Sem categoria

Serra, Alckmin e Aécio se emocionam no adeus a Guerra

Por Nill Júnior

20140307051629_cv_eduardo2_gde

do Blog do Magno

O adeus ao ex-deputado Sérgio Guerra, em velório na Assembleia Legislativa que começou às 10 horas e se estendeu até às 15h30, expressou a sua dimensão, liderança e expressão política no cenário nacional. Do PSDB, com exceção do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, passaram por lá suas três maiores lideranças.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, chegou junto com o ex-governador José Serra, que disputou a eleição presidencial passada. Uma hora após, era a vez de Aécio Neves, candidato tucano ao Planalto. Todos, vale frisar, bastante emocionados. Serra chegou a chorar ao lado do caixão.

Alckmin também se despediu do amigo em lágrimas, assim como o governador Eduardo Campos (PSB), um dos mais emocionados. A presidente Dilma Rousseff mandou um ramalhete de flores e enviou ao Recife para representá-la o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo (PCdoB). “Sérgio era um político plural, de dimensão nacional”, disse Aldo.

De outros estados foram vistos, ainda, o governador de Roraima, José Anchieta (PSDB), ao lado do vice-governador Francisco Rodrigues, que é pernambucano e assume o mandato tampão de nove meses a partir de abril. Estava presente, também, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, que, quando senador e líder do PSDB, fez dobradinha com Guerra na oposição ao governo Lula.

“Sérgio era um líder carismático, carinhoso, atencioso, devotado às causas nacionais e apaixonado pelo seu Pernambuco”, disse Virgílio, que também não conteve as lágrimas diante do corpo do ex-deputado. Também deram adeus a Guerra o ex-senador Tasso Jereissati, ex-presidente nacional do PSDB, e o senador José Agripino Maia (RN), líder do DEM no Senado, além do senador Aloísio Nunes Ferreira (SP), líder tucano no Senado.

Da Paraíba veio o senador Cicero Lucena; da Bahia, o deputado Antônio Imbassahy, líder do PSDB na Câmara; de São Paulo também vieram os deputados Duarte Nogueira (SP), ex-líder na Câmara, e Alberto Goldman. De Pernambuco, todos os principais líderes estavam lá, como o governador, os senadores Armando Monteiro e Humberto Costa, o prefeito Geraldo Julio e o deputado João Paulo.

Já Aécio lamentou o desaparecimento de Guerra porque, segundo ele, estava destinado a cumprir um grande papel em sua campanha para Presidência da República. “Ninguém tinha a compreensão melhor deste momento que estamos vivendo do que Sérgio. Ele não fará falta a mim ou ao meu partido, mas ao país”, destacou.

Outras Notícias

Raquel presta contas e apresenta propostas para o centro do Recife em encontro de CDL e Sindilojas

A governadora e candidata à reeleição, Raquel Lyra (PSD), destacou, nesta sexta-feira (18), a retomada da economia pernambucana, a atração de novos investimentos e as ações estruturadoras realizadas pela sua gestão durante encontro promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL) e Sindicato dos Lojistas de Bens e Serviços do Recife (Sindilojas). Raquel respondeu […]

A governadora e candidata à reeleição, Raquel Lyra (PSD), destacou, nesta sexta-feira (18), a retomada da economia pernambucana, a atração de novos investimentos e as ações estruturadoras realizadas pela sua gestão durante encontro promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL) e Sindicato dos Lojistas de Bens e Serviços do Recife (Sindilojas).

Raquel respondeu a perguntas e reforçou o compromisso de construir, em conjunto com o setor, novas estratégias de revitalização e recuperação do Centro do Recife.

Ao falar sobre a região central da capital, a governadora falou de segurança pública e pública a nova estratégia adotada de ocupação dos imóveis públicos na área, com a instalação de serviços, equipamentos culturais e moradias. “Estou pronta para ajudar no que for preciso para a revitalização do Centro do Recife, e a ocupações já estão acontecendo: prédio da Contax, por exemplo, hoje tem Caixa Econômica e a Secretaria de Saúde”, disse.

