Serra Talhada: Começa X Festival Nordestino de Xaxado. Veja imagens:
por Bruna Verlene
Na noite desta quinta (05) começou em Serra Talhada o X Festival Nordestino de Xaxado, com grupos de dança da Paraiba, Rio Grande do Norte, e Pernambuco. O Festival contará com a apresentação de vinte grupos se apresentando nos quatro dias de festa, forró pé de serra, feira de artesanato e comidas típicas.
A presidente da Fundação Cultural Cabras de Lampião, Cleonice Maria dos Santos, falou ao blog como surgiu o evento, que já tem 10 anos. “ Por onde a gente andava, víamos grupos de Xaxado espalhados pelo Nordeste inteiro, então pensamos, poxa se existe grupos pelo Nordeste, Serra Talhada é a cidade que nasceu o Xaxado, Serra Talhada é a cidade que nasceu Lampião, então nada mais justo que na cidade onde nasceu o Xaxado a gente fazer o Encontro Nordestino de Xaxado”.
Cleonice ainda ressaltou que o evento não é competitivo, e sim para os grupos se confraternizarem, e que cada grupo que participa traz uma emoção diferente ao púbico.
O blog também conversou com Anildomá Williams, que é também um dos fundadores do Festival e historiador, “O Encontro Nordestino de Xaxado é uma celebração da nossa cultura, além de uma celebração também é uma fonte de pesquisa, porque você encontra uma diversidade de passos, que são as influências regionais que os cangaceiros passaram e foram atravessando gerações. Quem é de Serra Talhada tem uma batida diferente, quem é da Paraíba tem outra aceleração, quem vem de Sergipe dança um Xaxado mais lento, isso são as influências dos cangaceiros de cada de região”.
Após a apresentação dos grupos o cantor Assisão encerrou a noite com muito forró Pé de Serra. O Festival vai até domingo (08), com encerramento do show da banda Produto Nordestino.