Serra Talhada sedia II Encontro de Secretários de Turismo de Pernambuco
Está acontecendo em Serra Talhada II encontro de Secretários de Turismo do Estado de Pernambuco, evento organizado pela ASTUR (Associação das secretarias de turismo de Pernambuco). Na manhã desta quarta-feira (08), primeiro dia do encontro, representantes de 18 municípios estiveram presentes ao auditório da Pousada Império da Serra, discutindo as particularidades, as semelhanças e desafios de cada um.
O presidente da ASTUR/PE, André Quirino, disse que “é difícil definir a importância destes encontros, mas sintetizando é mais um passo rumo ao desenvolvimento do turismo de Pernambuco”, e falou da importância da entidade: “Há 24 anos a ASTUR trabalha para promover a união, buscando soluções conjuntas para as deficiências que ainda existem e que este instrumento permite a qualificação da atividade turística no Estado”.
Ainda neste primeiro dia de encontro, houve a palestra do economista Laércio Queiroz, falando sobre consórcios entre municípios, movimento que surgiu na década de 60 no Estado de São Paulo e que tem tomado dimensões consideráveis no resto país. Como exemplo, Queiroz disse que o Estado de Minas Gerais tem cerca de 80% De seus municípios consorciados e que no estado do Paraná todos já aderiram a esta modalidade que se propõe a solucionar um gama de problemas enfrentados pela maioria dos municípios brasileiros.
“Pelo fato de termos problemas muito semelhantes do litoral ao sertão, facilita na discussão em busca de soluções. O que estamos propondo aqui é aproveitar o poder turístico de toda uma região, como fizemos com a “Rota do Cangaço”, por exemplo”, envolvendo outros municípios”, disse o Secretário de Cultura e Turismo de Serra Talhada, Anildomá Willans.
Estiveram presentes: Luciana Carvalho Secretária Executiva de Turismo de Pernambuco, Edmilson Vasconcelos gerente geral do Banco do Nordeste, Denize Marques, Responsável pela Gestão de Artesanato, Turismo e Cultura do SEBRAE -Unidade Sertão Central, Moxotó, Pajeú e Itaparica, membros do Conselho Municipal de Turismo, empresários e secretários de governo de todas as regiões do Estado.