Sem categoria

Réu no mensalão mineiro, tucano Azeredo renuncia ao mandato

Por Nill Júnior

Uol

O deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB-MG), réu no processo do chamado mensalão mineiro, renunciou ao seu seu mandato nesta quarta-feira (19). Uma carta de renúncia foi entregue pelo advogado Renato Penido Azeredo, o primogênito do tucano, ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), por volta do meio-dia.

Na carta de renúncia, o parlamentar diz que não concorda com as acusações do processo de crimes de peculato e lavagem de dinheiro e critica o STF (Supremo Tribunal Federal) e a Procuradoria geral da República. Azeredo diz ainda que uma “tragédia desabou” sobre ele sobre sua família.

eduardo-azeredo-psdb-ex-senador-e-ex-governador-ligado-ao-mensalao-mineiro-1386013686076_300x300Na ação penal que tramita no Supremo, são investigadas denúncias de desvio de dinheiro público durante a campanha de Azeredo, então governador de Minas Gerais que disputava a reeleição, em 1998.

No último dia 7, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu a  condenação de Azeredo a 22 anos de prisão. Ele teria desviado recursos do Bemge (Banco do Estado de Minas Gerais), extinto, e das estatais mineiras Copasa e Cemig para sua campanha à reeleição ao governo de Minas Gerais, em 1998. Em valores atuais, seriam cerca de R$ 9 milhões.

Aliados do senador Aécio Neves (PSDB-MG), que é pré-candidato tucano à Presidência da República, faziam pressão nos bastidores para que o caso do mensalão mineiro não atrapalhasse a campanha.

Ao ser questionado sobre a renúncia, Aécio negou nesta quarta que o partido tenha feito pressão para que Azeredo renunciasse. “Que eu saiba não, nenhuma [pressão]”, disse Aécio. “A decisão é de foro íntimo, que tem de ser respeitada. Ele vai se dedicar agora à sua defesa. Eduardo é conhecido e reconhecido em Minas Gerais como um homem de bem”, afirmou.

Questionado sobre a possibilidade de Azeredo não renunciar se isto atrapalharia o cenário político e sua candidatura à Presidência da República, Aécio desconversou: “Não vejo nenhuma interferência.”

Outras Notícias

Jaques Wagner deixa liderança do governo Lula

O senador Jaques Wagner (PT-BA) anunciou a saída do cargo de líder do governo Senado após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na tarde desta quarta-feira (24). “Acabei de ter uma ótima reunião com o presidente Lula, uma conversa entre amigos, e decidimos, em comum acordo, que me afastarei da liderança […]

O senador Jaques Wagner (PT-BA) anunciou a saída do cargo de líder do governo Senado após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na tarde desta quarta-feira (24).

“Acabei de ter uma ótima reunião com o presidente Lula, uma conversa entre amigos, e decidimos, em comum acordo, que me afastarei da liderança do governo no Senado Federal”, escreveu em seu perfil do X.

O petista também afirmou que vai focar na sua defesa e reeleição ao Senado.

“Neste momento, minha prioridade absoluta é provar minha inocência e me dedicar à reeleição do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues, além da minha reeleição junto com Rui Costa para o Senado”, completou.

Nesta semana, a defesa de Jaques apresentou ao STF (Supremo Tribunal Federal) um recurso para anular a decisão que autorizou a busca e apreensão em seus endereços, sob o argumento de erros graves.

A ação, autorizada pelo ministro André Mendonça, permitiu a retenção de dinheiro em espécie acima de R$ 20 mil, além de celulares, computadores, documentos, joias, obras de arte e outros bens considerados relevantes para a investigação.

Romário cobrado por ausências no Senado para comentar Copa nos EUA

Enquanto comenta diversos jogos direto dos Estados Unidos, durante a Copa do Mundo, o senador Romário (PL-RJ) continua exercendo seu mandato, podendo receber até R$ 46 mil mensais, valor do seu salário integral. Essa possibilidade acontece por causa do regime semipresencial de votação que os senadores implementaram para esta semana e que pode se estender […]

Enquanto comenta diversos jogos direto dos Estados Unidos, durante a Copa do Mundo, o senador Romário (PL-RJ) continua exercendo seu mandato, podendo receber até R$ 46 mil mensais, valor do seu salário integral.

