Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

Médicas cubanas chegam a Sertânia

Publicado em Sem categoria por em 15 de março de 2014

CUBANAS - UBSF 1As médicas cubanas Ileana Silveira e Julieta Nodarse chegaram nesta sexta-feira (14/03) para reforçar o Programa Saúde da Família, em Sertânia. O município já conta com um profissional do ‘Mais Médicos’. Duanis Periz,

também cubano, já atende, desde dezembro do ano passado, as comunidades da zona rural.

Especializadas em Medicina Geral Integrada com serviços prestados em Saúde Comunitária, as duas médicas têm grande experiência profissional. Ileana Silveira já trabalhou em Gana, no Paquistão e na Venezuela. Já Julieta
Nodarse exerceu medicina na Guatemala, Venezuela e Angola.

Ao chegar na cidade, as médicas, que falam bem o português, foram conhecer o Centro de Saúde da Mulher e a Unidade Básica de Saúde da Família (USBF) que atende as comunidades de Mario Melo, Ferro Velho e Ferro Novo.

“Gostei muito das pessoas e da cidade, que é organizada, limpa e tranquila. A estrutura de saúde é muito boa e tem tudo o que vamos precisar para trabalhar e atender bem a população”, disse Ileana Silveira.

Nos próximos dias, elas vão passar por um processo de integração à cidade e ao sistema de saúde municipal, enquanto aguardam a documentação final do Ministério da Saúde. Vão ter a oportunidade de trocar experiências com os profissionais brasileiros e com o colega cubano, já familiarizado com o trabalho no município.

O ‘Mais Médicos’ é um programa do Governo Federal, lançado em julho de 2013, pela presidenta Dilma Rousself, com o objetivo de ampliar a cobertura do atendimento médico e o fortalecimento da Atenção Básica no Brasil, em especial o Programa Saúde da Família.

Deixar um Comentário