Raquel ressaltou o compromisso com o futuro do Centro. “O prédio da Neoenergia, na João de Barros, será a Secretaria de Educação; o prédio do Diario de Pernambuco será a Secretaria de Cultura; já o Liceu de Artes e Ofícios será a Escola de Economia Criativa. Na Cruz de Cabugá, o prédio da Vice-Governadoria terá uma creche nova”, afirmou a candidata. Raquel também citou a reforma do Centro de Artesanato de Pernambuco e a recuperação do Cais do Sertão como iniciativas que contribuem para a requalificação da área. “Através do programa Morar Bem também vamos colocar moradias na área central do Recife. Nós precisamos habitar o Centro, e isso é também uma forma diferente de ocupar”, reforçou Raquel.

Miguel Duque anuncia apoio a Eduardo da Fonte e destaca projeto para tratamento do câncer em ST

O candidato a deputado federal Miguel Duque, de Serra Talhada, no Sertão do Estado, declarou, nesta sexta-feira (18), apoio à candidatura de Eduardo da Fonte (PP/UP) ao Senado. Ele destacou a importância de unir forças para ampliar o atendimento especializado em saúde no Sertão do Estado. Miguel ressaltou a parceria com Eduardo e relacionou o […]

O candidato a deputado federal Miguel Duque, de Serra Talhada, no Sertão do Estado, declarou, nesta sexta-feira (18), apoio à candidatura de Eduardo da Fonte (PP/UP) ao Senado.

Ele destacou a importância de unir forças para ampliar o atendimento especializado em saúde no Sertão do Estado. Miguel ressaltou a parceria com Eduardo e relacionou o apoio à defesa de um projeto para levar tratamento contra o câncer para mais perto dos pacientes da região.

Miguel também destacou a atuação do grupo político na área da saúde e citou conquistas como o Hospital da Mulher de Serra Talhada e a maternidade instalada no município.

“Falo aqui em nome do deputado Luciano Duque e de todo o nosso povo, pela nossa luta pelo Hospital do Câncer em Serra Talhada. A gente trabalha com a governadora Raquel Lyra, e o Hospital do Câncer é um sonho. Saber que Eduardo da Fonte levou isso para a região do Araripe, nos dá a esperança de levar essa mesma conquista para o Pajeú, para Serra Talhada”, afirmou o candidato à Câmara dos Deputados.

Eduardo da Fonte destacou que a ampliação do atendimento oncológico no interior está entre as prioridades de sua atuação na saúde. O candidato à Casa Alta citou a experiência do Hospital do Câncer do Sertão do Araripe, em Araripina, como referência para a interiorização do tratamento especializado. “Levar a saúde para perto das pessoas tem sido nosso compromisso. E vamos levar, sim, o tratamento de câncer de última geração para Serra Talhada, para atender todo o Sertão, como o de Araripina já é uma realidade para o Sertão do Araripe. Tratar as pessoas perto de casa, com dignidade, com respeito e com eficiência, é um compromisso meu, é um compromisso de Miguel Duque, é um compromisso da governadora Raquel Lyra. Juntos com Luciano Duque, nós vamos levar isso para o Sertão, para que a gente possa tratar as pessoas perto de casa”, afirmou o progressista.

SindMetal-PE anuncia apoio a João Campos

João Campos (PSB) recebeu, na manhã desta sexta-feira (18), o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Pernambuco (SindMetal-PE) à chapa da Frente Popular e assinou uma carta-compromisso com cinco pontos voltados ao fortalecimento da indústria e à geração de empregos no Estado. O encontro aconteceu durante um café da manhã com a categoria, na […]

João Campos (PSB) recebeu, na manhã desta sexta-feira (18), o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Pernambuco (SindMetal-PE) à chapa da Frente Popular e assinou uma carta-compromisso com cinco pontos voltados ao fortalecimento da indústria e à geração de empregos no Estado.

O encontro aconteceu durante um café da manhã com a categoria, na sede do sindicato, em Santo Amaro, no Recife.

Segundo o presidente do SindMetal-PE, Abinadabe Santos de Lima, a categoria reúne atualmente cerca de 52 mil trabalhadores e trabalhadoras. A carta entregue a João coloca entre as prioridades a geração de empregos de qualidade, a valorização profissional e a retomada de uma política industrial para Pernambuco.

Entre os compromissos estão o fortalecimento do polo naval de Suape, a qualificação profissional, a criação de espaços permanentes de diálogo entre governo, trabalhadores e empresas, o adensamento da cadeia de fornecedores do Polo Automotivo e a consolidação e expansão da Refinaria Abreu e Lima.

