Sem categoria

Para Eduardo, aumento do Bolsa Família corrige inflação

Por Nill Júnior

d14699da7d2fde56d323347b5b53eac6

O pré-candidato do PSB à presidência da República, Eduardo Campos, disse nesta quinta-feira (1º) que o aumento do Bolsa Família de 10% anunciado na quarta-feira (30) pela presidente Dilma Rousseff, foi uma forma de “reparar os efeitos sobre a renda do trabalhador de uma inflação que a presidente deixou chegar por meio dos alimentos”.

Eduardo chegou ao evento em comemoração ao Dia do Trabalho organizado pela Força Sindical em São Paulo com duas horas de atraso. Ele nem participou do ato político no qual discursou seu oponente tucano Aécio Neves. Em breve e tumultuada conversa com os jornalistas, o pré-candidato do PSB afirmou que o Brasil só vai voltar a crescer com um novo ciclo de aumento da renda, estabilidade e mudanças políticas.

“O Brasil entrou no caminho errado e para voltar vai precisar do ânimo e da mobilização do trabalhador”, disse Eduardo. Ele afirmou lamentar o fato de a presidente ter usado o horário nobre da televisão na noite de quarta-feira para tratar de questões que não foram resolvidas ao longo do governo.

Eduardo comentou ainda a afirmação de Dilma de que quer dialogar com os trabalhadores. “O movimento sindical vive reclamando do baixo diálogo com o governo. O Brasil precisa de diálogo com empresários, trabalhadores e estudantes para voltar a crescer” afirmou.

JC On Line

Outras Notícias

STJ garante continuidade de curso de medicina do Pronera em Pernambuco

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin, determinou a continuidade do curso de medicina ofertado a 80 alunos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), no campus Caruaru da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A decisão baseou-se na constatação de lesão à ordem pública, argumentando que o Judiciário havia […]

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin, determinou a continuidade do curso de medicina ofertado a 80 alunos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), no campus Caruaru da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A decisão baseou-se na constatação de lesão à ordem pública, argumentando que o Judiciário havia interferido indevidamente na execução de uma política pública federal de ensino e inclusão. A turma extra, iniciada em 2026, é resultado de uma parceria entre a UFPE e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), para ampliar o acesso à educação superior para beneficiários da reforma agrária.

A criação da turma extra de medicina e a seleção dos estudantes foram formalizadas por meio de uma resolução e um edital. Contra essas medidas, um vereador ingressou com ação popular, alegando violação à moralidade administrativa, isonomia, impessoalidade e igualdade de acesso e permanência na escola. Embora os efeitos da resolução e do edital tenham sido suspensos por liminar, a UFPE e o Incra recorreram, permitindo a continuidade da seleção e o início do ano letivo.

Posteriormente, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) acatou parcialmente um agravo de instrumento, determinando a interrupção das atividades ao final do primeiro semestre letivo. As autarquias federais, ao recorrerem ao STJ, sustentaram que houve uma interferência indevida na organização e no funcionamento da administração pública.

Argumentaram que a turma especial, oriunda de um regular processo administrativo com um termo de execução descentralizada de R$ 18,6 milhões a cargo do Incra e com a participação de estudantes de todo o país, estava sendo prejudicada.

Em sua análise, o presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, pontuou que a decisão do TRF-5 caracterizou lesão à ordem pública. Ele destacou que o Poder Judiciário, ao desconsiderar a presunção de legitimidade dos atos administrativos, interveio na execução de uma política pública federal consolidada há quase três décadas.

O ministro Herman Benjamin ressaltou que o Pronera, política pública de inclusão voltada à ampliação do acesso à educação formal para beneficiários da reforma agrária, tem abrangência nacional. A turma especial de medicina, em particular, atende ao princípio da igualdade de condições no acesso ao ensino, beneficiando 80 estudantes de diversas regiões do país.

A atuação futura desses profissionais está voltada para atender áreas historicamente desassistidas e com difícil acesso a serviços de saúde. O ministro enfatizou que a ordem pública, neste caso, deve ser vista sob a perspectiva de uma política de inclusão em benefício de toda essa turma de estudantes de medicina.

O ministro Herman Benjamin também considerou o cronograma das atividades acadêmicas. Ele observou que as aulas do segundo semestre do curso estão previstas para iniciar em 10 de agosto. Para viabilizar a oferta de disciplinas, matrículas, logística, definição de salas, laboratórios, insumos e alocação de professores, a administração da universidade necessita de um prazo de 60 a 90 dias.

Dessa forma, o presidente do STJ avaliou que a manutenção da decisão do TRF-5 colocaria em risco a organização administrativa da UFPE, reforçando a configuração de lesão à ordem pública. A decisão garante, assim, a continuidade dos estudos para os 80 alunos da turma extra.

Humberto Costa passa por procedimento cardiovascular

O senador Humberto Costa (PT) passou por um procedimento cardiovascular para colocar um “stent”. Esse tipo de equipamento coronário é utilizado em praticamente todos os procedimentos de angioplastia, funcionando como um pequeno espiral metálico expansível. Ele é inserido na área recém-aberta da artéria para ajudar a evitar que ela se estreite ou se feche novamente. […]

O senador Humberto Costa (PT) passou por um procedimento cardiovascular para colocar um “stent”.

Esse tipo de equipamento coronário é utilizado em praticamente todos os procedimentos de angioplastia, funcionando como um pequeno espiral metálico expansível.

Ele é inserido na área recém-aberta da artéria para ajudar a evitar que ela se estreite ou se feche novamente.

O procedimento aconteceu ontem (26/05) e ele já está em casa. As informações são do Blog Cenário.

