Semana de Armando dividida entre Brasília e encontros com aliados
Por Nill Júnior
do Diário de Pernambuco
A semana do pré-candidato ao governo estadual Armando Monteiro (PTB) será dividida entre Brasília e Pernambuco. O senador viajou nesta terça-feira (15) à capital federal onde deve participar de sessões plenárias e da Comissão de Assuntos Econômicos.
O petebista segue em Brasília até a quinta-feira (17), quando retorna a Pernambuco para seguir com os acertos de sua pré-candidatura estadual. Além de reuniões, existe a possibilidade de Armando realizar viagens pelo interior do estado.
No Recife, Armando Monteiro promoverá encontros com membros do PTB e aliados para dar seguimento às “costuras políticas” visando o fortalecimento de sua candidatura.
A última sigla a declarar apoio à pré-candidatura petebista foi o PRB, que possui fortes ligações com a Igreja Universal do Reino de Deus e é parte integrante da base aliada da gestão da presidente Dilma Rousseff. Além do PRB, Armando Monteiro já contava com o apoio do PT, que vai compor a chapa com o deputado João Paulo, como candidato ao Senado, e do PSC.
A aliança petebista pode aumentar com a chegada do PDT, PP. Mesmo com alguns nomes dos partidos mostrando preferêcia por Armando, caso do deputado federal Paulo Rubem Santiago (PDT), as duas siglas ainda dependem de definições nacionais para “marcar posição” no estado.
Após a aprovação do remanejamento de 20% do orçamento de Pernambuco, projeto pautado nesta quinta-feira (23) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a governadora Raquel Lyra (PSD) agradeceu aos deputados estaduais e comemorou o resultado positivo. “Pernambuco comemora uma grande vitória que não tem bandeira, nem cor partidária. Ela pertence a todos os pernambucanos. Depois […]
Após a aprovação do remanejamento de 20% do orçamento de Pernambuco, projeto pautado nesta quinta-feira (23) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a governadora Raquel Lyra (PSD) agradeceu aos deputados estaduais e comemorou o resultado positivo.
“Pernambuco comemora uma grande vitória que não tem bandeira, nem cor partidária. Ela pertence a todos os pernambucanos. Depois de 115 dias protocolados, a LOA, encaminhada pelo Governo de Pernambuco, foi totalmente aprovada na Alepe”, afirmou Raquel, que garantiu que sancionará o texto assim que ele for enviado ao Palácio do Campo das Princesas pela Alepe.
Além disso, o PL 4035/2026 permite que o Estado realize operações de crédito por antecipação da receita relativamente ao Orçamento Fiscal até o limite de 15% da receita corrente estimada.
“É muito importante esse compromisso da Assembleia Legislativa, inclusive com a presença de deputados de oposição, pela aprovação plena do Orçamento. Pernambuco era a única Unidade Federativa do Brasil que ainda não tinha aprovado a lei, prejudicando também as prefeituras, que muitas vezes atendem à população na ponta”, completou a gestora.
O jornalista Carlos Britto anunciou oficialmente, nesta quinta-feira (23), o seu afastamento da direção editorial do Blog do Carlos Britto. A decisão ocorre de forma estratégica para assegurar a independência e a imparcialidade do veículo, uma vez que Britto confirmou que disputará uma vaga de Deputado Federal nas próximas eleições. Para ocupar o seu lugar […]
O jornalista Carlos Britto anunciou oficialmente, nesta quinta-feira (23), o seu afastamento da direção editorial do Blog do Carlos Britto. A decisão ocorre de forma estratégica para assegurar a independência e a imparcialidade do veículo, uma vez que Britto confirmou que disputará uma vaga de Deputado Federal nas próximas eleições.
Para ocupar o seu lugar na linha de frente do blog, Carlos Britto escolheu um parceiro de longa data: o jornalista Antonio Carlos Miranda. Com mais de 20 anos de experiência e atuação conjunta, ACM assume a missão de manter o rigor e a seriedade que marcam a trajetória do portal.
Em seu pronunciamento, Britto destacou que a mudança é necessária para que o jornalismo praticado pelo Blog continue “intocável”. Ele reforçou que sua entrada na política é movida pelo desejo de transformar o aprendizado de anos ouvindo a população em ações diretas na base.
“Minha vida sempre foi pautada pela verdade. Passo o bastão com a tranquilidade de quem sabe que o jornalismo sério seguirá em boas mãos com Antonio Carlos Miranda”, afirmou.
Carlos Britto também pontuou que sua pré-candidatura não está ligada a oligarquias ou sobrenomes tradicionais da política. “Eu não venho de famílias tradicionais ou imposições políticas. Sou filho de pais humildes e trabalhadores. Minha candidatura nasce da base, do povo, de quem sabe o que é ser invisível para o sistema”, declarou o comunicador.
Ao se colocar à disposição como candidato, Britto enfatizou que sua trajetória é uma prova de que quem vem de baixo pode ocupar espaços de poder. “Me coloco como candidato para provar que, se eu chegar, todos nós chegaremos”, concluiu.
