Sem categoria

Wellington Rocha ministra oficina de rádio para crianças em Afogados da Ingazeira

Por Nill Júnior

Com informações de Rodrigo Lima

O rádio é um veículo de comunicação apaixonante. Apesar das novas tecnologias – o rádio sobreviveu à televisão, ao computador, aos jogos eletrônicos – continua emocionando e mobilizando gerações.

Afogados da Ingazeira possui duas das emissoras de rádio, líderes de audiência na região – as rádios Transertaneja FM e Pajeú AM. Esta última, pioneira no Sertão. Uma terra fértil na produção de grandes talentos radiofônicos.

Buscando fortalecer esta paixão junto às crianças, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira está promovendo uma Oficina de Rádio com alunos da rede pública municipal de ensino. Segundo a Secretária Municipal de Educação, Veratânia Morais, os alunos estão bastante empolgados com as aulas. “Esse é um projeto que visa mostrar a importância do rádio na difusão da informação, mas também mostrar aos alunos o potencial do rádio como ferramenta educadora”, destacou Veratânia.

“Que Galego lindo…” – O amigo Wellington explica e ensina importância do Rádio a convite da Secretaria de Educação do Município. Foto : Ascom

São cinco turmas, de vinte alunos cada, na Escola Municipal Maria Gizelda Simões Inácio, que atende 800 alunos dos bairros Costa e São Sebastião. A Escola conta com seis caixas de som espalhadas pelo pátio e corredores da unidade, que transmitem a produção dos alunos da oficina, em horários de intervalo e recreio, de modo a não interferir no horário das aulas e no aprendizado dos alunos.

As aulas são ministradas pelo radialista Wellington Rocha, apresentador do programa “A hora das broncas”, na Rádio Transertaneja FM. “Tem sido muito gratificante poder ver a alegria das crianças que participam da oficina. Acho que esse trabalho vai render bons frutos. Mesmo no começo (da oficina), já enxergo alguns talentos mirins dentre os alunos,” afirmou Wellington.  O Projeto tem duração de seis meses.

Outras Notícias

Quaest: Lula tem 36% e Flávio Bolsonaro chega a 31% a três semanas da eleição

Levantamento divulgado nesta segunda-feira (14) mostra redução da distância entre os dois primeiros colocados na disputa pela Presidência. A diferença entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) caiu de sete para cinco pontos percentuais em relação à rodada anterior da Quaest. Lula permaneceu com 36%, enquanto Flávio passou de 29% para […]

Levantamento divulgado nesta segunda-feira (14) mostra redução da distância entre os dois primeiros colocados na disputa pela Presidência.

A diferença entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) caiu de sete para cinco pontos percentuais em relação à rodada anterior da Quaest. Lula permaneceu com 36%, enquanto Flávio passou de 29% para 31%.

Augusto Cury (Avante) aparece em terceiro lugar, com 7%, ante 8% na pesquisa anterior. Renan Santos (Missão) e Ronaldo Caiado (PSD) têm 4% cada. Romeu Zema (Novo) registra 1%.

Clariana Barão (DC), Edmilson Costa (PCB), Hertz Dias (PSTU), Rui Costa Pimenta (PCO), Samara Martins (UP) e Wilson Grassi (Democrata) aparecem com 0%.

Os indecisos representam 10% dos entrevistados. Outros 7% afirmaram que votariam em branco, anulariam o voto ou não compareceriam.

Veja os números do primeiro turno:

  • Lula (PT): 36% — tinha 36%;
  • Flávio Bolsonaro (PL): 31% — tinha 29%;
  • Augusto Cury (Avante): 7% — tinha 8%;
  • Renan Santos (Missão): 4% — tinha 3%;
  • Ronaldo Caiado (PSD): 4% — tinha 3%;
  • Romeu Zema (Novo): 1% — tinha 2%;
  • Demais candidatos: 0%;
  • Indecisos: 10%;
  • Branco/nulo/não vai votar: 7%.

O levantamento é o primeiro da Quaest realizado após os desdobramentos mais recentes da crise no Supremo Tribunal Federal (STF), envolvendo os ministros Alexandre de Moraes e André Mendonça e as investigações relacionadas ao Banco Master.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Globo. Foram entrevistadas presencialmente 2.004 pessoas entre os dias 10 e 13 de setembro.


A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-03607/2026.

Fonte: O Globo

Imagens: Reprodução

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr

Moraes e Mendonça têm até esta segunda (14) para se manifestar sobre apurações do caso Master

STF realiza nesta terça-feira (15) sessão extraordinária que poderá definir a abertura de investigação sobre a relação de Alexandre de Moraes com Daniel Vorcaro. Termina nesta segunda-feira o prazo dado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, para manifestações relacionadas aos relatórios da Polícia Federal que desencadearam a atual crise na Corte. Nesse […]

STF realiza nesta terça-feira (15) sessão extraordinária que poderá definir a abertura de investigação sobre a relação de Alexandre de Moraes com Daniel Vorcaro.

Termina nesta segunda-feira o prazo dado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, para manifestações relacionadas aos relatórios da Polícia Federal que desencadearam a atual crise na Corte. Nesse procedimento, foram chamados a prestar informações Alexandre de Moraes, André Mendonça, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues. 

Os esclarecimentos antecedem a sessão extraordinária desta terça-feira, quando o plenário deverá analisar a Petição 16.662. Entre as questões que estarão em discussão está a possibilidade de abertura de investigação sobre a relação entre Moraes e Daniel Vorcaro, ex-controlador do Banco Master. Fachin assumiu a relatoria desse procedimento. 

Os prazos, porém, não são iguais em todos os processos. Em outra frente, relacionada ao pedido apresentado por Moraes para investigar a atuação de Mendonça nos casos Master e INSS, a PGR tem até esta segunda para se manifestar. Mendonça terá posteriormente prazo até 21 de setembro para apresentar sua resposta. A análise desse segundo procedimento está marcada para o dia 23. 

Andrei Rodrigues, por sua vez, permanece à frente da Polícia Federal. Ele chegou a ser afastado por decisão de Mendonça no dia 8, mas Fachin posteriormente suspendeu tanto a ordem de afastamento quanto a decisão de Flávio Dino que havia determinado sua reintegração, mantendo na prática o diretor-geral no cargo. 

Disputa pelo celular de Vorcaro

Outro ponto central antes da sessão é o acesso ao conteúdo extraído do celular de Vorcaro.

Cristiano Zanin determinou no domingo (13) que a Polícia Federal entregasse ao seu gabinete cópia integral dos dados do aparelho. A PF havia informado possuir condições técnicas para fornecer cópias idênticas preservando a cadeia de custódia. 

Gilmar Mendes também defendeu o acesso integral, mas por meio de pedido encaminhado a Fachin para que o material fosse disponibilizado aos integrantes da Corte antes do julgamento. 

Nesta segunda-feira, Mendonça manifestou-se contra a abertura irrestrita do conteúdo, argumentando que a medida poderia prejudicar investigações ainda em andamento. O ministro também pediu a Fachin que apure uma suposta coação de delegados da PF relacionada ao envio dos dados do celular. 

PGR apoia abertura de novos dados

Também nesta segunda-feira, a Procuradoria-Geral da República apoiou um pedido de Moraes para a retirada do sigilo de informações sobre a rede de pagamentos do Banco Master descrita em relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

A PGR informou que a Petição 15.645, onde estão parte dessas informações, não estava disponível em seu sistema e considerou os dados relevantes para que os ministros tenham conhecimento mais amplo dos elementos relacionados ao julgamento. 

Moraes havia solicitado a Fachin a abertura do material, argumentando que parte da investigação continuava em sigilo e continha elementos que considerava importantes para a sessão desta terça-feira. 

O plenário deverá, portanto, discutir nesta terça os próximos passos da Petição 16.662. A sessão não significa que Moraes já seja alvo de uma nova investigação: caberá aos ministros decidir se há fundamento para sua abertura e como o material produzido pela Polícia Federal será tratado.

Fontes:  Folha de S.Paulo

Foto: Evaristo Sa / AFP

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr

COMPESA abre a semana liderando críticas por falta de água em Afogados da Ingazeira

A Compesa lidera as queixas essa manhã na Rádio Pajeú. De vários bairros, há questionamentos sobre a falta de água. Sobreira, São Braz, Costa, Planalto, Brotas, Vila Pajeú, são os bairros que lideram as reclamações. O repórter Marconi Pereira ouviu o Gerente da Compesa, Kaio Maracajá. Ele alegou ter havido um problema nsa ETA, a […]

A Compesa lidera as queixas essa manhã na Rádio Pajeú. De vários bairros, há questionamentos sobre a falta de água. Sobreira, São Braz, Costa, Planalto, Brotas, Vila Pajeú, são os bairros que lideram as reclamações.

