Sem categoria

Tirando a limpo: De fato, em entrevista, Duque colocou em xeque qualidade do Cimento Pajeú

Por Nill Júnior
Luciano Duque em entrevista a Francys Maya:
Luciano Duque em entrevista a Francys Maya: “Usaram mais Cimento Pajeú do que Cimento Bonfim…” – a justificar a má qualidade da obra

Em nota enviada à imprensa, o Prefeito Luciano Duque questionou setores da imprensa que deram à sua declaração à Rádio A Voz do Sertão um tom diferente do que ele eventualmente queria passar na conversa com o radialista Francys Maya. “Na entrevista o prefeito criticou a qualidade das obras efetuadas pelo Governo do Estado no Bairro do Mutirão e que se arrastam por mais de cinco anos”, diz a nota.

E continua: “Infelizmente um blog da cidade usou maldosamente uma analogia feita pelo prefeito e publicou que o mesmo aproveitou o momento para alfinetar uma fábrica de cimento instalada na cidade de Carnaíba quando em verdade Duque se referia a dosagem da mistura de cimento e areia usada nas placas construídas para cobrir o canal daquele bairro”.

E pinçou declaração do prefeito: “Jamais iria alfinetar um empreendimento do nosso Pajeú, critiquei a dosagem usada na mistura, ou seja, a tradicional 25 latas de areia por um saco de cimento, é isso que critico, e, é isso que torna aquela obra desastrosa”, declarou Luciano.

O blog procurou a Rádio A Voz do Sertão  e conseguiu na íntegra o áudio da entrevista de Duque ao radialista Francys Maya, comentando sobre o Estado de Emergência decretado após as chuvas. Após ouvir atentamente o áudio a conclusão que se tira é uma só: de fato, o gestor questionou a qualidade do Cimento Pajeú, produzido em Carnaíba.

“As placas que foram construídas, elaboradas para cobrir esse canal estão se dissolvendo. Usaram mais Cimento Pajeú do que Cimento Bonfim… Desculpa aí, estou fazendo a propaganda aqui do Cimento Bonfim…podia ser Nassau…mas o Cimento Pajeú prevaleceu nas placas, elas estão caindo só”. Duque com a declaração, questionou a utilização do cimento Pajeú, sugerindo inclusive outras marcas. A fala é clara.

Duque disse também que a obra é mal feita e não via nenhuma vontade do Governo do Estado para resolver o problema.

Outrossim, registre-se que a cobrança do gestor tem procedência e coerência. É fato que a obra do canal precisa de revisão urgente, pois não atende às exigências técnicas mínimas para sua finalidade. O grande ato falho foi fazer referência a marcas de cimento, que geralmente passam por rígido controle de qualidade – produzidos na região ou não – para chegarem ao mercado. A empresa ainda não se pronunciou sobre o caso.

Ouça na íntegra o trecho em que Duque trata do tema e tire suas conclusões:

Outras Notícias

Romário cobrado por ausências no Senado para comentar Copa nos EUA

Enquanto comenta diversos jogos direto dos Estados Unidos, durante a Copa do Mundo, o senador Romário (PL-RJ) continua exercendo seu mandato, podendo receber até R$ 46 mil mensais, valor do seu salário integral. Essa possibilidade acontece por causa do regime semipresencial de votação que os senadores implementaram para esta semana e que pode se estender […]

Enquanto comenta diversos jogos direto dos Estados Unidos, durante a Copa do Mundo, o senador Romário (PL-RJ) continua exercendo seu mandato, podendo receber até R$ 46 mil mensais, valor do seu salário integral.

Essa possibilidade acontece por causa do regime semipresencial de votação que os senadores implementaram para esta semana e que pode se estender pelo período junino, medida que está sendo considerada por Alcolumbre e algumas lideranças.

Nesta semana, os parlamentares podem votar remotamente por meio do aplicativo Infoleg, que permite ao ex-jogador permanecer no exterior sem precisar se afastar formalmente do cargo e votar em um projeto de lei ou uma proposta de emenda parlamentar, nos intervalos dos seus comentários futebolísticos.

Nas sessões em que não puder registrar presença ou votar, Romário tomará falta, o que pode impactar no salário. Para sua atividade privada, Romário fechou parceria com Cazé TV, dividindo seus comentários com propagandas de casas de apostas. O valor do cachê do ex-jogador não foi divulgado.

Nas redes sociais, os internautas têm criticado a medida. Para a Folha de S.Paulo, o gabinete de Romário respondeu que “o senador continuará acompanhando as pautas do Congresso Nacional, exercendo suas funções parlamentares em defesa da população do estado do Rio de Janeiro”.

A ausência física do senador ocorre justamente quando o Congresso começa a discutir uma das principais pautas trabalhistas em debate no país: o fim da escala 6×1, da qual ele é contra. Ele só poderá aderir às votações quando a sessão for semipresencial, o que talvez não seja o caso da PEC.

