Notícias

Múltipla: se eleição fosse hoje, Ângelo bateria Guga

Por Nill Júnior

BARRA11

Pesquisa do Instituto Múltipla realizada para o blog mostra que, se as eleições fossem hoje, o Deputado Estadual Ângelo Ferreira venceria as eleições em Sertânia, mesmo enfrentando um prefeito com mandato, Guga Lins.

Ângelo tem 59% das intenções de voto contra 28% do atual prefeito. Já 13% dos eleitores não sabem ou não opinaram. A coleta de dados aconteceu entre 26 e 28 de dezembro. A amostra foi composta por 300 entrevistas aplicadas na população que tem título de eleitor, mora e vota no município de Sertânia.

eleição guga angelo

As entrevistas foram  distribuídas da seguinte forma: Cidade 49% e área rural 51%. O intervalo de confiança estimado é de 95% para uma margem de erro para mais ou para menos de 5,7%.

Gestão Guga reprovada: segundo o Múltipla, um dos problemas que explicam o resultado acima é a baixa popularidade da gestão. 62% da população reprovam a gestão, contra apenas 35% que aprovam. Um percentual de 3% não sabe ou não opinou. Em outra pergunta, 54% chegam a dizer que o governo é o pior que o da antecessora, Cleide Ferreira.

multipla

multipla3

multiopla4

Dentre os problemas que mais preocupam a afetam a população pela ordem estão abastecimento d’água (18%), PSFs (16%), Hospital (12%), Estradas rurais (11%) e geração de emprego e renda (9%).

Outras Notícias

Pedro Alves participa da primeira assembleia da Amupe

Foto: Júnior Finfa O prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves (PSDB), participou, nesta terça-feira (14), da primeira assembleia extraordinária de prefeitos e prefeitas de 2025, realizada na sede da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) na capital pernambucana. O encontro reuniu gestores de diversos municípios pernambucanos que tomaram posse no último dia primeiro. Durante a assembleia, […]

Foto: Júnior Finfa

O prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves (PSDB), participou, nesta terça-feira (14), da primeira assembleia extraordinária de prefeitos e prefeitas de 2025, realizada na sede da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) na capital pernambucana. O encontro reuniu gestores de diversos municípios pernambucanos que tomaram posse no último dia primeiro.

Durante a assembleia, foram discutidos temas essenciais para as gestões municipais, incluindo a apresentação da Rede Amupe, um sistema que centraliza informações importantes para uma administração eficiente. O secretário estadual de Projetos Estratégicos, Rodrigo Queiroz, fez uma apresentação sobre a concessão regionalizada de água e esgoto, além do panorama do abastecimento de água em Pernambuco.

O prefeito Dr. Pedro Alves também acompanhou a discussão sobre a adesão ao projeto de manutenção das estações de TV digital dos municípios e o novo inventário turístico de Pernambuco, apresentado pelo presidente da Empetur, Eduardo Loyo.

Além disso, foram apresentadas as ações da gestão da Amupe, incluindo o setor de captação de recursos e o programa “Capacita Amupe”, voltado para os novos gestores. Uma proposta importante discutida foi a criação do setor de engenharia da Amupe, que visa auxiliar os municípios de pequeno porte na elaboração de projetos.

Lula vence tucanos João Doria e Eduardo Leite com 38 pontos de vantagem

Poder360 Pesquisa PoderData realizada de 27 a 29 de setembro de 2021 revela que os pré-candidatos tucanos João Doria e Eduardo Leite têm desempenho idêntico em confronto contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O ex-presidente, nas duas simulações, fica com 53%. João Doria pontua 15%, e Leite também. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), […]

Poder360

Pesquisa PoderData realizada de 27 a 29 de setembro de 2021 revela que os pré-candidatos tucanos João Doria e Eduardo Leite têm desempenho idêntico em confronto contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O ex-presidente, nas duas simulações, fica com 53%. João Doria pontua 15%, e Leite também.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que deve disputar a reeleição, segue estável em todos os cenários. Ele perde contra todos os adversários testados neste momento, mas mantém sempre uma pontuação próxima de 1/3 do eleitorado. A maior distância é entre o presidente e o petista (23 p.p.). A menor é contra Eduardo Leite ou Ciro Gomes (10 p.p.).

A pesquisa foi realizada por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 2.500 entrevistas em 451 municípios nas 27 unidades da Federação de 27 a 29 de setembro de 2021.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

João Doria vem sendo testado há 12 semanas. É a 1ª vez que o PoderData testa um 2º turno com Eduardo Leite e Lula. No momento, os 2 tucanos disputam a vaga de candidato a presidente pelo PSDB em 2022.

A pesquisa PoderData indica que hoje os 2 tucanos se equivalem em termos de músculos eleitorais para a corrida presidencial. Mas ambos ainda perdem por larga margem de Lula.

Se as eleições fossem hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria Jair Bolsonaro (sem partido) por 56% a 33% no 2º turno. A distância manteve-se estável dentro da margem de erro em relação à última rodada do levantamento, realizada no início de setembro, quando Lula marcou 55% contra 30% do atual chefe do Executivo (distância de 25 p.p.).

Gonzaga anuncia emenda para Arcoverde

Em uma agenda de trabalho intensa, onde percorreu alguns municípios do estado como Garanhuns, Tuparetama e Itapetim, o deputado federal Gonzaga Patriota esteve também em Arcoverde. Acompanhado do pré-candidato a deputado estadual, Alvinho Patriota, em encontro com a prefeita Madalena Britto, Gonzaga anunciou emenda de sua autoria no valor de R$ 232.000,00, direcionada para compra de […]

Em uma agenda de trabalho intensa, onde percorreu alguns municípios do estado como Garanhuns, Tuparetama e Itapetim, o deputado federal Gonzaga Patriota esteve também em Arcoverde.

