Sem categoria

Os problemas, as ações, as conquistas e o atendimento no HREC, em pauta hoje no Debate das Dez da Pajeú

Por Nill Júnior

J

Para falar sobre as ações executadas na sua gestão nos últimos sete meses desde quando assumiu a diretoria do Hospital Regional Emília Câmara, Viviane Zuza esteve hoje nos estúdios da Pajeú.

Acompanhe abaixo alguns trechos da entrevista:

Anseios da população e equipe médica       

O que a população mais anseia é a presença de médicos, não só o clinico geral, mas os especialistas na unidade, a presença dos medicamentos para que este paciente não venha a ser transferido para outro município por falta de recursos, humanos e de insumos.

Então hoje a gente tem uma equipe médica completa, quando a gente fala equipe médica completa, esta se falando de no mínimo dois clínicos por plantão, um pediatra, um cirurgião, um ortopedista, um ou dois obstetras e o anestesista, então a gente trabalha com essa equipe mínima, de segunda a quinta-feira.

A média de médicos do hospital de segunda a quinta-feira é de sete médicos por plantão, existindo ainda uma deficiência aos finais de semana.

Para resolver este problema secretario estadual de saúde junto com o governador Eduardo Campos vem trabalhando para suprir essa necessidade, então estamos com a seleção simplificada, que tem as inscrições até hoje (29), podendo ser feita através do site da Secretaria ou de forma presencial, fora o concurso médico que houve no ano passado, onde recebemos oito médicos, inclusive ortopedistas, pediatras e um cirurgião. Na seleção simplificada, temos três vagas de tocoginecologista que é justamente para preencher o plantão, sexta, sábado e domingo e três vagas de ortopedista também para os finais de semana.

Pra gente ter uma ideia, pediatra que era uma das grandes dificuldades da região, que até então a gente só tinha a Dra. Márcia fazendo atendimento do Hospital e da Casa de Saúde, o que terminava tendo uma sobre carga muito grande para a profissional, hoje nos temos pediatra no Hospital de segunda a sexta, todos os dias e apenas dois finais de semana por mês não temos.

Esse pedido que a secretaria fez disponibilizando esta seleção para o HREC, foi justamente um pedido nosso, para que venha completar a equipe fazendo assim com que se tenha encaminhamentos apenas para casos que não possamos resolver, mas fora isso a gente esta com a equipe completa de domingo a domingo.

Baixa nas reclamações

O apoio da equipe tem sido primordial para que a coisa ande, estamos todos empenhados em fazer com que tudo dê certo.

Não é só o médico que esta ali na unidade, mas toda a equipe, desde o maqueiro que é quem recebe o paciente lá na porta do hospital.

Endoscopia

O aparelho esta funcionando, o problema da marcação da endoscopia, na verdade como alguns dos serviços do ambulatório do hospital, é que o Estado não está mais investindo no ambulatório dentro do Hospital Regional, nosso foco hoje é o atendimento de emergência até porque os atendimentos ambulatoriais serão realizados na UPAe, após sua inauguração.

Então nos temos todas as terças-feiras o Dr. Eduardo fazendo 30 endoscopias, mas a gente não pode dizer que este exame é apenas para o município de Afogados da Ingazeira, porque a gente tem que lembrar que o hospital é regional, ele pertence a doze municípios da X Geres, todos os exames de endoscopia que são na média de 120 exames por mês é dividido por cotas para os municípios e ai a marcação é feita pela Secretaria de Saúde do município, atendendo as cotas disponibilizadas pela unidade.

Implantação da UPAe

Acredito que com a vinda do Mais Médicos, a parte da emergência a gente já melhorou significativamente principalmente aqueles pacientes que eram para estar procurando a atenção básica, para mostrar o resultado de um exame, ou estar solicitando a realização de um exame , ou renovando uma receita. Isto já mudou muito, com a vinda da UPAe, eu acredito que iremos ter uma melhora no atendimento da emergência, mas não vai ser um número tão significativo em relação ao Mais Médicos, a UPAe não vai trabalhar com o atendimento de emergência, esse é o nosso perfil principal hoje.