PCPE realiza operação para combater crimes sexuais contra crianças e adolescentes em Santa Maria da Boa Vista

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), por meio da 210ª Circunscrição Policial de Santa Maria da Boa Vista, deflagrou mais uma Operação de Polícia Judiciária denominada “PREDADOR”, com foco no combate aos crimes sexuais praticados contra crianças e adolescentes no município de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do São Francisco. Segundo postagem da […]

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), por meio da 210ª Circunscrição Policial de Santa Maria da Boa Vista, deflagrou mais uma Operação de Polícia Judiciária denominada “PREDADOR”, com foco no combate aos crimes sexuais praticados contra crianças e adolescentes no município de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do São Francisco.

Segundo postagem da PCPE nas redes sociais, a ação foi resultado de investigação conduzida pela unidade policial, culminando no cumprimento de 05 mandados de busca e apreensão contra 03 investigados.

Durante as diligências, foram apreendidos dispositivos eletrônicos, computadores, celulares, além de armas de fogo, munições e acessórios de uso ilícito.

Materiais apreendidos:

▪️ 01 pistola calibre .380

▪️ 01 espingarda calibre 12

▪️ 123 munições de diversos calibres

▪️ 03 carregadores calibre .380 ACP

Também foi realizada a prisão em flagrante de um investigado pela posse irregular das armas e munições apreendidas. O homem permanece à disposição da Justiça.

Mais de 100 famílias da Cohab I, em Arcoverde, recebem títulos de propriedade

Mais do que um teto, a segurança jurídica da própria casa. Nesta quarta-feira (27), a partir das 15h, o Esporte Clube Arcoverde será o cenário de uma transformação social aguardada há anos por moradores da Cohab I (antigo Loteamento Santa Terezinha). Através do programa Moradia Legal e integrando as ações da Semana Solo Seguro, a […]

Mais do que um teto, a segurança jurídica da própria casa. Nesta quarta-feira (27), a partir das 15h, o Esporte Clube Arcoverde será o cenário de uma transformação social aguardada há anos por moradores da Cohab I (antigo Loteamento Santa Terezinha).

Através do programa Moradia Legal e integrando as ações da Semana Solo Seguro, a Prefeitura de Arcoverde e o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) realizam a entrega oficial de 140 títulos de propriedade.

A solenidade será liderada pelo prefeito Zeca Cavalcanti (Podemos), contando com a presença de representantes do TJPE, do Núcleo de Regularização e Demandas Judiciais Fundiárias (NUREF), além de secretários municipais, vereadores e as famílias beneficiadas.

O programa Solo Seguro, chancelado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), atua como uma ferramenta permanente de inclusão e ordenamento urbano.

Segundo a Secretaria de Planejamento e Projetos de Arcoverde, a iniciativa é estratégica: transforma ocupantes históricos em proprietários legais por meio da entrega gratuita e simplificada dos registros.

“A regularização fundiária não é apenas um papel; é o passaporte para o mercado formal, permitindo que essas famílias tenham acesso a linhas de crédito, valorização imobiliária e, acima de tudo, a dignidade de dizer ‘isto é meu'”, pontua o prefeito.

A força-tarefa por trás do evento envolve uma articulação robusta entre diferentes esferas públicas e privadas.

Além do Governo Municipal e do TJPE, participam do projeto o programa Registro para Todos, a Associação dos Notários e Registradores de Pernambuco (ANOREG/PE) e o Moradia Legal Pernambuco.

O Governo do prefeito Zeca Cavalcanti projeta que, até o encerramento deste ano, outras 400 famílias sejam contempladas com escrituras definitivas, desta vez por meio do programa Morar Bem, em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco.

Informações: A Folha das Cidades.

Sandrinho defende teto pactuado entre AMUPE e MP para definir Expoagro

No Debate das Dez, dentro do Manhã Total da Rádio Pajeú desta quarta-feira(27), a comunicadora Juliana Lima recebeu o prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, que falou sobre os desafios para montar a grade de atrações da 20ª Expoagro. Durante a entrevista, Sandrinho destacou que a gestão seguiu as recomendações do TCE/PE, Ministério Público […]

No Debate das Dez, dentro do Manhã Total da Rádio Pajeú desta quarta-feira(27), a comunicadora Juliana Lima recebeu o prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, que falou sobre os desafios para montar a grade de atrações da 20ª Expoagro.

Durante a entrevista, Sandrinho destacou que a gestão seguiu as recomendações do TCE/PE, Ministério Público e AMUPE, respeitando o teto estabelecido para contratação de artistas. O prefeito afirmou que muitos pedidos da população envolviam atrações com cachês entre R$ 600 mil e R$ 1 milhão, valores considerados fora da realidade definida pelos órgãos de controle.

Segundo Sandrinho, mesmo com as limitações, a prefeitura trabalhou para garantir uma grande festa, buscando atrações dentro do planejamento financeiro e da estratégia de governança do município.

Susto com pneumonia

Sandrinho Palmeira falou sobre seu estado de saúde após passar vários dias internado no Hospital Regional Emília Câmara com um quadro grave de pneumonia.

Sandrinho revelou que teve mais de 90% do pulmão direito comprometido e admitiu que demorou para procurar atendimento médico, acreditando inicialmente se tratar de uma gripe ou virose. O prefeito destacou a gravidade do quadro, a necessidade de troca de antibióticos durante o tratamento e agradeceu ao atendimento recebido no Hospital Regional Emília Câmara.

Mesmo enfrentando dificuldades e ainda em recuperação, realizando fisioterapia e seguindo orientações médicas, Sandrinho afirmou que segue trabalhando normalmente.