Romário deve permanecer nos Estados Unidos até a final da Copa do Mundo, marcada para 19 de julho, e o recesso parlamentar começa dia 18 do mesmo mês.

Enquanto milhões de brasileiros enfrentam jornadas exaustivas e aguardam mudanças nas regras de trabalho, Romário acompanhará à distância as primeiras movimentações sobre o tema.

Duque cobra apuração, reforço na segurança e manifesta solidariedade após episódio de violência no São João de Serra Talhada

O deputado estadual Luciano Duque manifestou solidariedade às vítimas, aos familiares e a todos que foram impactados pelo episódio de violência registrado na madrugada desta quarta-feira (24), durante os festejos juninos em Serra Talhada. O parlamentar afirmou estar acompanhando de perto os desdobramentos do caso e defendeu uma apuração rigorosa dos fatos para que as […]

O deputado estadual Luciano Duque manifestou solidariedade às vítimas, aos familiares e a todos que foram impactados pelo episódio de violência registrado na madrugada desta quarta-feira (24), durante os festejos juninos em Serra Talhada.

O parlamentar afirmou estar acompanhando de perto os desdobramentos do caso e defendeu uma apuração rigorosa dos fatos para que as responsabilidades sejam devidamente esclarecidas.

Como representante de Serra Talhada na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Duque também cobrou esclarecimentos sobre o cumprimento das medidas de segurança previstas para o evento, incluindo possíveis falhas e o descumprimento de compromissos firmados junto aos órgãos de controle.

“É um momento muito delicado para nossa cidade. Não posso me omitir diante de um fato tão grave. É preciso identificar responsabilidades, apurar o que aconteceu e adotar providências para que situações como essa não voltem a ocorrer”, afirmou.

O deputado destacou ainda a importância do São João para a cultura, a economia e a geração de renda no município, mas ressaltou que a continuidade da programação exige atenção redobrada à segurança.

“O São João movimenta trabalhadores, comerciantes, artistas e toda uma cadeia produtiva. O povo de Serra Talhada merece viver essa festa com tranquilidade. Como a Prefeitura decidiu manter a programação, vou solicitar à governadora Raquel Lyra e à Secretaria de Defesa Social o reforço do policiamento e de todas as ações necessárias para garantir a segurança da população na festa”, concluiu.

Serra: Prefeitura emite nota e mantém programação junina

NOTA OFICIAL A Prefeitura de Serra Talhada manifesta profunda solidariedade aos policiais militares, aos cidadãos feridos e aos seus familiares em razão da grave ocorrência registrada na madrugada desta quarta-feira durante os festejos do São João 2026. Desde o momento em que fomos informados do ocorrido, nossa prioridade absoluta tem sido acompanhar o atendimento às […]

NOTA OFICIAL

A Prefeitura de Serra Talhada manifesta profunda solidariedade aos policiais militares, aos cidadãos feridos e aos seus familiares em razão da grave ocorrência registrada na madrugada desta quarta-feira durante os festejos do São João 2026.

Desde o momento em que fomos informados do ocorrido, nossa prioridade absoluta tem sido acompanhar o atendimento às vítimas, disponibilizar apoio às equipes de saúde e colaborar integralmente com as forças de segurança e demais órgãos envolvidos na ocorrência.

Em situações como esta, é necessário cautela para que nenhuma informação falsa ou não confirmada seja divulgada antes da devida averiguação. Esse processo exige tempo e responsabilidade, especialmente diante da gravidade dos fatos.

Repudiamos toda forma de violência e reafirmamos nosso compromisso com a segurança da população. O São João de Serra Talhada é uma celebração construída para as famílias, para a cultura e também para garantir o sustento de ambulantes, trabalhadores, equipes técnicas, artistas e demais pessoas envolvidas na realização da festa.

Por esse motivo, a programação desta noite segue mantida, por se tratar da última noite do evento, com toda a atenção voltada para a segurança, com reforço no policiamento e na segurança para o bom andamento das atividades.

O ocorrido trata-se de um fato isolado que não reflete o histórico de tranquilidade do evento, mas que exige resposta firme e não diminui o compromisso da gestão com a realização de eventos seguros. Pelo contrário: reforça nossa determinação em aprimorar continuamente os protocolos de segurança, fortalecer a atuação integrada com as forças policiais e adotar todas as medidas necessárias para proteger a população.

Neste momento, pedimos respeito às vítimas, responsabilidade na divulgação de informações e confiança no trabalho das autoridades que conduzem as investigações.

Prefeitura de Serra Talhada

Cordel do Fogo Encantado emociona multidão na véspera de São João em Arcoverde

A véspera de São João em Arcoverde foi marcada por uma celebração da cultura popular nordestina que reuniu milhares de pessoas nos diversos polos da cidade. O ponto alto da noite desta terça-feira (23) aconteceu no Polo Multicultural, onde o aguardado retorno do Cordel do Fogo Encantado levou emoção, poesia e pertencimento ao público que […]

A véspera de São João em Arcoverde foi marcada por uma celebração da cultura popular nordestina que reuniu milhares de pessoas nos diversos polos da cidade. O ponto alto da noite desta terça-feira (23) aconteceu no Polo Multicultural, onde o aguardado retorno do Cordel do Fogo Encantado levou emoção, poesia e pertencimento ao público que lotou o Pátio de Eventos da Estação.

