Paulo Câmara quer fortalecer entidades filantrópicas
Responsáveis pela administração de 14 Unidades de Pronto Atendimento (Upas) em Pernambuco, além de gerir vários hospitais estaduais, as entidades filantrópicas terão atenção “especial” no governo de Paulo Câmara (PSB), caso o socialista seja eleito. Essa foi a promessa feita pelo candidato na tarde de ontem, durante almoço promovido pela Federação das Misericórdias e Entidades Filantrópicas de Pernambuco (FEHOSPE), em parceria com o Sindicato dos Hospitais de Pernambuco (SINDHOSPE).
O Imip, entidade que administra quatro Upas e outros quatro hospitais em Pernambuco, pertence a família do ex-secretário estadual de Saúde, Antônio Figueira, que é um dos coordenador de campanha de Paulo. O candidato, inclusive, já prometeu a construção de três grandes hospitais e mais seis Upas. “Vamos empoderar as entidades filantrópicas para que possam manter e ampliar o seu trabalho. Vamos levar as propostas do setor e estudar a melhor maneira de incluí-las em nosso Programa de Governo. Desde já, assumimos um compromisso, que é o décimo terceiro repasse anual para as pequenas e médias entidades”, declarou o postulante.
Em 2012, o Tribunal de Contas do Estado recomendou que a Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) promovesse a fiscalização efetiva dos contratos de gestão e termos de parceria firmados entre o governo do Estado e as Organizações Sociais.
No Rio Grande do Norte, o Instituto Pernambucano de Assistência e Saúde (Ipas) foi alvo de investigação em 2012. A suspeita era de que a entedidade tinha inserido despesas fictícias nas prestações de contas apresentadas à Secretaria de Saúde de Pajuçara, onde administrava uma Upa. Atualmente, o Ipas administra a Upa Imbiribeira. (JC On Line)