Sem categoria

Promotor Lúcio Almeida diz que “há pleitos mais importantes na pauta do MP” do que o cobrado pelo PT na imprensa

Por Nill Júnior

J

No Debate das Dez de hoje, o promotor de justiça Dr. Lúcio Luiz de Almeida Neto, falou das ações do Ministério Público na região do Pajeú, educação, saúde, segurança e infraestrutura foram alguns dos assuntos discutidos.

Lúcio pontuou sobre a recente cobrança do PT, de resposta ao ofício onde denunciou o uso da máquina na chamada “Agenda 40”, na então gestão Totonho, em 2011. “Entendo a cobrança do PT e se não me engano o MP respondeu à cobrança. Vou encaminhar à promotora que me substitui enquanto estou de férias. Mas entendo que dentre tantos temas na pauta, a utilização de um servidor para colocar uma faixa em um determinado evento é um problema menor entre tantas questões que debatemos na nossa pauta”. Lucio afirmou que à época houve a resposta por parte da Prefeitura de que outras entidades assim como o partido PSB haviam solicitado colocação de faixas e foram atendidos.

O promotor disse respondendo a demandas dos ouvintes que o MP está deflagrando fiscalização da execução do saneamento  global pela empresa MAF, contratada pela Compesa e muito questionada na cidade. Também afirmou que a prefeitura deve definir de uma vez por todas o modelo que quer para a fiscalização do trânsito na cidade. “Precisa definir se vai fazer como São José do Egito ou se vai adotar outro modelo.

Na área da saúde, disse que o MP quer melhor qualidade no atendimento à população que te ve alguns avanços pontuais em cidades como Afogados mas precisa melhorar muito “”Uma das prioridades do grupo de promotores do Pajeú é melhorar a qualidade do atendimento nos postos de saúde, que seria a estratégia da saúde da família e pelos agentes comunitários de saúde, para que a gente tenha o desafogamento dos hospitais, das unidades de atendimento, que não seriam situações de urgência e emergência que vão para estas unidades porque o posto de saúde e o atendimento da questão básica da forma como ela é preconizada pelo Ministério da Saúde não é feito. Ele defendeu o Mais Médicos.

Também defendeu a cobrança de que  o transporte escolar seja regularizado no Pajeú. “Há uma ação ampla com todos os promotores, que baixaram recomendação para essa questão do transporte escolar. Já soube de alguns municípios que já adequaram e quero dizer que todas as prefeituras receberam a mesma recomendação. Instauramos procedimentos para acompanhar o cumprimento disso, porque não é só a qualidade do transporte que estamos querendo. É a questão também da racionalização do recurso com a otimização das rotas”.

Clique aqui e ouça o Debate na íntegra, através do Portal Pajeú Radioweb.

Outras Notícias

Carlos Evandro recebe Raquel Lyra para um café da manhã selando aliança

O ex-prefeito de Serra Talhada,  Carlos Evandro,  confirma no sábado pela manhã seu alinhamento com a governadora Raquel Lyra. A aliança será o ponto alto da agenda política da governadora. No campo administrativo,  Raquel realiza a entrega de duas creches,  com início da programação prevista para as dez da manhã. Antes, será recebida por Carlos […]

O ex-prefeito de Serra Talhada,  Carlos Evandro,  confirma no sábado pela manhã seu alinhamento com a governadora Raquel Lyra.

A aliança será o ponto alto da agenda política da governadora. No campo administrativo,  Raquel realiza a entrega de duas creches,  com início da programação prevista para as dez da manhã.

Antes, será recebida por Carlos em um café da manhã na sua residência. Carlos tem convidado aliados para o ato.

Carlos é mais uma das grandes lideranças locais a se afastar da prefeita Márcia Conrado,  depois de Luciano Duque e Sebastião Oliveira. Márcia tem jogado as fichas nas eleições de João Campos e na votação do marido, Breno Araújo, pré-candidato a Estadual.

Muitos já dão como certo seu alinhamento com o grupo de Luciano e Miguel Duque,  inclusive na composição da chapa em 2028, depois de um afastamento que durou duas eleições. O alinhamento também envolve o Deputado Estadual e candidato a reeleição Fabrício Ferraz.

Kari Santos fez giro por Sertão e Agreste

Entre os dias 19 e 24 de junho, a vereadora do Recife Kari Santos (PT) realizou uma intensa agenda pelos principais polos juninos de Pernambuco. A parlamentar passou pelos municípios de Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Pesqueira, Sanharó, Caruaru, Gravatá e Serra Negra, além de participar da programação do Sítio Trindade, no Recife. Durante […]

Entre os dias 19 e 24 de junho, a vereadora do Recife Kari Santos (PT) realizou uma intensa agenda pelos principais polos juninos de Pernambuco.