Participar de forma virtual pode até ser recurso emergencial, mas transformar exceção em regra enfraquece o papel do Legislativo. No comentário para o Jornal Itapuama desta quinta-feira (23), levanta um debate necessário: até que ponto as participações remotas nas sessões da Câmara de Vereadores de Arcoverde ainda se justificam? A presença física não é detalhe, […]
Participar de forma virtual pode até ser recurso emergencial, mas transformar exceção em regra enfraquece o papel do Legislativo.
No comentário para o Jornal Itapuama desta quinta-feira (23), levanta um debate necessário: até que ponto as participações remotas nas sessões da Câmara de Vereadores de Arcoverde ainda se justificam?
A presença física não é detalhe, é compromisso com o mandato, com o debate público e, principalmente, com a população.
Fica a reflexão: transparência e responsabilidade combinam com cadeira vazia?
O Hospital Regional Ruy de Barros Correia (HRRBC), unidade da rede estadual de saúde localizada em Arcoverde, no Sertão do Moxotó, está com estrutura reforçada para atender à demanda do período de sazonalidade, marcado pelo aumento de casos de doenças respiratórias em crianças. Para esse período de sazonalidade foram abertos 05 leitos na sala vermelha, […]
O Hospital Regional Ruy de Barros Correia (HRRBC), unidade da rede estadual de saúde localizada em Arcoverde, no Sertão do Moxotó, está com estrutura reforçada para atender à demanda do período de sazonalidade, marcado pelo aumento de casos de doenças respiratórias em crianças.
Para esse período de sazonalidade foram abertos 05 leitos na sala vermelha, 05 leitos na sala amarela e 10 leitos de enfermaria, ampliando a capacidade de assistência pediátrica da unidade.
São realizados por dia, uma média de 44 atendimentos de urgência e emergência pediátrica. Foram 928 atendimentos até esta quarta-feira (22). Desse total, 111 crianças precisaram de internamento com diagnóstico de Infecção de Vias Aéreas Superiores (IVAS).
Para garantir assistência qualificada, a pediatria conta com equipes multiprofissionais formadas por 21 enfermeiros, 41 técnicos de enfermagem, 06 fisioterapeutas, 05 psicólogos, 01 farmacêutica, 03 nutricionistas, 06 assistentes sociais e 03 técnicos de radiologia.
De acordo com o coordenador da Pediatria do HRRBC, Caio Figueiredo, o período de chuvas historicamente provoca aumento das infecções respiratórias infantis e exige atenção redobrada das famílias e dos serviços de saúde.
“O aumento das infecções respiratórias nesta época do ano sobrecarrega os serviços pediátricos em todo o estado. Por isso, é fundamental reforçar medidas preventivas simples, como a higiene das mãos, especialmente ao chegar da rua e antes do contato com as crianças, além do uso do álcool em gel e dos cuidados dentro de casa”, destacou.
O médico também ressaltou a importância de manter a vacinação atualizada. “As vacinas contra Covid-19, Influenza, pneumonia e coqueluche são essenciais para reduzir casos graves e internações no público infantil,” destacou Caio.
O pediatra alerta para o acompanhamento de crianças asmáticas, condição comum na infância e que pode se agravar durante o período sazonal. “Quando a asma não está controlada, aumenta o risco de crises respiratórias. Nesses casos, é importante procurar o pediatra ou a unidade básica de saúde para avaliação e possível ajuste do tratamento”, explicou.
O médico também orientou pais e responsáveis a buscarem atendimento médico imediato diante de sintomas como tosse persistente, excesso de secreção, cansaço, chiado no peito ou dificuldade para respirar, mesmo quando a criança estiver em repouso.
Outro destaque é a utilização do Nirsevimabe, anticorpo monoclonal disponibilizado pelo SUS para bebês prematuros elegíveis, que atua na proteção contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), um dos principais causadores da bronquiolite. A recomendação é que as famílias procurem o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do município para obter informações sobre acesso ao medicamento.
A Prefeitura de Afogados da Ingazeira promoveu ontem (22) uma reunião com os feirantes da Rua Manoel Mariano e ambulantes da área comercial de Afogados. A reunião foi coordenada pelos secretários Valberto Amaral (agricultura) e Flaviana Rosa (transportes e trânsito). Buscando sempre o diálogo, a reunião definiu pela liberação da Rua Manoel Mariano para o […]
A Prefeitura de Afogados da Ingazeira promoveu ontem (22) uma reunião com os feirantes da Rua Manoel Mariano e ambulantes da área comercial de Afogados. A reunião foi coordenada pelos secretários Valberto Amaral (agricultura) e Flaviana Rosa (transportes e trânsito).
Buscando sempre o diálogo, a reunião definiu pela liberação da Rua Manoel Mariano para o trânsito, com a transferência da feira para a esquina do sacolão de Josa. A liberação da Rua Manoel Mariano vai ajudar na fluidez do trânsito entre as avenidas Manoel Borba e Antônio Rafael de Freitas.
A liberação da via não será de imediato. A Prefeitura vai confeccionar e entregar, gratuitamente, barrracas padronizadas aos feirantes e ambulantes que comercializarão no novo local. O cadastramento dos ambulantes está sendo feito na secretaria municipal de agricultura. Os ambulantes também serão contemplados nesse espaço, desobstruindo as calçadas.
Você precisa fazer login para comentar.