Sem categoria

Equipe da TV Brasil faz gravações em São José do Egito

Por Nill Júnior

1604737_1446073912273793_1668170407_n

No final da tarde desta terça (07) São José do Egito recebeu a equipe liderada pela repórter Karina da TV Brasil. Foi feita uma gravação com a nova turma da Fábrica de Poesia que vai ao ar no final de março. A Fábrica de Pesia é uma criação do poeta e professor Nenen Patriota juntamente com o Instituto Credipajeú .

A intenção dessa Fábrica é forma amantes e poetas que queiram se aprofundar nos estudos da arte popular da poesia e não deixam morrer a memória e a história do Berço Imortal da Poesia.

1501836_1446073812273803_691848279_n

O prefeito Romério Guimarães participou das gravações, e em sua entrevista  falou da importância de não se deixar esquecer as culturas da poesia e do repente, do apoio na realização do Quintal da Cantoria – toda última quinta-feira de todos os meses em Marcello’s Bar – e a implantação da Disciplina de Poesia Popular na grade curricular das escolas municipais em 2014 nas séries do Ensino Fundamental II em São José do Egito.

Outras Notícias

Em Igarassu e Vitória de Santo Antão, Raquel Lyra participou de atos de aliados e apresentou ações da gestão

A governadora e candidata à reeleição Raquel Lyra (PSD) cumpriu, neste sábado (22), agendas de campanha em Igarassu, no Litoral Norte, e Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata. Nos dois municípios, participou de atos de candidatos aliados e utilizou os discursos para apresentar ações de sua gestão e defender a continuidade do grupo […]

A governadora e candidata à reeleição Raquel Lyra (PSD) cumpriu, neste sábado (22), agendas de campanha em Igarassu, no Litoral Norte, e Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata. Nos dois municípios, participou de atos de candidatos aliados e utilizou os discursos para apresentar ações de sua gestão e defender a continuidade do grupo político.

Em Igarassu, Raquel participou da inauguração do comitê de César Ramos (PSD), candidato a deputado estadual. Durante o encontro, voltou a afirmar que o Governo do Estado entregará o Hospital da Mulher que está em construção no município.

O empreendimento foi citado pela candidata entre os investimentos estaduais na cidade, com valor informado de R$ 153 milhões. Raquel mencionou ainda duas creches, nove ônibus escolares, a reforma e ampliação do Terminal Integrado de Igarassu, duas cozinhas comunitárias e intervenções em rodovias, entre elas a PE-35.

“Vamos garantir a entrega do novo Hospital da Mulher no município, que já está em construção”, afirmou.

O ato contou com os candidatos ao Senado Túlio Gadêlha (PSD) e Eduardo da Fonte (PP), a prefeita de Igarassu, Elcione Ramos, além de candidatos proporcionais, vereadores e lideranças da região.

César Ramos utilizou o encontro para defender sua candidatura à Assembleia Legislativa e a continuidade da atual gestão estadual.

De Igarassu, Raquel seguiu para Vitória de Santo Antão, onde participou do lançamento das candidaturas de Aglailson Victor (PSD), que busca a reeleição para deputado estadual, e Cris Queralvares (PSD), candidata a deputada federal.

No discurso, a governadora destacou sua origem no interior e citou investimentos do Estado em municípios da Zona da Mata, entre eles Vitória de Santo Antão, Pombos, Lagoa de Itaenga e Moreno.

Túlio Gadêlha e Eduardo da Fonte também participaram da agenda em Vitória e defenderam a reeleição de Raquel. Aglailson Victor e Cris Queralvares apresentaram suas candidaturas e reafirmaram o alinhamento político com a governadora.

Fotos: Beto Figueiroa e Miva Filho

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr

João Campos participa de lançamentos de Ivete Caetano e Vini Castello e reforça aliança com Lula

O candidato ao Governo de Pernambuco João Campos (PSB) cumpriu neste sábado (22), uma agenda de campanha que passou pela Mata Sul e terminou com atos políticos no Recife e em Olinda. Ao longo do dia, João apresentou propostas, fez críticas à gestão da governadora e candidata à reeleição Raquel Lyra (PSD) e participou do […]

O candidato ao Governo de Pernambuco João Campos (PSB) cumpriu neste sábado (22), uma agenda de campanha que passou pela Mata Sul e terminou com atos políticos no Recife e em Olinda. Ao longo do dia, João apresentou propostas, fez críticas à gestão da governadora e candidata à reeleição Raquel Lyra (PSD) e participou do lançamento de candidaturas de aliados à Assembleia Legislativa.

