Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

Inscrição para Concurso de Cartas que já premiou jovem de Quixaba começa segunda

Publicado em Sem categoria por em 31 de janeiro de 2014

20131101-blog-foto-concurso

Nesta segunda-feira (03/02), terão início as inscrições para o 43º Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens, promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU) e realizado no Brasil pelos Correios. O tema escolhido para esse ano foi: “Escreva uma carta para dizer como a música influencia a vida”. As redações devem ser enviadas exclusivamente pelas escolas das redes pública e privada (e não pelo aluno) até o dia 17 de março.

Em 2013, a vencedora nacional do Concurso de Cartas foi a estudante pernambucana Maírla Marina Ferreira Dias, da Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, de Quixaba. Ela concorreu com mais 5.150 estudantes de mais de 3 mil escolas públicas e particulares de todo o Brasil, que apresentaram redações sobre “por que a água é um recurso precioso”. Maírla se destacou com uma carta na qual retratou o drama da seca vivido pelos sertanejos pernambucanos desde o início de 2012.

Na primeira etapa do concurso, as escolas podem enviar no máximo duas cartas cada, escritas por estudantes de até 15 anos de idade. As redações serão avaliadas e as três melhores de cada estado serão premiadas. O resultado deve ser divulgado a partir de 7 de abril. Os primeiros colocados de cada estado concorrerão na etapa nacional, que elegerá uma carta para representar o Brasil na fase internacional.

Regulamento – A redação deve ser uma carta argumentativa recente e inédita, escrita de próprio punho, com caneta esferográfica preta ou azul, preferencialmente na folha pautada específica do concurso, em língua portuguesa, e conter no máximo 800 palavras. A apresentação deve ser em forma de carta internacional, ou seja, começar por forma de tratamento pessoal como Caro/Cara, Prezado/Prezada, Querido/Querida, incluir o endereço do destinatário e do remetente e terminar com uma assinatura.

Serão avaliados itens como coerência, criatividade na abordagem do tema, desenvolvimento das ideias expressas de forma inteligente e clara e utilização de vocabulário diversificado e rico. O formulário de inscrição, o regulamento, a folha pautada e o endereço para envio da redação estão disponíveis no site dos Correios (www.correios.com.br), na seção “Sobre os Correios” > “Sustentabilidade” > “Vertente Social”.

Premiação – Os primeiros colocados na fase estadual receberão como prêmio um tablet e os segundos e terceiros colocados, câmeras fotográficas. As escolas serão contempladas com um computador (primeiro colocado) e impressoras multifuncionais (segundo e terceiro colocados). Já na fase nacional, o vencedor vai ganhar uma TV de LED 40’’ e a escola, um televisor e uma oficina esportiva.

Deixar um Comentário