Páscoa em São José do Belmonte fortalece vínculos das crianças com a família
A Páscoa teve um sabor especial para as crianças entre 06 e 14 anos atendidas pela rede municipal de ensino de São José do Belmonte. Durante a semana diversas atividades foram realizadas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (antigo PET).
O trabalho realizado pela a Secretária de Assistência Social tem como foco o combate a institucionalização e a segregação de crianças e adolescentes, e oportuniza o acesso às informações sobre direitos e participação cidadã.
Ocorrem por meio do trabalho em grupos ou coletivos e organizam-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária.
Os professores interagiram com os alunos através de várias brincadeiras, que aconteceram na Vila Delmiro, entre elas: corrida de saco, competição de danças e atividades educativas.
Segundo Maria das Dores Freitas, coordenadora do programa, 200 crianças são atendidas hoje na cidade, e funciona em dois turnos: das 07h30 ás 10h30 e das 14h ás 17h.
São desenvolvidas várias oficinas como a de bordado, crochê, boneca de pano, artesanato com jornais, garrafas pet entre outras.
A grande novidade é a oficina de Batuque. ‘Os instrumentos já foram comprados, e há uma grande expectativa pelo início das atividades nesta área’, relatou a coordenadora do programa.