Em Tamandaré, após compromissos também realizados em Ribeirão e Xexéu, João participou de uma caminhada e de um ato político com lideranças locais e integrantes de sua chapa.

Durante o discurso, o candidato voltou a criticar o uso de uma aeronave oficial do Governo de Pernambuco em deslocamentos de Raquel e de integrantes da administração estadual.

A crítica envolve um King Air 260 adquirido pelo Estado por R$ 64,3 milhões, com recursos da Secretaria de Defesa Social, e equipado para operações aeromédicas. A aeronave também foi utilizada em viagens oficiais da governadora.

Quando o caso ganhou repercussão, o Governo de Pernambuco negou desvio de finalidade e afirmou que a frota aérea estadual pode ser empregada em atividades administrativas, de saúde e de segurança pública, dentro das normas previstas.

João também retomou propostas apresentadas durante a campanha, entre elas a isenção do IPVA para motocicletas de até 180 cilindradas e a suspensão da cobrança da conta de água para famílias inscritas na tarifa social durante períodos de rodízio no abastecimento.

Na área econômica, defendeu ampliar para outros municípios da Mata Sul os efeitos da atividade do Complexo Industrial Portuário de Suape, com foco na atração de investimentos e geração de empregos.

A agenda em Tamandaré reuniu o prefeito Carrapicho (Republicanos), o vice-prefeito Irmão Valdi (PSB), o candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), a candidata ao Senado Marília Arraes (PDT), o deputado estadual Romero Sales Filho (PSD) e outras lideranças.

À noite, João seguiu para Santo Amaro, no Recife, onde participou do lançamento da candidatura de Ivete Caetano (PT) a deputada estadual. O ato reuniu candidatos, militantes, representantes de movimentos sociais e nomes da cultura pernambucana.

Durante o encontro, João voltou a associar sua candidatura à campanha pela reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e defendeu a eleição de aliados para a Assembleia Legislativa.

A senadora Teresa Leitão (PT) também participou do evento. Ivete apresentou educação, saúde e valorização dos serviços públicos entre os temas que pretende levar para sua campanha à Alepe.

Depois, João seguiu para Olinda, onde participou do lançamento da candidatura de Vini Castello (PCdoB) a deputado estadual, no Largo do Amparo.

Ex-vereador e candidato à Prefeitura de Olinda em 2024, Vini disputa uma vaga na Assembleia Legislativa. O ato contou ainda com a presença de Marília Arraes, da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PCdoB), e de outras lideranças políticas.

Nos compromissos da noite, João reforçou a vinculação de sua chapa estadual com Lula e com os partidos que integram a Frente Popular de Pernambuco.

Fotos: Marlon Diego

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr⁠

Datafolha revela perfil do eleitorado: Lula tem melhor desempenho entre mulheres, nordestinos e mais pobres; Flávio se destaca entre evangélicos

A pesquisa Datafolha divulgada na sexta-feira (21), também detalhou como os principais candidatos à Presidência da República se saem entre diferentes segmentos do eleitorado. Os recortes consideram região, gênero, idade, renda, escolaridade, religião, raça e posicionamento político. Os dados são referentes ao cenário de primeiro turno que inclui Pablo Marçal (PRTB). Nesse cenário geral, Lula […]

A pesquisa Datafolha divulgada na sexta-feira (21), também detalhou como os principais candidatos à Presidência da República se saem entre diferentes segmentos do eleitorado. Os recortes consideram região, gênero, idade, renda, escolaridade, religião, raça e posicionamento político.

Os dados são referentes ao cenário de primeiro turno que inclui Pablo Marçal (PRTB). Nesse cenário geral, Lula (PT) aparece com 39% das intenções de voto e Flávio Bolsonaro (PL), com 32%. Como a margem de erro varia de acordo com cada segmento pesquisado, diferenças pequenas dentro dos grupos devem ser interpretadas com cautela.

Nordeste concentra maior vantagem de Lula

O Nordeste é a região em que Lula apresenta seu melhor desempenho. O presidente registra 52% das intenções de voto, contra 24% de Flávio Bolsonaro.

