Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

São José do Egito: Lançamento de Reféns da Seca gera debate sobre alternativas para estiagem no Pajeú

Publicado em Sem categoria por em 22 de março de 2014
DSC_0727 - Cópia

Foto: Marcelo Patriota

O jornalista Magno Martins lançou na noite desta sexta em São José do Egito o livro Reféns da Seca (Editora Carpe Dien). O evento, bastante prestigiado por políticos, autoridades diversas e estudantes de escolas públicas do município, foi também um espaço de debate sobre a estiagem e cobrança de autoridades por mais obras hídricas para a região. A organização foi do radialista e blogueiro Roberto Murilo.

Magno foi saudado pelos  portas Alan Miraestes e Iago Silva, que levaram um pouco da tradição poética de São José.

DSC_0716 - Cópia

Foto: Marcelo Patriota

Mauricio Mendes, presidente da Câmara aproveitou a oportunidade para cobrar agilidade na chegada da água da Adutora do Pajeú a cidades como São José do Egito, Brejinho e Itapetim. Também falou da importância da Barragem de Cachoeirinha, também conhecida como Barragem da Ingazeira. Hoje a cidade é abastecida graças a uma Adutora feira pela Compesa trazendo água da Barragem do Rosário (Iguaraci).

O prefeito Romério Guimarães também aproveitou o mote do livro e falou da maior seca dos últimos 50 anos, dando como exemplos as barragens secas em São José do Egito e Afogados da Ingazeira. Mas destacou que hoje não há mais saques como antigamente, evidenciando políticas públicas que melhoraram as condições de renda da população. “Temos os programas sociais, mas avançamos na forma de consolidar com uma estrutura hídrica que nos dê segurança”. Ele informou que foi concluída a licitação da segunda etapa da Adutora, que vai levar água até  a Paraíba. “A construção será feita por lotes”, informou.

DSC_0732 - Cópia

Foto: Marcelo Patriota

O lançamento teve ainda a participação do radialista Adriano Roberto, imitando o ex-presidente Lula, como costuma fazer no programa Frente a Frente. Também não faltou o depoimento de sua esposa, a vereadora Aline Mariano, destacando a importância da trajetória de Magno e as soluções apresentadas pelo livro.

O jornalista aproveitou para agradecer a generosidade de Roberto pela produção do evento. Fez um histórico do livro e confirmou a informação de que depois de tê-lo lançado em várias cidades para várias personalidades, deve ser recebido pela Presidenta Dilma para que sirva de ponto de partida para mais ações de convivência com o semi-árido.  Magno já esteve em cidades como Recife, Brasília, João Pessoa e várias cidades pernambucanas.

DSC_0754 - Cópia

Foto: Marcelo Patriota

“Reféns da Seca é resultado da inquietude de um repórter. Vivo a notícia intensamente. Percorri todo Estado para registrar essa realidade”, disse.

 

Deixar um Comentário