Projeto de Lei de Gonzaga Patriota torna obrigatório uso de câmera de marcha ré nos veículos
O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE) apresentou o Projeto de Lei nº 7643 que torna obrigatório o uso de câmera de marcha à ré nos veículos automotores de transporte de passageiros, do tipo utilitários esportivos, sedãs e picapes.
Patriota justifica que a medida irá diminuir o número de acidentes envolvendo carros em marcha ré e cita o exemplo dos Estados Unidos: “Problemas relacionados à falta de visibilidade traseira provocam cerca de 228 mortes e 17 mil feridos todos os anos nos Estados Unidos. Quase 100 crianças de um a cinco anos de idade morrem em acidentes deste tipo no país. Depois delas, os idosos aparecem como principais atingidas pelo problema, somando 33% das mortes”.
O parlamentar explica que o sistema funciona como uma pequena tela que oferece uma visão de 180° da parte traseira do carro quando a ré é engatada, o que pode prevenir colisões ou atropelamentos.
“A vantagem da câmera em relação aos sensores de estacionamento, por exemplo, é a possibilidade de visualizar pessoas ou objetos em movimento a grandes distâncias, o que aumenta a chance do motorista reagir a tempo de evitar a batida”, esclarece.
Especialistas de trânsito no Brasil já consideram incontestável a relação das câmeras de ré com a segurança de condutores e pedestres, embora acreditem que não seria uma medida adotada a curto prazo no País. Mas garantem que isso já foi enfrentado em relação ao uso de outros itens, como freios ABS, e que depois os condutores se habituam sem maiores problemas.
Os especialistas também garantem que a câmera de ré não é um equipamento caro.
Gonzaga Patriota ainda defende que, diante de todas essas ponderações, para melhorar a segurança no trânsito, seria interessante, no momento, começar a obrigatoriedade pelos veículos maiores, que trazem mais riscos de acidentes pela falta de visibilidade.