Nas demais regiões, os números ficam mais próximos. No Sudeste, Flávio aparece com 35% e Lula, com 34%. No Sul, são 38% para Flávio e 35% para Lula. No recorte que reúne Norte e Centro-Oeste, Flávio tem 35% e Lula, 34%.

Entre as mulheres, Lula registra 42% das intenções de voto, contra 28% de Flávio. Entre os homens, Flávio aparece numericamente à frente, com 36%, enquanto Lula tem 35%.

Renda e escolaridade mostram diferenças

Entre os eleitores com renda de até dois salários mínimos, Lula tem 46% e Flávio Bolsonaro, 26%.

O cenário se inverte nas faixas de renda superiores. Entre quem recebe mais de dois e até cinco salários mínimos, Flávio registra 38%, contra 30% de Lula. Acima de cinco salários mínimos, o candidato do PL tem 42%, e Lula, 35%.

Também há diferenças conforme a escolaridade. Lula chega a 50% entre eleitores com ensino fundamental, enquanto Flávio tem 24%.

Entre aqueles com ensino médio, Flávio registra 38% e Lula, 33%. No ensino superior, Lula aparece com 37% e Flávio, com 32%.

Católicos e evangélicos apresentam cenários distintos

A religião é um dos recortes com diferenças mais acentuadas.

Entre os católicos, Lula registra 46% das intenções de voto, contra 27% de Flávio Bolsonaro.

Entre os evangélicos, ocorre o inverso: Flávio aparece com 47%, enquanto Lula tem 23%.

Por idade, Lula registra 36% entre eleitores de 16 a 24 anos, contra 32% de Flávio. Nesse grupo, Renan Santos (Missão) alcança 11%, seu maior percentual entre as faixas etárias divulgadas.

Lula amplia sua vantagem entre os eleitores mais velhos. Na faixa de 45 a 59 anos, tem 40%, contra 31% de Flávio. Entre pessoas com 60 anos ou mais, registra 45%, enquanto o candidato do PL tem 32%.

Diferenças também aparecem no recorte por raça

Entre eleitores que se declaram pretos, Lula tem 47% e Flávio Bolsonaro, 28%. Entre pardos, os percentuais são de 40% e 30%, respectivamente.

Entre os brancos, Flávio aparece numericamente com 36%, contra 35% de Lula.

Polarização aparece entre eleitores alinhados

O levantamento também dividiu os entrevistados conforme o posicionamento político.

Entre os classificados como petistas, Lula registra 80% das intenções de voto e Flávio Bolsonaro, 5%.

Entre os bolsonaristas, Flávio tem 74%, enquanto Lula aparece com 5%.

Já entre os eleitores classificados como não alinhados, a disputa fica mais dispersa. Flávio registra 21%, Lula, 19%, Renan Santos, 10%, Ronaldo Caiado (PSD), 7%, Romeu Zema (Novo), 6%, e Pablo Marçal, 5%.

O Datafolha ouviu 2.058 pessoas com 16 anos ou mais. O nível de confiança é de 95%, e a margem de erro varia conforme o segmento analisado.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-04496/2026. 

Fonte: g1
Imagem: Reprodução

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr

Maurício Rands participa da inauguração do comitê de João Paulo, em Santo Amaro

A inauguração do comitê de campanha de João Paulo (PT), candidato a deputado estadual, reuniu neste sábado (22), no bairro de Santo Amaro, no Recife, candidatos, representantes de movimentos sociais, militantes e nomes da cultura pernambucana. Entre os participantes esteve Maurício Rands (Avante), candidato a deputado federal, que destacou durante o ato sua relação política […]

A inauguração do comitê de campanha de João Paulo (PT), candidato a deputado estadual, reuniu neste sábado (22), no bairro de Santo Amaro, no Recife, candidatos, representantes de movimentos sociais, militantes e nomes da cultura pernambucana.

Entre os participantes esteve Maurício Rands (Avante), candidato a deputado federal, que destacou durante o ato sua relação política com o ex-prefeito do Recife e defendeu maior representação de pautas ligadas aos movimentos sociais na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Também estiveram no evento os candidatos a deputado federal Carlos Veras (PT) e Fernando Ferro (PT), além de Ivan Moraes (PSOL), candidato ao Governo de Pernambuco. A cirandeira Lia de Itamaracá e o Maestro Forró também participaram da programação.