Investimentos da Secretaria Estadual  de Saúde

Foram conseguidos através da Secretaria Estadual de Saúde, oito médicos especialistas mais seis médicos clínicos, conseguimos implantar o serviço de fisioterapia para os pacientes internados, de segunda a sexta-feira, a placa de sinalização que a gente conseguiu refgormar, organizar e dar uma reformada na fachada do hospital, ar condicionado em todas as observações da emergência e outas coisas mínimas que tem dado um bom resultado, ainda estamos tentando autorização da Secretaria Estadual de Saúde nesta próxima semana para a implantação do acolhimento com a classificação de risco, aguardando a emergência odontológica, teremos no dia 4 de fevereiro um curso de humanização com parceria da X Geres, justamente para que se possa incentivar a melhorar a questão do lidar, do tratar com a população, fizemos também um treinamento semana passada do dia 20 até o dia 24 ministrado pelo Dr. Pedro Henrique, cardiologista, onde capacitamos todos os profissionais médicos, além da equipe de enfermagem, para o uso de duas medicações recebidas, através da Secretaria Estadual de Saúde, que são os trombolíticos, medicação utilizada em paciente com infarto agudo do miocárdio,  essa medicação dá uma sobrevida ao pacientes enorme, ela não evita que o paciente seja transferido mas sim que o paciente venha a falecer por complicações deste infarto, é uma medicação cara que a gente tem no HREC, uma ampola custa 5,6 mil e a outra 4,2 mil, e a gente tinha que capacitar os profissionais, inclusive a Secretaria Estadual de Saúde, elogiou o nosso trabalho, a Secretaria mesmo estava capacitando através de videoconferência mas nós fomos o primeiro hospital a fazer a própria capacitação com os funcionários todos os dias para conseguir pegar todas as equipes.

Transferências

Em questão as transferências, somos considerados um hospital de médio porte, apesar de nos termos plantões como hoje com sete médicos, mas a estrutura é de médio porte e as vezes apesar de ter um obstetra de plantão e sermos referência em parto de risco habitual ou de baixo risco, se o parto é prematuro, nos não temos berçário, não temos UTI Neonatal, então existe a indicação da transferência, no caso de um paciente que precise de UTI, nos não temos, então há a necessidade de se encaminhar para a UTI de Serra Talhada ou Garanhuns.

Geralmente a indicação da transferência são para unidades altamente especializadas, para hospitais que não sejam de médio porte.

Acidentes de motos

Essa questão de acidente de moto, se você fizer um levantamento na unidade hoje, praticamente todos os dias chegam pacientes por conta disso, geralmente aos finais de semana esse número aumenta consideravelmente e a gravidade das lesões também, porque vem sempre associada com o consumo do álcool, se você olhar a maioria das transferências por trauma são ocasionadas por esta modalidade de acidentes, de moto e acidente automobilístico também.

Índice de atendimento

Geralmente uma média de 180 pacientes são atendidos no HREC todos os dias, alguns dias esse número aumenta, mas isso não quer dizer que são todos graves.

Informações

Gostaria de informar que estamos aguardando a equipe da engenharia clinica com a arquiteta da Secretaria Estadual de Saúde, para ver a questão de reforma no hospital, em relação aos quatro leitos de saúde mental, que a gente já tem autorização para estar implantando, aprovação de verba no valor de 100mil para a reforma do ambulatório de ginecologia, construção do Centro de Parto Normal no HREC, que faz parte da Rede Cegonha e ampliação do centro obstétrico, tudo através do Ministério da Saúde.

Ainda fomos informados que dos hospitais de Pernambuco que enviaram projetos para o Ministério da Saúde, apenas dois foram contemplados, o HREC  e o Hospital Regional de Limoeiro (PE).

Clique aqui e ouça o Debate na íntegra

Do Portal Pajeú Rádio Web

 

Outras Notícias

Após articulação iniciada em 2023, Duque comemora edital para recuperação da PE-430 em São José do Belmonte

O deputado estadual Luciano Duque (Podemos) comemorou a publicação do edital para a recuperação da PE-430, importante rodovia que liga São José do Belmonte e beneficia toda a região do Sertão pernambucano. A obra é uma demanda defendida pelo parlamentar desde 2023 junto ao Governo de Pernambuco. Ao longo dos últimos anos, Luciano Duque realizou […]

O deputado estadual Luciano Duque (Podemos) comemorou a publicação do edital para a recuperação da PE-430, importante rodovia que liga São José do Belmonte e beneficia toda a região do Sertão pernambucano. A obra é uma demanda defendida pelo parlamentar desde 2023 junto ao Governo de Pernambuco.

Ao longo dos últimos anos, Luciano Duque realizou articulações, apresentou solicitações e acompanhou de perto o andamento do pleito, destacando a necessidade de investimentos na rodovia para garantir melhores condições de tráfego e impulsionar o desenvolvimento regional.

Para o deputado, a publicação do edital representa um passo decisivo para transformar uma reivindicação histórica da população em realidade.

“A recuperação da PE-430 significa mais segurança, melhores condições de mobilidade e mais oportunidades de desenvolvimento para São José do Belmonte e todo o Sertão”, destacou.

Luciano Duque ressaltou ainda que a conquista é resultado da união de esforços entre a população, lideranças locais e o Governo do Estado, reforçando seu compromisso de continuar trabalhando por investimentos estruturadores que promovam mais qualidade de vida para os pernambucanos.

Giba Ribeiro comemora entrega de novo veículo para Assistência Social

O prefeito de Flores, Gilberto Ribeiro, participou na segunda-feira 15, no Palácio do Campo das Princesas, em Recife, da cerimônia de entrega de novos veículos destinados à rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), promovida pelo Governo de Pernambuco. Na ocasião, o município de Flores foi contemplado com um novo veículo que irá reforçar […]

O prefeito de Flores, Gilberto Ribeiro, participou na segunda-feira 15, no Palácio do Campo das Princesas, em Recife, da cerimônia de entrega de novos veículos destinados à rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), promovida pelo Governo de Pernambuco.

Na ocasião, o município de Flores foi contemplado com um novo veículo que irá reforçar os serviços prestados pela Secretaria de Assistência Social, ampliando a capacidade de atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade e garantindo mais agilidade, segurança e dignidade às ações desenvolvidas pelo SUAS.

O prefeito Gilberto Ribeiro destacou a importância da parceria entre o Governo do Estado e os municípios pernambucanos e agradeceu à governadora Raquel Lyra pelo apoio recebido.

“Flores está levando para casa um veículo novo para fortalecer a nossa assistência social. Esse reforço na frota vai ampliar significativamente a nossa capacidade de atendimento, garantindo mais agilidade, segurança e dignidade para as famílias que mais precisam do suporte do SUAS. Parcerias sólidas constroem grandes resultados, e o trabalho focado no bem-estar e no cuidado com a nossa população é prioridade máxima”, afirmou o gestor.

 

João Campos participa do lançamento da Frente das Oposições de Arcoverde

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco João Campos (PSB) participou, na noite desta terça-feira (16), do lançamento da Frente das Oposições de Arcoverde, no Sertão. O grupo reúne lideranças políticas do município, entre elas o presidente da Câmara, Luciano Pacheco, as ex-prefeitas Madalena Britto, Erivânia Camelo e Rosa Barros, além do ex-prefeito Julião Guerra. Durante […]

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco João Campos (PSB) participou, na noite desta terça-feira (16), do lançamento da Frente das Oposições de Arcoverde, no Sertão. O grupo reúne lideranças políticas do município, entre elas o presidente da Câmara, Luciano Pacheco, as ex-prefeitas Madalena Britto, Erivânia Camelo e Rosa Barros, além do ex-prefeito Julião Guerra.

Durante o encontro, João Campos destacou sua agenda de diálogo com lideranças e moradores do Estado e voltou a mencionar a aliança política com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Nós estamos só começando essa caminhada. Ela vai ser travada nas ruas, conversando com as pessoas, fazendo a política escutar para entender onde está doendo, onde o sapato está apertando”, afirmou.

O evento também contou com a presença do pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), do senador Humberto Costa (PT), do deputado estadual Diogo Moraes (PSB), de prefeitos da região e de dirigentes partidários. As lideranças locais defenderam a atuação conjunta da oposição no município e apresentaram críticas às gestões estadual e municipal.

