Vigilância Sanitária promove ação de saúde no campo em Serra Talhada
Equipes do Núcleo de Vigilância em Saúde estarão no próximo domingo (13) coletando sangue de trabalhadores rurais que realizam manejo com agrotóxico. A exposição a estes praguicidas pode trazer riscos à saúde. A coleta será realizada a partir das 9 horas no Grupo Escolar Joaquina Pereira de Lima na fazenda São Bento.
“Estamos providenciando, junto a Secretaria de Agricultura e Sindicados, traçar já o cronograma de ações para todo o semestre. Vamos acompanhar de perto todas estas pessoas”, informa Aron Lourenço, coordenador do Núcleo, e acrescenta que todos os exames colhidos pela equipe do Núcleo e do Laboratório Municipal serão encaminhados para o Lacen (Laborátório Central do Estado), “no caso de ser detectado alguma alteração nas amostras colhidas, aí então a Secretaria Municipal de Saúde acompanhará e dará toda assistência necessária ao individuo”, afirma ele.
“O exame médico periódico dos trabalhadores expostos à substâncias tóxicas é indispensável para comprovar a presença de efeitos adversos, consequência de medidas de controle insuficientes, práticas de trabalho inapropriadas ou exposição a níveis máximos toleráveis das pessoas expostas”, afirma o Secretário de Saúde de Serra Talhada, Luiz Aureliano.