Sem categoria

No interior, cidades como Arcoverde e Garanhuns tem comércio fechado.

Por Nill Júnior

Em Serra e Afogados, apesar do receio de ações criminosas, comércio abre. Petrolina é exceção com clima relativamente tranquilo.

Com a greve da PM, a onda de boatos de ações criminosas e o receio por parte principalmente do comércio aumenta no interior. Em Arcoverde, o comércio está praticamente fechado por conta do medo do Comércio. A CDL já contabiliza prejuízos. Policiais do Terceiro Batalhão aderiram ao movimento. Em Serra Talhada, houve rumores de arrastão, mas o comércio abriu normalmente.

Comércio de Arcoverde de portas fechadas. Foto: Blog do Magno
Comércio de Arcoverde de portas fechadas. Foto: Blog do Magno

Em Garanhuns, também houve boataria pela manhã e o comércio foi fechado. Vitória de Santo Antão, Gravatá, Caruaru, Toritama e Santa Cruz são algumas das cidades em que os estabelecimentos foram fechados. Em Garanhuns, as agências bancárias tiveram o atendimento suspenso.

Em cidades do Pajeú, houve boataria de possíveis ações, mas nenhuma ocorrência grave foi registrada. O comércio abriu na maioria das cidades. Em algumas delas entretanto, bancos estiveram fechados.

Comércio de Caruaru fechado
Comércio de Caruaru fechado

O Major Marcos Barreto garantiu que  os serviços essenciais de segurança serão mantidos em Afogados da Ingazeira e cidades do 23º BPM. Atendimento de urgência com unidades como GATI, Polígono, viaturas em corredores bancários, segurança nas cadeias estão garantidos com base no que ouviu da tropa.

com
Garanhuns

Em Petrolina comércio abre normalmente: Das cidades maiores do interior, a  exceção é  Petrolina, onde apesar do clima de relativa preocupação, o comércio abriu as portas normalmente. A Prefeitura ampliou o número de guardas municipais nas ruas. Agora a pouco, a Rádio Jornal noticiou que a cidade vive tranquilidade.

Em Petrolina, lojas abriram normalmente
Em Petrolina, lojas abriram normalmente

Outras Notícias

Criação suspeita de fundo de R$ 2,5 bi: CNJ afasta Gabriela Hardt, ex-juíza da Lava Jato, por 2 anos

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu que a juíza federal Gabriela Hardt deve ser afastada de suas funções por dois anos. A magistrada atuou como substituta de Sergio Moro na 13ª Vara Federal de Curitiba durante a Operação Lava Jato. A decisão foi tomada na tarde desta terça-feira (4/8), durante sessão do colegiado. Os […]

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu que a juíza federal Gabriela Hardt deve ser afastada de suas funções por dois anos. A magistrada atuou como substituta de Sergio Moro na 13ª Vara Federal de Curitiba durante a Operação Lava Jato.

A decisão foi tomada na tarde desta terça-feira (4/8), durante sessão do colegiado.

Os conselheiros também decidiram, por unanimidade, prorrogar por mais 180 dias o processo administrativo disciplinar (PAD) que investiga a magistrada pela homologação do acordo que previa destinar cerca de R$ 2,5 bilhões para a criação de uma fundação ligada à Lava Jato.

O caso teve origem em 2018, quando a Petrobras firmou um acordo com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos e outras autoridades para encerrar investigações no exterior. Parte dos recursos deveria ser destinada ao Brasil.

Em janeiro de 2019, Gabriela Hardt homologou o acordo firmado entre a força-tarefa da Lava Jato e a Petrobras, que previa a criação de uma fundação de direito privado, sediada em Curitiba, para administrar os recursos.

A apuração foi aberta pelo CNJ em 2024, após uma inspeção da Corregedoria Nacional de Justiça apontar supostas irregularidades na homologação do acordo.

A iniciativa foi alvo de críticas porque a destinação do dinheiro teria sido definida sem a participação da União e pela possibilidade de integrantes da força-tarefa influenciarem a gestão da fundação.

Antes que a fundação fosse criada, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu os efeitos do acordo e impediu a transferência dos recursos.