“Eu não assino qualquer carta-compromisso. Eu faço questão de ler. Se for preciso, a gente constrói junto, ajusta, adequa termo, porque eu dou muito valor à palavra. Meu pai dizia que o patrimônio do político é a palavra. Então fiz questão de assinar aqui”, afirmou.

“Como é que a gente vai falar de qualificação profissional se Pernambuco não fez uma escola técnica? “Qual é uma grande indústria que veio para Pernambuco neste atual governo? Nenhuma. Não tem nenhuma grande indústria. Agora, fechou. No Cabo mesmo foram quatro que fecharam. A Gerdau anunciou que vai fechar. Então, o que você tem é fechamento de indústria”, afirmou.

Datafolha: Flávio lidera na maioria das regiões. Lula entre mulheres, jovens e idosos

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (17) mostra Lula (PT) com 39% das intenções de voto no 1º turno da eleição presidencial, contra 36% de Flávio Bolsonaro (PL). A diferença de três pontos está dentro do intervalo da margem de erro, que é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa mostra Augusto […]

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (17) mostra Lula (PT) com 39% das intenções de voto no 1º turno da eleição presidencial, contra 36% de Flávio Bolsonaro (PL).

A diferença de três pontos está dentro do intervalo da margem de erro, que é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa mostra Augusto Cury (Avante) em terceiro, com 6%. Na sequência, Ronaldo Caiado (PSD) com 4%, Renan Santos (Missão) com 3%, e Romeu Zema (Novo) com 2%.

O Datafolha, encomendado pela Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo, ouviu 2.002 pessoas de 16 anos ou mais entre os dias 15 e 16 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O número de registro no TSE é BR-04029/2026.

Flávio lidera no Sul, Sudeste, Centro Oeste e Norte. Lula, no Nordeste,  que continua sendo sua salvaguarda.

Entre mulheres,  Lula tem 41% a 32%. Flávio vence entre os homens, de 39% a 37%. Jovens de 16 a 24 anos (39% a 29%), adultos de 35 a 44 anos (41% a 35%) e os 60+ (43% a 33%) ajudam Lula a ter a pequena vantagem que o mantém a frente.

Prefeitura de Tabira inicia trabalhos para construção de 50 casas populares e moderniza serviços públicos

Tabira viveu uma manhã de Sextou em dose dupla, com ações voltadas à modernização dos serviços públicos e ao avanço de um importante projeto habitacional. A programação desta sexta-feira (18) contou com o Sextou com Entrega, na sede da Guarda Municipal, e o Sextou com Obras, na sede da Prefeitura. Na sede da Guarda, o […]

Tabira viveu uma manhã de Sextou em dose dupla, com ações voltadas à modernização dos serviços públicos e ao avanço de um importante projeto habitacional. A programação desta sexta-feira (18) contou com o Sextou com Entrega, na sede da Guarda Municipal, e o Sextou com Obras, na sede da Prefeitura.

Na sede da Guarda, o prefeito Flávio Marques realizou a entrega de novos equipamentos, do espaço preparado para o atendimento e a implantação da Identidade Digital no município. Com os novos materiais adquiridos pela gestão, em parceria com a SDS, Tabira passa a oferecer a emissão do RG de forma digital, modernizando um serviço que ainda era realizado manualmente.

Já o Sextou com Obras marcou a assinatura da Ordem de Serviço para o início dos trabalhos no terreno onde serão construídas 50 casas populares, no Bairro Iraci Pires, próximo ao Anel Viário. A primeira etapa contempla a limpeza da área, com retirada de entulhos, vegetação e outros materiais, preparando o espaço para as próximas fases da construção. O projeto conta com a parceria do Governo Federal e do Governo de Pernambuco, por meio da CEHAB.

Para viabilizar o empreendimento, a Prefeitura de Tabira doou uma área de 11.350 metros quadrados ao Governo de Pernambuco. A localização proporcionará às futuras famílias, acesso a equipamentos públicos e à infraestrutura que vem sendo ampliada na região. O terreno fica próximo à EMEI II, à quadra poliesportiva, ao campo de futebol e ao contorno viário, que está com as obras em andamento.

De acordo com o regulamento do Governo do Estado, o cadastramento das famílias será realizado após 50% da obra construída. As orientações e os critérios para participação serão divulgados pela CEHAB, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Mulher.