Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

Geraldo Júlio e Gonzaga Patriota fortalecem SAMU em Recife

Publicado em Sem categoria por em 31 de janeiro de 2014

page

A convite do prefeito Geraldo Júlio, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) participou da formatura de 132 socorristas na capital pernambucana na manhã desta quinta-feira (30), no auditório do Banco Central. Ao fim da cerimônia, o gestor fez a entrega de dez novos veículos que possibilitarão ao SAMU atuar pela primeira vez com 22 equipes.

“São novos profissionais para o SAMU e novos veículos que se juntam a contratação de médicos e reforma na sede. Tudo isso para diminuir o tempo de espera. É muito importante que as pessoas sejam atendidas nos primeiros minutos, isso é fundamental para a qualidade de vida. Aqui, fizemos um investimento importante para que a população conte com um bom serviço“, explicou Geraldo.

Dos 132 novos profissionais, são 100 técnicos de enfermagem, 18 enfermeiros e 14 condutores. Todos eles tiveram que passar por uma capacitação dividida em duas fases. A primeira já foi realizada e contou com treinamento prático na base do SAMU, bem como capacitação em traumas, reanimação cardiopulmonar e urgências cirúrgicas e cardiológicas. Os técnicos e condutores participaram como socorristas em ambulâncias do SAMU, completando a carga horária de 60 horas – quantidade exigida pelo Ministério da Saúde para exercer as atribuições.

Gonzaga Patriota, em sua fala, lembrou que há vinte anos o Brasil tinha apenas 10 milhões de veículos, hoje, com a mesma mobilidade, conta com mais de 70 milhões, por isso, carece desse tipo de ação, através das suas autoridades, para cuidar melhor das pessoas em caso de acidente.

Os dez novos veículos são oito rangeres 4 x 4, uma viatura tipo furgão e um Veículo de Intervenção Rápida (VIR). Os equipamentos têm facilidade para acessar os morros, locais alagados; além de subir rampas e ladeiras e estão equipados com maca, torpedo de oxigênio e umidificador. A iniciativa garantirá a diminuição do tempo de espera para o atendimento. Os veículos foram adquiridos junto ao Ministério da Saúde por meio da Secretaria de Saúde do Recife.

Deixar um Comentário