O PAD apura se Gabriela Hardt atuou de forma coordenada para viabilizar o acordo. A magistrada nega irregularidades.

 

Pedro Alves acompanha início das obras na Praça Antônio Rabelo

O prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, acompanhou na manhã desta terça-feira o início das obras de revitalização da Praça Antônio Rabelo. A ação promete transformar completamente o principal espaço público da cidade. A intervenção contempla uma ampla requalificação da Praça da Igreja Matriz e da Praça dos Eventos, que passarão a ser integradas em […]

O prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, acompanhou na manhã desta terça-feira o início das obras de revitalização da Praça Antônio Rabelo.

A ação promete transformar completamente o principal espaço público da cidade.

A intervenção contempla uma ampla requalificação da Praça da Igreja Matriz e da Praça dos Eventos, que passarão a ser integradas em um único complexo urbano.

“Estamos iniciando uma obra que representa um novo momento para Iguaracy. Mais do que uma reforma, estamos construindo um espaço moderno, bonito e acolhedor, que será motivo de orgulho para todos os iguaracienses. A população pode acompanhar de perto cada etapa dessa transformação através de nossas redes sociais, porque o resultado será um novo cartão-postal para a nossa cidade”, afirmou Dr. Pedro Alves.

O projeto prevê novo paisagismo, melhorias na mobilidade, espaços de convivência, área destinada aos eventos e uma integração entre as duas praça.

Artistas do Pajeú recebem votos de aplauso na Assembléia Legislativa de Pernambuco

Ação reforça o valor histórico e artístico de artesãos, músicos e coletivos pajeuzeiros para a cultura de Pernambuco; ação foi articulada pelo jornalista e produtor afogadense Leonardo Lemos Um território com mais de três séculos de histórias e tradições, que fortalece como poucos a identidade pernambucana: assim é o Pajeú Pernambucano, uma das mais importantes […]

Ação reforça o valor histórico e artístico de artesãos, músicos e coletivos pajeuzeiros para a cultura de Pernambuco; ação foi articulada pelo jornalista e produtor afogadense Leonardo Lemos

Um território com mais de três séculos de histórias e tradições, que fortalece como poucos a identidade pernambucana: assim é o Pajeú Pernambucano, uma das mais importantes microrregiões do Estado. Com forte tradição na literatura, artesanato e cultura popular, a região foi motivo de Voto de Aplausos na Assembléia Legislativa de Pernambuco na última sessão antes do recesso, ocorrido em junho de 2026.

O voto de aplauso é uma homenagem oficial, um reconhecimento público e uma manifestação simbólica de louvor concedida pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco e tem por finalidade celebrar pessoas, grupos, entidades, empresas ou eventos de destaque que prestaram serviços relevantes ou deram contribuições importantes para a sociedade pernambucana.

Aprovado no Plenário, os certificados começaram a ser enviados para os artistas em julho, pelos correios, sob proposição da Deputada Dani Portela (PT) a partir da articulação do jornalista afogadense Leonardo Lemos.

Os artistas celebrados representam peças fundamentais da cultura pajeuzeira e foram encontrados a partir de pesquisas realizadas pelo jornalista: “Há dois anos estamos realizando um mapeio do artesanato, daí a necessidade de homenagear nomes como a família Teles, de Calumbi, ou Dona Edenairan, de Triunfo. Pessoas que produzem uma arte genuína e celebrada fora de Pernambuco. A família de Seu Teles, inclusive, fez os acessórios em couro da novela Filhos do Sol. Isso é muito significativo”, reflete Leonardo.

Além de artesanato, a lista ainda contempla povos tradicionais, pífanos, cocos de roda e filarmônicas. “Como pesquisador, articulei nomes que hoje são fundamentais para a identidade cultural de Pernambuco. São nomes que representam resistência, porque há anos produzem cultura e memória sem o devido reconhecimento, mas também originalidade, que na minha percepção é o que faz o sertão ser tão mágico: nós produzimos encantamento nas pessoas porque somos originais em tudo, dos sabores aos fazeres, passando pela dança, artes, música e até memória”, descreve.