O repórter Marconi Pereira ouviu o Gerente da Compesa, Kaio Maracajá. Ele alegou ter havido um problema nsa ETA, a Estação de Tratamento, com o problema em uma válvula de uma bomba. “Acionamos a bomba reserva,mas ela teve queda de pressão. Infelizmente pra trocar as válvulas o sistema tem que parar”, explicou.

Kaio informou que houve mudança no cronograma, com a água passando a chegar dois dias após o cronograma anterior de distribuição e que até a população se adaptar, vai levar um tempo. As altas temperaturas e baixa umidade aumentam as queixas, pois há maior necessidade de consumo.

 

Jornalista Roberto Murilo lança portal de notícias durante a FENAP 2026 em São José do Egito

Novo projeto jornalístico foi apresentado no sábado (12), no estande da Rádio Cultura FM 94,7, durante a programação da feira. O Portal Roberto Murilo foi lançado oficialmente no sábado, durante a FENAP 2026, em São José do Egito. A apresentação ocorreu no estande da Rádio Cultura FM 94,7 e reuniu profissionais da comunicação, empresários, representantes […]

Novo projeto jornalístico foi apresentado no sábado (12), no estande da Rádio Cultura FM 94,7, durante a programação da feira.

O Portal Roberto Murilo foi lançado oficialmente no sábado, durante a FENAP 2026, em São José do Egito. A apresentação ocorreu no estande da Rádio Cultura FM 94,7 e reuniu profissionais da comunicação, empresários, representantes políticos e convidados de municípios do Pajeú e da Paraíba.

O projeto é comandado pelo jornalista Roberto Murilo e pretende ampliar a cobertura de notícias do Sertão, de Pernambuco e de outros temas de interesse regional e nacional.

Entre os convidados estavam o jornalista Danilo César, ex-integrante da Globo Pernambuco, e o influenciador paraibano José Cretino. Também participaram comunicadores e representantes de cidades como Itapetim, Brejinho, Tuparetama, Tabira, Afogados da Ingazeira, Ingazeira e Iguaracy.

Durante o lançamento, Danilo César destacou a trajetória de Roberto Murilo na comunicação e a criação do novo veículo.

“É muito bonito ver um profissional que tem uma história construída na comunicação transformar essa experiência em um novo projeto”, afirmou.

Roberto Murilo agradeceu o apoio da Rádio Cultura FM 94,7 na realização do evento e citou o diretor-presidente da emissora, Marcos César Crispim, e o consultor e jornalista João Carlos Rocha.

“O Portal Roberto Murilo nasce para somar, para dar voz à nossa região e para levar o Sertão cada vez mais longe”, disse.

O lançamento integrou a programação da FENAP 2026, realizada em São José do Egito.

Foto: Divulgação

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr

“Vamos duplicar a PE-90”, afirma Raquel durante agenda em Lagoa do Carro e Paudalho

Governadora e candidata à reeleição também citou investimentos em creche e assistência social durante compromissos na Mata Norte. Raquel Lyra (PSD) cumpriu, no domingo (13), agendas de campanha em Lagoa do Carro e Paudalho, na Zona da Mata Norte, acompanhada dos candidatos ao Senado Túlio Gadêlha (PSD) e Eduardo da Fonte (PP). Em Lagoa do […]

Governadora e candidata à reeleição também citou investimentos em creche e assistência social durante compromissos na Mata Norte.

Raquel Lyra (PSD) cumpriu, no domingo (13), agendas de campanha em Lagoa do Carro e Paudalho, na Zona da Mata Norte, acompanhada dos candidatos ao Senado Túlio Gadêlha (PSD) e Eduardo da Fonte (PP).

Em Lagoa do Carro, participou de uma carreata. Depois, em Paudalho, integrou uma caminhada e voltou a defender a duplicação da PE-90, uma das principais rodovias da região.

“Vamos duplicar a PE-90, trazendo mais oportunidades para essa região”, afirmou Raquel durante a passagem pelos municípios.

Em Paudalho, a governadora também citou a construção de uma creche com dez salas de aula. Segundo a gestão estadual, o investimento previsto é de R$ 6,5 milhões.

Raquel mencionou ainda a implantação de uma Cozinha Comunitária no município, com previsão de oferta de aproximadamente 200 refeições por dia.

As agendas contaram com a participação dos prefeitos Zé Luiz, de Lagoa do Carro, e Paulinha da Educação, de Paudalho, além de gestores e outras lideranças políticas da região.

Fotos: Miva Filho

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr