Sem categoria

Líder do Governo destaca ações do Executivo e enaltece discurso de unidade do governador João Lyra‏

Por Nill Júnior

07.04.2014 Wal

O líder do Governo na Assembleia, deputado Waldemar Borges, destacou, nesta segunda-feira (07.04), que, tanto do ponto de vista político quanto administrativo, Pernambuco viveu dias intensos na última semana. O parlamentar informou que o ex-governador Eduardo Campos entregou à população várias obras importantes para o Estado.

Borges destacou a entrega de investimentos privados, como a inauguração da fábrica de metais sanitárias do grupo Roca e a fábrica de vidros planos, a Vivix, o que representa mais de R$ 1,6 bilhões para movimentar a economia estadual e 600 empregos diretos. Também foi entregue a fábrica da Cervejaria Itaipava, um investimento de 800 milhões de reais, gerando mil empregos diretos.

O deputado também ressaltou a entrega das novas emergências pediátricas e obstétrica do Hospital Barão de Lucena (investimento de R$ 36 milhões), do novo bloco anexo do Hospital do Câncer (27 milhões) e a ampliação do Hospital da Restauração (R$ 20 milhões). O líder do Governo citou, ainda, a entrega de escolas técnicas e do Museu Cais do Sertão, no Recife, em homenagem a Luiz Gonzaga, e a conquista do Centro de Pesquisa Automotiva da Fiat, que será instalado na antiga Fábrica Tacaruna.

“Quero destacar a conquista que foi para Pernambuco a assinatura do protocolo de intenção e cooperação para a viabilização do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Engenharia Automotiva da Fiat, um dos quatro do mundo. Se Pernambuco já foi incorporado à cadeia nacional de várias atividades produtivas, como por exemplo a industria naval, a partir desse centro, passamos a fazer parte de uma cadeia internacional, no que  diz respeito à pesquisa na área automotiva em todas  as suas dimensões”, disse.

Waldemar Borges salientou também que a população assistiu à renúncia do ex-governador Eduardo Campos e ao ingresso de João Lyra Neto no cargo de governador. Para o deputado, Pernambuco vive um momento de grande unidade, e o novo gestor definiu o projeto político do qual faz parte de maneira brilhante, quando foi buscar na origem da sua atuação política os princípios que o vinculam ao governador Eduardo Campos e ao projeto que começaram a implementar em Pernambuco a partir de 2007.

“Os que estiveram nesta Casa puderam testemunhar um dos discursos mais precisos e mais corretos politicamente que já foi proferido aqui nesta tribuna. O governador João Lyra começou identificando-se politicamente e colocando-se historicamente dentro do campo ao qual sempre pertenceu. É importante que neste momento de grande pluralidade que cada um tenha sempre em vista a sua origem, a sua identidade, reafirmando as lutas das quais faz parte, e a que movimentos pertenceu, para que essa pluralidade se dê sem que ninguém precise se afastar um milímetro dos compromissos e princípios que nos fizeram e fazem estar na luta política como estamos”, ressaltou Waldemar Borges.

O parlamentar destacou o compromisso de João Lyra Neto com a coesão, com a unidade e com os avanços ocorridos em Pernambuco. “O que sepulta definitivamente a intenção daqueles que queriam criar desavenças artificiais, visando tirar proveito de divergências que nunca existiram”, afirmou.

“Quero renovar junto ao governador o nosso espírito de sermos sempre militante desse projeto, parte de um grupo que vai unido enfrentar uma maratona, não só estadual, mas também federal. Não vamos perder de vista jamais os compromissos que nos fazem estar juntos, cujos resultados hoje já beneficiam os pernambucanos e, amanhã, certamente, beneficiarão os brasileiros”, concluiu.

Outras Notícias

Gestão Coco de Odálio deve a fornecedores e servidores da saúde reclamam falta de repasse obrigatório

Depois das críticas de que é um absurdo para a gestão Coco de Odálio se permitir gastar R$ 1 milhão com show de Xand Avião,  apareceu mais gente concordando. Um fornecedor em contato com o blog disse que há um ano espera receber R$ 50 mil da prefeitura. “A alegação é que a prefeitura está […]

Depois das críticas de que é um absurdo para a gestão Coco de Odálio se permitir gastar R$ 1 milhão com show de Xand Avião,  apareceu mais gente concordando.

Um fornecedor em contato com o blog disse que há um ano espera receber R$ 50 mil da prefeitura. “A alegação é que a prefeitura está sem dinheiro pra pagar no momento”, diz. Hoje diz que vai dar entrada no MP com todas as ações notificação de cobrança ao gabinete e à Secretaria de Saúde. A queixa é de que há outros fornecedores reclamando pagamento.