Durante seu discurso, Rands afirmou que vê a candidatura de João Paulo como ligada a pautas de inclusão, democracia e participação popular. Ele também mencionou a trajetória do petista junto a organizações e movimentos sociais.

João Paulo, por sua vez, relembrou a relação profissional e política mantida com Rands em períodos anteriores de sua atuação pública.

Em sua fala, o candidato a deputado estadual apresentou como temas de uma eventual atuação na Alepe áreas como cultura, habitação, saúde, educação e trabalho, além da defesa da democracia.

Ex-prefeito do Recife, João Paulo concorre neste ano a uma vaga na Assembleia Legislativa. Maurício Rands disputa uma cadeira na Câmara dos Deputados.

Imagem: Divulgação

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr

O Blog e a História: o dia em que Lula veio como “esperança” ao Pajeú

Em 1998, Fernando Henrique era presidente e se preparava para nova disputa contra Lula. Havia vencido o então líder das esquerdas em 1994  após consolidar-se como pai do Real, depois de empossado Ministro da Fazenda por Itamar Franco, que havia assumido a presidência após a queda de Collor, que bateu Lula em 1989 após o […]

Em 1998, Fernando Henrique era presidente e se preparava para nova disputa contra Lula. Havia vencido o então líder das esquerdas em 1994  após consolidar-se como pai do Real, depois de empossado Ministro da Fazenda por Itamar Franco, que havia assumido a presidência após a queda de Collor, que bateu Lula em 1989 após o polêmico debate editado da Globo.

O então líder maior das esquerdas no país já participava das caravanas da cidadania, percorrendo o Brasil. Naquele 6 maio de 1998, veio a Afogados da Ingazeira e Tabira, no Pajeú. A vinda a Afogados da Ingazeira era estratégica para o petista por contar com um PT formado pouco depois da criação da legenda no país e por ter como Bispo um crítico do chamado modelo neo-liberal, Dom Francisco Austregésilo de Mesquita Filho, a quem Lula faz referência em seu discurso.

Curioso ver a formatação política de Afogados da Ingazeira à época.  Giza Simões era prefeita do município e Afogados tinha na sua totalidade a união da chamada Frente Popular. No outro bloco, ligado ao PFL e FHC, estava o Deputado Antonio Mariano de Brito. Juntos no mesmo barco, Giza, Totonho, José Patriota (então vice-prefeito) e Francisco Alberto de Moura, então presidente do PT.

Radialista eufórico com a cobertura de um presidenciável de peso, lembro que o celular que transmitia a fala de Lula e dos demais para a Rádio Pajeú era do  então prefeito tabirense Josete Amaral (ter um daqueles tijolões era para poucos).

Na chegada de Lula ao aeroporto, conduzi uma entrevista com ele. Pelo horário, considerando que tinha que chegar logo ao local do falatório, fui entrevistando Lula até o carro de Alberto Moura, uma famosa D-20 preta .

Na conversa, uma das perguntas a Lula foi se ele iria apoiar Arraes contra Jarbas em Pernambuco. Jarbas havia se aliado ao Governo Fernando Henrique. Aquele seria o ano da maior derrota de Arraes, com mais de um milhão de votos de frente pró Jarbas.  Lula sinalizou que sim, pela proximidade com o líder pernambucano.

Após a entrevista, Alberto Moura historiou a situação de flagelados da seca e das famílias pobres no município, que não tinham assistência do governo de Fernando Henrique. Estávamos eu, Beto e Lula no carro. Lula criticou FHC, a quem acusou de só fazer propaganda e sem a preocupação de quem estava a pouco ao microfone soltou no carro. “Esse Fernando Henrique é um filho da puta mesmo”.

Pouco depois, Lula chegou para o ato público na Casa Paroquial ao som de seu eterno jingle de campanha de 89, com o “Lula-lá, nasce a esperança”. O evento foi apresentado pelo radialista Anchieta Santos, voz que embalou comícios históricos de Lula e Arraes.

O resto da história que o tempo escreveu para todos esses personagens você já sabe…

No canal do blog no Youtube, a NJTV, , você pode ver os outros dois vídeos da visita, com falas de Giza Simões, Francisco Alberto de Moura e José Patriota, cedidos por Petrônio Pires, após digitalização do arquivo de Braz Emigdio de Vasconcelos.