Sem categoria

São José do Egito: Lançamento de Reféns da Seca gera debate sobre alternativas para estiagem no Pajeú

Por Nill Júnior
DSC_0727 - Cópia
Foto: Marcelo Patriota

O jornalista Magno Martins lançou na noite desta sexta em São José do Egito o livro Reféns da Seca (Editora Carpe Dien). O evento, bastante prestigiado por políticos, autoridades diversas e estudantes de escolas públicas do município, foi também um espaço de debate sobre a estiagem e cobrança de autoridades por mais obras hídricas para a região. A organização foi do radialista e blogueiro Roberto Murilo.

Magno foi saudado pelos  portas Alan Miraestes e Iago Silva, que levaram um pouco da tradição poética de São José.

DSC_0716 - Cópia
Foto: Marcelo Patriota

Mauricio Mendes, presidente da Câmara aproveitou a oportunidade para cobrar agilidade na chegada da água da Adutora do Pajeú a cidades como São José do Egito, Brejinho e Itapetim. Também falou da importância da Barragem de Cachoeirinha, também conhecida como Barragem da Ingazeira. Hoje a cidade é abastecida graças a uma Adutora feira pela Compesa trazendo água da Barragem do Rosário (Iguaraci).

O prefeito Romério Guimarães também aproveitou o mote do livro e falou da maior seca dos últimos 50 anos, dando como exemplos as barragens secas em São José do Egito e Afogados da Ingazeira. Mas destacou que hoje não há mais saques como antigamente, evidenciando políticas públicas que melhoraram as condições de renda da população. “Temos os programas sociais, mas avançamos na forma de consolidar com uma estrutura hídrica que nos dê segurança”. Ele informou que foi concluída a licitação da segunda etapa da Adutora, que vai levar água até  a Paraíba. “A construção será feita por lotes”, informou.

DSC_0732 - Cópia
Foto: Marcelo Patriota

O lançamento teve ainda a participação do radialista Adriano Roberto, imitando o ex-presidente Lula, como costuma fazer no programa Frente a Frente. Também não faltou o depoimento de sua esposa, a vereadora Aline Mariano, destacando a importância da trajetória de Magno e as soluções apresentadas pelo livro.

O jornalista aproveitou para agradecer a generosidade de Roberto pela produção do evento. Fez um histórico do livro e confirmou a informação de que depois de tê-lo lançado em várias cidades para várias personalidades, deve ser recebido pela Presidenta Dilma para que sirva de ponto de partida para mais ações de convivência com o semi-árido.  Magno já esteve em cidades como Recife, Brasília, João Pessoa e várias cidades pernambucanas.

DSC_0754 - Cópia
Foto: Marcelo Patriota

“Reféns da Seca é resultado da inquietude de um repórter. Vivo a notícia intensamente. Percorri todo Estado para registrar essa realidade”, disse.

 

Outras Notícias

Sertânia abre hoje oficialmente a 52ª EXPOCOSE

Será aberta oficialmente nesta terça-feira a 52ª edição da EXPOCOSE (Exposição Especializada de Caprinos e Ovinos de Sertânia). O evento, que segue até o próximo domingo (26), reúne criadores, expositores, produtores rurais, empresários, autoridades e visitantes de diversas regiões do Estado e do Nordeste, consolidando-se como uma das principais vitrines da caprinovinocultura brasileira. Ao longo de cinco […]

Será aberta oficialmente nesta terça-feira a 52ª edição da EXPOCOSE (Exposição Especializada de Caprinos e Ovinos de Sertânia). O evento, que segue até o próximo domingo (26), reúne criadores, expositores, produtores rurais, empresários, autoridades e visitantes de diversas regiões do Estado e do Nordeste, consolidando-se como uma das principais vitrines da caprinovinocultura brasileira.

Ao longo de cinco dias, o Parque de Exposições Professor Renato Moraes será palco de uma extensa programação, com exposição e julgamento de animais, feira de negócios, leilões, palestras técnicas, apresentações culturais e shows, promovendo o fortalecimento da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura e incentivando o desenvolvimento do agronegócio regional.