62%: aprovação de Raquel Lyra permanece estável e desaprovação recua, aponta pesquisa Múltipla

A pesquisa Múltipla divulgada nesta quarta-feira (17) mostra que a avaliação do governo da governadora Raquel Lyra manteve estabilidade entre maio e junho, com leve redução dos índices negativos e crescimento do percentual de entrevistados sem opinião formada. Segundo o levantamento, 62% dos pernambucanos aprovam a gestão da governadora, enquanto 26% desaprovam. Outros 12% não […]

A pesquisa Múltipla divulgada nesta quarta-feira (17) mostra que a avaliação do governo da governadora Raquel Lyra manteve estabilidade entre maio e junho, com leve redução dos índices negativos e crescimento do percentual de entrevistados sem opinião formada.

Segundo o levantamento, 62% dos pernambucanos aprovam a gestão da governadora, enquanto 26% desaprovam. Outros 12% não opinaram.

Na comparação com a pesquisa realizada em maio, os números apontam estabilidade dentro da margem de erro. A aprovação passou de 63% para 62%, enquanto a desaprovação caiu de 30% para 26%. Já o percentual dos que não opinaram cresceu de 7% para 12%.

Quando os entrevistados foram questionados sobre a classificação da gestão estadual, 13% consideraram o governo ótimo, 31% bom, 35% regular, 5% ruim e 11% péssimo. Outros 5% não responderam.

Agrupando os conceitos positivos, a soma de ótimo e bom alcança 44%, enquanto os conceitos negativos, formados por ruim e péssimo, chegam a 16%. O grupo que considera a administração regular representa 35% dos entrevistados.

Em relação ao levantamento de maio, houve crescimento de três pontos percentuais na avaliação positiva, que passou de 41% para 44%. A avaliação regular permaneceu praticamente estável, variando de 36% para 35%. Já a avaliação negativa caiu de 19% para 16%. O percentual de entrevistados sem opinião passou de 4% para 5%.

Os números sugerem que, entre maio e junho, a gestão Raquel Lyra apresentou melhora nos indicadores de avaliação qualitativa, com aumento da percepção positiva e redução das avaliações negativas. Na aprovação administrativa, o cenário permaneceu estável, mantendo um índice superior a 60% e registrando queda na desaprovação.

Dados da pesquisa

A pesquisa tem o número de identificação PE – 02553/2026. Tem trabalho de campo entre 13 e 16 de junho, com 1.070 entrevistas. A margem de erro de 3% para mais ou para menos.

TRE nega liminar do MDB e mantêm pesquisa Múltipla

Triste fim do partido que já teve como expoente no auge o ex-governador Jarbas Vasconcelos. O MDB virou uma sub legenda do PSB no Estado. Sem ter agenda ou ocupação prática,  o partido se presta a esse papel ridículo, tal qual ventríloco de quem manda ou papagaio de pirata. Para poupar o PSB do desgaste […]

Triste fim do partido que já teve como expoente no auge o ex-governador Jarbas Vasconcelos. O MDB virou uma sub legenda do PSB no Estado.

Sem ter agenda ou ocupação prática,  o partido se presta a esse papel ridículo, tal qual ventríloco de quem manda ou papagaio de pirata.

Para poupar o PSB do desgaste de tentar vetar o acesso à informação da sociedade pernambucana previsto na Constituição,  tentou barrar a divulgação da pesquisa Múltipla. Mais uma vez,  deu com os burros n’água.

O desembargador eleitoral Fernando Braga Damasceno negou a liminar com os mesmos argumentos pelos quais o TRE restabeleceu a divulgação da pesquisa anterior: concluiu que os documentos apresentados pelo Múltipla demonstraram sua espertize e capacidade para realizar a pesquisa, assim como a parceria histórica com o blog.

Na ação, o MDB alegava que “a pesquisa apresentava irregularidades que comprometeriam sua credibilidade”.

Mas, ao analisar o caso, o magistrado entendeu que não ficou demonstrada a probabilidade do direito alegado pelo partido. A decisão destaca que o Instituto Múltipla apresentou documentos que provam sua capacidade e competência técnica para realizar pesquisas.

Diante disso, o TRE-PE indeferiu o pedido liminar para retirada da pesquisa dos meios de divulgação.

Triste fim, MDB…