Folha Política, edição de fevereiro
Coluna para o Jornal Folha do Pajeú, em edição publicada esta semana:
Oposição tem que se reinventar
O recente ingresso de Frankiin Nazario e Igor Mariano no barco governista – e suas respectivas alegações – se por um lado mostram como ainda é fácil trocar de grupo como quem troca de roupa, por outro expõe a fragilidade da União Pelo Povo pós Giza Simões. Um novo líder que não reside na cidade e opta por liderar em vindas esporádicas, Danilo Simões, deixa claro que não pensa em disputas majoritárias em tempo menor que uma década. Que não tem tempo agora. E que como na era Giza, não encontra ninguém a altura para tocar o processo. O fato novo foi o ingresso dos vereadores comandados por Zé Negão e as conversações com o PT. A oposição precisa se reinventar. Nenhuma democracia sobrevive bem sem ela.
Baixaram o nível
Em Serra Talhada, a política desceu de nível. Primeiro, na entrevista de Carlos Evandro e no seu tom, tentando acuar a tudo e a todos quando ele é que está acuado por conta da condenação que pode ter de suas contas. Depois no nível de Geni Pereira acusando o próprio Carlos de “sair rico da prefeitura”. Política com “p” minúsculo.
Ajeitando o quase aliado
Impressionante como os tempos mudaram: nas recentes inaugurações em Carnaíba, é o vizinho José Patriota, prefeito de Afogados, o mais citado nos discursos de Zé Mario e Anchieta Patriota, citando possíveis parcerias. Sinal dos tempos…
Festival de sucessos
O prefeito Joelson de Calumbi, para muitos um dos piores do Estado, parece não ter dado bola à paródia de professores cobrando meses de salários atrasados. Parece de volta estar cantando o antigo hit “To nem aí”. Já MP e Judiciário, que música estão cantando ?
Maior defensor
O PT deveria ao menos mandar um email de agradecimento ao presidente da Amupe José Patriota. É o político do Estado que melhor defende o Mais Médicos, criado pelo governo do PT. Em Afogados, pelo menos, é tratado com pau no lombo pelo partido.
Ilusão de ótica
O Presidente do PT de Afogados, Jair Almeida, credita ao marketing a aprovação da gestão Patriota aferida pelo Instituto Múltipla. Para Almeida, o “mago” da gestão atende por Rodrigo Lima, Assessor de Comunicação. “Um governo de um prefeito cassado e que transporta crianças para escola em paus de arara não merece ser aprovado”, cutuca.