Além do aspecto técnico, a EXPOCOSE também impulsiona a economia de Sertânia. A expectativa é de intensa movimentação no comércio, na rede hoteleira, nos bares, restaurantes e demais segmentos que são beneficiados pelo aumento do fluxo de visitantes durante o período da exposição.

Reconhecida pela qualidade genética dos animais expostos e pela tradição de mais de cinco décadas, a EXPOCOSE se consolidou como um importante espaço para troca de conhecimentos, geração de negócios e valorização dos produtores rurais do Sertão pernambucano.

O evento também é marcado pelos shows. Confira a programação musical:

🔸 Quinta-feira (23)
🎤 Bruno Luiz
🎤 Yuri Pressão
🎤 Fabinho Testado
🎤 Edy & Nathan
🎤 Xand Avião

🔸 Sexta-feira (24)
🎤 Maciel Kuré
🎤 Helton Lima
🎤 Túlio Duarte
🎤 Felipe Amorim
🎤 Mari Fernandes

🔸 Sábado (25)
🎤 Léo Vaqueiro
🎤 Vasconcelos e Dudu
🎤 Carlos Magalhães
🎤 Júnior e Jorge
🎤 Tarcísio do Acordeon
🎤 Seu Desejo

🔸 Domingo (26)
🎤 Noara Marques
🎤 Chico Arruda
🎤 Adriana Neves
🎤 Wesley Safadão
🎤 Jadson Araújo

Atendendo pedido de Lula, João Campos marca convenção do PSB para 1º de agosto

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos (PSB), marcou para o dia 1º de agosto a convenção estadual que homologará sua candidatura ao Palácio do Campo das Princesas. O ato será realizado a partir das 14h, no Clube Internacional, na área central do Recife, reunindo militantes, dirigentes partidários e lideranças das legendas que integram […]

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos (PSB), marcou para o dia 1º de agosto a convenção estadual que homologará sua candidatura ao Palácio do Campo das Princesas. O ato será realizado a partir das 14h, no Clube Internacional, na área central do Recife, reunindo militantes, dirigentes partidários e lideranças das legendas que integram a aliança em Pernambuco.

A definição da data atende a um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na condição de presidente nacional do PSB, João foi convidado pelo aliado para participar no dia seguinte, 2 de agosto, em São Paulo, da convenção nacional que oficializará a candidatura de Lula à reeleição. A chapa presidencial terá como candidato a vice-presidente Geraldo Alckmin, também do PSB.

“A sequência de compromissos evidencia o papel de João Campos na articulação nacional da aliança entre PSB e PT e reforça a sintonia entre os dois partidos na construção do projeto eleitoral de 2026. Além de liderar a convenção em Pernambuco, João representará o PSB no principal ato da campanha presidencial, consolidando a integração entre os palanques estadual e nacional”, afirmou em nota.

Em Afogados, Marconi Santana teve encontro com lideranças e apoiadores

Pré-candidato é apoiado por dois grupos na cidade. Fernando Monteiro também participou do encontro O pré-candidato a deputado estadual Marconi Santana participou, neste domingo (19/07), de um encontro que reuniu dezenas de moradores, lideranças políticas e representantes comunitários em Afogados da Ingazeira. Organizado por Cafu e pelo Tenente Gleidson, o evento serviu para apresentar a […]

Pré-candidato é apoiado por dois grupos na cidade. Fernando Monteiro também participou do encontro

O pré-candidato a deputado estadual Marconi Santana participou, neste domingo (19/07), de um encontro que reuniu dezenas de moradores, lideranças políticas e representantes comunitários em Afogados da Ingazeira.

Organizado por Cafu e pelo Tenente Gleidson, o evento serviu para apresentar a trajetória política de Marconi e discutir propostas voltadas ao fortalecimento do Sertão do Pajeú e do interior de Pernambuco na Assembleia Legislativa.

Durante a agenda, Marconi conversou com moradores, ouviu reivindicações e destacou a importância do diálogo com a população e as lideranças locais na construção de seu projeto político para as eleições de 2026.