Já servidores da saúde e agentes reclamam o repasse do Previne Brasil. O governo federal vem repassando pra o município e o prefeito não está pagando os servidores.

Coco anunciou para Festa de Setembro um show de Xand Avião, orçado entre R$ 800 mil e R$ 1 milhão. Ao mesmo tempo, surgiram críticas para aplicação do investimento em áreas como saneamento, infraestrutura e saúde.

Atuação do Rotary no caso Izilda Sampaio levanta questionamentos sobre atuação e independência

A saída de Izilda Sampaio do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb de Afogados, com a publicação de uma carta aberta na qual explica seu desligamento do colegiado e faz críticas à condução do processo, levanta questionamentos sobre a atuação do Rotary Clube de Afogados da Ingazeira. Ora, se a entidade se vende […]

A saída de Izilda Sampaio do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb de Afogados, com a publicação de uma carta aberta na qual explica seu desligamento do colegiado e faz críticas à condução do processo, levanta questionamentos sobre a atuação do Rotary Clube de Afogados da Ingazeira.

Ora, se a entidade se vende como apolítica e tinha uma cadeira no Conselho para exercer o seu papel de acompanhamento e fiscalização social, o que explica a manobra para tirar a vaga do Conselho?

Segundo Izilda, o Rotary Club de Afogados da Ingazeira, entidade que a indicou para compor o conselho em 2023, renunciou ao assento no colegiado por decisão unilateral de seu presidente, Márcio André. Ela argumenta que Márcio é casado com Eliana Rabelo, que tem função comissionada da Secretaria Municipal de Educação, sugerindo influência política na decisão. Márcio também é ligado à gestão Sandrinho.

Ela cita uma reunião da Diretoria que condenou sua ida à Câmara de Afogados da Ingazeira para apresentar questionamentos da execução do Fundeb. A reunião contou com Ney Quidute, Wagner França, advogado da Educação, Danilo da Grafica, Ruth do Cartório, Eliana Rabelo e Alba Lúcia, comissionada da Escola Francisca Lira. Apesar do direcionamento para que ela não fosse à Câmara, Izilda compareceu.

Na carta, Izilda destaca que foi eleita por unanimidade para presidir o conselho e afirma que, ao longo de três anos e meio, exerceu a função com independência, imparcialidade e rigor na fiscalização da aplicação dos recursos públicos destinados à educação básica.

A ex-presidente também sustenta que sua atuação gerou incômodo por adotar uma postura crítica e fiscalizadora. Em um dos trechos mais contundentes do documento, afirma que a “pedra no sapato foi removida”, em referência à sua saída do conselho.

Izilda diz ainda que formalizou seu desligamento após considerar que a tentativa de substituí-la não havia surtido efeito, e avalia que sua saída abre caminho para uma gestão sem os questionamentos que costumava fazer sobre a aplicação dos recursos. Além dela, outros três conselheiros representantes da sociedade civil apresentaram cartas de desligamento.

Presidente da Câmara de Tuparetama, Valmir Tunú, acompanha agenda de João Campos em Sertânia

O presidente da Câmara Municipal de Tuparetama, vereador Valmir Tunú, participou neste domingo (21) de uma agenda ao lado do ex-prefeito do Recife e pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos, na cidade de Sertânia, no Sertão do Estado. Durante a visita, Valmir foi recebido pelo ex-prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira, em sua residência, onde […]

O presidente da Câmara Municipal de Tuparetama, vereador Valmir Tunú, participou neste domingo (21) de uma agenda ao lado do ex-prefeito do Recife e pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos, na cidade de Sertânia, no Sertão do Estado.

Durante a visita, Valmir foi recebido pelo ex-prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira, em sua residência, onde lideranças e apoiadores se reuniram para discutir o futuro de Pernambuco e fortalecer alianças para as eleições de 2026.

Também estiveram presentes Gustavo Galvão e os vereadores Domênico Perazzo e Priscilla Filó, acompanhando a agenda de João Campos em Sertânia e demonstrando apoio à sua pré-candidatura.

“João representa a esperança de um Pernambuco mais forte, mais justo e com oportunidades para todos. É a mudança que nosso estado precisa: uma mudança de verdade, feita com trabalho, compromisso e atenção às necessidades do povo”, declarou.

O presidente da Câmara também ressaltou a sintonia política entre João Campos e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

“João com Lula e Lula com João. Pernambuco vai mudar de verdade”, completou Valmir.