A seguir a lista dos 14 agraciados e suas respectivas regiões (a íntegra da homenagem está no link https://www.alepe.pe.gov.br/Flip/pubs/diario-oficial-2026-06-16/Flip.pdf, página 21):*

“Ilê Asé Oju Ty Olorum” e Pai Gonzaga, de Calumbi (PE), terreiro de Candomblé e Jurema com mais de 30 anos;

“Pífano Travessão do Caroá” e Mestre Dezinho, de Carnaíba (PE), grupo quilombola centenário de Pifano que roda o Estado em romarias e festas religiosas;

“Seu Sebastião Gonçalo”, do quilombo Abelhas Carnaíba (PE), exímio testemunha e brincante do Coco de Roda nos Sertões;

“Samba de Coco Cachoeira da Onça” e Mestra Joana, de Custódia (PE), guardiões da tardição do Coco de Roda nos quilombos de Quitimbu, área de onde saíram os cocos Negras e Negros (Afogados) e Calixto / Raízes (Arcoverde);

“Coco Negras e Negros do Leitão, de Afogados da Ingazeira (PE), Patrimônio Vivo de PE desde 2023;

“Mestre Seu Neném (Eufrázio), ícone de artesanato em couro de Serra Talhada (PE);

“Mestre Chico Santeiro”, Patrimônio Vivo e ícone de artesanto em madeira e peças religiosas de Triunfo (PE);

Historiadora “Diana Rodrigues Lopes”, de Triunfo (PE);

“Família Teles” (Seu Pedro Teles, Luiz Teles e Louro Teles), clã que há décadas atua em Calumbi (PE) com peças de couro e, inclusive, foi fornecedora de acessórios da novela da TV Globo “Filhos do Sol” (2026);

“Banda de Pífanos Santo Antônio de Carnaíba” e Mestre Antônio Pedro, grupo com 124 anos de existência em Carnaíba (PE);

“Samba de Coco Águas Claras”, grupo histórico cediado em Triunfo (PE);

“Banda Isaías Lima”, centenário grupo de música de Triunfo (PE);

“Filarmônica Santo Antônio”, também centenária formação musical do município de Carnaíba (PE);

Mestra “Edenairan Lima”, artesã e agricultora de Triunfo (PE), que possui uma diversa produção de artesanato junto a suas filhas.

MAIS HOMENAGENS

Os votos de aplauso se transformam num diploma que é enviado para a casa ou sede dos artistas / grupos durante o mês de julho. “Com esses diplomas, os candidatos podem melhorar suas comprovações artísticas e concorrer a prêmios com PNAB ou Patrimônio Vivo”, destaca Leonardo.

Para além da homenagem na Assembleia Legislativa, a deputada Dani Portela, que foi a requerente dos votos, promoverá dois encontros com esses artistas para roda de diálogo e entregas de placas comemorativas simbólicas.

Os encontros serão realizados dia 7/8, sexta, no Quilombo Leitão da Carapuça (Afogados da Ingazeira), a partir das 19h; e 8/8, sábado, no Museu do Cangaço (Serra Talhada), a partir das 14h: ambos com entrada gratuita.

Juntam-se aos homenageados os seguintes artistas e coletivos: Coletivo Cabras de Lampião (Dança e teatro); Mestra Ivanilde Nogueira (Artesanato); Grupo de Artesanato de Serra Talhada (GAST) e Coletivo Fridas Brechó (artes integradas) em Serra Talhada. Já em Afogados da Ingazeira, juntam-se: o coletivo Xerém Cultural (Artes integradas e formação), a Batucada Feminista do Sertão do Pajeú (música) e o mestre José Gonçalo da Silva (coco de roda).

Governo Trump anuncia ter revogado visto da embaixadora do Brasil nos EUA

Do G1 Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira (4) que revogaram o visto da embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Ribeiro Viotti. Segundo o Departamento de Estado, a medida é uma resposta à demora das autoridades brasileiras em conceder o aval diplomático para que Daniel Perez assuma a embaixada dos EUA no Brasil. O […]

Do G1

Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira (4) que revogaram o visto da embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Ribeiro Viotti. Segundo o Departamento de Estado, a medida é uma resposta à demora das autoridades brasileiras em conceder o aval diplomático para que Daniel Perez assuma a embaixada dos EUA no Brasil.

O Departamento de Estado afirmou que a revogação do visto não significa a expulsão da diplomata. Segundo o governo americano, ela poderá permanecer nos Estados Unidos, mas sem um visto válido.

O órgão disse ainda que o visto poderá ser restabelecido caso o Brasil conceda o aval diplomático ao novo embaixador americano.

Perez foi indicado ao cargo em junho. Há duas semanas, a indicação dele recebeu o aval de uma comissão do Senado dos EUA, mas ainda precisa ser aprovada pelo plenário da Casa.

Além disso, pela tradição diplomática, antes de um embaixador assumir o posto, o país que irá recebê-lo precisa autorizar a indicação. Segundo o Departamento de Estado, o Brasil ainda não concedeu esse aval.

O governo americano alega que as autoridades brasileiras sinalizaram que a autorização só deve ser dada após as eleições presidenciais de outubro.

O Itamaraty não havia comentando o anúncio até a última atualização desta reportagem.

Miguel Coelho anuncia apoio a Mendonça Filho ao Senado e reitera adesão a Raquel Lyra

Por Betânia Santana e Anthony Santana – Blog da Folha Preterido pela governadora Raquel Lyra (PSD) na disputa pelo Senado, o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (União Brasil) acaba de anunciar apoio do seu grupo à candidatura de Mendonça Filho à Casa Alta. “Apareceu um vácuo para um representante de centro-direita. O PL entendeu a […]

Por Betânia Santana e Anthony Santana – Blog da Folha

Preterido pela governadora Raquel Lyra (PSD) na disputa pelo Senado, o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (União Brasil) acaba de anunciar apoio do seu grupo à candidatura de Mendonça Filho à Casa Alta.

“Apareceu um vácuo para um representante de centro-direita. O PL entendeu a mesma coisa, que existem espaço e viabilidade. Mas não é só isso. É questão de história e de personalidade”, defendeu, referendando o currículo de Mendonça. “Foi, ex-governador, ex-ministro, ex-deputado estadual.”

Miguel destacou estar feliz e com o coração leve. “Pernambuco terá representatividade no Senado. Alguém com honradez para fazer no Senado um debate de qualidade e responsabilidade”, enfatizou.

O ex-prefeito de Petrolina não descartou ser candidato nas eleições de outubro. Disse que isso será discutido na convenção da Federação União Progressista, que acontece na quarta-feira (5), último dia do prazo para as convenções.

Ao ser informado que o presidente nacional do PP, deputado Ciro Nogueira, participa do ato político da federação na quarta e questionado se Antonio de Rueda também virá, Miguel não titubeou. “Ele tem mais o que fazer”, alfinetou.

A executiva nacional do União Brasil divulgou nota declarando que em Pernambuco o partido não vai coligar para o governo, nem para o Senado. A decisão foi tomada depois que a governadora escolheu o deputado Eduardo da Fonte para a segunda vaga ao Senado.

O prefeito de Surubim, Cléber Chaparral, falou em nome dos gestores e destacou que Miguel tentou uma vaga à Casa Alta “sem fazer chantagem, diferente de alguns”, mas querendo apenas a oportunidade de disputar.

O anúncio de Miguel Coelho é seu grupo político ocorre horas depois de o deputado Mendonça Filho ter seu nome homologado durante a convenção do Partido Liberal.

No ato do PL também foram formalizadas também as chapas proporcionais, com candidatos a deputado federal e estadual.

O encontro acontece nesta terça-feira, no escritório da família Coelho, no Recife, na presença dos deputados federal Fernando Filho; estaduais Antonio Coelho e Édson Vieira; dos prefeitos Cléber Chaparral (Surubim); Simão Durando (Petrolina) l; Lucielle Laurentino (Bezerros) e Zé Martins (João Alfredo). Os prefeitos de Salgueiro, Fabinho Lisandro, e de Araripina, Evilasio Mateus (PDT), não estavam, mas autorizaram o apoio.