A parlamentar passou pelos municípios de Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Pesqueira, Sanharó, Caruaru, Gravatá e Serra Negra, além de participar da programação do Sítio Trindade, no Recife.

Durante a passagem pelas cidades, Kari participou das festividades juninas, visitou lideranças locais e dialogou com a população.

Ao longo do percurso, Kari destacou a emoção de ser reconhecida e acolhida por pessoas de diferentes regiões do estado. A vereadora é conhecida por sua atuação nas redes sociais e pela defesa de pautas ligadas aos direitos dos trabalhadores, das mulheres, da juventude e da educação, a vereadora afirma ter ficado impressionada com o carinho recebido.

“Foi uma experiência muito emocionante. Em cada cidade que passei, encontrei pessoas que acompanham nosso trabalho, que me abordavam para conversar, tirar fotos e compartilhar suas histórias. Ver esse reconhecimento em diferentes regiões de Pernambuco aumenta ainda mais a minha responsabilidade e reforça meu compromisso de seguir lutando por um país mais justo, com mais direitos, oportunidades e dignidade para o nosso povo”, afirmou.

Segundo a parlamentar, o período junino permitiu não apenas celebrar uma das mais importantes manifestações culturais do Nordeste, mas também ouvir de perto os desafios e sonhos da população do interior.

“O São João tem essa capacidade de unir as pessoas em torno da nossa cultura, das nossas tradições e da nossa identidade. Volto para Recife encantada com a receptividade do povo sertanejo e agrestino, e ainda mais convencida da importância de construir políticas públicas que olhem para Pernambuco por inteiro”, destacou.

Durante a agenda, Kari participou de atividades culturais, visitou polos juninos e manteve encontros com lideranças políticas, representantes de movimentos sociais e moradores das cidades visitadas.

A vereadora também ressaltou a força da cultura popular como instrumento de geração de renda, fortalecimento da economia local e preservação das tradições pernambucanas.

Na agenda, Kari esteve na Rádio Pajeú,  onde participou do programa Primeira Página,  apresentado por Nill Júnior. Ela falou de seu combate ao bolsonarismo e defesa do lulismo.

Também defendeu a definição do partido no apoio a João Campos. Perguntada sobre posições de petistas alinhados com Raquel Lyra, disse que esse assunto deverá ser tratado pelo presidente estadual do partido, Carlos Veras.

Dr. Pedro celebra vitória do Brasil com Luciano Duque e Renildo Calheiros

O prefeito Dr. Pedro Alves, de Iguaracy,  acompanhou a vitória do Brasil sobre a Escócia ao lado da primeira-dama Dra. Graça Valadares, amigos, servidores municipais, vereadores, ex-vereadores, lideranças políticas e populares. Entre os convidados estavam os deputados Luciano Duque e Renildo Calheiros, que foram recepcionados pelo prefeito e receberam agradecimento público pelas ações e investimentos […]

O prefeito Dr. Pedro Alves, de Iguaracy,  acompanhou a vitória do Brasil sobre a Escócia ao lado da primeira-dama Dra. Graça Valadares, amigos, servidores municipais, vereadores, ex-vereadores, lideranças políticas e populares.

Entre os convidados estavam os deputados Luciano Duque e Renildo Calheiros, que foram recepcionados pelo prefeito e receberam agradecimento público pelas ações e investimentos destinados ao município.

Em sua fala, Dr. Pedro destacou que compartilhar o momento ao lado dos parlamentares tornou a celebração ainda mais especial, ressaltando que ambos têm desempenhado papel importante na conquista de obras e recursos para Iguaracy.

Ao falar sobre Renildo Calheiros, o prefeito lembrou da longa parceria construída ao longo dos anos e destacou que, somente na atual gestão, o deputado já contribuiu para viabilizar quase R$ 7 milhões em investimentos para o município. Entre as conquistas estão R$ 749.846,57 destinados à pavimentação de oito ruas na sede e no distrito de Jabitacá, a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) Porte I, orçada em R$ 1.732.137,99, a implantação de uma Creche Padrão FNDE Tipo I, no valor de R$ 4.515.000,00, além da entrega de uma retroescavadeira para reforçar os serviços da administração municipal.

Dr. Pedro também enalteceu o trabalho do deputado estadual Luciano Duque, afirmando que o parlamentar conquistou rapidamente o respeito e a confiança da população por meio de ações concretas. Segundo o prefeito, graças ao empenho de Duque, Iguaracy foi contemplada com três micro-ônibus, quatro ensiladeiras, três tratores com grades de aração, quatro roçadeiras, dois dessalinizadores destinados às comunidades da Queimada I e Caatingueira, aproximadamente R$ 5 milhões em recursos da Compesa para investimentos em obras, além do piçarramento com terraplanagem da PE-282. O deputado também assumiu o compromisso de destinar, em breve, um novo ônibus para o Transporte Fora do Domicílio (TFD).