O encontro contou com a presença do prefeito de Flores, Gilberto Ribeiro; do vereador de Carnaíba, Marinho Cassiano; do vereador de Iguaracy, Simão; do suplente de vereador Juscélio Gomes; do deputado federal Fernando Monteiro, além de outras lideranças políticas e comunitárias da região.

Ao final da programação, Marconi Santana agradeceu a Cafu, ao Tenente Gleidson e a todos os participantes pela recepção. Santana tem apoio de dois blocos em Afogados daIngazeira. Além do grupo de Gleidson e Cafú, recebe apoio de Zé Negão e Edson Henrique.

“Se fosse uma UTI talvez ele tivesse aguentado”, diz irmã de Vitinho

No Manhã Total desta terça-feira (21), o comunicador Nill Júnior conversou com Jéssica Leyde Evangelista Barbosa, irmã de João Vitor Evangelista Martins da Silva, o Vitinho, de 19 anos, que morreu durante a transferência para o Hospital Alpha, no Recife. Em um relato marcado pela emoção, Jéssica relembrou os últimos momentos do irmão e afirmou […]

No Manhã Total desta terça-feira (21), o comunicador Nill Júnior conversou com Jéssica Leyde Evangelista Barbosa, irmã de João Vitor Evangelista Martins da Silva, o Vitinho, de 19 anos, que morreu durante a transferência para o Hospital Alpha, no Recife.

Em um relato marcado pela emoção, Jéssica relembrou os últimos momentos do irmão e afirmou que ele deixou o Hospital Regional Emília Câmara em estado estável. Segundo ela, durante o trajeto, já nas proximidades de Pesqueira, Vitinho apresentou uma intercorrência, foi levado à UPA do município, mas não resistiu.

A irmã também contou que a família havia conseguido a vaga no Hospital Alpha com o auxílio de um médico da unidade, após dias buscando uma transferência. Ela afirmou ainda que, na avaliação da família, o transporte deveria ter sido realizado em uma ambulância com suporte de UTI.

Ao final da entrevista, Jéssica informou que foi orientada a registrar um Boletim de Ocorrência, já que o caso não foi tratado como morte natural, procedimento necessário para a liberação do corpo.

A entrevista trouxe o relato da família sobre os acontecimentos e reforçou o pedido por esclarecimentos em relação às circunstâncias da transferência.

Miguel e Luciano Duque confirmam candidaturas pelo Podemos

O Podemos realizou sua convenção ontem. Um dos fatos marcantes foi a declaração de apoio à candidatura de Miguel Coelho para o Senado. Para o Pajeú, o ato também foi marcado pela oficialização das candidaturas de Luciano e Miguel Duque para Deputado Estadual e Federal. “Hoje foi dia de convenção do nosso partido, o Podemos, […]

O Podemos realizou sua convenção ontem. Um dos fatos marcantes foi a declaração de apoio à candidatura de Miguel Coelho para o Senado.

Para o Pajeú, o ato também foi marcado pela oficialização das candidaturas de Luciano e Miguel Duque para Deputado Estadual e Federal. “Hoje foi dia de convenção do nosso partido, o Podemos, que chega grande para as próximas eleições. Confirmamos nossa candidatura pra continuarmos trabalhando pelo povo pernambucano”, destacou Duque.

“Aproveito para parabenizar o nosso presidente, Marcelo Gouveia, que tem trabalhado incansavelmente para montar um time forte a favor do nosso estado”, acrescentou.

Miguel Duque também celebrou sua primeira candidatura a cargo proporcional, depois de disputar as eleições municipais. “Hoje foi um dia muito importante. Confirmamos nossa candidatura para representar os pernambucanos e trabalhar por um estado cada vez melhor. Confirmamos esse compromisso com responsabilidade, dedicação e a certeza de que podemos fazer muito por Pernambuco”.

“Também faço questão de reconhecer o excelente trabalho do nosso presidente, Marcelo Gouveia, que tem conduzido o Podemos com seriedade, competência e espírito de união, formando um time preparado para enfrentar os desafios e construir um futuro cada vez melhor para o nosso estado”, afirmou.