Advogado sertanejo participa do lançamento de livro em homenagem aos 24 anos de atuação de Gilmar Mendes

O advogado carnaibano Renan Walisson de Andrade marcou presença em um dos eventos mais concorridos do cenário jurídico nacional nesta temporada. O profissional participou, na Biblioteca do Supremo Tribunal Federal (STF), do lançamento da obra “Estado de Direito e Jurisdição Constitucional – Gilmar Mendes: decisões relevantes em 24 anos de atuação no STF”. O evento […]

O advogado carnaibano Renan Walisson de Andrade marcou presença em um dos eventos mais concorridos do cenário jurídico nacional nesta temporada. O profissional participou, na Biblioteca do Supremo Tribunal Federal (STF), do lançamento da obra “Estado de Direito e Jurisdição Constitucional – Gilmar Mendes: decisões relevantes em 24 anos de atuação no STF”.

O evento celebrou as mais de duas décadas de magistratura constitucional do ministro Gilmar Mendes, atual decano da Suprema Corte, e reuniu expressivas autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de juristas de todo o país.

A obra lançada funciona como um compêndio histórico e técnico da evolução jurisprudencial brasileira, organizando os principais votos, teses e decisões de Gilmar Mendes em eixos fundamentais como o controle de constitucionalidade, as garantias processuais penais, os direitos políticos e o federalismo.

Para a advocacia, em especial para os profissionais que atuam de forma independente nas mais diversas regiões do país, a participação em eventos deste porte reforça a importância da atualização constante diante dos precedentes firmados pelas cortes superiores.

O registro destaca a presença do jovem advogado sertanejo em meio aos grandes debates do direito constitucional contemporâneo na capital federal, estreitando laços com a produção doutrinária que molda o dia a dia da aplicação das leis no Brasil.

Opinião: o que as pesquisas não aferiram

Semana passada, saíram pesquisas com a corrida presidencial e também ao governo de Pernambuco. Pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo mostra o presidente Lula (PT) na liderança com 41% das intenções de voto no cenário de 1º turno, dez pontos à frente do senador Flávio Bolsonaro (PL), que tem 31%. No levantamento anterior, […]

Semana passada, saíram pesquisas com a corrida presidencial e também ao governo de Pernambuco.

Pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo mostra o presidente Lula (PT) na liderança com 41% das intenções de voto no cenário de 1º turno, dez pontos à frente do senador Flávio Bolsonaro (PL), que tem 31%.

No levantamento anterior, divulgado em 22 de maio, o presidente tinha 40%, e o senador, os mesmos 31%. Ou seja, um quadro de estabilidade.

Após Lula e Flávio, aparecem o ex-governador Ronaldo Caiado (PSD) e o empresário Renan Santos (Missão), ambos com 3%.

Na simulação de segundo turno, o presidente Lula (PT) tem 47% das intenções de voto no cenário de 2º turno, contra 43% do senador Flávio Bolsonaro (PL). O cenário é exatamente o mesmo de um mês atrás. Na pesquisa divulgada em 22 de maio, Lula tinha 47%, e Flávio, 43%.

Aliados de Flávio acreditam que o surgimento do nome do líder do Governo no Senado, Jaques Wagner, na relação dos beneficiados de Daniel Vorcaro, do Banco Master, podem respingar no presidente Lula. Para isso de fato ocorrer, as investigações precisam mostrar mais do que já apareceu, como alguma conexão sólida que ligue o escândalo ao próprio presidente. A opinião pública não consegue identificar até o momento essa informação como algo que afete diretamente o presidente. Flávio só caiu nas pesquisas porque foi flagrado com a boca na botija, pedindo dinheiro ao “irmão” Vorcaro. Importante também é ver como Lula vai se comportar se surgirem mais elementos contra o baiano. Mantê-lo na liderança pode ter um impacto pelo “diga-me com quem andas, e te direi quem és”.

Já em Pernambuco, as pesquisas Ipespe e Múltipla divulgadas não aferiram o impacto do vídeo de Lula declarando alinhamento com o socialista João Campos.

Aliados do ex-prefeito do Recife acreditam que em um cenário tão polarizado, uma fala de Lula pode convencer parte dos seus eleitores que consideram votar em Raquel Lyra.

Já quem caminha com a governadora recorre à máxima de que a disputa não é impactada pela nacionalização. Que para o eleitor o que estará em jogo é se Raquel merece ou não ser reeleita. E que a resposta caminha para um sim, dada a avaliação média entre 62% e 65%.

Em ambos os casos, a conferir…