Fazendo uma analogia com o placar da partida, o prefeito afirmou que a vitória da Seleção Brasileira simbolizou o momento positivo vivido pelo município e dedicou o resultado aos deputados Luciano Duque e Renildo Calheiros, pelo compromisso demonstrado com Iguaracy. A homenagem também foi estendida aos vereadores, ex-vereadores, lideranças políticas e à população.

Prestigiaram o encontro o ex-presidente do IPA e pré candidato a deputado federal, Miguel Duque, o vice-prefeito Marquinhos Melo, os vereadores Chico Torres, Lequinho, Jorge Soldado, Amaury e Simão Rafael; os ex-vereadores Fábio Torres, Manoel Olímpio, Chico de Sales, Juciano, Neguinho de Irajaí, Marinho, Janduir Simões e Inácio Alves; além das lideranças Carlinhos de Trindade, Luiz da Sucam, Itinho do Sindicato e diversos apoiadores da gestão municipal.

Fraude nas Americanas: PF cumpre novos mandados, e Justiça manda bloquear R$ 54 bilhões

G1 A Polícia Federal (PF) iniciou nesta quinta-feira (25), com apoio do Ministério Público Federal (MPF), a 2ª fase da Operação Disclosure, que investiga a fraude bilionária nas Americanas — cujo prejuízo, agora, pode chegar a R$ 54 bilhões, de acordo com os laudos técnicos periciais. Os agentes saíram para cumprir 9 mandados de busca e apreensão nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. A 10ª […]

G1

A Polícia Federal (PF) iniciou nesta quinta-feira (25), com apoio do Ministério Público Federal (MPF), a 2ª fase da Operação Disclosure, que investiga a fraude bilionária nas Americanas — cujo prejuízo, agora, pode chegar a R$ 54 bilhões, de acordo com os laudos técnicos periciais.

Os agentes saíram para cumprir 9 mandados de busca e apreensão nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. A 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro também determinou o sequestro de bens e valores em nome dos envolvidos de R$ 54 bilhões.

Desta vez, a força-tarefa busca apurar se acionistas das Americanas e representantes de bancos privados também participaram do esquema.

Entre os alvos estão os acionistas Carlos Alberto da Veiga Sicupira e Paulo Alberto Lemann, além de Eduardo Saggioro Garcia, apontado como operador direto dos sócios. Também são alvo da operação executivos ligados a instituições financeiras. Veja todos os alvos no blog de Camila Bomfim.

Paulo Alberto Lemann, acionista das Americanas e um dos alvos, é filho de Jorge Paulo Lemann, economista e empresário que não é alvo da operação desta quinta.

Segundo a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, ex-executivos da companhia montaram um esquema para inflar artificialmente os lucros e o caixa da empresa, ocultando dívidas e manipulando balanços para valorizar as ações negociadas na Bolsa.

De acordo com a investigação, os envolvidos recebiam bônus milionários atrelados ao desempenho financeiro e lucravam com a venda de papéis valorizados artificialmente.

“Os suspeitos teriam conhecimento de supostas fraudes contábeis praticadas ao longo de anos, relacionadas a operações de risco sacado e a contratos de verba de propaganda cooperada (VPC) supostamente contabilizados sem lastro econômico”, afirmou a PF.

“As apurações apontam indícios, em tese, dos crimes de manipulação de mercado e associação criminosa”, emendou.

A fraude contábil das Americanas veio à tona em 11 de janeiro de 2023, quando a companhia informou ter identificado inconsistências em lançamentos contábeis que, inicialmente, somavam cerca de R$ 20 bilhões — o que levou a empresa a pedir recuperação judicial.

Santana defende Petrúcio Amorim e critica desvalorização dos artistas autênticos no São João

O desabafo do cantor Petrúcio Amorim no último fim de semana durante show no Alto do Moura, em Caruaru, ainda repercute no cenário cultural. Em entrevista a TVE Bahia, antes de se apresentar na cidade de Amargosa na noite do dia 24, Santanna, o cantador, defendeu o amigo, salientando a importância do artista para a […]

O desabafo do cantor Petrúcio Amorim no último fim de semana durante show no Alto do Moura, em Caruaru, ainda repercute no cenário cultural.

Em entrevista a TVE Bahia, antes de se apresentar na cidade de Amargosa na noite do dia 24, Santanna, o cantador, defendeu o amigo, salientando a importância do artista para a música nordestina.

Santanna aproveitou a ocasião para criticar enfaticamente o que chamou de “engrenagem que quer tirar o forró da grade” das principais festas juninas da região.

Ele destacou a importância de preservar o São João sem cara de festival, como quer fazer Caruaru, pois essa festa carrega a identidade do Nordeste.