Acompanhado do pré-candidato a deputado estadual, Alvinho Patriota, em encontro com a prefeita Madalena Britto, Gonzaga anunciou emenda de sua autoria no valor de R$ 232.000,00, direcionada para compra de equipamentos de saúde.

Em 2018, o deputado destinou tantas outras emendas para Arcoverde, como uma de R$ 1 milhão, 790 mil para a construção da “Academia das Cidades”, além de R$ 300 mil para manutenção dos serviços de saúde, R$ 400 mil para pavimentação, e R$ 150 mil para compra de equipamentos hospitalares.

“Fico muito feliz em poder manter ligação direta e contínua com o município de Arcoverde, por onde trabalho com dedicação e amor há muitos anos. Acredito no potencial desta querida cidade, e espero poder continuar buscando meios para contribuir com o seu desenvolvimento”, declarou Patriota, em conversa com a prefeita Madalena.

As atividades do fim de semana continuarão intensas, com visitas a Afrânio e Dormentes, em reuniões na zona rural, para escutar os grupos e lideranças locais. Participará ainda da 13ª edição da Feira de Caprinos e Ovinos de Dormentes (CAPRISHOW), prestigiando este grande evento da cidade que movimenta e fortalece a economia e a cultura local e regional.

Justiça Federal extingue processo contra Paulo Câmara e secretário de Saúde do estado de Pernambuco

O site da Justiça Federal de Pernambuco registrou, nesta quarta-feira (3), que o juiz federal Francisco Alves dos Santos Júnior, titular da 2º Vara Federal de Pernambuco, proferiu sentença na qual extingue o processo de nº 0817678-18.2018.4.05.8300, Ação Civil de Improbidade Administrativa, movida pelo Ministério Público Federal (MPF), em dezembro de 2018, que visava à […]

O site da Justiça Federal de Pernambuco registrou, nesta quarta-feira (3), que o juiz federal Francisco Alves dos Santos Júnior, titular da 2º Vara Federal de Pernambuco, proferiu sentença na qual extingue o processo de nº 0817678-18.2018.4.05.8300, Ação Civil de Improbidade Administrativa, movida pelo Ministério Público Federal (MPF), em dezembro de 2018, que visava à condenação do gestor estadual de Pernambuco Paulo Henrique Saraiva Câmara e do ex-secretário de Saúde do Estado, José Iran Costa Junior.

De acordo com a acusação do MPF, o governador Paulo Câmara e o ex-secretário estariam descumprindo a Lei de Acesso à Informação (nº 12.527/2011).

A argumentação era de que o Portal da Transparência da Secretaria de Saúde não estaria sendo atualizado a contento, além da supressão de informações referentes a recursos oriundos do SUS, dificultando informações às organizações sociais da área de saúde – OSS atuantes no Estado de Pernambuco, o que implicaria interesse da União e competência da Justiça Federal para julgar o caso.

Seguindo os trâmites da Justiça Federal, os réus apresentaram suas defesas, alegando não haver interesse dos entes públicos federais no caso.

De acordo com a Justiça Federal, a União informou não ter interesse em intervir no processo, utilizando o argumento claro. “A eventual ausência de informação no Portal da Transparência do sítio eletrônico da Secretaria Estadual de Saúde (SES) não prejudicaria nem teria prejudicado diretamente a correta aplicação de recursos federais, e sequer estaria em discussão na presente demanda a malversação ou desvio de tais bens”.

Segundo o site, uma vez explicitado a ausência de interesse da União em relação ao processo, o juiz concluiu que há ilegitimidade ativa do MPF para a ação. “O MPF apenas teria atribuição para atuar se houvesse interesse de alguma das Pessoas Jurídicas de Direito Público Federal arroladas no inciso I do art. 109 da Constituição da República”, explicou.

Após o trânsito em julgado da sentença, os autos serão arquivados. O juiz determinou que se mandasse cópia da sentença para a Chefia do Ministério Público do Estado de Pernambuco, para ciência e providências que entendesse por pertinentes.

FAFOPAI abre XXI Semana da Cultura

Com informações e foto de Juliana Lima Teve início na noite desta segunda-feira(07), a XXI Semana da Cultura realizada pela Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira – AEDAI/FAFOPAI, com o tema “Ciência e Cultura se entrelaçam, articulando o saber acadêmico com o popular”. Com apresentação desta blogueira, a abertura aconteceu na quadra […]

23a54617-a511-4b59-983a-c8567522a29d-1024x576

3fb52538-8d17-43bb-8925-fc6fd455e759-1024x576

Com informações e foto de Juliana Lima

Teve início na noite desta segunda-feira(07), a XXI Semana da Cultura realizada pela Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira – AEDAI/FAFOPAI, com o tema “Ciência e Cultura se entrelaçam, articulando o saber acadêmico com o popular”.

Com apresentação desta blogueira, a abertura aconteceu na quadra poliesportiva da faculdade. Na programação, mesa redonda com a Professora Maria José Acioly e os poetas Genildo Santana e Alexandre Morais, e apresentação cultural da cantora Lucinha Amaral Voz e Violão.

O evento tem continuidade hoje (08) com oficinas e minicursos. Na quinta (10), haverá Comunicação Científica e apresentações culturais dos municípios de Carnaíba, Tabira, São José do Egito, Água Branca e Afogados da Ingazeira. Na sexta (11), o encerramento será com apresentação do balé popular Sanfonar e do forrozeiro Lindomar Souza.