Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

Tuparetama completa 52 anos de emancipação política

Publicado em Sem categoria por em 11 de abril de 2014

3424486-600x375

Tuparetama, no Pajeú, comemora hoje 52 anos de emancipação política. De acordo com  o prefeito Dêva Pessoa, uma vasta programação acontecerá durante todo o dia. esta manhã, a programação começou com  Alvorada musical com a Banda Filarmônica Paulo Rocha no Bairro Bom Jesus e ruas da cidade.

Às 07h,  houve Momento Saúde na Academia da Cidade. Às 08h,  acontece o 2º  Passeio Ciclístico da Paz. Confira mais da programação:

Às 09h30,    Corte e distribuição do Bolo Gigante de Aniversário da cidade no pátio da Prefeitura Municipal. À tarde, tem  Futebol entre as  Seleções de Tuparetama e Carnaíba no Estádio Lucena Chalega às 15h.

À noite, 19h,   Sessão Solene da Câmara de Vereadores com Entrega de Títulos de Cidadão no Centro Recreativo Professor Rabêlo. Na sequêcia,  Encontro de Fanfarras das Escolas Municipais com Saída da Academia da Cidade  e apresentações no Pátio de Eventos.

Ainda haverá entrega oficial à comunidade de veículos, ambulância do SAMU e inauguração do Centro de Inclusão Produtiva.

A programação festiva começa às 22h30, com  shows musicais no Pátio de Eventos e encerramento com a Banda Forrozão das Antigas.

História:  A cidade começou chamando-se Tupã, depois denominou-se Tuparetama.

Segundo a tradição oral, o povoado foi crescendo a partir da primeira feira livre, realizada em 1889. A capela dedicada a Bom Jesus foi construída em 1910, que deu nome ao povoado. Em 1938, foi elevada à categoria de vila, denominada Tupã, pertencente ao município de Tabira.

Nesta época, era costume nomear cidades e povoados com nomes indígenas. Daí a troca do nome Bom Jesus por Tupã, que era a entidade divina dos índios tupis.

Entretanto, em 1943, o nome foi alterado para Tuparetama (“terra de Deus”), por haver uma cidade em São Paulo com o nome de Tupã. A emancipação do município veio em 31 de dezembro de 1958. É apelidade de “Princesinha do Pajeú”.

Deixar um Comentário

%d blogueiros gostam disto: