Luciano do Valle e seu amor pelo rádio pernambucano
No vídeo, Luciano do Valle narrando um jogo pela Clube: sua voz foi emprestada à primeira emissora do país, que orgulhava o Estado, mas não existe mais: agora é Globo AM
A imprensa nacional deu ampla cobertura à história de Luciano do Valle na TV brasileira. Mas cabe o registro de que, além de amar muito Pernambuco, tendo feito várias referências ao Estado em suas coberturas, Luciano também abraçou projetos importantes que ajudaram a alavancar carreiras de nomes hoje consolidados na crônica esportiva.
Quando esteve em projeto para transmitir o campeonato pernambucano na década de 90 pela TV Pernambuco, um de seus repórteres de pista era Rembrant Júnior, que dali passou a narrar jogos, sendo hoje o principal nome na função da Globo no Nordeste, já escalado para mais uma Copa do Mundo.
Em 2007, Luciano do Valle voltou ao rádio e pela eterna PRA-8, Rádio Clube de Pernambuco. À época, ajudou a dar mais força ao nome de Roberto Nascimento, sertanejo de Serra Talhada, que antes havia passado por emissoras como Tamandaré, Jovem Cap e Jornal AM.
Pena que o rádio e TV perderam Luciano do Valle. Já Pernambuco perdeu um grande defensor e um prefixo tradicional: a Clube – primeira emissora do país – também já é passado. Cedeu lugar para a Rádio Globo, em um crime que a história do rádio pernambucano não perdoa…
Aliás, leia aqui crônica de Ruy Sarinho sobre a morte da Rádio Clube. Vale a pena refletir sobre esse crime contra o rádio pernambucano!