Em um espetáculo carregado de simbolismo, os versos de Lirinha, acompanhados pela força musical de Clayton Barros e demais integrantes da banda, conduziram uma apresentação que misturou música, teatro, literatura popular e identidade sertaneja. O reencontro do grupo com sua terra natal foi recebido com entusiasmo pelo público, que acompanhou cada canção em coro.

Antes da apresentação do Cordel, quem abriu a programação do Polo Multicultural foi o tradicional Samba de Coco Raízes de Arcoverde. Com suas cores, ritmos e dança, o grupo reafirmou o protagonismo da cultura popular local, levando ao palco uma das manifestações mais autênticas da identidade arcoverdense.

A programação do polo ainda contou com o cantor George Silva e com o consagrado Jorge de Altinho, que fez o público dançar ao som de clássicos que atravessam gerações e permanecem presentes nos festejos juninos do Nordeste.

Além do Polo Multicultural, a festa tomou conta de toda a cidade. No Polo Pé de Serra, James Vaqueiro, Lorenção e Boka Diniz mantiveram viva a tradição do forró autêntico. O Polo Raízes do Coco recebeu apresentações do Samba de Coco d’Malandro, Joyce Alane e Laís Senna, fortalecendo o espaço dedicado às expressões culturais do município.

Já o Polo das Artes Henry Pereira reuniu manifestações tradicionais e contemporâneas com apresentações do Reisado Mirim Nossa Senhora do Rosário, En’cantos do Coco, Jú Cavalcanti e Gabi da Pele Preta. No Corredor Cultural, a Banda de Pífano Zabumba São Miguel levou a musicalidade típica das festas nordestinas para moradores e visitantes. A diversidade musical também marcou o Polo Multimusical, que recebeu Felixdi, DJ Diego Mira, Guira e a Eletro Banda Cabaçal, além de MC Oh Brabo.

 

Homem morto após troca de tiros teria ido em casa buscar arma após retirado de evento e foi morto em ambulância

Na madrugada desta quarta-feira, por volta das 02h30, durante o evento junino realizado na Estação do Forró, em Serra Talhada, um indivíduo armado com um revólver aproximou-se de duas patrulhas policiais, compostas por cinco policiais militares cada, e efetuou disparos contra o efetivo. Diante da injusta agressão, os policiais reagiram à ação do agressor. Ele […]

Na madrugada desta quarta-feira, por volta das 02h30, durante o evento junino realizado na Estação do Forró, em Serra Talhada, um indivíduo armado com um revólver aproximou-se de duas patrulhas policiais, compostas por cinco policiais militares cada, e efetuou disparos contra o efetivo.

Diante da injusta agressão, os policiais reagiram à ação do agressor. Ele teria sido retirado da festa por perturbação e voltado armado. Essa versão ainda não foi confirmada oficialmente.

Cinco policiais militares foram atingidos: Cb Wilson de Souza Lima, Cb Dênis Carlos de Melo Nunes, 3° Sgt Poliana Maria Sobreira de Lemos, Cb José George Pereira de Oliveira e Cb Cícero José do Nascimento. Entre os atingidos, um deles foi atingido no colete balístico; dois sofreram ferimentos nos pés; um foi atingido na coxa; e outro sofreu lesões na mão, na perna e na região torácica, em área não protegida pelo colete balístico.

Além dos policiais militares, nove civis também foram atingidos durante a ocorrência. Dois já receberam alta médica e sete permanecem em atendimento. Segundo informações preliminares, nenhum dos civis apresenta quadro grave.

O autor dos disparos foi identificado como Édson Alves da Rocha, de 36 anos, residente na localidade de São João dos Gaias.

Após ser ferido, o agressor foi socorrido. Informações preliminares indicam que a ambulância que realizava sua transferência entre unidades hospitalares foi interceptada, e ele morto e tiros. “Ocasião em que o indivíduo veio a óbito. As circunstâncias do fato serão investigadas”, diz a PM.

Dois policiais militares foram encaminhados ao bloco cirúrgico, enquanto os demais receberam atendimento nos hospitais Eduardo Campos e HOSPAM. Posteriormente, dois policiais receberam alta médica: o militar atingido no colete balístico e um dos policiais feridos no pé.

Em relação ao policial que sofreu o maior número de lesões, informações preliminares da equipe médica indicam que o projétil que atingiu a coxa não alcançou o osso nem estruturas vasculares importantes. Da mesma forma, o disparo na região torácica não atingiu órgãos vitais.

https://www.instagram.com/reel/DZ-B4zLO2H8/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==