Essa possibilidade acontece por causa do regime semipresencial de votação que os senadores implementaram para esta semana e que pode se estender pelo período junino, medida que está sendo considerada por Alcolumbre e algumas lideranças.

Nesta semana, os parlamentares podem votar remotamente por meio do aplicativo Infoleg, que permite ao ex-jogador permanecer no exterior sem precisar se afastar formalmente do cargo e votar em um projeto de lei ou uma proposta de emenda parlamentar, nos intervalos dos seus comentários futebolísticos.

Nas sessões em que não puder registrar presença ou votar, Romário tomará falta, o que pode impactar no salário. Para sua atividade privada, Romário fechou parceria com Cazé TV, dividindo seus comentários com propagandas de casas de apostas. O valor do cachê do ex-jogador não foi divulgado.

Nas redes sociais, os internautas têm criticado a medida. Para a Folha de S.Paulo, o gabinete de Romário respondeu que “o senador continuará acompanhando as pautas do Congresso Nacional, exercendo suas funções parlamentares em defesa da população do estado do Rio de Janeiro”.

A ausência física do senador ocorre justamente quando o Congresso começa a discutir uma das principais pautas trabalhistas em debate no país: o fim da escala 6×1, da qual ele é contra. Ele só poderá aderir às votações quando a sessão for semipresencial, o que talvez não seja o caso da PEC.

Romário deve permanecer nos Estados Unidos até a final da Copa do Mundo, marcada para 19 de julho, e o recesso parlamentar começa dia 18 do mesmo mês.

Enquanto milhões de brasileiros enfrentam jornadas exaustivas e aguardam mudanças nas regras de trabalho, Romário acompanhará à distância as primeiras movimentações sobre o tema.

Duque cobra apuração, reforço na segurança e manifesta solidariedade após episódio de violência no São João de Serra Talhada

O deputado estadual Luciano Duque manifestou solidariedade às vítimas, aos familiares e a todos que foram impactados pelo episódio de violência registrado na madrugada desta quarta-feira (24), durante os festejos juninos em Serra Talhada. O parlamentar afirmou estar acompanhando de perto os desdobramentos do caso e defendeu uma apuração rigorosa dos fatos para que as […]

O deputado estadual Luciano Duque manifestou solidariedade às vítimas, aos familiares e a todos que foram impactados pelo episódio de violência registrado na madrugada desta quarta-feira (24), durante os festejos juninos em Serra Talhada.

O parlamentar afirmou estar acompanhando de perto os desdobramentos do caso e defendeu uma apuração rigorosa dos fatos para que as responsabilidades sejam devidamente esclarecidas.

Como representante de Serra Talhada na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Duque também cobrou esclarecimentos sobre o cumprimento das medidas de segurança previstas para o evento, incluindo possíveis falhas e o descumprimento de compromissos firmados junto aos órgãos de controle.

“É um momento muito delicado para nossa cidade. Não posso me omitir diante de um fato tão grave. É preciso identificar responsabilidades, apurar o que aconteceu e adotar providências para que situações como essa não voltem a ocorrer”, afirmou.

O deputado destacou ainda a importância do São João para a cultura, a economia e a geração de renda no município, mas ressaltou que a continuidade da programação exige atenção redobrada à segurança.

“O São João movimenta trabalhadores, comerciantes, artistas e toda uma cadeia produtiva. O povo de Serra Talhada merece viver essa festa com tranquilidade. Como a Prefeitura decidiu manter a programação, vou solicitar à governadora Raquel Lyra e à Secretaria de Defesa Social o reforço do policiamento e de todas as ações necessárias para garantir a segurança da população na festa”, concluiu.

