenta a economia no Estado. Essa iniciativa vai democratizar o acesso aos campos, ajudar os clubes e reforçar a cultura do esporte em Pernambuco”, frisou Paulo Câmara.

Nesta nova versão, a capacidade de torcedores por clube também foi alterada. Ficou determinado o quantitativo de 15 mil para o Santa Cruz, seis mil para o Sport e também para o Náutico e, por fim, mil para o Retrô e mil para o Afogados. Esse limite pode ser ampliado mediante solicitação do clube junto à Federação Pernambucana de Futebol (FPF) e validação do Governo do Estado. No caso do Santa Cruz, o programa só poderá ser utilizado após liberação do anel superior do estádio pelo Corpo de Bombeiros.

De acordo com o presidente da FPF, Evandro Carvalho, neste momento de retorno do Todos com a Nota uma das maiores vantagens é tornar tudo digital, facilitando o processo. “É um reconhecimento conseguir manter o programa, que é referência no Brasil. Agradecemos ao Governo do Estado por manter essa tradição, agora de forma mais prática para o torcedor. Para se ter noção da sua força, em 24 horas já foram mais de 27 mil cadastros na plataforma”, afirmou.

Participaram do lançamento os secretários Marcelo Barros (Educação e Esportes), Alexandre Gabriel (chefe da Assessoria Especial), Marcelo Canuto (chefe de Gabinete do Governador) e David Oliveira (executivo de Esportes); além de outros representantes da Federação Pernambucana de Futebol.

Paulinho Leite lança álbum em quatro fases e aposta em tecnologia para homenagear ícones da cultura nordestina

Com 25 anos de trajetória, Paulinho Leite construiu uma carreira marcada pela fidelidade às raízes da música nordestina. Forró, baião, xote e xaxado não aparecem apenas como gêneros em sua obra, mas como linguagem viva — conduzida por poesia, identidade e verdade artística. Após um período de pausa, 2026 se firma como um ano de […]

Com 25 anos de trajetória, Paulinho Leite construiu uma carreira marcada pela fidelidade às raízes da música nordestina. Forró, baião, xote e xaxado não aparecem apenas como gêneros em sua obra, mas como linguagem viva — conduzida por poesia, identidade e verdade artística.

Após um período de pausa, 2026 se firma como um ano de reencontro com o público e celebração dessa caminhada. No dia 27 de janeiro, o artista gravou seu mais novo projeto audiovisual, ATRAVESSANDO O TEMPO, reunindo 15 faixas e participações especiais de nomes consagrados como Santanna – O Cantador, André Rio, Cezzinha Tomás, Nando Cordel, Maciel Melo, Anchieta Dalí e Kleber Araújo. Um encontro que traduz, em música,
amizade, memória e continuidade.

O registro foi realizado em Aldeia, Pernambuco, no Nogueira Garden Eventos, cenário escolhido para dar o tom intimista e afetivo da obra. Com direção musical de Vannuti Macedo e produção assinada por Anchieta Dalí e Carlos Villela, o projeto reforça o amadurecimento artístico de Paulinho Leite, mantendo sua essência e ampliando sua sonoridade.

LANÇAMENTO EM ETAPAS: UMA ESTRATÉGIA QUE CONTA HISTÓRIAS

Diferente de um lançamento tradicional, ATRAVESSANDO O TEMPO chega ao público em etapas, criando uma narrativa contínua e aproximando o público de cada fase do projeto. O trabalho será apresentado em quatro momentos, com lançamentos simultâneos nas plataformas digitais de música e no YouTube.

No Instagram oficial, @paulinholeite_oficial, o público poderá acompanhar prévias exclusivas, bastidores e conteúdos inéditos, com direcionamento direto para os lançamentos em cada uma das datas.

INOVAÇÃO E MEMÓRIA: CLIPES COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Entre os destaques do projeto, duas faixas trazem um elemento inédito na trajetória do artista: a utilização de inteligência artificial como ferramenta de criação audiovisual, ampliando o alcance poético das homenagens.

Na música Cavaleiro do Araripe, o clipe propõe uma homenagem sensível aos poetas Zeto e Lourival Batista, além do ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes, conectando história, cultura e identidade nordestina em uma narrativa visual inovadora. Já em Cabelo de Milho, a homenagem é dedicada ao poeta João Paraibano, também construída com o apoio da inteligência artificial, criando uma estética que mistura memória e tecnologia.

UM PROJETO QUE ATRAVESSA GERAÇÕES

Mais do que um novo trabalho, ATRAVESSANDO O TEMPO é um manifesto artístico. Um projeto que não apenas aponta para o futuro, mas reverencia o passado e celebra o presente — reafirmando o compromisso de Paulinho Leite com a cultura nordestina e com a emoção que atravessa gerações.

José Patriota e prefeito Djalma Alves participam de palestra em Solidão

Por André Luis Na última sexta-feira (17), o deputado estadual José Patriota, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), marcou presença em uma palestra realizada na cidade de Solidão, ao lado do prefeito Djalma Alves. O evento teve como objetivo promover um diálogo com os alunos do terceiro ano A e B da Escola Nossa Senhora de […]

Por André Luis

Na última sexta-feira (17), o deputado estadual José Patriota, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), marcou presença em uma palestra realizada na cidade de Solidão, ao lado do prefeito Djalma Alves. O evento teve como objetivo promover um diálogo com os alunos do terceiro ano A e B da Escola Nossa Senhora de Lourdes.

Durante o encontro, José Patriota teve a oportunidade de compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre diversos temas de relevância social, como mudanças climáticas, a importância da água e o mercado de trabalho. Além disso, o deputado também abordou um pouco de sua trajetória de mais de 40 anos de militância política e gestão pública.

A palestra foi marcada por momentos de interação e aprendizado, onde os alunos puderam expressar suas ideias, fazer perguntas e trocar experiências com o deputado e o prefeito. A iniciativa teve como objetivo principal estimular o engajamento dos jovens na discussão de temas relevantes para a sociedade, além de fornecer informações valiosas para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Em suas redes sociais, Patriota expressou sua gratidão ao diretor Wilson Barbosa, à diretora-adjunta Nildiluce Queiroz e ao professor homenageado Tony Xavier pela calorosa recepção e pela condução do bate-papo com a juventude solidanense.