São João do Gonzagão vive mais uma noite

O tradicional São João do Gonzagão voltou na noite desta terça-feira (23), em Iguaracy, consolidando mais uma edição de sucesso das festividades juninas promovidas pelo Governo Municipal. A programação é organizada pela Prefeitura de Iguaracy, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. Antes dos shows musicais, o público acompanhou apresentações culturais. Subiram ao palco […]

O tradicional São João do Gonzagão voltou na noite desta terça-feira (23), em Iguaracy, consolidando mais uma edição de sucesso das festividades juninas promovidas pelo Governo Municipal.

A programação é organizada pela Prefeitura de Iguaracy, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

Antes dos shows musicais, o público acompanhou apresentações culturais. Subiram ao palco a Quadrilha Junina Alvorecer Dourado e a Cia de Dança Filhos do Sol, que fez a estreia do espetáculo “Um Sonho de São João”. As apresentações foram registradas em vídeo e serão disponibilizadas ao público através da Tv Web Sertão em breve.

Na sequência, a festa foi animada pelos shows de Genailson & Banda, um dos principais nomes do forró da região.

O encerramento da festa ficou por conta do cantor Mateus Max.

O prefeito Dr. Pedro Alves prestigiou o evento ao lado da primeira-dama, Dra. Graça Valadares, de integrantes da equipe de governo e amigos. Durante a noite, o gestor visitou barracas, cumprimentou comerciantes e conversou com moradores e visitantes.

A programação do São João do Gonzagão continua nesta quarta-feira (24). O secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Faustino aproveitou para convidar toda a população de Iguaracy e da região a prestigiar mais uma noite de celebração das tradições juninas.

O evento contará com os shows do Vaqueiro Ktatal e da dupla Heraldo Junior & Emanoel, conhecida como “As Lendas das Vaquejadas”.

Serra: Prefeitura emite nota e mantém programação junina

NOTA OFICIAL A Prefeitura de Serra Talhada manifesta profunda solidariedade aos policiais militares, aos cidadãos feridos e aos seus familiares em razão da grave ocorrência registrada na madrugada desta quarta-feira durante os festejos do São João 2026. Desde o momento em que fomos informados do ocorrido, nossa prioridade absoluta tem sido acompanhar o atendimento às […]

NOTA OFICIAL

A Prefeitura de Serra Talhada manifesta profunda solidariedade aos policiais militares, aos cidadãos feridos e aos seus familiares em razão da grave ocorrência registrada na madrugada desta quarta-feira durante os festejos do São João 2026.

Desde o momento em que fomos informados do ocorrido, nossa prioridade absoluta tem sido acompanhar o atendimento às vítimas, disponibilizar apoio às equipes de saúde e colaborar integralmente com as forças de segurança e demais órgãos envolvidos na ocorrência.

Em situações como esta, é necessário cautela para que nenhuma informação falsa ou não confirmada seja divulgada antes da devida averiguação. Esse processo exige tempo e responsabilidade, especialmente diante da gravidade dos fatos.

Repudiamos toda forma de violência e reafirmamos nosso compromisso com a segurança da população. O São João de Serra Talhada é uma celebração construída para as famílias, para a cultura e também para garantir o sustento de ambulantes, trabalhadores, equipes técnicas, artistas e demais pessoas envolvidas na realização da festa.

Por esse motivo, a programação desta noite segue mantida, por se tratar da última noite do evento, com toda a atenção voltada para a segurança, com reforço no policiamento e na segurança para o bom andamento das atividades.

O ocorrido trata-se de um fato isolado que não reflete o histórico de tranquilidade do evento, mas que exige resposta firme e não diminui o compromisso da gestão com a realização de eventos seguros. Pelo contrário: reforça nossa determinação em aprimorar continuamente os protocolos de segurança, fortalecer a atuação integrada com as forças policiais e adotar todas as medidas necessárias para proteger a população.

Neste momento, pedimos respeito às vítimas, responsabilidade na divulgação de informações e confiança no trabalho das autoridades que conduzem as investigações.

Prefeitura de Serra Talhada